Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 266
Período: 20 a 26/06/2025 | Elaboração: Laís Pizzinatto
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 266
Período: 20 a 26/06/2025 | Elaboração: Laís Pizzinatto
O registro fotográfico da edição 266 do Dicas & Notícias é de Carlos Alberto de Oliveira, funcionário do departamento de genética da Esalq/USP.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.
Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.
Vilma Aparecida Sarto Zeferino é responsável pelos serviços de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) e pela Comutação Bibliográfica.
Um dos principais objetivos deste trabalho é demonstrar como a adoção de tecnologias e práticas agrícolas eficientes pode impactar de forma significativa tanto a produtividade quanto a qualidade da abóbora cabotiá. O e-book se apresenta como um guia prático e acessível, fornecendo aos produtores rurais o conhecimento necessário para otimizar a sua colheita.
O cultivo de abóbora cabotiá no Brasil tem se expandido, especialmente devido às suas qualidades agronômicas, como: rusticidade, precocidade, uniformidade, alto potencial produtivo, versatilidade em pratos culinários e qualidade organoléptica, que abrange textura, sabor e durabilidade prolongada após a colheita.
Biblioteca Central: segunda a sexta-feira, das 7h45 às 22h;
Biblioteca Setorial do LES: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.
Neste período, as doações poderão ser entregues no Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), das 8h ás 17h30.
Esta é uma campanha do Fundo Social de Solidariedade, que integra a ação de iniciativa da EPTV Campinas, realizada em diversas cidades da área de cobertura da emissora.
Com o slogan “Aqueça com amor e doe com coração”, os organizadores solicitam a doação de roupas de inverno masculinas, femininas e infantis, além de cobertores e mantas, que possuem grande demanda pelas famílias em situação de vulnerabilidade.
A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada no THE University Impact Ranking, que avalia como as universidades do mundo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. A USP ocupa a posição 101-200, na qual se mantém estável desde 2023. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
A avaliação leva em conta o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico. Nesta edição, 2.526 universidades de mais de 130 países participaram da avaliação.
O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Erradicação da pobreza; Fome zero; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades sustentáveis; Consumo e produção responsável; Mudanças climáticas; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.
Uma parceria entre o grupo de pesquisa Design em Ação (LabDesign), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo de São Paulo lançou, no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o manual de uso do Kit Elaborador de Sistemas Agroflorestais (Kesaf), ferramenta didática voltada a agricultores e técnicos de assistência técnica e extensão rural que desejam planejar, implantar ou enriquecer um sistema agroflorestal (SAF). O manual está disponível neste link.
Desenvolvido pelo LabDesign e produzido em MDF cortado a laser, o kit contém 300 peças que representam diversas culturas agrícolas e espécies arbóreas, organizadas por estratos ecológicos. O material permite montar maquetes tridimensionais de agroflorestas em diferentes fases, da implantação ao quinto ano de manejo, e simular consórcios de espécies nativas e cultivadas em linhas e entrelinhas. A proposta é oferecer uma experiência prática e pedagógica para o desenho de SAFs adequados às condições ambientais e às necessidades produtivas das famílias.
Com 164 milhões de hectares ocupados majoritariamente por monoculturas de gramíneas exóticas, o modelo atual de criação de bovinos no Brasil é marcado pela baixa diversidade e pela crescente degradação das pastagens devido ao pisoteamento dos animais. De acordo com Judson Valentim, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Acre e parceiro da Cátedra Josué de Castro da USP, uma abordagem que possibilita a reversão desse cenário é o Sistema Guaxupé, que propõe biodiversidade vegetal, fixação biológica de nitrogênio e manejo rotacionado, capazes de aliar produtividade, sustentabilidade ambiental e inclusão de pequenos produtores.