Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 76

Coluna

Retorno parcial das atividades da Divisão de Biblioteca

Em caso de dúvidas, fale conosco por meio dos e-mails emprestimo.esalq@usp.br ou comut.esalq@usp.br

A Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciou o retorno parcial ao atendimento das devoluções, com restrição de acesso ao público e mediante agendamento por meio de formulário online.

Receberemos devoluções de obras referente a Biblioteca Central da ESALQ, a Biblioteca Setorial do Departamento de Economia (LES) e ao EEB. A equipe do Processo Atendimento trabalha em escala de revezamento, respeitando todas regras e protocolos de segurança.

Essa é uma oportunidade para o aluno que está concluindo o curso ou com material em atraso, regularizar a situação na biblioteca. Outra possibilidade é a devolução via correio. Os interessados para essa modalidade podem nos contatar para mais informações.

Informamos que os demais serviços presenciais continuam suspensos, sem previsão de retorno. No entanto, continuamos com nosso atendimento online "a todo vapor". Tem interesse por alguma obra que esteja no acervo físico da biblioteca?  É só solicitar que iremos atender por meio de cópia digital da obra, gratuitamente, respeitando os direitos autorais. 

Produtos & Serviços

Coleção eBooks All Access: acesso aberto para a USP até 2022

Os usuários da USP têm agora acesso a todos eles, por acesso remoto VPN aos computadores da universidade.

A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP por 12 meses. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Em outras palavras, todas as coleções de livros de todas as áreas de conhecimento estão disponíveis em texto completo. 

A vigência do contrato é até 31.03.2022. A coleção All Access eBooks oferece aos usuários flexibilidade e liberdade necessária para atingir o sucesso interdisciplinar durante a busca por respostas em suas pesquisas e leituras.

Com mais de 8 mil e-books em língua portuguesa, USP amplia possibilidades de estudo on-line

Convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras.

Contando pouco mais de um ano de suspensão das atividades presenciais e da adaptação ao ensino a distância, a USP tem investido cada vez mais na ampliação do acesso a acervos digitais para que os quase cem mil alunos de graduação e pós-graduação, mais professores, pesquisadores e funcionários, continuem nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

USP adquiriu e-books da plataforma Minha Biblioteca

O acesso remoto é realizado por conexão via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP.

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da plataforma Minha Biblioteca que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. 

Além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica, a plataforma oferece ao usuário, conteúdos 100% em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo.

O estudante e o docente contam com a facilidade para localizar seus livros e a praticidade de acessá-los onde estiver através do seu smartphone, tablet, notebook ou pc. 

Jornais e revistas de todo o mundo estão disponíveis em plataforma digital para a comunidade USP

Com poucos cliques, pode-se ler e ouvir notícias de mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países; é possível personalizar acesso a assuntos e publicações de preferência.

Para acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital, todos os professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP têm acesso desde o início do mês de agosto à plataforma PressReader, catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.

Novidades do Acervo

Autora:

Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional 

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

É uma obra renomada, com mais de 57.000 exemplares distribuídos em todo o Brasil.  Contém mais de 2.500 itens com valores para energia e 33 nutrientes em 100 gramas do alimento. 

Apresenta valores para alimentos in natura, industrializados e preparações mais comuns, como arroz, feijão, pizza e fast foods.  Contém preparações regionais, como acarajé, feijoada e pato no tucupi, entre outros.

Autores:

Práticas de morfologia vegetal

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

Práticas de Morfologia Vegetal, ora em sua 2ª edição, atualizada, revista e ampliada, conduz o leitor agradavelmente ao conhecimento externo e interno dos vegetais que constituem a cobertura verde da Terra, de grande importância para a vida do Reino Animal. 

Cada capítulo é extremamente didático, o que facilita a assimilação dos conhecimentos de organografia e de anatomia vegetal, ponto alto do presente trabalho. Sabe-se que a compreensão dos problemas básicos de morfologia vegetal é indispensável para a identificação de drogas vegetais e alimentos, contribuindo para o controle de qualidade das plantas medicinais in natura ou aquelas transformadas em droga, quando de alimentos tecnologicamente processados ou não. 

Chama a atenção o livro apresentar 82 trabalhos práticos, recurso didático para o aluno diretamente assimilar a anatomia e a histologia vegetal. A fonte de estudo são as plantas brasileiras comuns, encontradas em nossos jardins e quintais, as quais têm importantes características identificatórias, tais como tipos de cristais de oxalato, formas de escleritos e condições estruturais próprias. 

Acesso Aberto (Open Access)

Portal de Livros Abertos da Universidade Federal da Grande Dourados 

A Editora da UFGD deverá futuramente utilizar a plataforma para gerenciar seu fluxo de trabalho editorial, por meio de revisão interna e externa, editoração e produção de suas publicações. 

O Portal de Livros Abertos da Editora da Universidade Federal da Grande Dourados tem como objetivo divulgar os livros acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto. Todas as publicações estão disponíveis em PDF/A para download gratuito. Alguns títulos também podem ser adquiridos em sua versão impressa.

A coleção conta com mais de 200 títulos e é composta por publicações de autoria de docentes, discentes de programas de pós-graduação e técnico-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados, bem como de pesquisadores externos à instituição.

O Portal de Livros Abertos é configurado em Open Monograph Press, plataforma de software de código aberto, desenvolvido pelo PKP - Public Knowledge Project. O PKP é uma iniciativa de várias universidades que desenvolve software de código aberto (gratuito) e realiza pesquisas para melhorar a qualidade e o alcance das publicações acadêmicas.

Divulgação Científica

O efeito de métodos de restauração ecológica sobre os estoques de carbono na Mata Atlântica brasileira

O artigo foi publicado no periódico Forest Ecology and Management, Amsterdam, v. 481, p. 1-11, 2021.

Restaurar áreas degradadas é uma estratégia eficaz para restabelecer os serviços ambientais prestados pelas florestas, incluindo a mitigação do aquecimento global pelo sequestro de carbono. A restauração de terras é especialmente importante na Mata Atlântica, um hotspot global no Brasil ameaçado pelo desmatamento. 

Para recuperar com sucesso terras degradadas, é necessário aplicar o método mais adequado para cada situação. No entanto, estudos comparando técnicas de restauração são escassos. Essa falta de informação dificulta a restauração da Mata Atlântica e, dada a complexidade original de sua dinâmica ecológica, o sucesso da restauração é ainda mais desafiador neste ecossistema. 

Este estudo teve como objetivo avaliar os estoques de carbono (acima e abaixo do solo), conteúdo de carbono (%) e isótopo de carbono em locais com 5 anos de idade implementados por diferentes métodos de restauração no sudeste do Brasil.

Tradução livre pelo Google Translator

Autores:


Capacitação & Desenvolvimento

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Em 2021 são 4 opções de encontros online.

A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.

Avisos

Retorno parcial para atendimento de devoluções de materiais bibliográficos

A iniciativa segue as diretrizes do "Plano da USP para o retorno gradual das atividades presenciais".

A Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciou nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, o retorno gradual de suas atividades de atendimento ao público. Neste período serão aceitas somente devoluções, com restrição de público e mediante agendamento.

Entretanto, a Divisão de Biblioteca manterá o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas.

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 02 de agosto de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Lembramos que a Biblioteca oferece diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

As melhores universidades do Brasil, segundo ranking britânico

O Brasil é o país com o maior número de universidades que compõem a edição 2021 do ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo.

Divulgado nesta terça-feira (13/7), o ranking é liderado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, que manteve a mesma posição pelo terceiro ano consecutivo.

Mas sete das demais universidades do top 10 são brasileiras — a começar pelas paulistas USP e Unicamp —, junto a uma universidade mexicana. A maioria das universidades brasileiras listadas no topo do ranking é pública.

Slideshare

ORCID para Autores

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como "0000-0002-0123-208X.". Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos). Todo docente e pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado. 

Youtube

Tudo vai dar certo: a volta ao "normal" depende de nós!

Hoje, vivemos tempos difíceis, mas não devemos perder nossa humanidade, nem a esperança por dias melhores diante de um cenário que se apresenta cada vez mais assustador. 

Todavia, a reversão deste quadro depende somente de nós! O distanciamento social, por mais que seja difícil, ainda é a melhor solução para afastarmos o coronavírus. 

Por isso, fique em casa e tome esse tempo para lembranças calorosas e pensamentos do amanhã, criando o desejo universal para retomada do "normal" de nossas vidas.

Acontece

“Diálogos na USP”: Economia verde como alternativa ao modelo econômico atual

No programa “Diálogos na USP”, especialistas discutem o que representa o pacto recém-lançado pela UE e as diferenças com os pactos ecológicos já em andamento como o de Kyoto e o do Clima.

As mudanças climáticas estão ameaçando a vida no planeta, e é necessário ações globais para que haja controle e acompanhamento dos efeitos da poluição. Em julho, a União Europeia (UE) lançou o Pacto Ecológico Europeu com o objetivo de superar os desafios da degradação ambiental, que será financiado por um terço dos 1,8 bilhão de euros de investimentos do Plano de Recuperação do Next Generation EU e pelo orçamento da UE para sete anos.

USP investirá R$ 20 milhões em pesquisas com foco em áreas estratégicas

Os projetos devem ser inovadores, interdisciplinares e propor ações transformadoras na sociedade.

A Pró-Reitoria de Pesquisa selecionará projetos de pesquisa inovadores que tenham como foco o desenvolvimento de áreas estratégicas e a implementação de políticas públicas relacionadas, promovendo ações transformadoras na sociedade.

Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões, distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os itens financiáveis. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material de consumo, material permanente e serviços, e para custear um ano de bolsas de iniciação científica ou de pós-doutorado.

Superintendência amplia e diversifica a oferta de softwares para videoconferência na USP

7 mil novas licenças estão sendo distribuídas para unidades, museus e institutos especializados da USP.

Para ampliar e diversificar a oferta de softwares para videoconferência que passaram a ser utilizados em toda a Universidade, tanto nas aulas remotas quanto em grandes eventos e em atividades acadêmicas e administrativas, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está disponibilizando licenças avançadas dos softwares Microsoft Teams, Webex Meeting Suite e Zoom Meeting.

Fotos & Fatos

O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, fundado em 1909 pelos alunos, e com a participação de professores e funcionários, da escola da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, lançou em fevereiro deste mesmo ano a revista O Solo, de tiragem mensal através da qual manifestavam suas opiniões, projetos e promoviam debates. Com o lema: "O Solo é a Pátria, cultivá-lo é engrandecê-la" o periódico tinha como premissa a execução dum vasto programa destinado a despertar nos leitores o amor às múltiplas questões agrícolas, a acordar no seio de nossas populações sertanejas, o interesse pelos magnos assuntos que se referem mais de perto à vida nacional.

A partir de 1919 surgiu o Boletim da Escola Agrícola "Luiz de Queiroz", periódico mensal que escolhia um determinado tema e o explorava informando as novas técnicas de uma dada produção ou cultivo. O primeiro número foi sobre a criação de suínos.

Em 1944 a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo começou a publicar o periódico Anais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", que detalhava todos os procedimentos de ensino e publicava dados sobre a instituição.

Fonte: Fiocruz