Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 164

Período: 21 a 26/04/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Um olhar diferente sobre a Gloriosa

A fotografia da edição 164 é de Fábio Torrezan, editor de vídeo da Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que registrou a Esalq/USP de ângulo espetacular. 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Dica da semana

Ferramentas que fornecem informações estratégicas para o pesquisador

Utilizar uma ferramenta bibliométrica para a identificação de padrões e tendências pode ajudar os pesquisadores em suas investigações 

No ambiente de pesquisa, o mapeamento científico e as técnicas bibliométricas são amplamente empregados para auxiliar o trabalho do pesquisador orientando a compilação da bibliografia, levantar insights sobre a evolução da ciência subsidiando a discussão e síntese de construções teóricas conforme os principais documentos científicos produzidos.

A bibliometria preocupa-se com a análise da pesquisa com base nas contagens e padrões de citações, permitindo a identificação de tendências de pesquisa e uma avaliação quantitativa dos resultados. Utilizar a Web of Science e a Scopus é uma boa estratégia, uma vez que através dos resultados de busca é possível identificar muitas dessas métricas além das tendências relacionadas a autores, publicações, instituições, patrocinadores de financiamento, entre outros.

Com a evolução dos métodos de análise bibliométrica, ferramentas para fornecer informações estratégicas com visualização gráfica de dados começam a ser aplicada para aprimorar e apoiar o pesquisador no mapeamento científico. Listamos aqui algumas soluções inteligentes. 

Bibliometrix: fornece todo o instrumento para realizar uma análise bibliométrica completa, seguindo o fluxo de trabalho de mapeamento científico.

Dataviz: apresenta uma lista de gráficos categorizados por funções de visualização de dados, que tem como base suas necessidades de análise ou comunicação.

Gap minder: apresenta grande compilação de dados sobre todos os países do mundo com inúmeras informações e os mais variados indicadores; os gráficos possuem características dinâmicas, variam ao longo da série temporal e podem ser representados em diversos formatos. 

Sigmajs: renderiza e interage com gráficos de rede no navegador; funciona em simbiose com a grafologia, uma biblioteca multifuncional de manipulação de gráficos.

Smart Bibliometrics: fornece ao usuário uma experiência dinâmica de navegação e interação com os dados, construindo um sistema simples e amigável capaz de indicar eventuais lacunas na área da pesquisa científica.

VOSviewer: oferece funcionalidade de mineração de texto que pode ser usada para construir e visualizar redes bibliométricas de co-ocorrência de termos importantes extraídos de um corpo de literatura científica.

Espero que tenha gostado destas dicas! Sabemos que adotar uma ferramenta para análise bibliométrica não é tarefa simples, por isso listamos algumas possibilidades para auxiliar o pesquisador nessa busca, permitindo explorar o potencial das diferentes ferramentas e os mecanismos de análises .

Produtos & Serviços

Você sabe o que é a JoVE?

Nasceu como a primeira revista científica audiovisual do mundo, mas hoje é ainda mais: uma plataforma de recursos e ferramentas.

A Plataforma JoVE acaba de ser assinada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais – ABCD USP e está disponível a toda a comunidade da USP mediante acesso via IPs de computadores autorizados da USP ou via acesso remoto por VPN.  São Mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos. 

A Plataforma JoVE é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais.

E-books da bibliografia básica disponíveis na plataforma Minha Biblioteca

A USP acaba de assinar, pelo período de um ano (31/03/2023 a 30/03/2024), os catálogos de e-books da Plataforma  MINHA BIBLIOTECA nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Letras e Artes, Ciências Pedagógicas, Ciências Sociais Aplicadas e  Medicina e Saúde.

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da plataforma Minha Biblioteca que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. Além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica, a plataforma oferece ao usuário conteúdos 100% em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto, cópia de parte do conteúdo, compartilhamento, leitura em voz alta, entre outros. Conheça o tutorial!

A plataforma proporciona a facilidade na localização dos livros e a praticidade em acessá-los através do seu celular, tablet, notebook ou pc. Lembrando que o acesso remoto é realizado por conexão via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP.

Logo abaixo você pode acessar um dos títulos disponíveis na plataforma.

Cálculo: funções de uma e várias variáveis

Ideal para alunos da graduação como para professores, a obra abrange amplamente os principais assuntos discutidos nos programas de Matemática nos diferentes cursos superiores.

Em sua 3ª edição, a obra cujo conteúdo foi produzido a partir da junção de dois dos livros mais vendidos da área. Cálculo: funções de uma variável e Cálculo: funções de várias variáveis, apresentam ao leitor um conteúdo revisto e atualizado, com a inclusão de equações diferenciais e o uso dos aplicativos Excel e Matemática. 

Ao longo dos 14 capítulos, os principais tópicos da Matemática são apresentados, por meio de uma abordagem completa e detalhada, em que os conceitos mais complexos são construídos a partir das noções mais básicas. A uma recordação de definições elementares, seguem-se o estudo de funções simples, derivadas, integrais e funções de duas ou mais variáveis, chegando a uma introdução à Álgebra Linear.

Acesso aberto

Scientia Veritas

Publicação eletrônica periódica da Pro-reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, voltada à divulgação científica de pesquisas de alunas e alunos de pós-graduação.

Apresentamos a nossa comunidade o segundo número de nossa publicação eletrônica, Scientia Veritas. A cada número, tentamos apresentar uma gama variada de temas que represente, mesmo de forma exígua, a amplitude das áreas do conhecimento que compõem a pós-graduação da Universidade de São Paulo.

Neste número, nossa publicação aborda vários temas de pesquisa e inovação. Nós abrimos a segunda edição com um texto de um aluno da pós-graduação abordando a inovação na área de Humanidades. O novo número ainda discorre em outras áreas, como os desaparecidos em conflitos armados na Colômbia e trajes da belle époque no Brasil, passando por estudos sobre os impactos climáticos nos oceanos e uso de biocarvão para redução de elementos tóxicos no solo.

No espectro da internacionalização, apresentamos a visão de um servidor da USP, durante sua capacitação nos Países Baixos, realizada com auxílio do Programa CAPES PrInt, e também o pungente relato de uma doutoranda colombiana sobre sua percepção da vivência de um estrangeiro na pósgraduação e na USP.

Por fim, também trazemos nesse número textos sobre temas caros para nosso corpo discente: saúde mental e ações afirmativas, ambos assuntos extremamente relevantes, os quais têm sido tratados com especial atenção no âmbito da Pró-reitoria de Pós-graduação. Em especial, no atual contexto da educação brasileira, é importante refletirmos sobre como tais questões impactam nos alunos e alunas da USP.

Desejamos a todas e todos uma boa leitura! 

Autor:

Brasil em 50 alimentos

O livro destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira.

Publicação comemorativa aos 50 anos da Embrapa apresentando 50 alimentos produzidos no Brasil. Os alimentos foram escolhidos considerando sua importância econômica e social, e, particularmente, a contribuição da ciência brasileira em seu desenvolvimento. Cada alimento é apresentado em seis páginas com textos, gráficos, fotos e ilustrações. É feita sua descrição, apresentada origem, curiosidades, nutrientes, usos e expansão geográfica. 

Uma seção visual traz os principais dados econômicos e sociais, incluindo informações sobre produtividade, produção, exportações e locais de produção. Um texto apresenta a trajetória da ciência por trás da evolução do alimento em terras brasileiras. Em 359 páginas, o livro destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira. Como acréscimo, apresenta seis produtos agrícolas em que a ciência brasileira também é destaque.

Novidades do Acervo

Autores:

Árvores do manejo florestal no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá, Anapu, PA

Localização no acervo: Biblioteca Central (r634.909811 A795 e.1 118043).

O manejo florestal sustentável permite que as florestas se mantenham ao longo de gerações, proporcionando bens e serviços ecossistêmicos a comunidades locais e à sociedade e apoiando o desenvolvimento regional. Para o manejo adequado da floresta, a correta identificação das espécies arbóreas é fundamental, proporcionando informações para práticas adequadas de conservação e sustentabilidade ambiental.

A atividade florestal em escala plena, antes operada apenas por empresas madeireiras, tem sido gradualmente assumida por agricultores familiares, seja em comunidades tradicionais ou assentamentos de reforma agrária. Iniciativas destes produtores nas florestas que a eles são concedidas buscam potencializar os benefícios a partir de recursos florestais madeireiros e não madeireiros. Dentre esses benefícios, a geração de renda monetária contribui para o desenvolvimento social e econômico das famílias e comunidades. Somado a isto, o manejo executado conforme regras legais de uso viabiliza a manutenção da floresta em pé e a conservação desse inestimável patrimônio do Estado brasileiro – as florestas públicas. 

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Base de Dados Web of Science

O treinamento acontece no dia 05 de maio de 2023, às 14h. 

Web of Science é uma Base de Dados multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Participe deste Webinar gratuito e saiba mais sobre a Base de Dados Web of Science.

Com curadoria cuidadosa de uma equipe de editores internos, a Web of Science Core Collection permite pesquisar com confiança e explorar as profundas conexões de citação nas ciências exatas e biológicas, ciências sociais, artes e humanidades. A Coleção Principal do Web of Science é o principal recurso na plataforma Web of Science e índice de citações original do mundo para pesquisas científicas e acadêmicas.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 30 de maio de 2023, às 10h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Biblioteca fechada no dia 1º de maio

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, não haverá expediente na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ no dia 1º de maio de 2023, segunda-feira.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Primeiro trator movido a biometano entra em operação no Brasil

Youtube

Mendeley: suas citações e referências em poucos clicks

Instagram

Acompanhe as novas aquisições do nosso acervo

Divulgação científica

USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região

Objetivo é utilizar a ciência para a elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, considerando a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários.

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos quatro novos centros lançados em março pela USP – os outros três são o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Stac), o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon) e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO). Sob a coordenação do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP, e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Ceas tem como principal propósito a produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região.

“A Amazônia é uma região estratégica para o Brasil e para o planeta como um todo, e temos muito a aprender sobre seu funcionamento físico-químico e biológico, bem como sobre suas complexas interações socioeconômicas e institucionais”, afirma o professor Paulo Artaxo. As atividades propostas para o Ceas focam a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários, o uso sustentável dos recursos naturais, a ampliação de esforços para mitigação de emissões e adaptação às mudanças climáticas e para a melhora de condições de vida das populações, considerando toda a diversidade étnica e populacional (povos da floresta, ribeirinhos, comunidades quilombolas e os residentes das áreas urbanas) e os paradoxos e complexidades amazônicos, salienta  a professora Gabriela di Giulio.

Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão na Esalq

Com o objetivo de apresentar e discutir os conceitos da agricultura de precisão, envolvendo o conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento da lavoura com sua inerente variabilidade espacial e temporal e as tecnologias de automação dos equipamentos agrícolas, o Depto. de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará a Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão.

Em sua 35ª edição, profissionais do setor, produtores e estudantes inscritos acompanharão o evento em formato híbrido.  A maior parte do conteúdo será oferecida de forma remota (entre 01 e 27/07), e os dois dias finais da jornada contemplarão atividades presenciais (dias 28 e 29/07).

Destaca-se que o conteúdo será entregue aos participantes em formato digital (vídeos + pdf) e, nos dois dias de atividades presenciais haverá revisão e discussão de conteúdos e atividades práticas com grupos e respectivos monitores.

Cotidiano

Espaço virtual vai registrar histórias do campus da USP em Piracicaba

Projeto “Esalq Sempre” pretende reunir registros históricos sobre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e recebe contribuições da comunidade.

Registros históricos do campus da USP em Piracicaba, espalhados pela Universidade e que mostram os valores da comunidade universitária estarão em evidência no novo espaço virtual Esalq Sempre. A página pretende reunir conteúdos relacionados com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), consultando e interagindo com a comunidade interna e também com toda a sociedade para construir a história do campus a partir de narrativas e acontecimentos que marcaram suas épocas.

Os conteúdos são escritos por meio da consulta a diversos materiais e conta com o suporte e a revisão de docentes, funcionários, alunos e egressos da Esalq e também de interessados na história da Universidade. Os visitantes também podem enviar sugestões de conteúdos por meio de um formulário on-line.

O ônibus Azulão

O primeiro registro do site Esalq Sempre conta a história do Azulão, ônibus adquirido pela Escola em 1960, quando um grupo de estudantes e docentes da Esalq deu início àquela que ficou conhecida como a Grande Excursão.

De Piracicaba partiram rumo a Montevidéu, capital do Uruguai. E durante 30 dias os acadêmicos fizeram essa jornada dentro do Azulão, ônibus monobloco Mercedes-Benz do Brasil, modelo 0-321-H, vendido por 2 milhões de cruzeiros pela montadora. Passados 63 anos o F60, como ficou conhecido, ainda se mantém firme, funcionando impecavelmente e com as suas características originais.

Professor João Lucio de Azevedo recebeu homenagem de microbiologistas

Além da excelência como pesquisador, uma de suas principais preocupações foi formar recursos humanos em genética de microorganismos de interesse agroindustrial. 

Entre 11 e 14 de abril, a Esalq recebeu a 5ª edição do Simpósio de Microbiologia Agrícola. Foram dias intensos, de programação técnica e científica, envolvendo palestras, minicursos, mesas redondas de debates e demonstrações de empresas.

O final do evento contou, no entanto com um merecido momento de homenagem ao professor João Lucio de Azevedo, Sênior do departamento de Genética da Esalq, um dos pioneiros na área de microbiologia na instituição.

Reconhecido pelos presentes pela sua contribuição aos estudos da genética microbiana e excelência na trajetória científica de mais de cinco décadas, o docente recebeu palavras de carinho e reverência de alguns de seus pares da academia.

"O exemplo do professor João Lúcio excede o seu pioneirismo científico. Ele é um exemplo profissional e de pessoa, o mesmo e sempre generoso e atencioso com todos, respeitando a diversidade dos alunos e extraindo de cada um o seu melhor!", declarou a professora Maria Carolina Quecine Verdi, do departamento de Genética da Esalq.

Esalq recebeu o Ministro do Desenvolvimento Agrário

Encontro ocorreu no Edifício Central da Esalq.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, no último dia 20 de abril, o Ministro Paulo Teixeira, titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Na Esalq, Paulo Teixeira foi recepcionado pela diretora da Esalq, professora Thais Vieira, pelo vice-diretor, professor Marcos Milan e pelo professor João Roberto Spotti Lopes, do departamento de Entomologia e Acarologia e da Comissão de Relações Institucionais da Esalq.

A diretora da Esalq destacou durante o encontro a necessidade de um olhar atento à agricultura familiar e sinalizou a possibilidade de parceria com o Ministério. “Dialogamos sobre a demanda pelo desenvolvimento de tecnologias destinadas à agricultura familiar, além da necessidade de repensarmos esse modelo, talvez trazendo bases do conceito de cooperativismo. Assim, com a intenção de desenvolvermos esses temas em encontros futuros, colocamos a Esalq à disposição para parcerias com Ministério”.

Além do encontro com gestores da Esalq, Paulo Teixeira participou do encerramento da X Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Recebeu dos estudantes uma carta com pontos sobre o tema e falou dos programas desenvolvidos pela sua equipe.

Oportunidades

Pós-doutorado em teledetecção e balanço de carbono na USP

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O Projeto Temático “Carbono pirogênico na Amazônia: quantificando as respostas do carbono do solo ao efeito do fogo” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 10 de maio.

Conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), o projeto mapeia e quantifica os fatores ambientais que conduzem a variação espacial do carbono orgânico do solo e a sua fração “pirogênica” na Amazônia, com implicações para a estimativa das emissões de carbono e seus estoques.

A pesquisa requer a quantificação das interações entre carbono orgânico do solo e variáveis ambientais, combinando dados de monitoramento de campo, imagens de satélite e dados espaciais georreferenciados sobre características ambientais. Será feita uma comparação com os dados das estimativas oficiais.

A posição requer competências de programação em R, MatLab ou Python e formação em teledetecção ou sistemas de informação geográfica, utilizando software ENVI, ARGIS ou QGIS. É desejável que os candidatos tenham conhecimento teórico e das técnicas de monitoramento do balanço de carbono florestal e de mapeamento da distribuição em grande escala das variáveis ambientais, incluindo a geoestatística.

Radar

CAPES envia Consulta sobre Acordos Transformativos e Acesso Aberto

O questionário vai subsidiar o Workshop relativo a acesso aberto e acordos transformativos na CAPES, previsto para maio deste ano.

A CAPES apresentou à comunidade acadêmica um questionário consultivo, que deve subsidiar a formulação da política de acesso aberto da Fundação. O documento foi encaminhado aos coordenadores de programas e pró-reitores de pós-graduação, dirigentes de agências de fomento, das universidades e dos institutos de pesquisa. O preenchimento, que não leva mais de 10 minutos, deve ser feito até 2 de maio.

A participação, tanto nas respostas ao questionário quanto na difusão do ofício, é fundamental para auxiliar a CAPES a aprimorar sua política de acesso e disseminação da informação científica, de modo a facilitar o Acesso Aberto. O conceito é usado para classificar a produção científica aberta, um movimento mundial feito para liberar o acesso às pesquisas, auxiliar o trabalho dos próprios cientistas e aproximar a sociedade das realizações acadêmico-científicas.

Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, expressa no documento que “é primordial obter perspectivas de diversos atores da comunidade acadêmico-científica para a celebração de acordos transformativos com editoras internacionais”. Assim, esta etapa é essencial para aprimorar o Portal de Periódicos da CAPES. Este é o maior acervo científico digital do mundo, com mais de 40 mil publicações em texto completo, em todas as áreas do conhecimento.

Seminário reafirma compromisso da USP com a preservação de seus acervos

Evento durou dois dias e debateu a importância e os desafios na manutenção de acervos, museus e demais coleções da Universidade.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) organizou, entre os dias 18 e 19 de abril, o seminário Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação. O evento aconteceu no Auditório Istvan Jancsó, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e reuniu gestores, profissionais e pesquisadores ligados aos acervos e museus da Universidade. 

No primeiro dia, houve reuniões reservadas aos grupos de trabalho temáticos formados por representantes dos acervos das diversas unidades da USP. O segundo dia contou com mesas e debates abertos ao público e com transmissão pelo YouTube, no canal do Centro de Preservação Cultural da USP Casa de Dona Yayá. 

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que participou da mesa de encerramento do seminário, destacou a relevância internacional do acervo cultural da Universidade. “Certamente, são poucas universidades no mundo que têm o que a USP tem. É importante que os alunos conheçam e desfrutem dos museus e dos demais acervos ao longo do seu período na Universidade”, afirmou o reitor. 

“Revista USP” debate integração da América Latina

Primeira edição de 2023 traz reflexões sobre desenvolvimento de países latino-americanos.

Já está disponível na internet a nova edição da Revista USP. Publicada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, a nova edição – de número 136 – traz o dossiê Integração Latino-Americana: Questões de Soberania, Geopolítica, Cultura, Democracia, Direitos Humanos e Muito Mais, que inclui sete ensaios de especialistas do Brasil e do México sobre diferentes aspectos ligados à América Latina. A íntegra da revista pode ser acessada gratuitamente no site do Jornal da USP (clique aqui).

“Trata-se de um momento adequado para debater um projeto que nasceu com as independências e do qual esperou-se sempre mais do que fluxos regulares de comércio”, escrevem, na Apresentação, os dois coordenadores do dossiê, os professores Rafael Duarte Villa, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Alexandre Ganan de Brites Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam), também da USP. “Os textos trazem questões históricas, políticas, econômicas, culturais, identitárias, institucionais e técnicas do problema. Mas, para além disso, após a leitura de todos os artigos conclui-se que é consensual a percepção de que o tema integração da América Latina deva voltar a ocupar um espaço central nas articulações regionais”, acrescentam.

Em sessão temática, Conselho Universitário discute a graduação na Universidade

Foram discutidos temas como inclusão social, evasão, integração curricular, incorporação de novas tecnologias e formação de professores.

O Conselho Universitário realizou, no dia 25 de abril, uma sessão temática para discutir a graduação na Universidade. Esta foi a primeira de uma série de reuniões, que serão realizadas ao longo do ano, em que se pretende debater os indicadores e os temas relevantes relacionados a cada uma das cinco Pró-Reitorias da Universidade – Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão Universitária, Pesquisa e Inovação e Inclusão e Pertencimento.

“O que queremos é que essa discussão seja aprofundada, não se restrinja a deliberações, como estamos habituados no Conselho Universitário, mas que tenhamos a oportunidade de discutir temas relevantes relacionados às atividades-fim da Universidade”, explicou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, no início da reunião, que também contou com a participação dos membros do Conselho de Graduação.

“A graduação é a área pela qual somos reconhecidos pela sociedade. É responsável por grandes avanços que tivemos na sociedade em função dos profissionais de excelência que formamos anualmente”, ressaltou o reitor. “Devemos repensar muitos aspectos da graduação. O mundo do trabalho está passando por modificações radicais, muitas profissões estão sendo criadas. É importante que tenhamos profissionais formados com qualidade, com capacidade para se atualizarem, se modernizarem e se adaptarem rapidamente a essa realidade”, afirmou.