Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 106

Período:  11 a 17/03/2022 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

A Gloriosa e seus encantos

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Imagen: Gerhard Waller | Divisão de Comunicação USP/Esalq

Aluno de Engenharia Agronômica foi o ganhador do Prêmio Biblioteca 2020/2021

O Prêmio Biblioteca é conferido ao formando que se destaca no uso de serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca da Esalq .

No dia 12 de março de 2022, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz realizou a tradicional Sessão Solene de Colação de Grau das turmas de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Administração e Licenciatura em Ciências Agrárias.

Nesta oportunidade, a Divisão de Biblioteca, por meio da bibliotecária Ligiana Clemente do Carmo Damiano, entregou o Prêmio Biblioteca a Pedro Henrique Melem Cavalcanti, formando em Engenharia Agronômica. 

A honra é conferida, na colação de grau, ao aluno que teve participação mais efetiva nas atividades oferecidas pela Biblioteca durante a sua graduação, sem ter nenhuma infração grave prevista no regulamento.

Produtos & Serviços

Portal de Livros Abertos da USP

Um dos objetivos do Portal é tornar a ciência acessível.

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Apoio Acadêmico

Templates para formatação de Dissertação/Tese.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza documentos para facilitar a elaboração de Teses e Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-graduação da USP/ESALQ, de acordo com as normas aprovadas em 2014.

Pergunte à Bibliotecária

Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Clinical Signs in Humans and Animals Associated with Minerals, Trace Elements and Rare Earth Elements

O material da disciplina é dividido em três seções para fornecer acesso fácil a informações sobre sinais clínicos, elementos específicos ou espécies.

O primeiro livro compila os sinais clínicos associados a deficiências, toxicidades, desequilíbrios ou exposições a minerais, oligoelementos e elementos de terras raras em humanos e espécies animais, sinais clínicos em humanos e animais associados a minerais, oligoelementos e terras raras. 

A publicação visa aumentar a conscientização para melhorar o diagnóstico e encorajar investigações adicionais com base em dados comparativos. Escrito por um clínico veterinário experiente que trabalhou na prática privada, academia e indústrias farmacêuticas e de alimentos para animais de estimação, este livro inclui dados sobre humanos e primatas, bem como animais de companhia, cavalos, coelhos, répteis, ruminantes, aves, peixes e espécies típico em populações de zoológicos. O material da disciplina é dividido em três seções para fornecer acesso fácil a informações sobre sinais clínicos, elementos específicos ou espécies.

Este livro foi escrito para pesquisadores médicos e veterinários, clínicos e profissionais da área, especificamente aqueles que trabalham com nutrição animal e saúde animal. Acadêmicos e cientistas de saúde pública também se beneficiarão com as informações e dados do livro sobre a reabilitação e manutenção da saúde animal.

Acesso Aberto (Open Access)

Projeto em quadrinhos traz o mundo da ciência para o cotidiano infantil

Professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e quadrinista elaboraram a história em quadrinhos “Saberando”, disponível gratuitamente para download.

Por que a chuva cai do céu? Por que o Sol vai embora no final do dia? Esses questionamentos são comuns durante a infância, período no qual o mundo que nos cerca ainda esconde muitos fenômenos misteriosos. 

Foi com base nesses fenômenos do cotidiano que a professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Flávia Vischi Winck, e a quadrinista pernambucana Bennê Oliveira elaboraram a história em quadrinhos Saberando. A HQ retrata o dia a dia dos amigos Tata e Lucas, que, através de reflexões em meio às brincadeiras e das explicações dadas pelos  adultos de seu convívio, aprendem sobre o Sistema Solar, preservação da natureza e importância da higiene.

Publicação aborda "Insetos aquáticos e a importância de conservar riachos

O material utiliza uma linguagem acessível ao público em geral e conta com o uso de imagens para ilustrar processos, o habitat e a biota aquática.

O livreto "Insetos aquáticos e a importância de conservar riachos" é fruto do projeto de pesquisa de doutorado, desenvolvido por Gláucia Regina Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação Recursos Florestais(PPGRF) e integrante do Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF), do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(Esalq/USP).  

A iniciativa conta com a orientação do Prof. Silvio Ferraz e colaboração dos pesquisadores do (LHF)Felipe Rossetti de Paula e Cecília Gontijo Leal. 

Em seu doutorado, Glaucia buscou entender como um gradiente de intensidade de uso do solo afeta o habitat e a comunidade de macroinvertebrados aquáticos em riachos situados na Mata Atlântica. A pesquisadora destaca o processo de elaboração do livreto. “As primeiras atividades tiverem início em 2021, quando eu estava na etapa final do meu doutorado na Esalq. Muitos desenhos presentes no livreto são autorais, elaborei a partir de fotos de organismos coletados em atividades de campo relacionadas à pesquisa de doutorado”.  

E-book gratuito mostra como transformar o TDAH em aliado

Pesquisadora compartilha aprendizados e experiências com dicas sobre como lidar com o transtorno.

Margarete Chinaglia é pesquisadora sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e pode falar sobre o tema com propriedade, pois conviveu com ele em casa. Mãe de uma jovem com o transtorno, ela precisou buscar conhecimento para auxiliar a filha a lidar com o déficit de atenção. No e-book gratuito “Transforme o TDAH em seu aliado”, que acaba de lançar, a escritora pretende compartilhar seu aprendizado e experiências para esclarecer dúvidas sobre o assunto e ajudar outros que enfrentam os mesmos desafios.

Na época em que a filha de Margarete foi diagnosticada com TDA, há 20 anos, pouco se falava sobre o assunto. Segundo Chinaglia, esse período foi de muito sofrimento até que as duas aprendessem a driblar as dificuldades do transtorno. “Isso só aconteceu mesmo na fase adulta”.

Divulgação Científica

Programa inscreve universitários para capacitação on-line em inovação para a agricultura

Estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino públicas e privadas podem se inscrever até 2 de abril no programa, que terá treinamentos e premiação para as melhores equipes.

Estudantes universitários com ideias inovadoras para problemas do agronegócio brasileiro podem participar do Acelera Esalq, programa de atualização em inovação e empreendedorismo que recebe inscrições até o dia 2 de abril pelo formulário on-line neste link. Promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em parceria com as universidades chinesas China Agricultural University e Hainan University, o programa será realizado entre 9 de abril e 30 de julho de 2022 e prevê 32 horas de treinamento gratuito, distribuído em oito capacitações on-line de quatro horas cada, aos sábados das 8 às 12 horas.

Os interessados devem formar uma equipe de 3 a 5 pessoas composta por estudantes de graduação e/ou pós-graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas, regularmente matriculados durante o período de realização do programa. É obrigatório a equipe tenha um mentor, que poderá ser um docente, pesquisador ou profissional do mercado.

O Brasil tem capacidade  de ser autossuficiente na produção de fertilizantes?

Especialistas comentam que a questão tem sido tratada de forma inadequada nas últimas décadas no Brasil.

Em 2021, o agronegócio brasileiro exportou US$ 120,59 bilhões, responsabilizando-se por nada menos do que 40,6% das vendas externas do País. Mais um resultado que consolidou a imagem do Brasil como potencial celeiro do mundo. Neste início de 2022, contudo, o agronegócio, um dos alicerces do nosso PIB, deparou-se com um obstáculo imprevisto, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está desorganizando inúmeras cadeias de comercialização globais, especialmente a de fertilizantes, da qual a agricultura brasileira é excessivamente dependente.

Em uma de suas edições recentes, a revista Exame traçou o seguinte quadro: “O Brasil hoje importa 85% dos fertilizantes que consome para a sua agricultura. No ano passado, o País consumiu 43 milhões de toneladas de fertilizantes. As três principais cadeias – soja, milho e cana-de-açúcar – consumiram 73%. O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás dos Estados Unidos, da Índia e da China, e nós consumimos algo em torno de 8,5% a 9% de todo o produto no mundo. Só que esses outros três países são grandes produtores de fertilizantes, e o Brasil não“.

Vídeo de animação aborda o desenvolvimento de variedades agrícolas tolerantes à seca

O vídeo de quatro minutos também pode ser visualizado com legendas em inglês.

O Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), uma parceria do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp com a Embrapa, lança nesta quarta-feira (16) o vídeo de animação “Do gene ao Campo” para divulgar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi criada em 2011 como um alerta à população brasileira sobre a crise climática. A iniciativa se alinha ao ODS 13 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que propõe ações contra as mudanças climáticas globais.

A animação mostra pesquisas sobre genomas de plantas e microrganismos da biodiversidade brasileira que podem inspirar a produção de variedades agrícolas mais tolerantes às mudanças climáticas, sobretudo à seca. “Vivemos um desafio duplo que é produzir alimentos para sustentar a crescente população humana em um planeta submetido a adversidades impostas pelas mudanças climáticas globais”, explica o professor Paulo Arruda, coordenador do GCCRC.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar: Como escrever artigos científicos

O webinar é promovido pela Springer e será realizado no dia 23 de março de 2022, às 14h.

Pesquisa e disseminação de informações são dois fatos intrinsecamente ligados. Neste contexto, o objetivo deste webinar é proporcionar ao pesquisador uma visão dos procedimentos para a aceitação do manuscrito por uma editora. Nathalie Jacobs, de um ponto de vista muito prático, apresentará extensivamente um conjunto de ferramentas e conselhos destinados a facilitar a publicação de artigos e livros. E em particular, ela se referirá aos vários modos de publicação atualmente disponíveis na Springer.

Apresentadora:

Nathalie Jacobs iniciou suas atividades na Springer no ano 2000 e atualmente é editora executiva responsável pela área editorial de engenharia e ciências aplicadas. Entre suas inúmeras atividades, está em constante contato com os atuais e futuros pesquisadores e autores da Springer, através de participações em conferências e visitando-os em suas instituições.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Fique em dia com a Biblioteca da Esalq

Esta oportunidade é para você que perdeu o prazo das devoluções de itens emprestados da Divisão de Biblioteca e quer ficar com o cadastro em dia. 

Estamos realizando uma campanha para devolução dos livros em atraso e os usuários que efetuarem a devolução da obra em atraso até dia 25/03/2022 não sofrerão penalidades, podendo emprestar novos itens ou ainda, se houver interesse, fazer a renovação de posse do material diretamente no balcão de empréstimo. 

A partir do dia 28/03/2022, a suspensão volta a ser aplicada, conforme regulamento.

Divisão de Biblioteca volta a atender em horário normal a partir desta segunda-feira

A partir de 14 de março de 2022, a Divisão de Biblioteca retornará ao seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira:

Ressalta-se que o Serviço de Cópias, na Biblioteca Central, atenderá em horário diferenciado, das 8h às 14h e das 18h às 20h.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Dezoito professores da Esalq estão no ranque latino-americano dos 100 melhores cientistas

Instagram

Ode à Esalq interpretada por Natália Salaro Grigol

Blog

Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos

Acontece

USP dá boas-vindas aos novos alunos no retorno às aulas presenciais

Aulas têm início nesta segunda, 14 de março, com atividades de integração e semana de recepção aos calouros de 2022; Universidade mantém o uso da máscara em todos os ambientes e vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19.

Após dois anos de pandemia, com aulas e atividades a distância, a USP começa a receber presencialmente nesta segunda, dia 14 de março, pouco mais de 11 mil estudantes que ingressaram neste ano pelo vestibular da Fuvest e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de quase 100 mil alunos de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles que estão no segundo e no terceiro ano de curso, mas que ainda não tiveram a oportunidade de frequentar os campi universitários. 

Por essa razão, a recepção aos calouros deste ano promete ser especial, com o retorno das tradicionais atividades e encontros durante a primeira semana de aulas para integração entre novos alunos e veteranos, em todas as unidades de ensino. 

Apesar do momento em que todos os indicadores negativos relacionados à covid-19 (novos casos, óbitos e internações) estão em queda, os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus ainda precisam ser tomados e serão atualizados conforme a evolução da pandemia. Considerando que as atividades na Universidade são realizadas predominantemente em ambientes fechados, os protocolos preveem o uso contínuo de máscaras em todos os espaços.  

Esalq inaugura Jardim Sensorial

Na manhã desta sexta-feira, 11/03, ocorreu a inauguração do projeto Jardim Sensorial Esalq/USP.

O projeto paisagístico do Jardim Sensorial foi desenvolvido com a finalidade de oferecer um espaço acolhedor e agradável para crianças e jovens portadores de necessidades especiais, usuários do setor de Equoterapia da Esalq.

O jardim oferece ampla diversidade de espécies para serem utilizadas em atividades e vivências na área de hortiterapia. As atividades são coordenadas pela docente de Paisagismo do Departamento de Produção Vegetal, professor Claudia Fabrino Machado Mattiuz, com o auxílio de estudantes de graduação do curso de Engenharia Agronômica.

Docente da Esalq recebe título de Sócio Honorário do IPEF

Referência em Fisiologia das Árvores, o docente é destacado no meio acadêmico como um dos pais da cultura de tecidos e clonagem florestal no Brasil. Com essa distinção, Gonçalves se une a outros pilares da silvicultura nacional.

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), entidade criada para gerar soluções inovadoras mediante estudos e pesquisas cooperativas de interesse do setor florestal, concedeu, nesta quinta-feira, 10 de março, ao Professor Antonio Natal Gonçalves, docente do Departamento de Ciências Florestais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o título de Sócio Honorário do Instituto.

Referência em Fisiologia das Árvores, o docente é destacado no meio acadêmico como um dos pais da cultura de tecidos e clonagem florestal no Brasil. Com essa distinção, Gonçalves se une a outros pilares da silvicultura nacional.

O novo Sócio Honorário: concluiu o Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), em 1982, pela Esalq/USP e, atualmente é professor do Departamento de Ciências Florestais da instituição. Publicou 38 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui dois capítulos de livros e um livro publicado. Possui 58 itens de produção técnica. Participou de 38 eventos no Brasil. Orientou 35 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, além de ter orientado 27 trabalhos de iniciação científica e um trabalho de conclusão de curso. Entre 1996 e 1999, coordenou quatro projetos de pesquisa. Atua na área de recursos florestais e engenharia florestal, com ênfase em manejo florestal. Em suas atividades profissionais interagiu com 176 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. 

O caminho é apostar nas renováveis

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia oferece a oportunidade de reutilizar o etanol como combustível.

Com o avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia, a crise no fornecimento de commodities no mundo tende a se agravar. Por exemplo, a cotação do petróleo continua em alta, o que levou a Petrobras a aumentar o preço dos combustíveis no Brasil. O governo e o Congresso discutem medidas que possam ser adotadas para conter essa crise. Qual a solução para o problema?

Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, diz que o conflito em curso nos traz a lição de nos tornarmos independentes do consumo de combustíveis fósseis. “Não é bom ser dependente de petróleo e de gasolina. A grande maioria dos países desenvolvidos está no processo de se tornar independente de substituição de meios energéticos que poluem para outros meios renováveis. Isso é um esforço muito grande que acontece em todos os países importantes do mundo.”