Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 9

Período:  10 a 16/12/2021 

Fotos & Fatos

A moldura é parte do retrato

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Portal de Livros Abertos da USP

Um dos objetivos do Portal é tornar a ciência acessível.

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Integridade e Prevenção do Plágio

Na Esalq o pesquisador obterá suporte na Divisão de Biblioteca por meio do Processo Informação Científica: referencia.esalq@usp.br .

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin. 

Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio) e Reitoria (Similarity Check – iThenticate) para editores de Revistas da USP. 

Agendamento de empréstimos e devoluções

Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ retomou suas atividades presenciais de atendimento somente para empréstimos e devoluções, mediante agendamento. Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho. 

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Nutrition and feeding of organic cattle

Disponível em CAB Direct

A segunda edição deste livro contém 7 capítulos que descrevem os conceitos introdutórios da nutrição do gado, os objetivos e princípios da produção de gado orgânico, os elementos da nutrição do gado, ingredientes para dietas orgânicas, raças de gado para produção orgânica, integração de programas de alimentação em produtos orgânicos sistemas de produção e conclusões e recomendações para o futuro da nutrição bovina em sistemas orgânicos de produção de carne e leite. 

Ele fornece uma fonte importante de referências revisadas por pares sobre a alimentação orgânica de gado da literatura científica internacional. Detalhes sobre ingredientes de ração permitidos, com ênfase naqueles cultivados ou disponíveis localmente, e em formulações dietéticas adequadas estão incluídos no livro.

Editores:

Molecular breeding in wheat, maize and sorghum: strategies for improving abiotic stress tolerance and yield

Disponível em CAB Direct

Este livro contém 29 capítulos enfocando o melhoramento molecular de trigo , milho e sorgo . Tem como objetivo contribuir com os mais recentes entendimentos das bases moleculares e genéticas da tolerância ao estresse abiótico , rendimento e melhoria da qualidade de trigo , milho e sorgo para desenvolver estratégias para melhorar a tolerância ao estresse abiótico que levará ao aumento da produtividade e melhor utilização dos recursos naturais para garantir segurança alimentar através da criação moderna .

Acesso Aberto (Open Access)

Organizadores:

Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico

Obra disponível nos formatos impresso e digital.

A obra Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil foi organizada em dois livros e em seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura e dentro da visão de integração que sempre foi a forma de atuar do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, contando com 117 autores de várias instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que se propõe uma referência para o setor. 

Este livro participa de importante estratégia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" que integra, anualmente ao seu corpo técnico-científico, uma personalidade com especiais serviços prestados ao Brasil, tal como o ex-ministro Alysson Paolinelli que, durante o período de 2020 a 2022, é o Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados. As publicações técnicas, como esta obra, são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura irrigada porque subsidiam e orientam ações das iniciativas pública e privada, pelo fato de os profissionais desses setores apresentarem soluções eminentemente técnicas, com base científica, visando transformar conhecimento em riqueza para o benefício de todos os segmentos da sociedade.

Organizadores:

Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: técnica e cultura

Obra disponível nos formatos impresso e digital.

A obra Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil, Livro 2, dispõe de seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura e, saliente-se, dentro da visão de integração que sempre foi a forma de atuar do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. A publicação conta com 117 autores de várias instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que se propõe uma referência para o setor. 

Este é o segundo livro sobre o tema da agricultura irrigada, com enfoque em Técnica e Cultura. Ressalta-se que a agricultura irrigada é uma das principais estratégias brasileiras para garantir o aumento da produção de alimentos com sustentabilidade: social, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos; ambiental, com a área adicional irrigável no período de 30 anos, sem desmatamento de novas áreas (“desmatamento zero”); e econômica, devido ao aumento da produção e, consequentemente, da renda no campo, na agroindústria e na área de serviços.

Divulgação Científica

Floresta tropical recupera 80% do estoque de carbono e da fertilidade do solo

A regeneração natural é uma solução de baixo custo para mitigar mudanças climáticas.

De forma inédita e com base em um dos maiores bancos de dados disponíveis sobre florestas tropicais no mundo, estudo publicado na revista Science mostra que a regeneração florestal recupera cerca de 80% do estoque de carbono, da fertilidade do solo e da diversidade de árvores em até 20 anos.

A pesquisa concluiu que a regeneração natural é uma solução de baixo custo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e contribuir com a conservação da biodiversidade. Esses resultados decorrem de um processo de regeneração em áreas degradadas e não apenas da passagem do tempo nesses locais.

Pesquisa desenvolve técnica inovadora para plantio de mandioca

No processo inovador de propagação de mandioca, são utilizadas miniestacas em vez das tradicionais manivas-semente.

Cientistas da Embrapa desenvolveram um processo inovador de propagação de mandioca. Em vez de utilizar o material tradicional (manivas-semente), a nova técnica usa miniestacas. A inovação conseguiu contornar características indesejadas, como a baixa taxa de propagação e os grandes volumes de materiais de plantio convencional, que dificultam a logística de armazenamento e transporte das manivas para novas áreas.

A técnica, desenvolvida no âmbito da Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), é tema do comunicado técnico Miniestacas de mandioca – nova alternativa de material de plantio, assinado pela equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), técnicos e produtores parceiros. O engenheiro-agrônomo Herminio Rocha, um dos coordenadores do Reniva, conta que essa técnica surgiu a partir do trabalho, também inédito, de multiplicação de mudas de mandioca em larga escala no Instituto Biofábrica de Cacau (hoje Biofábrica da Bahia), parceiro do Reniva.

Avisos

Prazo de empréstimos nas bibliotecas da USP

Comunicamos que os empréstimos, renovados de forma automática até a data de 4 de outubro de 2021, por esta Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, poderão ser renovados pelos usuários via web, utilizando o Aplicativo Móvel da AGUIA, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP, de forma ilimitada, até fevereiro de 2022, desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

A decisão de tornar a renovação ilimitada no momento atual tem o objetivo de atender diferentes demandas das Bibliotecas e seus usuários, diminuindo os riscos à situação de pandemia e facilitando o processo de retorno das atividades presenciais nas Bibliotecas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Blog

Dicas para você produzir uma pesquisa de qualidade

Facebook

Pesquisa da USP mostra erros de higiene na cozinha que colocam a saúde em risco

Facebook

Pesquisa da Escola Politécnica busca alternativas de aproveitamento mais eficiente de resíduo de laranja

Acontece

O que fazer para evitar as duas situações de golpe mais comuns no WhatsApp

O professor Renato Franzin explica como funcionam as duas principais estratégias dos golpistas, recomenda que se tenha atenção e que códigos de SMS não sejam disponibilizados.

Golpes envolvendo clonagem do WhatsApp são comuns. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Renato Franzin, da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), explica como esses crimes funcionam e o que pode ser feito para se proteger.

Existem duas principais situações de golpe. A primeira, segundo Franzin, é mais simples e não envolve muita tecnologia. “O golpista já está bem preparado, ele conhece algum contato seu”, afirma. “A vítima não é tanto você ou o seu WhatsApp, mas a pessoa que vai ser contactada”, acrescenta o professor. Então, o criminoso troca a foto do perfil e chega até esse contato para pedir dinheiro ou alguma outra informação. 

Para se proteger desse caso, o mais importante é que os usuários prestem atenção. “Apesar de ter a foto no contato, ver que aquele número não é um número que normalmente está na sua lista de chamadas”, alerta Franzin.

USP é uma das dez universidades mais sustentáveis do mundo

O ranking é elaborado anualmente pela GreenMetric, uma rede de universidades voltada à sustentabilidade.

Na 10ª posição, a USP é a universidade mais sustentável da América Latina, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2021. A avaliação foi divulgada no dia 14 de dezembro, pela GreenMetric, uma rede global que reúne universidades de todo o mundo para discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental.

“Estar entre as 10 universidades mais sustentáveis do planeta é fruto de muito trabalho de toda a nossa comunidade, ao longo dos últimos anos, e uma clara demonstração da nossa maturidade em termos de consciência ambiental. Sem dúvida, este prêmio nos motiva a continuar nessa trajetória, contribuindo para que a sociedade também busque ações mais sustentáveis em suas atividades”, ressaltou o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade de Nottingham (Reino Unido) e a Universidade de Groningen (Holanda). Entre as latino-americanas, depois da USP aparecem a Universidade Autônoma de Nuevo León (México), na 18ª, e a Universidade Autônoma de Occidente (Colômbia), na 35ª posição.

Estudantes foram premiados na etapa internacional do 29º SIICUSP

A Pró-reitoria de Pesquisa da USP divulgou a lista com os estudantes premiados na Etapa Internacional do 29º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP). Entre os selecionados, cinco estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) receberam Menção Honrosa.