Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 78 

Coluna

Nos bastidores da Biblioteca

Conselho Regional de Biblioteconomia parabeniza a Biblioteca da Esalq pelos serviços prestados por meio de profissionais qualificados.

A gestão de uma biblioteca, especialmente como a da ESALQ, tão grande em área física, acervo, e em número de usuários, requer o mesmo esforço e empenho de qualquer outra organização, seja ela com fins lucrativos, ou não.

Tanto os serviços diretos ao “cliente”, quanto aqueles indiretos, mas essenciais para o processo chegar ao seu produto final, perpassam por várias etapas, muitas vezes bastante complexas, ou mesmo extremamente detalhadas.

Não importa se estivermos falando de acervos físicos e digitais, atendimentos presenciais ou virtuais; todos implicam em procedimentos que visam monitorar as etapas, de forma a garantir um resultado o mais próximo do perfeito.

Os dados de input são sempre mais complexos, apesar de os sistemas corporativos ajudarem sua operação, mas mesmo assim envolvem atenção e conferência para garantir a consistência dos dados de output.

Como em qualquer outra atividade, a tecnologia se impõe na facilitação dos serviços, sem, no entanto, deixar de exigir competência e a atualização de conhecimento.

A sobrevivência do nosso “negócio” pressupõe inovação em produtos e serviços constantemente, sem o que não há como resistir a um “mercado” cada vez mais exigente e diversificado.

Os serviços de biblioteca sempre exigiram padronização e método, fato que contribuiu para o estabelecimento de um modelo de gestão que visasse à satisfação do usuário, por meio de adoção de produtos e serviços que atendessem à sua demanda.

A Biblioteca, historicamente contou com o privilégio de excelentes equipes, o que corroborou para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu capital intelectual.

Não é sem razão que o Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª região, por meio de "ofício" à Diretoria da ESALQ, validou e reconheceu o alto nível dos nossos profissionais e dos nossos serviços, assim como ratificou a regularidade da Divisão de Biblioteca, perante as exigências da lei que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário. Conforme pode confirmado no texto abaixo:

“A Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região – tomou conhecimento através do Questionário de Fiscalização Preventiva de que a Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, mantida pela Universidade de São Paulo – USP conta com profissional habilitada, Bacharel em Biblioteconomia, que se encontra em dia com este Conselho Regional devidamente inscrito, portanto, regular, conforme exigência da Lei nº 4.084/62 Lei nº 9.674/98 e Decreto Lei nº 56.725/65 que dispõem sobre a Profissão de Bibliotecário.

O Centro de Documentação, assim como a Biblioteca, constitui-se como um dos mais importantes setores dentro de uma instituição e a valorização do trabalho e o reconhecimento de seu pessoal, torna-se imprescindível para o alcance dos objetivos estratégicos traçados.

Parabenizamos essa digna instituição pela valorização dos serviços biblioteconômicos ao longo dos anos que permitem a manutenção e crescimento das atividades técnicas desenvolvidas por profissional habilitado, conforme exposto no “Formulário de Fiscalização Preventiva” respondido pela Bibliotecária, Sra. Marcia Regina Migliorato Saad – CRB-8/1731 em atendimento à solicitação deste Conselho Regional.

Diante do exposto, cumprimentamos V. Sª. pela manutenção desse importante instrumento de informação e pesquisa.

Apresentamos nossos protestos de estima e consideração".

Produtos & Serviços

Repositório da Produção Científica do Cruesp

O objetivo do repositório é reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.

A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. 

Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Escrita e Publicação Científica

Contate a Biblioteca para orientações adicionais.

No âmbito das organizações acadêmicas e de pesquisa, a escrita científica e a publicação dos resultados de pesquisa são fundamentais. Conhecer técnicas e conceitos empregados na redação e padronização de textos, bem como políticas de publicação e arquivamento, pode auxiliar o pesquisador e contribuir para a qualidade do discurso científico e avanço do conhecimento.

Novidades do Acervo

Autores:

Administração de recursos humanos

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

A tradução da 16ª edição norte-americana de Administração de Recursos Humanos colocará à disposição de professores e estudantes o entendimento de como as organizações podem obter vantagem competitiva sustentável por meio das pessoas. O papel dos gerentes de RH não está mais limitado a funções relacionadas a serviços, como o recrutamento e a seleção de empregados. Atualmente, os gerentes de RH assumem um papel ativo no planejamento estratégico e na tomada de decisões em suas organizações. 

Nesta edição, há muitas informações novas que se destinam a promover a reflexão acerca da administração de recursos humanos no mundo empresarial contemporâneo e a ajudar o leitor a entender as questões de gestão de recursos humanos de forma mais ampla e eficaz. Fazem parte desta edição os quadros “Aplicação para um pequeno negócio”, nos quais são apresentadas sugestões de políticas e práticas de RH aplicadas a pequenas empresas. As preocupações globais e internacionais relacionadas à área de RH também são analisadas detalhadamente. Nos dias atuais, essas questões são cada vez mais vistas como “centrais” em muitas organizações.

Autores:

Comportamento organizacional gestão de pessoas e organizações

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

Já foi dito alguma vez que a única constante é a mudança. E esta continua a ser a palavra de ordem para os gestores em todos os lugares. Agora mais do que nunca, os gestores precisam de uma compreensão abrangente e sofisticada a respeito dos ativos, das ferramentas e dos recursos com os quais eles podem contar, a fim de competir de forma mais eficaz. 

Comportamento Organizacional fornece os conceitos básicos em cada campo, sustentados pelas pesquisas mais recentes e permeados com exemplos sobre o que as empresas estão fazendo em cada área. O livro é direcionado ao aluno e apresenta os mais modernos métodos de gestão como eles são publicados na imprensa popular e nas pesquisas acadêmicas além de possuir exemplos concretos dos tópicos mais importantes do capítulo.

Acesso Aberto (Open Access)

Alice é o quarto maior repositório institucional brasileiro de acesso aberto

O conteúdo do Alice abrange informações científicas produzidas por profissionais da Empresa. Downloads são realizados por usuários de vários países.

O repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) é o quarto maior repositório institucional brasileiro, conforme a 11a edição do ranking Web of Repositories, publicada em maio de 2021. Com 104 mil itens de acesso aberto e gratuito, o Alice registra 24,7 milhões de downloads e 22 milhões de consultas, desde a sua criação, em 2011. 

O conteúdo do repositório abrange informações científicas produzidas por profissionais da Empresa e editadas em livros e capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e em anais de congressos, teses, dissertações e notas técnicas, entre outros tipos de publicações. A maior parte do seu acervo está disponível em português, mas há conteúdo em outros idiomas, como inglês e espanhol.  

Divulgação Científica

Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera

O trabalho aborda tema pouco explorado em língua portuguesa, mas determinante para minimizar risco climático nas lavouras.

O livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera”, escrito pelo professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), aborda um dos ramos do conhecimento mais relevantes para obtenção de bons resultados nas diferentes culturas agrícolas, mas que ainda é muito pouco explorado em língua portuguesa, segundo o autor.

A obra apresenta conteúdos que podem ajudar profissionais da área e produtores a minimizarem drasticamente os riscos climáticos que afetam diretamente e com grande frequência as lavouras e florestas, tratando das bases biofísicas que explicam as influências da variação do atmosférica nas plantas, mas em escala microclimatológica.


Capacitação & Desenvolvimento

Treinamento para uso do Turnitin para Docentes da USP

O treinamento acontece no dia 19 de agosto de 2021.

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes orientadores de Programas de Pós-Graduação os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos. Os serviços são oferecidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio) da Universidade.

Webinar: Como escrever artigos científicos

O treinamento acontece no dia 17 de agosto de 2021.

O objetivo deste webinar é proporcionar ao pesquisador uma visão dos procedimentos para a aceitação do manuscrito por uma editora. Nathalie Jacobs, de um ponto de vista muito prático, apresentará extensivamente um conjunto de ferramentas e conselhos destinados a facilitar a publicação de artigos e livros. E em particular, ela se referirá aos vários modos de publicação atualmente disponíveis na Springer.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Em 2021 são 4 opções de encontros online.

A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 30 de agosto de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.

Lembramos que as Bibliotecas da USP oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações.

Retorno parcial para atendimento de devoluções de materiais bibliográficos

A iniciativa segue as diretrizes do "Plano da USP para o retorno gradual das atividades presenciais".

A Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciou nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, o retorno gradual de suas atividades de atendimento ao público. Neste período serão aceitas somente devoluções, com restrição de público e mediante agendamento.

Entretanto, a Divisão de Biblioteca manterá o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Desvendando o genoma do maracujá silvestre

Instagram

Depoimento do Prof. José Otavio Menten

Blog

Agricultura Familiar nas regiões nordeste e sudeste

Acontece

Sage Research Methods trial disponível na USP

Até dia 30 de setembro encontra-se disponível a toda a comunidade da USP a plataforma de recursos metodológicos Sage Research Methods.

O SAGE Research Methods  apoia a pesquisa em todos os níveis, fornecendo material para orientar os usuários em todas as etapas do processo de pesquisa. Quase todos em uma universidade estão envolvidos em pesquisas, desde alunos aprendendo a conduzir pesquisas a professores que conduzem pesquisas para publicação ou bibliotecários que oferecem treinamento em habilidades de pesquisa. SAGE Research Methods  tem a resposta para cada um desses grupos de usuários, a partir de uma definição rápida de dicionário, um exemplo de estudo de caso de um pesquisador da área, um conjunto de dados de ensino para download, um título de texto completo da série  Quantitative Applications in the Social Sciences, ou um vídeo tutorial mostrando a pesquisa em ação.

O “efeito Sci-Hub” pode quase dobrar as citações de artigos de pesquisa, sugere o estudo

Artigos científicos baixados do site de pirataria científica Sci-Hub tendem a receber mais citações, de acordo com um novo estudo publicado na Scientometrics . O número de vezes que um artigo foi baixado do Sci-Hub também se revelou um indicador robusto de citações futuras.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram 8.661 artigos científicos publicados em três periódicos multidisciplinares ( Nature, Science e Proceedings of the National Academy of Sciences ), três periódicos econômicos ( The Quarterly Journal of Economics, Journal of Political Economy e Econometrica ), três periódicos de pesquisa do consumidor ( Journal of Consumer Research, Journal of Retailing and Consumer Services e Journal of Consumer Psychology ) e três periódicos de neurociência ( Nature Reviews Neuroscience, Nature Neuroscience e Neuron ).

Universitários de todo o País podem tentar transferência para a USP até 13 de agosto

Exame elaborado pela Fuvest pretende preencher 351 vagas em cursos na área de Biológicas, Exatas e Humanidades; prova será realizada dia 26 de setembro

As inscrições para participação no exame de transferência para cursos de graduação da USP foram prorrogadas até as 12 horas do dia 13 de agosto. O exame pretende preencher 351 vagas em cursos na área de Biológicas (45), Exatas (248) e Humanidades (58) e é aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais e de curta duração.

Memória

A História do "A Encarnado" 

Por Zilmar Ziller

O ex-aluno, Décio Suzuki, apelidado de Kaki, formado em 1987, é o artista responsável pela pintura da aranha Metadiaea litterata na caixa d’água na confluência das avenidas Pádua Dias e Independência.

A história do A Encarnado, é o resultado de uma coleta de informações de diversas fontes (fotos antigas, recortes de jornais, livros e depoimentos de veteranos formados nas décadas de 1930 e 1940).

Em 1931, o estudante de agronomia Ismar Ramos, participante das atividades esportivas dos agricolões, estava com a mente sintonizada na necessidade de termos um símbolo, algo que identificasse os nossos atletas.

Como estava receptivo a aproveitar a oportunidade ou inspiração que surgisse, percebeu, num momento, ao ver um grande sapo de frente, que as pernas da frente do bicho, arqueadas, e a linha da boca, sugeriam a letra A com um traçado peculiar. Fez o desenho do “A”, em cor vivo-carmim que, logo mais, já estava estampado no uniforme do time de bola-ao-cesto da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz - AAALQ. Ismar formou-se na turma de 1933. O time de futebol também adotou o novo desenho do “A” logo no ano seguinte.

Em 1934, Philippe W. Cabral de Vasconcelos Filho, formado em 1937, primogênito do Prof. Philippe (o parque da ESALQ tem o seu nome), quando ainda aluno do 1º ano de agronomia, coletando material para um trabalho de Botânica encontrou, num canteiro do parque, em uma das flores, uma pequena aranha (9 mm com as pernas abertas) tendo no dorso do abdômen, naturalmente desenhada, a letra “A” com traçado semelhante ao “A” criado por Ismar Ramos. Entusiasmado com o achado, levou sua pequenina aranha para o Prof. Piza que a descreveu e a classificou como espécie nova, dando-lhe o nome de Metadiaea litterata.

No texto do seu trabalho, publicado na Revista de Biologia e Hygiena, consta a seguinte frase: “ ... tendo no dorso do abdomen a letra A maiúscula, semelhante ao símbolo dos acadêmicos de Agronomia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Embora fosse um achado cercado de notáveis coincidências para torná-la a mascote natural da AAALQ e, por extensão, de todo o corpo discente que compõe a torcida da representação esportiva da ESALQ, a existência da pequenina Metadiaea litterata foi logo esquecida e permaneceu ignorada durante décadas.

Em 1938, talvez 1939, Romeu Italo Ripoli, formado pela ESALQ em 1940, que já não estava muito satisfeito com a figura do sapo como mascote da AAALQ, chamada de Atlética, viu na figura de um Bull-dog Inglês, visto de frente, o quase perfeito encaixe do A, com as pernas tortas e a bocarra do cão, associação semelhante a que havia sido feita por Ismar Ramos com o sapo; só que, dando como resultado extra uma nova mascote, mais adequada para representar o espírito combativo dos agricolões nos campos de esporte.

Ao jornalista Delfim Rocha Neto, grande admirador da ESALQ e fã número um de nossos atletas, é dado o crédito de ter batizado o logo, talvez em 1940, com o nome de “A Encarnado” e ter sido o principal divulgador do símbolo e dos grandes feitos dos atletas da ESALQ. Guido Ranzani, formado em 1941, compôs dois gritos de guerra, um deles com esse título. 

Em 1982, Zilmar Ziller Marcos, formado em 1955, compôs um hino de guerra que tem o nome de “Tang-a-weska A Encarnado”. Os jovens de hoje não tem conhecimento deles. Todavia, podem ser revividos porque esses cantos e gritos de guerra estão gravados no CD “Projeto Centenário” que ainda é encontrado na sede da ADEALQ (Associação dos Ex-Alunos da ESALQ).

Em 1987, o Prof. Zilmar, escolhido como paraninfo dos formandos em Engenharia Agronômica, pensando em marcar sua gratidão pela honraria, lembrou-se de ter ouvido, quando aluno do 1º ano de Agronomia, contada pelo Prof. Piza, a história de um bicho que teria no corpo a letra A. De uma conversa com o Prof. Piza resultaram a confirmação da história, uma cópia da separata com a foto original da aranha, o desenho de uma aranha mais agressiva e com novas cores, uma pequena mas importante alteração no traçado a letra A e a publicação no Jornal de Piracicaba, em 17/10/1987 de uma pequena nota, escrita pelo Prof. Piza, com o título “Reencontro com Metadiaea”

A Empresa Agroceres contribuiu, com a intermediação de Décio Zilberstajn formado em 1975, oferecendo as camisetas com a estampa da Metadiaea. Os formandos as mostraram ao final da colação de grau. 

Um dos formandos da turma de 1987, Décio Suzuki, apelidado Kaki, pintou o A Encarnado e a aranha Metadiaea litterata na caixa d’água próxima ao Campus “Luiz de Queiroz”.


Texto extraído de: https://adaesalq.files.wordpress.com/2012/01/a-histc3b3ria-do-a-encarnado.pdf