Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 131

Período:  02 a 08/09/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Pavilhão Nicolau Athanassof

O Pavilhão Nicolau Athanassof foi construído em 1918 e restaurado em 2006. Seu nome é uma homenagem ao professor búlgaro que ministrou, no início das atividades da Escola Agrícola Prática de Piracicaba, disciplinas como Anatomia e Fisiologia de Animais. Athanassof foi um dos primeiros ocupantes da 5 ª Cadeira, de Zootecnia Especial, de 1908 a 1911 e, posteriormente, de 1915 a 1948. Durante muito tempo, este Pavilhão foi utilizado para aulas práticas de Exterior e Julgamento de Animais. Abriga um anfiteatro de 106 lugares e uma sala de aula com 90 ocupações, que servem de espaço para atividades de  ensino de graduação e de pós-graduação, bem como atende o Centro de Treinamento de Recursos Humanos, administrado pelo Departamento de Zootecnia (LZT), em cursos de aprimoramento técnico a funcionários rurais e a profissionais da área de Ciências Agrárias (Fonte). 

O clique desta semana é de Aluízio Borges Rezende, compartilhado pela Professora Clarice Garcia Borges Demétrio, docente do Departamento de Ciências Exatas da USP/Esalq.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Capes oferece treinamentos gratuitos no uso do Portal de Periódicos

Aproveite! A agenda de setembro está aberta.

A Capes oferece gratuitamente treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do portal! 

Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editores e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

Produtos & Serviços

Seja um autor da Série Produtor Rural

Os autores são pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Contos, recantos e vivências Casa do Estudante Universitário CEU - ESALQ/USP

A Casa do Estudante Universitário (CEU), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), completará no mês de setembro, seus 60 anos de existência. Para exaltar data simbólica, uma extensa programação foi definida pela comissão de aniversário da CEU, entre elas, o lançamento de um livro de autoria de ex-morador daquela casa.

Contos, Recontos e Vivências é o nome da obra que foi pré-lançada na Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) no último dia 19 de agosto. O autor, Ivan Chaves de Sousa, elaborou entrevistas realizadas com mais de 150 ex-moradores e agora demonstra, numa linguagem fluente e agradável, casos e acontecimentos para relatar a história desses 60 anos. A edição tornou-se possível diante do patrocínio de empresas de também ex-residentes da Casa.

Mas, o mais importante dessa iniciativa reside no fato de que os livros vendidos terão a verba destinada a um programa de bolsas de manutenção a alunos mais carentes e que têm a CEU como possibilidade de moradia para efetivar seus estudos. Na verdade, desde o princípio, o autor da obra deixou claro que abriria mão dos Direitos Autorais e que os cederia para uso da Casa.

Já o programa de acolhimento foi idealizado, há tempos atrás, por um outro ex-morador junto a Associação de Ex-alunos da Esalq (Adealq), atualmente presidida pela engenheira florestal, Helena Liva Ribeiro Braga. O programa criado é denominado Bolsa de Permanência Universitária Valdomiro Shigueru Miyada, que leva nome de seu idealizador.

Acesso Aberto (Open Access)

Direrio de livros de acesso aberto

São 60.105 livros acadêmicos revisados ​​por pares de 683 editoras.

O objetivo principal do DOAB é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados de seus livros de acesso aberto ao DOAB. 

DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto . Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros. 

O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados ​​por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.

Capacitação & Desenvolvimento

Curso de Comunicação e Escrita Científica -American Chemical Society ACS

O treinamento acontece nos dias 06, 13 e 20 de outubro de 2022.

As habilidades de comunicação e escrita científica são essenciais para o sucesso como pesquisador(a), uma vez que tais skills são fundamentais para garantir impacto e visibilidade para as pesquisas publicadas. 

Neste curso, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), serão abordados os aspectos mais relevantes para a comunicação e escrita científica, incluindo a estruturação de cada uma das sessões que compõem um artigo científico, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, além estratégias para uma escrita em língua inglesa mais efetiva.

Agenda de capacitação

Fale conosco pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 3429 4382 ramais: 208/214/221.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP oferece atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores, por meio dos Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico​.

Avisos

Horário de atendimento durante a Semana da Pátria

De 5 a 9 de setembro de 2022, o atendimento ao público na Divisão de Biblioteca será:

- Biblioteca Central: das 7h45 às 18h;

- Biblioteca Setorial do LES: das 8h às 18h.

Ressalta-se que não haverá expediente no dia 07 de setembro.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Raízen e Shell fecham parceria com a USP para transformar etanol em hidrogênio verde

Instagram

Como começar a escrever: aceitando o ranço e algumas verdades sobre a escrita científica

Blog

Qual é o escopo da F1000Research?

Cotidiano

Grupo de Estudos em Paisagismo recebe doação de equipamentos

Entre os produtos doados pela Merax estão tesouras de poda, tesouras de colheita, hidropistolas, kit de esguicho, pulverizador, vassoura metálica e engate rápido.

Na manhã desta quinta-feira, 1/9, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Merax, uma importadora de máquinas e ferramentas, formalizaram uma parceria que envolveu a doação e equipamentos ao Grupo de Estudos em Paisagismo (GEP) da Esalq.

Inserida no Programa Parceiros da Esalq, a iniciativa consiste na doação de equipamentos de jardinagem, a serem utilizados por estudantes de graduação e pós-graduação.

“Essas ferramentas serão importantes para os estudantes do GEP, que atuam na área de produção de plantas e estufas do departamento de Produção Vegetal, e nos projetos que mantemos na Esalq, como o jardim do Museu Luiz de Queiroz e o Jardim Sensorial na Equoterapia”, explica a professora Claudia Fabrino Machado Mattiuz, coordenadora do GEP.

Para o analista de marketing da Merax, Vinicius Storer, a parceria com a Esalq é uma oportunidade de aperfeiçoamento do portfólio da empresa. “Procuramos nos aproximar de parceiros que possam fortalecer a nossa atuação, bem como nos dar um retorno da qualidade dos nossos produtos. Esperamos que essa seja uma oportunidade importante para esses estudantes”.

USP em Piracicaba inscreve escolas para atividades educativas sobre sustentabilidade

Atividades acontecem no espaço Comunidade Esalq, no início de outubro, durante o evento Esalqshow; participação é gratuita mas é recomendado fazer a inscrição antecipadamente.

De 5 a 7 de outubro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realizará a 4ª edição do EsalqShow. O espaço Comunidade Esalq será um dos destaques da programação e os participantes poderão interagir por meio de jogos, visitas guiadas, oficinas e atividades práticas aplicadas a temas como cana-de-açúcar, compostagem, insetos, assentamentos agroecológicos, biodiversidade, alimentos, solos, produção intensiva de ovinos e a conexão entre pessoas e paisagens naturais.

Para participar das atividades, os grupos escolares interessados devem fazer a inscrição on-line neste link, o que facilitará o controle de acesso ao campus a pé ou por meio de transporte escolar. Caso a escola organize mais de um período de visita, deve realizar um cadastro por período.

Esalq tem premiados no Congresso Brasileiro de Entomologia

Entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2022, aconteceu no Centro de Eventos em Fortaleza, Ceará, o XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia.

Organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), o evento teve como tema Biodiversidade: Conhecer, conservar e utilizar, e proporcionou a convivência, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos, da indústria, da sociedade brasileira, América Latina e também de diversas outras partes do mundo.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi destaque na programação científica, com prêmios indicados a docentes e pesquisadores.

O professor Gilberto José de Moraes, do departamento de Entomologia e Acarologia recebeu o Prêmio de Sócio-Honorário da SEB. Os pós-graduandos do Programa de Entomologia,Rubens Hideo Kanno e Euclides de Sousa Vilanova venceram o Concurso Estudante da Pós-graduação, 1o. e 2o. lugar respectivamente. O aluno de Engenharia Agronômica e bolsista de Iniciação Científica João Vitor Souza da Cruz  ficou em 3o. lugar no Concurso Estudante da Graduação. O PPG em Entomologia foi o Campeão no EntomoQuiz, competição de perguntas e respostas sobre o tema entomologia disputada entre equipes de estudantes de Pós-graduação da área agrícola ou biológica. A aluna de Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica, Carolina Pacchioni Monteiro, foi a vencedora do Concurso Fotografia na categoria Pessoas.

Divulgação Científica

Como evitar os periódicos predatórios?

Sabemos que é muito importante apoiar e compartilhar com os pesquisadores (as) como identificar os periódicos predatórios e evitar o envio de trabalhos para essas “editoras” de origem duvidosa. 

Certamente, nos corredores da universidade ou da biblioteca você já ouviu relatos assim: “Roubaram meu artigo! O periódico não me responde mais! Paguei caro para publicar e não vou poder colocar no meu curriculum de pesquisa!”

Cair na armadilha de um periódico predatório é mais comum do que parece. Mas, o que são eles? Como identificá-los? Como evitar cair neste golpe? Onde é confiável publicar? 

Para responder a essas perguntas e nos dar mais algumas dicas valiosas, convidamos Simon Linacre, renomado profissional e autor da área, que trabalhou na Emerald durante 15 anos.

Oportunidades

Estudantes da USP podem se inscrever em programa para a criação de startups

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro; as bolsas são de até R$ 5 mil mensais.

O edital do Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo – Criação de Startup Edição 2022 está recebendo inscrições até o dia 30 de setembro. Podem participar apenas alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na Universidade de São Paulo. O projeto visa a estimular startups que tenham por objetivo desenvolver o plano de negócios passando pelo processo de pré-incubação de seis meses em uma das seguintes incubadoras: Cietec (São Paulo), Esalqtec (Piracicaba), Habits (USP Leste), ParqTec (São Carlos) e Supera (Ribeirão Preto).

As equipes devem ser compostas com no mínimo dois e no máximo seis integrantes, dentre eles alunos de graduação ou pós-graduação (sendo que não é obrigatória a mescla de alunos de graduação e pós-graduação na mesma equipe). É necessário que pelo menos metade dos integrantes da proposta tenham cursado ao menos uma disciplina de empreendedorismo ou inovação dentre as listadas no Hub USP Inovação, ou participado formalmente de uma atividade de formação de empreendedores desenvolvida na USP.

Avanços recentes nas pesquisas em genética e genômica de plantas, com ênfase em cana-de-açúcar

O encontro terá como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos e docentes.

O Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) realizará, em 9 de setembro, a série de conferências “Recent advances in plant genetics and genomics research, with emphasis on sugarcane”. O objetivo é abordar os recentes avanços na investigação genética da cana-de-açúcar. O evento tem o apoio da FAPESP e da Sociedade Brasileira de Genética (SBG).

Acontece

Desmonte das bibliotecas públicas evidencia o desinvestimento cultural e educacional no Brasil

Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o SNBP, sugerem que o Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020.

Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o SNBP, sugerem que o Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020. Especialistas da biblioteconomia alegam que o número pode ser ainda maior, devido à fragilidade do SNBP com a extinção do Ministério da Cultura e o controle pouco efetivo dos sistemas estaduais. 

Segundo Cibele Araújo, professora do curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o tanto de bibliotecas públicas brasileiras fechadas revela um desinvestimento na cultura e na educação: “As bibliotecas públicas em muitos municípios são um elo fundamental da cultura. Podem ter nessas bibliotecas ações culturais muito importantes para a formação do indivíduo, para o desenvolvimento da sua cidadania”. Algumas das atividades promovidas são saraus literários, recitais, musicais e peças.  

Um duro golpe na ciência brasileira

Conselho de Reitores divulgou um comunicado sobre medida provisória que estabelece novas regras para a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Na última segunda-feira, dia 29 de agosto, uma edição extra do Diário Oficial da União trouxe, na forma da Medida Provisória nº 1.136 de 2022, um duríssimo golpe para a ciência brasileira. A MP retira a proibição do contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), estabelecida pela Lei Complementar 177, aprovada em 2021, pelo Congresso Nacional. O FNDCT tem como objetivo financiar a inovação e projetos ou programas científicos e tecnológicos, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico do País.

Sob uma justificativa questionável de obediência ao regramento e às restrições fiscais vigentes – tendo em vista a destinação de grandes quantias para finalidades com pouca transparência – a MP contraria a Constituição Federal que, no seu art. 218, assegura que o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. A MP vai além e estabelece uma sequência de limites que contingenciam o uso dos recursos do fundo nos próximos quatro anos a porcentuais que variam de 58%, em 2023, a 88%, em 2026, dos valores globais a serem aprovados para as próximas leis orçamentárias anuais. O desbloqueio integral do FNDCT só ocorreria em 2027.

Boletim aborda o Marketing Social no meio organizacional

O Boletim MarkEsalq é uma publicação periódica do grupo de pesquisa e extensão em Marketing e Gestão, o MarkEsalq.

Marketing social no meio organizacional é o tema do mais recente boletim elaborado pelo MarkEsalq, grupo de grupo de pesquisa e extensão em marketing e gestão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Empregar os princípios do marketing tradicional para promover e engajar a audiência entorno de causas sociais. Esse é o princípio básico do marketing social, tema da publicação eletrônica que aborda conceitos ligados ao marketing social e cases de sucesso.