Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 100 

Período:  28/01 a 03/02/2022 

Fotos & Fatos

Mãe: primeiro exemplo de liderança 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Requisitos de qualidade dos fertilizantes minerais

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Este livro trata da qualidade dos fertilizantes minerais, tema que, na prática, suscita dúvidas e questões diversas nos consumidores e produtores, tais como: Porque uma mistura empedra e outra não? Porque uma mistura segrega e outra não? Uma fonte de nutriente mais econômica supre as necessidades imediatas de uma cultura? O teor de contaminante presente no fertilizante atende aos requisitos estabelecidos pela legislação vigente? Para responder objetivamente a cada uma dessas questões é necessário empregar parâmetros quantitativos que norteiam as pesquisas técnicas e científicas. 

Frequentemente, considera-se que a qualidade dos fertilizantes se expressa tão somente pela compatibilidade entre o teor presente e o teor garantido de nutrientes. Contudo, existe uma gama de parâmetros que a compõem, inclusive os de natureza física, aos quais nem sempre se dá a devida importância. O presente livro pretende oferecer uma visão abrangente sobre os requisitos de qualidade dos fertilizantes minerais sólidos. Para tanto, serão considerados os fundamentos básicos, os métodos de determinação e, sempre que possível, o emprego desses parâmetros em pesquisas envolvendo a qualidade dos fertilizantes. 

Procurar-se-á oferecer uma base para o entendimento dos parâmetros determinantes da qualidade dos fertilizantes de forma a fornecer elementos para discussões. Cada capítulo deste livro deve ser um ponto de partida, um estímulo ao aprofundamento do conhecimento e à pesquisa mais específica.

Autores:

Do engenho à mesa cultura material e indústria rural na agricultura familiar do Jequitinhonha mineiro

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Este livro reúne estudos e saberes sobre alimentos, agricultura familiar e cultura material dos engenhos do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A região é marcada pela pequena unidade familiar rural, que faz ativo beneficiamento doméstico de matérias-primas como barro, algodão, mandioca, milho, cana-de-açúcar e leite. 

Trata-se de uma produção que alimenta quem produz e que anima trocas com a vizinhança e nas feiras livres das cidades. Nesta obra, essa produção é analisada com base em estudos técnicos e depoimentos de especialistas na matéria: agricultores, artesãos, consumidores.

Acesso Aberto (Open Access)

Directory of Open Access Books

49.062 livros acadêmicos revisados ​​por pares de 683 editoras.

O objetivo principal do DOAB é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados de seus livros de acesso aberto ao DOAB. 

DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto . Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros. 

O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados ​​por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.

Divulgação Científica

Autores:

Mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar: um novo método para estabelecimento de cana-de-açúcar

Um novo método de estabelecimento de cana-de-açúcar utilizando mudas pré-brotadas (PSS) está em desenvolvimento no Brasil, exigindo menores quantidades de material vegetativo em comparação ao método convencional com tarugos.

Para atender às exigências internas e externas do aumento da demanda de etanol e açúcar, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar passa por rápidas mudanças e novas tecnologias estão sendo adotadas para aumentar a produtividade, eficiência e diminuir custos. 

Um dos principais desafios é modificar o método de estabelecimento da lavoura tradicional (Conv.) dentro dos campos brasileiros, em que pedaços de semente de talo (tarugos) são usados ​​para plantio talvez desde o período colonial. 

Um novo método de plantio de cana-de-açúcar (Novo método) está em desenvolvimento no Brasil, que se mostra como uma alternativa promissora para o estabelecimento da cultura em canaviais, baseado no uso de mudas pré-brotadas e enraizadas (PSS). O PSS é propagado a partir de uma pequena fração do colmo da cana-de-açúcar (ou seja, gema) e cultivado em viveiros, posteriormente é plantado individualmente dentro do campo.

Avisos

Funcionamento da Biblioteca da Esalq

Nosso horário continua de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Desde 03 de janeiro de 2022, o agendamento para atendimento de devolução e/ou empréstimo se tornou opcional, uma vez que também é permitido o atendimento sem horário prévio. 

Ressaltamos que, até o momento, ainda não temos uma definição quanto a permanência do usuário no interior da Biblioteca, mas antes mesmo do retorno às aulas presenciais, teremos uma informação mais precisa sobre essa questão.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Docente da Esalq integra nova gestão da USP

Instagram

Como organizar as leituras durante a Pós

Blog

Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos

Oportunidades

USP reabre inscrições para Concurso Público de Professor Doutor

Oportunidade é destinada à Escola de Engenharia de Lorena - EEL, com remuneração de R$ 10,6 mil.

A Universidade de São Paulo (USP) torna pública a reabertura de Concurso Público de nível superior que visa à admissão de Professor Doutor, para atuar no Departamento de Ciências Básicas e Ambientais.

A nota divulgada (reabertura) comunica a retomada das inscrições. Os interessados poderão se inscrever a partir das 9h do dia 3 de fevereiro de 2022 até às 16h do dia 22 de fevereiro de 2022, por meio do endereço da USP.

Há oportunidade de preenchimento de uma vaga na Escola de Engenharia de Lorena - EEL, na área de Poluição Atmosférica, com base nas disciplinas: Poluição Ambiental I; Poluição Ambiental II; Legislação Ambiental; Monitoramento Ambiental e Tecnologia de Mitigação de CO2.

Acontece

Biocarvão produzido a altas temperaturas neutraliza sedimento contaminado por chumbo

Pesquisadores da USP acompanharam os efeitos de biocarvão feito a partir de palha de cana-de-açúcar em amostras de sedimento contaminado com chumbo e arsênio.

Estudo conduzido por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba,  mostrou que o biocarvão produzido por pirólise a temperatura de 750 graus Celsius (°C) é eficiente para remediar um sedimento contaminado por chumbo.

“O biocarvão é um produto produzido a partir da pirólise (ou seja, a queima) de material vegetal e/ou animal a temperaturas entre 300 °C e 800 °C, e que pode ser usado na ‘imobilização’ de elementos potencialmente tóxicos (EPTs). Essa estratégia reduz a biodisponibilidade dos EPTs e os impede serem liberados do solo para o ambiente. A redução da mobilidade de EPTs no ambiente reduz a contaminação de água, plantas e animais; como consequência, reduz o risco de exposição aos seres humanos”, explica Matheus Bortolanza Soares, engenheiro agrônomo responsável pela pesquisa.

Esalq indica Paolinelli para o Nobel da Paz 2022

Aos 85 anos Paolinelli permanece trabalhando pela segurança alimentar no Brasil e em outras áreas tropicais.

No último dia 30 de janeiro, Alysson Paolinelli, ex-Ministro de Agricultura, teve sua nomeação protocolada pelo Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, no Comitê Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee), para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.

Para tal indicação, foram reunidas 183 cartas de apoio de organizações representando 78 países. Mais de 50% desse apoio veio de instituições ligadas a ciência, pesquisa e desenvolvimento, educação e cooperação internacional. A indicação foi assentada em um dossiê reunindo documento técnico e cartas de apoio, no total de 463 páginas.

Novo diretório global de pre-prints é anunciado

O diretório de pré-prints estará disponível ao público no final de março de 2022. Informações obtidas por meio do Boletin SciELO-Mexico.

Os pre-prints estão se tornando uma parte cada vez mais importante do panorama da comunicação de pesquisa. A publicação de pre-prints permite aos pesquisadores partilhar sua pesquisa livre e rapidamente com os colegas e a comunidade em geral. Contudo, a comunidade não dispõe de instrumento único para visualizar o cenário atual de pre-prints. 

Os registos existentes ou são abrangentes e cobrem todos os tipos de repositórios ou concentram-se em pre-prints numa única disciplina. Este diretório reunirá todos os repositórios que recolhem pre-prints em uma única base de dados, permitindo aos utilizadores escolher a plataforma mais apropriada às suas necessidades e ter uma visão geral do ecossistema de pre-prints.