Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 130

Período:  26/08 a 01/09/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Pavilhão de Agricultura 

O clique desta semana é de Aluízio Borges Rezende, compartilhado pela Professora Clarice Garcia Borges Demétrio, docente do Departamento de Ciências Exatas da USP/Esalq.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Encontre produtos de bioproteção para a sua cultura

A Dica da Semana é uma ferramenta gratuita para aumentar a conscientização e a aceptação de produtos de biocontrole e biopesticidas pelos agricultores e consultores.

O Portal CABI de Bioproteção é uma ferramenta gratuita que permite aos usuários descobrir informação sobre produtos de biocontrole e biopesticidas registrados em todo o mundo. 

Disponível online e offline, o Portal CABI de Bioproteção ajuda os agricultores e consultores agrícolas a identificar, obter e aplicar corretamente produtos de biocontrole e biopesticidas contra pragas que causam problemas nas culturas. O portal é acessível em smartphones, tablets e desktops.

Produtos & Serviços

Nosso site está de cara nova!

Visite-nos e saiba mais sobre as facilidades que disponibilizamos para você.

Nossa plataforma, agora mais interativa, com layout moderno e dinâmico, se adapta perfeitamente aos celulares, tablets ou computadores, permitindo mais comodidade ao internauta para interagir com o universo da informação.

Você também terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa história, equipe, estratégia e planos.

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Acesso gratuito ao IUPAC Standards Online na USP vai até o fim de 2022

O banco de dados IUPAC Standards Online é o único produto que permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC que até agora permaneceram não classificados dentro do enorme arquivo de Química Pura e Aplicada .

IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e recomendações da IUPAC, que são extraídos da revista Pure and Applied Chemistry (PAC). A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é a organização responsável por estabelecer os padrões em química que são internacionalmente vinculantes para cientistas da indústria e academia, advogados de patentes, toxicologistas, cientistas ambientais, legislação, etc. 

“Padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela periódica e muito mais. 

Garanta seu acesso gratuito ao banco de dados IUPAC Standards Online até 31 de dezembro de 2022. Terá então acesso gratuito a todos os artigos durante a sua visita (este processo deve ser repetido na próxima vez que aceder).

Novidades do Acervo

Autores:

Fundamentos de administração financeira

A obra nos permite conhecer, descobrir e explorar o mundo ao nosso redor no âmbito da administração financeira.

A 13ª edição de um livro que é líder de mercado nos Estados Unidos totalmente adaptada à realidade brasileira. Com a revisão técnica e coautoria do prof. Roberto Lamb, da UFRGS, esta edição já trata dos efeitos da pandemia da Covid-19. 

Conta com seis capítulos novos, abordando gestão de riscos, opções e finanças corporativas, avaliação de opções, arrendamento, fusões e aquisições e finanças comportamentais. 

O texto é sempre descomplicado e com foco no conhecimento para a tomada de decisão, sem adentrar questões puramente teóricas. Trata também da redução dos tributos sobre os lucros nos EUA, comparando-a com a tributação brasileira, tema importante quando se discute a reforma fiscal no Brasil, e incluiu considerações sobre fintechs.

Acesso Aberto (Open Access)

Como as escolas podem ajudar a combater a obesidade infantil? E-book gratuito traz dicas

Publicação de pesquisadoras da USP traz 51 atividades educativas, entre ações, programas e disciplinas, que podem ser realizadas em sala de aula, ensinando sobre alimentação saudável.

Aquele sorvete, pizza, biscoito recheado, batata frita, macarrão instantâneo, refrigerante e tantas outras guloseimas são alimentos que enganam o paladar, mas que fazem muito mal para a saúde. São alimentos ultraprocessados que devem ser evitados na dieta, pois podem causar doenças como obesidade, diabete e problemas cardíacos. A solução é adotar uma alimentação saudável, composta de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, que podem ser encontrados in natura – ou seja, que vêm diretamente da natureza e são livres de agrotóxicos ou de processos de modificação genética, os chamados produtos transgênicos -, como folhas, frutas, ovos e leite; ou ainda os alimentos minimamente processados – aqueles que passaram por etapas de lavagem, descascamento, cortes e/ou frações para o preparo em porções prontas para o consumo –, como arroz, feijão, frutas secas, sucos sem adição de açúcar, farinhas de mandioca, tapioca ou de trigo e massas frescas, por exemplo. 

O fato é que muitas pessoas não têm acesso a alimentos saudáveis, nem mesmo sabem analisar e diferenciar os tipos de alimentos, e acabam consumindo muita comida industrializada. Por isso, é importante que, desde cedo, crianças e adolescentes tenham acesso a essas informações, para evitar que cresçam se alimentando mal. Partindo dessa premissa, jogos de tabuleiro, exercícios sobre classificação de alimentos e elaboração de cartazes sobre alimentação saudável, balanço energético, guia alimentar, colesterol e até análises de rótulos – assunto muito discutido atualmente – são algumas das 51 atividades propostas no e-book Educação Alimentar e Nutricional como Estratégia para a Prevenção da Obesidade e seus Agravos – Práticas pedagógicas aplicadas à escola, que está disponível gratuitamente para download no Portal de Livros Abertos da USP. 

Capacitação & Desenvolvimento

Agenda de capacitação

Fale conosco pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 3429 4382 ramais: 208/214/221.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP oferece atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores, por meio dos Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico​.

Treinamentos de setembro do Portal de Periódicos estão com inscrições abertas

O mês de setembro apresenta muitos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES e os usuários podem acessar o cronograma e saber quais treinamentos estão com as inscrições abertas. As áreas do conhecimento abordadas em setembro são: Ciências Humanas; Ciências Agrárias; Ciências da Saúde; Engenharia e Linguística, Letras e Artes. 

Avisos

Horário de atendimento durante a Semana da Pátria

De 5 a 9 de setembro de 2022, o atendimento ao público na Divisão de Biblioteca será:

- Biblioteca Central: das 7h45 às 18h;

- Biblioteca Setorial do LES: das 8h às 18h.

Ressalta-se que não haverá expediente no dia 07 de setembro.

Reitoria restringe o uso obrigatório de máscara nos campi da Universidade

A Reitoria divulgou no dia 23 de agosto, um comunicado à comunidade universitária sobre a não obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes fechados da Universidade. 

De acordo com o texto, a exigência do uso de máscara fica restrita apenas ao transporte coletivo e aos serviços de saúde dos campi.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Futuro da agricultura é na microbiologia do solo

Instagram

Observatório da Agropecuária Brasileira

Youtube

Portais de Acesso Restrito | Estratégia de Busca | Módulo 1

Cotidiano

Pesquisador do Departamento de Ciência do Solo da Esalq se prepara para ir a Antártida

A viagem está prevista para o próximo período de verão antártico, entre outubro de 2022 e abril de 2023.

O professor José Alexandre Demattê, docente e pesquisador do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, participou, em agosto, de treinamento ministrado pela Marinha do Brasil visando preparar cientistas para expedições ao continente antártico. 

O objetivo foi conhecer a realidade local e se preparar para participar de uma das viagem previstas para o próximo período de verão antártico, entre outubro de 2022 e abril de 2023. Participaram da iniciativa mais de 130 cientistas ligados a dezenas de projetos de pesquisa diferentes.

Para Demettê, a motivação para participar da expedição partiu da "oportunidade de estudar o continente Antártico. Um continente que pouca gente conhece e o mais desconhecido do mundo".

Pesquisadores da USP criam método para plantar morangos na Lua e em Marte e são selecionados em desafio da Nasa

Desafio da Nasa e da Agência Espacial Canadense visa encontrar formas de produzir alimentos no espaço e equipe brasileira está entre as dez finalistas.

Produzir morangos na Lua ou em Marte parece ideia de filme de ficção científica, algo para um futuro bem distante. Mas pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), estão tornando essa possibilidade mais real e próxima do que se imagina.

Um grupo do Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas Ornamentais (LCTPO), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), está entre os dez finalistas de um desafio da Nasa e da Agência Espacial Canadense para produção de alimentos no espaço.

Eles construíram um protótipo que já está trazendo resultados positivos, com morangos plantados como se estivessem bem longe do planeta Terra. O equipamento também teve sucesso na produção da hortaliça taioba.

USP em Piracicaba terá atividades do Ano Internacional das Ciências Básicas

Atividades no Museu Luiz de Queiroz e Clubinho de Ciências, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, abordarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A partir desta quinta, 1º de setembro, parte das atividades realizadas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai integrar a programação do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. A iniciativa ocorre por meio do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, junto às ações do Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, vinculado ao Clubinho de Ciências.

O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e sua agência para educação, a Unesco. O evento considera que este ano será um momento-chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público em geral, da importância da ciência básica para o futuro da humanidade.

Divulgação Científica

Repositório da Produção Científica do Cruesp

O objetivo do repositório é reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.

O Repositório da Produção Científica do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo M.I.T e H.P.) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização. 

A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia aos seus usuários a busca, descoberta da produção CRUESP a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, acesso restrito ou embargado.

A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Oportunidades

De Harvard à Oxford: os melhores cursos gratuitos online

Entre os cursos online grátis disponíveis, está o renomado CS50 – aula mais popular de Harvard – com tradução para o português.

Há uma série de cursos gratuitos online de Harvard, Oxford e de outras universidades de ponta — como Yale, Princeton e MIT — disponíveis na internet. Alguns deles possuem os materiais completos, com vídeo aulas, programas, textos, e outros oferecem conteúdos parciais. Os cursos podem ser feitos a qualquer momento, você só precisa ter acesso a um computador e uma conexão com a rede.

Entre os cursos online grátis disponíveis, está o renomado CS50 – aula mais popular de Harvard – com tradução para o português. Além dele, reunimos nesta página as principais plataformas de ensino gratuito do mundo, como a edX, a Coursera, além de cursos de treinamento e aperfeiçoamento para quem está estudando para o TOEFL.

Acontece

Lei de Cotas completa 10 anos e mostra-se efetiva na promoção de diversidade e inclusão

A pró-reitora Ana Lúcia Lanna pensa no conjunto da Universidade e reconhece que incluir, ou seja, criar condições para que essa diversidade integre a Universidade, é fundamental.

A Lei de Cotas foi sancionada em 2012 e prevê a reserva de 50% das vagas de universidades e institutos federais de ensino superior a estudantes de escolas públicas. Nessa reserva, estão incluídas regras para destinar vagas a alunos de baixa renda, além de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. De acordo com José Marcelino de Rezende Pinto, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, a Lei de Cotas existe em função de diversos elementos, mas possui dois fatores principais: “O primeiro foi a constatação através de pesquisas de que o vestibular não é um sistema justo de seleção. Fatores associados à escolaridade dos pais — que no Brasil está associada ao nível de renda — têm influência nas condições do estudante.”

Além disso, ele menciona que o Brasil é um país que possui uma relação muito baixa entre o número de matrículas na educação superior e a população na faixa correspondente — geralmente de 18 a 24 anos. Conforme dados de um estudo da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, a taxa bruta de matrícula é de cerca de 34%. Para Rezende, o vestibular se revela como um filtro socioeconômico e racial e as cotas são uma medida para tornar essa disputa mais justa.

USP lança programa para empresas e pessoas físicas financiarem bolsas para alunos vulneráveis da universidade

Batizado de ‘USP Diversa’, programa pretende oferecer bolsas no valor de R$ 800 mensais para que alunos pobres possam financiar período de estudos. Empresas como Itaú, Santander, Deutsche Bank e Dow Química já aderiram à iniciativa.

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou o lançamento, nesta quarta-feira (31), de um programa de doação para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em financiar bolsas para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Batizada de "USP Diversa", a iniciativa pretende oferecer bolsas de R$ 800 mensais para que alunos vulneráveis possam financiar o período de estudos na universidade.

O projeto quer beneficiar, principalmente, alunos que tenham estudado em escolas públicas, em complemento a outras iniciativas de apoio da universidade relacionadas à permanência dos estudantes nos cursos.

Pesquisa traça perfil de pesquisadores brasileiros em início e meio de carreira

O professor Marcelo Mori: questionário leva cerca de 15 minutos pra ser respondido.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) está realizando uma pesquisa para mapear o perfil dos cientistas brasileiros em início e meio de carreira. O levantamento tem o objetivo de identificar os principais desafios da carreira científica com vistas à elaboração de políticas públicas para o setor. O estudo é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com o grupo Parent in Science, além de contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Nossa ideia foi formular questões que ajudassem a definir melhor o perfil do pesquisador em início de carreira no Brasil, o que culminou na elaboração desse questionário. Pretendemos ter elementos para, eventualmente, subsidiarmos estratégias de financiamento de pesquisa e iniciativas do poder público a fim de incentivar esses pesquisadores", explica Marcelo Mori, professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e membro afiliado da ABC.