Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 213

Período: 03 a 09/05/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Alameda das Palmeiras

A fotografia da edição 213 do Dicas & Notícias é de Carlos Roberto Macedonio, funcionário do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, que capturou o despertar de um novo dia no campus, com destaque para a alameda das Palmeiras. 

A Palmeira Imperial é uma das mais belas e imponentes espécies de palmeiras, chegando até a 50m de altura. Originária das Antilhas, é também conhecida como Palmeira Caribenha e Palmeira Real Sulamericana

D. João VI plantou, em 1809, a primeira palmeira trazida das Antilhas, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, chamada "Palma-Master". Para se ter uma idéia da longevidade dessa espécie, a "Palma-Master" morreu devido a um raio, em 1972, durando 163 anos. O estipe quando novo, é dilatado na base, passando quando adulto, a ser regularmente cilíndrico, com um diâmetro (DAP) próximo a 60 cm.

Suas folhas são pinadas, muito longas, com cerca de 5 m de comprimento. Quando adulta, a coroa de folhas não esconde a região do palmito, que é plenamente visível, característica fundamental para a identificação da espécie, a campo. É uma planta monóica. A inflorescência é infrafoliar, de 1 m de comprimento, produzida quase que o ano todo e protegida por uma espata esverdeada que se desprende no início da abertura das flores, que são de coloração creme.

Os frutos são globosos, pequenos e pretos, amadurecendo desde o final da primavera até os meses de maio a junho. Nas regiões de origem, o estipe e as folhas são usadas em construções rústicas e o palmito serve como alimento. No Brasil é usada apenas como planta ornamental. 

Fonte: Trilhas da Esalq

Compartilhe seu clique!

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Destaque

A Professora Aline Silva Mello Cesar fala sobre suas publicações na Série Produtor Rural

Em entrevista no Biblioteca em Foco, a Professora Aline abordou temas sobre biologia molecular, fraude em alimentos de origem animal, e alimentos funcionais

Na segunda edição do programa "Biblioteca em Foco", uma parceria entre a Divisão de Comunicação e a Divisão de Biblioteca da Esalq, a Professora Aline Silva Mello Cesar, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, apresentou importantes aspectos relacionados à sua área acadêmica. Em uma entrevista conduzida por Marcia Saad, Chefe Técnica da Biblioteca, a docente destacou assuntos de 3 publicações da Série Produtor Rural sobre Biologia Molecular, Fraude em Alimentos de Origem Animal e Alimentos Funcionais, todas de sua autoria em parceria com outros colaboradores.

Durante a conversa, a professora enfatizou a relevância da biologia molecular na compreensão dos processos bioquímicos envolvidos na produção de alimentos para nutrição humana. Outro tema abordado foi fraude em alimentos de origem animal e seu impacto na economia e na saúde das pessoas, fornecendo importantes dicas para o consumidor na hora das compras. Mencionou as dificuldades nos processos para identificação de falsificações neste segmento alimentício, ressaltando a necessidade de medidas mais rigorosas de controle e fiscalização para proteger os consumidores e manter a integridade dos produtos.

Além disso, a entrevista explorou a obra sobre alimentos funcionais, cujos benefícios para a saúde vão além das necessidades nutricionais básicas, destacando as potenciais aplicações no contexto da alimentação saudável e preventiva. Vale lembrar que as obras apresentadas no programa estão disponíveis gratuitamente para download no Portal de Livros Abertos da USP

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ desde 1997, que se destaca pela sua linguagem simples e clara, atendendo às demandas por conteúdos na área agrícola, especialmente voltados para pequenos produtores rurais e agricultores familiares. 

A coleção completa está disponível para venda e também para download no site da Divisão de Biblioteca, oferecendo um catálogo de temas variados àqueles interessados no desenvolvimento sustentável da agricultura e na promoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Link

Produtos & Serviços

Acesso aberto à Plataforma Scopus AI até 06 de junho de 2024

Não importa se você pretende se atualizar rapidamente em um novo campo ou encontrar colaboradores interdisciplinares para levar sua pesquisa adiante, a Scopus AI pode ajudar

Atá 07/06/2024, a Elsevier oferecerá acesso aberto à Plataforma Scopus AI para comunidade USP. Esta ferramenta combina inteligência artificial generativa com a confiável base de literatura científica Scopus, fornecendo respostas rápidas e embasadas em conhecimento científico revisado por pares. 

Destaca-se que a plataforma fornece resumos concisos e confiáveis para suas consultas. O acesso é feito por meio do IP da USP e o link é o mesmo da plataforma Scopus.

Dúvidas? Utilize os serviços de WhatsApp, Pergunte à Bibliotecária ou acesse as vídeo aulas através do nosso canal Youtube!!! 

Link

Novidades do Acervo

Florestas do Estado de São Paulo

Uma experiência multidisciplinar em 40 hectares de parcelas permanentes

Restam poucos remanescentes florestais de grande extensão no Estado de São Paulo, presentes em algumas regiões serranas e áreas alagadiças. O entendimento dos processos reguladores da dinâmica florestal e os mecanismos que promovem e mantém essa diversidade são fundamentais para a definição de ações de conservação, manejo e recuperação. 

O projeto temático Diversidade, Dinâmica e Conservação em Florestas do Estado de São Paulo visou realizar a caracterização ambiental detalhada das quatro principais formações florestais existentes no Estado, e os resultados dos oito anos de pesquisa são apresentados neste livro-síntese, com o objetivo de colaborar com outras iniciativas de estudos transdisciplinares a longo prazo no Brasil.

Texto: divulgação

Link

Capacitação & Desenvolvimento

Mendeley Reference Manager

O novo Mendeley Reference Manager foi desenvolvido para que você possa gerenciar suas referências de maneira ainda mais rápida e eficaz

A versão Mendeley Desktop foi descontinuada desde setembro e não está mais disponível para download.

Na nova versão Mendeley Reference Manager, o plugin de instalação para citação e referência é o “Mendeley Cite”, podendo ser instalado através do app Source da microsoft mediante cadastro prévio.  

Mendeley Cite é compatível com Office online, Word versões superiores a 2016 e com o aplicativo Word para iPad.

Além disso, destacamos a funcionalidade “Notebook. Nele é possível inserir trechos e citações de documentos relacionados a sua pesquisa. E mais, mendeley permite exportar essas informações em arquivo texto para compor em seu trabalho. 

Quer saber mais? Pergunte a equipe da biblioteca ou acesse as vídeo aulas através do nosso canal Youtube!!! 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Sem manejo adequado, Cerrado se descaracteriza e área fica menos resiliente às mudanças no clima

Facebook

Na era da inteligência artificial, como fica a segurança de dados?

Facebook

Técnica avalia estabilidade do solo em área degradada por mineração

Acesso Aberto

Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos

Com a participação de 51 pesquisadores, a obra traz 26 ensaios que compreendem os cinco primeiros anos da cátedra, período em que o Itaú Social foi parceiro do IEA na iniciativa

Ao registrar a história da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, esta coletânea tem como objetivo oferecer não só um registro de algumas realizações, mas também refletir sobre os caminhos percorridos e levantar questões de futuro. 

Como subsídio para esse tão necessário pensamento estratégico e crítico sobre a Educação e seus desafios, pretendemos apresentar uma parte da produção acadêmica dos seus membros, além dos principais desenvolvimentos neste período inicial de sua fundação e consolidação. 

Com esse espírito, este volume compreende uma compilação de textos organizados em quatro conjuntos distintos, proporcionando uma visão abrangente sobre aspectos conceituais e temáticos, desafios e perspectivas de futuro no âmbito da Educação.

Divulgação Científica

Madeira do eucalipto jovem tem novas aplicações na construção civil

Utilizando técnicas adequadas, o eucalipto jovem, considerado uma madeira fraca e de baixa qualidade, pode servir de matéria-prima para fabricação produtos engenheirados para fins estruturais

O Brasil é o maior produtor do mundo de eucalipto proveniente de florestas renováveis, mas o recurso não é explorado em toda sua potencialidade. No País, ele é utilizado quase que apenas para produção de papel de celulose, bioenergia e painéis reconstituídos. Mas a madeira de eucalipto jovem, de sete anos, poderá ter novas finalidades no setor da construção civil, na fabricação de produtos engenheirados de classe estrutural, como vigas e colunas, que são obtidas através do processamento industrial da madeira bruta do eucalipto de curto ciclo. A proposta vem de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em parceria com a Universidade de Stellenbosch, na África do Sul. Com técnicas adequadas, os nós e o empenamentos, características que fazem do eucalipto de curto ciclo uma madeira fraca e de pouca qualidade, são praticamente eliminados, o que lhe confere alto valor agregado.

Segundo o autor da pesquisa, Bruno Balboni, “a madeira de eucalipto jovem pode ser bastante resistente e, às vezes, até superior à madeira de Pinus (pinheiro), a árvore plantada mais utilizada no Brasil para produtos estruturais, mas que leva cerca de 20 anos para atingir a idade de colheita e ser utilizada industrialmente.”

De acordo com o o engenheiro florestal, os nós enfraquecem a resistência da madeira e os empenamentos dificultam o uso, afetando diretamente seu valor, principalmente quando o uso final são estruturas de edificações, onde a resistência é fundamental. Em busca de soluções para aproveitar esse recurso abundante no Brasil, o engenheiro florestal começou selecionando alguns clones de eucalipto (variedades), entre os inúmeros plantados para geração de bioenergia, para verificar se alguns deles teriam características apropriadas para o uso de madeira estrutural.

Cotidiano

22ª Semana Nacional dos Museus

No dia 18 de maio de 2024, às 18h, acontece o "Sábado no Museu: uma noite de ciência"

De 13 a 19 de maio, é comemorada a Semana Nacional dos Museus de 2024. Em sua 22ª edição, o tema a ser trabalhado será “Museus: educação e pesquisa”. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz preparou uma programação especial para este período.

Confira:

Sábado no Museu: uma noite de ciência

O Museu “Luiz de Queiroz” e o Clube de Ciências, por meio das práticas do grupo de extensão e pesquisa CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba, realizarão um evento especial, comemorando o dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus.

USP em Piracicaba mostra ao público riqueza de espécies de árvores do campus Luiz de Queiroz

Atividades nos dias 11 e 25 de maio serão realizadas com linguagem acessível ao público e envolvem botânica, introdução à flora brasileira, identificação de plantas e cadastro de árvores

Palestras e vivências ao ar livre farão parte de uma jornada, nos dias 11 e 25 de maio, dedicada a explorar a riqueza das espécies arbóreas que compõem o Parque do Campus da USP em Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Por meio de atividades interativas, realizadas entre 9 e 12 horas, o evento busca apresentar ao público, de forma acessível e lúdica, a diversidade de árvores existentes na instituição. As palestras serão realizadas com linguagem compreensível a todos, independentemente da formação. Não é necessário fazer inscrição.

Cada dia do evento contará com três palestras breves, com duração de 20 minutos, e que abordarão os temas: introdução à flora brasileira, botânica geral aplicada à identificação de espécies vegetais, o cadastro das árvores do Parque da Esalq, além de uso de aplicativos de celular para armazenar, compartilhar e identificar espécies de plantas.

As palestras serão seguidas de uma pausa e de uma vivência de 1h30 chamada Caça às árvores!, conduzida por professores e alunos da Esalq no próprio Parque da Esalq, ao redor do Pavilhão de Horticultura. Os participantes receberão fichas com informações sobre as árvores a serem encontradas, abrangendo características dos órgãos vegetais, folclore, usos medicinais e culinários.

Ainda durante a atividade, todos poderão explorar como é feita a tomada de imagens usando o aplicativo gratuito Pl@ntNet (disponível para os sistemas Android e iOS), onde fica o armazenamento dessas imagens e como obter sugestões de identificação. Os participantes também serão instruídos sobre a melhor maneira de tornar essas imagens (órgãos vegetais de interesse, distância ideal da planta, iluminação e foco), visando à aplicação dos conceitos abordados durante as palestras.

CINEsalq apesentará Pobres Criaturas

Baseado no romance de 1992 de Alasdair Gray, o enredo segue Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que ganha vida através de um transplante de cérebro e embarca em uma odisseia de autodescoberta

O CINEsalq apresentará, no próximo dia 15 de maio de 2024, às 17h45, o filme Pobres Criaturas, vencedor de 4 estatuetas do Oscar 2024 (Melhor Atriz com Emma Stone, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino).

“Poor Things", ou Pobres Criaturas, é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo de Alasdair Gray. Ambientado na Escócia vitoriana, o filme segue a história de Bella Baxter, uma mulher que é ressuscitada pelo excêntrico Dr. Godwin Baxter após sua morte prematura. Com uma nova vida e identidade, Bella se envolve em uma trama de amor, ciúmes e vingança, enquanto questiona sua própria humanidade e liberdade. No entanto, seu destino toma um rumo inesperado quando segredos do passado vêm à tona, desencadeando uma série de eventos dramáticos e emocionantes.

O Projeto CINEsalq oferece ao público a oportunidade de cinema gratuito com filmes atuais intercalando temáticas sociais, culturais, ambientais com a proposta de ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos alunos e incentivar a formação crítica e apreciativa. Durante a sessão, ocorrerá distribuição gratuita de pipoca. Para os estudantes da Esalq, será emitido certificado de presença. A atividade integra a Agenda Cultural 2024 do campus Luiz de Queiroz, com organização da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitára da Esalq.

Radar

Oficinas auxiliam alunos da USP a criar propostas coerentes para projetos de pesquisa

Laboratório da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece três encontros on-line com atividades práticas para ajudar os participantes a escrever projetos de pesquisa e entender suas normas

Dirigida a estudantes de graduação da USP, uma série de aulas teóricas on-line promovidas pelo Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vão ajudar a escrever projetos de pesquisa, habilidade exigida no meio acadêmico. Os encontros terão duração de duas horas cada, das 14 às 16 horas, totalizando três encontros às terças-feiras, nos dias 21 e 28 de maio e 4 de junho, com certificado de seis horas para os participantes.

Trata-se da segunda edição do curso Projeto de pesquisa: como elaborar uma proposta coerente?, iniciativa que busca estimular discussões em grupo sobre temas como O que é um projeto de pesquisa?, Por que esse gênero é tão importante? e Quais são as possibilidades de bolsa para Iniciação Científica? Outras aulas vão abordar as seções que fazem parte de um projeto, como Introdução, Objetivos, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados Esperados e Cronograma.

Os alunos participantes também terão conhecimento das normas da ABNT exigidas para esse tipo de produção e, em cada dia de oficina, serão propostas pequenas atividades práticas de escrita.

Cruesp emite nota sobre importância da manutenção do financiamento à Fapesp

A manifestação se refere à proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, que inclui artigo que permite reduzir os repasses do Governo Estadual para a Fundação

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou hoje, dia 9 de maio, um comunicado a respeito da manutenção do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A manifestação do Conselho se refere à proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa, que inclui artigo que permite reduzir o repasse de 1% das Receitas Tributárias do Estado à Fundação, determinado pela Constituição Paulista, para 0,7%.

Evento on-line trata das tecnologias empregadas na inteligência artificial generativa

Assunto será tema de palestra no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos no próximo sábado, 11 de maio, a partir das 10 horas

O desenvolvimento da inteligência artificial está intimamente ligado ao aumento da capacidade dos equipamentos computacionais, que precisam extrair regras e padrões de um conjunto cada vez mais massivo de dados. Explicar quais são as principais tecnologias empregadas por quem atua no ramo da inteligência artificial generativa é o principal objetivo de um evento on-line gratuito que acontecerá no próximo sábado, 11 de maio, a partir das 10 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Durante o evento, o gerente de relacionamento com desenvolvedores na NVidia para a América Latina, Jomar Silva, vai mostrar por que as unidades de processamento gráfico, conhecidas como GPUs (sigla para graphics processing unit), são tão importantes para a área de inteligência artificial. Ele também apresentará algumas tecnologias criadas pela NVidia, atualmente, a empresa que mais cresce no mundo, reconhecida como a gigante dos chips para inteligência artificial. Silva é especializado em softwares de código aberto e inteligência artificial, atua como mentor na área, enfatizando a co-criação e o poder das comunidades.

A iniciativa faz parte do ciclo de palestras da disciplina Tendências e Mercado em Inteligência Artificial e Big Data, que discute temáticas atuais e contribui com a capacitação dos profissionais que cursam atualmente o MBA em Inteligência Artificial e Big Data, uma especialização oferecida na modalidade de educação a distância pelo ICMC. A mediação ficará por conta da professora Solange Rezende, que é coordenadora do MBA.

Sobre preprints, periódicos, acesso aberto e avaliação da pesquisa: as repercussões da decisão da Fundação Gates

A Fundação Bill e Melinda Gates, que faz parte da cOAlition S, anunciou recentemente a publicação de sua nova política de Acesso Aberto,2 que passa a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2025

Em setembro de 2018, instituições e organizações de ciência da Europa com o apoio do European Research Council, a Comissão Europeia e a cOAlition S lançaram o Plano S para acelerar a transição para o acesso aberto. O Plano S estabelecia que, a partir de janeiro de 2020, as publicações científicas resultantes de pesquisa financiada com recursos públicos deveriam ser publicadas sem embargo em periódicos ou plataformas de acesso aberto. Pouco depois, Richard Sever, do Cold Spring Harbor Publisher e do bioRxiv sugeriu utilizar servidores de preprints como alternativa aos periódicos no Plano S: “bastaria impor através de um mandato a deposição de preprints […]. Benefício colateral: acelerar a ciência massivamente…”1 e o denominou Plano U.

A cOAlition S, em 2023, elaborou uma extensa proposta para atualizar e acompanhar as mudanças na ciência e no panorama mundial ocorridas desde 2020. Elas incluem, entre outras, a publicação de informes de avaliação por pares, de todas as versões dos artigos resultantes das pesquisas financiadas pelo consorcio e o incentivo para utilização de servidores de preprints. A proposta encontra-se em análise pelos financiadores do consórcio e se aprovada, passará a vigorar a partir de junho de 2024.

A Fundação Bill e Melinda Gates, que faz parte da cOAlition S, anunciou recentemente a publicação de sua nova política de Acesso Aberto,2 que passa a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2025. O ponto principal de sua nova política reside no fato de que não financiará mais APCs (article processing charges, taxas de processamento de artigos) de periódicos de acesso aberto – e priorizará a adoção de preprints, se antecipando à decisão da Comissão Europeia: manuscritos deverão ser disponibilizados tão logo estejam concluídos em um servidor de preprints sob uma licença CC BY.

Evento discute forças-tarefa contra as mudanças climáticas e combate à fome e à pobreza

Organizado pela Cátedra Josué de Castro e pelo INCT Combate à Fome, ligados à Faculdade de Saúde Pública da USP, debate on-line será realizado no dia 16 de maio, às 9h, via Zoom; inscrições são gratuitas

Pesquisadores, ativistas alimentares, autoridades públicas, organizações internacionais, redes internacionais de sistemas alimentares e clima e representantes dos grupos de trabalho do G20 discutirão duas importantes forças-tarefa, criadas pela presidência brasileira no G20 deste ano: a Mobilização contra as Mudanças Climáticas e a Aliança contra a Fome e a Pobreza. O debate on-line ocorrerá no dia 16 de maio, quinta-feira, às 9h, com o tema Enfrentando a monotonia do sistema alimentar: Oportunidades de ações nas iniciativas da presidência brasileira do G20. O evento será transmitido via Zoom, e é necessário fazer inscrição neste link. 

O contexto atual traz a oportunidade de uma revisão mais profunda do modelo global de sistemas alimentares, marcado por uma monotonia de consumo e produção alimentar, gerando graves efeitos para a saúde pública e o equilíbrio das fronteiras planetárias. Os sistemas alimentares predominantes são caracterizados pela dependência de combustíveis fósseis (como fertilizantes e pesticidas derivados de combustíveis fósseis), uma produção focada em commodities, alimentos industrializados (principalmente ultraprocessados) e pecuária intensiva, resultando em poluição ambiental, perda da biodiversidade e dos problemas sociais e de saúde.

Os organizadores do evento entendem que a questão deve ser enfrentada com rigor pelo G20 e que as soluções para enfrentar a monotonia dos sistemas agroalimentares podem e devem vir de experiências bem-sucedidas no Sul Global.

O seminário é promovido pela Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP; pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Combate à Fome (sediado na FSP-USP); pelo Instituto Comida do Amanhã; pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) – Sustentabilidade; pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); e pelo Instituto Fome Zero.