Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 145

Período: 09 a 15/12/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Solo sob irrigação por aspersão na ESALQ

O clique desta semana é de Henrique Nery Cipriani, doutorando do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), que registrou um dos métodos que simula o efeito da chuva para irrigar o solo

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Especial

Exemplo de resiliência

Por Evaristo Marzabal Neves

As fotos tiradas pelo Carlos Veríssimo, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP, no mesmo cenário do bosque entre a Casa do Estudante e a guarita de entrada no Campus em tempos diferentes são exemplos de resiliência.

Na literatura, sobre a árvore, há inúmeros registros que revelam a sua importância para o meio ambiente e para a saúde física e mental. Por exemplo: “A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta”...”As árvores são capazes de realizar fotossíntese e, neste processo, as árvores são capazes de absorver a luz solar e o gás carbônico do ar e liberar, durante o processo, o gás oxigênio, vital para a existência do ser humano”...”Além de sua própria beleza, as árvores tem funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, manter o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais”...”As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio de nosso planeta. Além disso, apresenta aplicabilidade, como o fornecimento de madeira, o carvão, os frutos, as flores e as matérias primas para a fabricação do papel, remédios e uma infinidade de produtos”...”É fundamental preservá-las, estimular campanhas de reflorestamento e também ensinar as pessoas sobre a importância desses seres vivos por meio da educação ambiental”. Poderia buscar apoio em outras citações, porém só evidenciaria sua importância vital para a sobrevivência dos seres humano e animal.

Nos dias atuais cresce também sua importância na aplicação terapêutica e como exemplo de resiliência. Hoje há organizações que oferecem cursos, abrigo, cultura, recreação e atividades físicas em ambientes rurais, evidências da importância do convívio com a natureza e sua influência na saúde física e mental. Caminhadas, a prática de meditação e ioga entre árvores ou contato com a natureza. De um terapeuta ouvi certa vez: “Toque uma árvore por alguns instantes... Relaxe...Feche os olhos...Aspire por alguns segundos e expire por três vezes...Circula bons fluídos e energia positiva nestes momentos...calmante certo para a melhoria da saúde mental.

Como exemplo de resiliência, registro com um fato. Num dia do outono, ao descer a escadaria do Prédio Central, avistei cerca de 30 crianças do ensino fundamental, idades variando de 7 a 9 anos, e três professoras da E.E. Honorato Faustino. Estavam contemplando o Mausoléu que guarda os restos mortais de Luiz de Queiroz e de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz. Perguntei às professoras se poderia conversar com eles e permitiram. Perguntei o que representava a árvore em suas vidas. Um respondeu oxigênio, outro produção de frutas e foi só. Fui discorrendo, rapidamente, sobre as inúmeras qualidades da árvore e sua importância para a saúde física e mental.

A última qualidade foi enfatizar que a árvore é um bom exemplo de resiliência. Um, perguntou a Professora o que é resiliência. Expliquei, solicitando que olhassem as árvores no entorno do gramadão e outras que poderiam ser vistas. A paisagem era de árvores com folhas amarelecidas, secas e muitas no chão. Basta a entrada da primavera, considerada a estação da vida, primeiras chuvas e as folhas ao redor da árvore para ela voltar a ficar com folhas verdes. Quem adubou/alimentou estas árvores, algumas quase centenárias? Resposta: A própria natureza, Expliquei que era um símbolo de resiliência, pois ganhou vida com recursos da própria natureza (chuva, folhas secas como adubo e outros recursos naturais, intrínsecos em seu porte). E assim, ano após ano, ressurge verdejante com a estação da primavera. Quando se espera que esteja morrendo no inverno, pronta para serem cortadas, ganha forças naturais, resistência e determinação para viver com a chegada da primavera. A árvore nada mais é do que um educativo exemplo de resiliência.

Essas qualidades e características das árvores serão exploradas no universo infantil (visitas de crianças de creches e do ensino fundamental em nosso Campus), quando diante de nosso parque. É expressar e vivenciar culto a natureza, principalmente após a pandemia, onde foi diagnosticado um déficit da natureza na sua formação no período de lockdown e isolamento social.

As fotos tiradas pelo Carlos Veríssimo, mesmo cenário do bosque entre a Casa do Estudante e a guarita de entrada no Campus em tempos diferentes são exemplos do exposto sobre resiliência. A primeira, árvores desfolhadas, praticamente sem vida, foi tirada em plena estação do inverno na primeira quinzena de agosto, enquanto a segunda, em plena estação da primavera, meados de novembro.

-------------------------------

Obs. Na literatura científica se encontra que: “Com a chegada do outono, algumas árvores se preparam para o inverno. Os nutrientes vão saindo lentamente das folhas para os ramos da árvore, tronco e raízes, onde são armazenados e protegidos de forma segura do frio, geada ou neve. Por esse motivo é muito comum em lugares de clima temperado a coloração das folhas mudarem e muitas caem desfolhando as arvores. O outono e inverno são considerados as estações de dormência das plantas. Quando chega a primavera e as primeiras chuvas, as árvores utilizam os nutrientes guardados para emitir novas folhas”.

Dica da Semana

Divisão de Biblioteca oferece 6 bolsas remuneradas a estudantes de graduação da Esalq/USP

A Bolsa de Atividade Acadêmica terá o valor mensal de R$500,00.

A Comissão de Bolsas e Estágios (CBE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com base nas propostas do Plano de Metas da USP e da ESALQ, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos a bolsa de Atividade Acadêmica, para a vigência de 02/janeiro/2023 a 31/julho/2023.

O Programa de Bolsas de Atividade Acadêmica é voltado para o desenvolvimento da capacidade analítica e das habilidades pessoais no gerenciamento de processos dos estudantes de graduação do ensino superior.

Precisa formatar seu TCC nas normas ABNT?

Conheça mais uma das facilidades da sua biblioteca.

A biblioteca oferece guias de instruções para estruturar os trabalhos acadêmicos, segundo as normas vigentes. Utilize a "Folha de estilo" em word, elaborada de acordo com a formatação ABNT, de modo a otimizar o seu trabalho e facilitar a escrita.

Siga estes passos:

Produtos & Serviços

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Empréstimo

Além das coleções digitais, mais de  436.000 livros impressos estão disponíveis na biblioteca para empréstimo.

Agenda de capacitação

A Biblioteca capacita docentes, alunos e funcionários sobre como encontrar, obter, usar, gerenciar e publicar informações científicas com eficiência. 

Governança

Queremos ser reconhecida pelos nossos clientes e pela sociedade como uma biblioteca com recursos inovadores de informação e comunicação, por meio de um atendimento ágil e eficiente.

Campanhas & Eventos

Está com material atrasado? Está bloqueado para empréstimo?

Doe 2 litros de leite para cada material atrasado e fique livre da suspensão.

De 28/11 a 16/12/2022, das 07h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promove a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento

As pessoas inscritas nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado à entidade assistencial Obras Amor de Maria, localizada à rua Mato Grosso, 04, Piracicamirim, Piracicaba, SP. 

A ação também está aberta a todos que tiverem interesse em realizar a doação. 

Série Produtor Rural: 25 anos

Uma publicação engajada no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural.

Publique sua experiência acadêmica conosco! Assim, você estará contribuindo com o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autor:

Merdado financeiro

Localização no acervo: Biblioteca Les (332.6 A844m15 117953).

Este livro oferece uma visão ampla e moderna dos mercados financeiros e de capitais, abordando o funcionamento de suas instituições e operações financeiras e estudando os principais modelos de avaliação dos ativos negociados e de seus riscos. 

O autor adota como premissa para o moderno estudo dos mercados financeiros um modelo de desenvolvimento econômico baseado principalmente na participação do setor privado. Procura, em essência, esclarecer as seguintes questões: como funcionam os mercados financeiros; qual sua participação e importância no desenvolvimento da economia e no contexto de seus diversos agentes; como são avaliados os instrumentos financeiros negociados no mercado; como são tomadas as decisões financeiras e estabelecidas as estratégias de investimentos; como utilizar os mercados financeiros e de capitais na gestão de risco. 

Série Produtor Rural

Série Produtor rural lança exemplar sobre Biologia Molecular

De maneira didática, a publicação que envolve questões como informação genética e organismos geneticamente modificados explica, por exemplo, a possibilidade de conferir a origem de um alimento ao atestar se o queijo comercializado foi produzido a partir de leite de vaca, búfala ou cabra, ou se a linguiça de suíno contém somente carne de suíno sem adição de outras espécies animais.

Biologia Molecular é a ciência que estuda as moléculas da vida responsáveis pela duplicação, leitura e tradução da nossa informação genética. Esse código é uma combinação de quatro diferentes letras, A, C, T e G formando uma sequência de aproximadamente três bilhões destas letras. As letras em referência representam as moléculas de Adenina, Citosina, Timina e Guanina e a sequência do código formada por elas se chama informação genética ou DNA (ácido desoxirribonucleico).

A definição apresentada inicia a publicação ‘Biologia Molecular’, exemplar número 74 da Série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca da Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A autoria é de Aline Silva Mello Cesar, docente do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, e de Gabriel Costa Monteiro Moreira, pós-doutorando – Unit of Animal Genomics – GIGA / University of Liège (Uliège).

Acesso Aberto (Open Access)

Oasisbr: Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

O Portal reúne mais de 2 milhões de documentos de acesso gratuito.

O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.

Deste modo, o Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos.

Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Ressaltamos que nesse período as renovações serão ilimitadas. Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Google Acadêmico lança métricas de revistas de 2022

Instagram

Biblioteca Central recebe visita de alunos do Estado do Mato Grosso do Sul

Youtube

Mensagem de Boas Festas aos nossos clientes e parceiros

Cotidiano

Estudo mapeia o mercado de flores comestíveis

Para mapear o atual mercado brasileiro de flores comestíveis, Laís aplicou um questionário on-line com 604 pessoas, de diferentes regiões, faixas etárias e escolaridade. 

Fatores nutricionais, sustentabilidade no processo de produção e curiosidade motivada pela mídia são os principais aspectos que explicam a aceitação do consumidor brasileiro pelas flores comestíveis. 

Esse é o resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de autoria da engenheira agrônoma Lais Rossetto, com orientação do professor Ricardo Alfredo Kluge, do departamento de Ciências Biológicas.

“A busca dos consumidores e chefs por novas cores, sabores, texturas e sensações, associada ao estilo de vida mais saudável, divulgação em mídias sociais e programas gastronômicos, auxiliaram no crescimento deste mercado”, aponta a autora do estudo.

Segundo Laís Rossetto, há registro do uso de flores comestíveis desde 3000 a.C., associadas ao potencial medicinal e nutricional. “Assim, a frequência no consumo tornou o uso de alcachofra e couve-flor algo convencional, por exemplo. Já as rosas, as begônias e o amor-perfeito foram perdendo sua soberania e retornam à popularidade há alguns anos como tendências gastronômicas”, complementa.

Qual o valor de uma árvore?

A valoração em Piracicaba teve como ponto inicial uma base de dados com registro de 60.146 árvores urbanas localizadas em calçadas. “Esse conjunto pode retornar ao município aproximadamente R$ 41 milhões (USD 8,2 milhões) por ano em serviços ecossistêmicos”.

Um novo método de valoração monetária da arborização, aplicado no município de Piracicaba, estimou um retorno de R$ 41 milhões por ano em serviços ecossistêmicos. “Áreas arborizadas exigem menor investimento do poder público em manutenção de vias, além dos benefícios para a saúde humana”, pondera o autor do estudo, o engenheiro florestal Flavio Henrique Mendes. (clique aqui e ouça entrevista com o pesquisador)

O método foi desenvolvido durante seu doutorado, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e acaba de ser publicado na revista Labverde (acesse aqui). Orientada pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do departamento de Ciências Florestais, a pesquisa desenvolveu um método simplificado de valoração baseado na relação entre a área da copa, o Índice de Área Foliar (IAF) e um parâmetro médio R$/m2 de copa encontrado na literatura, ou seja, na magnitude da copa, uma vez que a maior parte dos serviços ecossistêmicos provém dela.

Método acessível – Na prática, o pesquisador utilizou um método bastante acessível à população em geral. “O IAF pode ser estimado por meio de lentes olho de peixe a um preço razoável (menos que R$ 25,00), enquanto que a área de copa medida in loco (ou calibrada no passo)”, explica o engenheiro florestal.

Divulgação Científica

Sensor fixado às folhas monitora de modo contínuo perda de água em culturas agrícolas

Tecnologia utiliza eletrodos nas folhas para acompanhar saúde do vegetal e pode apoiar a gestão de decisões de olho na sustentabilidade das plantações, segurança alimentar e crescimento econômico.

Pesquisadores da USP criaram sensores fixados nas folhas (eletrodos vestíveis) que acompanham, em tempo real, a perda de conteúdo de água em culturas agrícolas. O novo método, testado em laboratório com soja e cana-de-açúcar, pretende apoiar a gestão de decisões na agricultura de precisão e permitir que ações preventivas e corretivas sejam aplicadas com maior eficiência em um intervalo de tempo reduzido sem interferir na saúde das plantas. A ideia foi inspirada no uso de biossensores para o monitoramento contínuo de doenças crônicas, como a diabete, que pode indicar de maneira precoce alterações na saúde.

Como os métodos utilizados no estudo de toxicidade em plantas são laboriosos e não permitiam o acompanhamento em tempo real da perda de conteúdo de água, a solução veio com o estudo Biocompatible Wearable Electrodes on Leaves toward the On-Site Monitoring of Water Loss from Plants. A pesquisadora Júlia Adorno Barbosa, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, desenvolveu os eletrodos vestíveis para as culturas agrícolas durante seu doutorado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sob orientação do pesquisador Renato Sousa Lima, do LNNano, professor da pós-graduação do IQSC.

O futuro do trigo irrigado no Brasil

O estudo combinou os resultados obtidos nos experimentos brasileiros e valores reportados em diferentes regiões do mundo com o objetivo de determinar a relação do Kc em diferentes zonas climáticas e fornecer valores de Kc com base no atual cultivo de trigo para melhorar o manejo de irrigação das lavouras.

Um estudo publicado na Theoretical and Applied Climatology traz informações importantes sobre o manejo de água afim de otimizar plantações de trigo irrigado no Brasil. “Apesar da expansão do trigo irrigado no Brasil, há carência de conhecimento básico sobre a evapotranspiração do trigo e suas necessidades de irrigação nas regiões produtoras tropicais e subtropicais do Brasil, o que leva a um manejo ineficiente da irrigação”, relata o autor Rodolfo Armando de Almeida Pereira, mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Orientado pelo professor Fabio Ricardo Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, Rodolfo selecionou uma das abordagens mais disseminadas para o manejo e estudo hídrico de culturas, que utiliza o conceito do coeficiente de cultura (Kc) para relacionar a evapotranspiração da cultura (ETc) a uma evapotranspiração de referência (ETo).

“Organizamos um banco de dados robusto de medições de ETc em diferentes regiões do Brasil, em experimentos conduzidos no Centro-Oeste, em Rondonópolis, no Sudeste, em Piracicaba, e no Sul, em Maringá, com diferentes métodos de irrigação e cultivares distintas”, conta o pesquisador.

Radar

Incubadora USP/Ipen abre inscrições para novo programa de desenvolvimento de startups

Programa DNA vai oferecer mentoria e capacitação para o desenvolvimento de negócios inovadores com critérios de diversidade para seleção de empreendedores; inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2023.

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Programa DNA da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – Universidade de São Paulo e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Incubadora USP/Ipen). Serão selecionadas 30 startups de todo o Brasil para receberem mentoria e capacitação para o desenvolvimento de negócios de alto impacto positivo, intensivos em conhecimento e tecnologia. Pela primeira vez, 50% das vagas de incubação serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+.

O programa é voltado prioritariamente para startups das seguintes áreas: Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação. A Incubadora USP/Ipen é a única do Brasil que tem o mais elevado nível de reconhecimento da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – o Cerne 4 – sem ser vinculada a um parque tecnológico. A certificação atesta a excelência no desenvolvimento de negócios disruptivos de alto impacto. A gestão do ambiente é feita pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).

Conselho Universitário aprova aumento de 58% nos recursos para programa de permanência estudantil para 2023

A Universidade vai investir R$ 188 milhões em ações voltadas a estudantes de graduação e de pós-graduação com necessidades socioeconômicas.

O Conselho Universitário aprovou, na sessão realizada no dia 13 de dezembro, o aumento de 58% nos recursos destinados à política de permanência estudantil da USP, voltada a alunos com necessidades socioeconômicas, para 2023. O montante a ser investido no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil será de R$ 188 milhões.

A partir do próximo ano, o programa terá novidades, que foram aprovadas pelo Conselho da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade, no dia 8 de dezembro.

A primeira delas é a criação do auxílio-permanência, que irá abranger todos os auxílios atualmente vigentes (apoio-moradia, auxílio-moradia, auxílio-livros, auxílio-alimentação e auxílio-transporte), com o valor reajustado de R$ 800 mensais. Além disso, em 2023, o benefício passará a ser oferecido também aos estudantes de pós-graduação.

Tecnologia em 3D já é uma realidade possível para reuniões a distância

Projeto Starline do Google possibilita uma visão 3D do interlocutor sem o uso de qualquer tipo de óculos.

Quando se pensa em assistir a um filme em 3D no cinema, o óculos vermelho e azul vem automaticamente à mente. O mesmo vale para jogos que utilizam os óculos de Realidade Virtual para passarem uma ideia de tridimensionalidade. Mas, quando se trata de telepresença, o Google possui o Projeto Starline. Esse sistema consiste na possibilidade de realizar reuniões, chamadas e encontros à distância sem a necessidade de utilizar nenhum aparelho ocular.

“Ele é extremamente realista porque, quando você está olhando para uma tela normal, você percebe que aquela imagem, na verdade, é bidimensional. Mesmo no cinema 3D, você percebe a tridimensionalidade, se você move a cabeça não muda o ângulo pelo qual você vê aquela pessoa, então você continua percebendo que aquilo é artificial. A diferença ao fazer esse sistema é que, se você mover a cabeça, você vê a pessoa por outros ângulos como no mundo real, como se ela de fato estivesse sentada à sua frente. Esse é o grande truque, mas, para fazer isso, precisa de muita tecnologia”, comenta o professor Romero Tori, da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Interlab, o Laboratório de Tecnologias Interativas da Poli.