Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 83
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 83
Fotografia de Gabriel Valverde Firmino, aluno de graduação do curso de Ciências Biológicas da USP/Esalq.
Coordenadas: -22.708970897191016, -47.63218958969977
Fotografia de Yasmin Florentino Rodrigues, doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela USP/Esalq.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br
Em meio às funções que o ser humano possui, a comunicação é uma das mais significativas, pois é por meio dela que ocorre toda a troca de conhecimento, provocando mudanças de comportamentos nas pessoas, tanto no modo de fazer quanto no de compreender as coisas. À vista disso, o homem precisou desenvolver códigos linguísticos, alfabetos, línguas, gestos e sinais para torná-la comum aos seus interlocutores e, conseguintemente, estabelecer canais para facilitar o fluxo das mensagens para o desenvolvimento dessas relações.
Essa importância também se estende para o ambiente organizacional, e na biblioteca ela é igualmente prioritária, em razão de que a comunicação eficaz garante a sustentabilidade da nossa proposta de trabalho, pois fomenta o uso racional dos nossos produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e do capital humano na USP/Esalq. Estamos sempre atentos às tendências de mercado e investimos continuamente recursos para criação/aprimoramento de canais de comunicação, com o objetivo de facilitar o fluxo das mensagens e promover relacionamentos duradouros com todos os públicos.
O “Dicas & Notícias da Biblioteca” é um exemplo dessa estratégia. Este informativo eletrônico leva ao leitor, semanalmente, conteúdos preciosos sobre o universo acadêmico por meio de apresentação de serviços e produtos, sugestões de treinamentos, divulgação científica, avisos, novidades do acervo e opiniões de profissionais da biblioteca sobre ferramentas de apoio aos docentes, alunos e pesquisadores.
Até a edição 61, a comunidade recebia esses conteúdos por intermédio de e-mails. Embora este formato atendesse de forma eficiente nossos objetivos, com o desenrolar das edições, identificamos que ele necessitava passar por transformações para continuar atrativo, uma vez que o canal possuía o ônus da mensagem se perder, pois, ao lê-la, o leitor tendia ao descarte em sua lixeira, exigindo esforço para a recuperação dos conteúdos. Outro entrave identificado se dava no modo de leitura em celulares, pois a fonte não se ajustava a tela do aparelho e dificultava muito a exibição dos textos.
A partir da edição 62, o informativo foi remodelado, com suporte da plataforma Google Sites, e agora todos os conteúdos estão disponíveis permanentemente ao leitor por meio de um menu. Esta configuração também permite que as pessoas façam buscas por “palavras-chave” em todas as edições já publicadas - neste novo formato. Além disso, ele é responsivo, recurso que permite muito mais conforto visual para as leituras, pois os textos se ajustam às características das telas de todos os celulares, tablets e computadores.
Boa leitura!
Silvio Douglas Dias Bacheta é responsável pelo subprocesso Marketing da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | bacheta@usp.br.
A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ.
CAB Direct é a mais completa e extensa fonte de referência nas ciências da vida aplicadas, incorporando as principais bases de dados bibliográficas CAB Abstracts e Global Health. Sua área principal de conhecimento é da literatura agrícola em âmbito internacional. Contém mais de 12 milhões de registros, com cobertura desde 1973 até os dias atuais, adicionando 360 mil resumos por ano.
A cobertura de assuntos inclui agricultura, meio ambiente, ciências veterinárias, economia aplicada, ciência dos alimentos e nutrição. Banco de dados abrange questões internacionais na agricultura, silvicultura e disciplinas afins nas ciências da vida. As publicações indexadas são de 120 países em 50 idiomas, incluindo resumos em inglês para a maioria dos artigos. Cobertura de literatura inclui revistas, procedimentos, livros e uma grande coleção de seriados agrícolas. Outros formatos também são indexados.
O livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera”, escrito pelo professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), aborda um dos ramos do conhecimento mais relevantes para obtenção de bons resultados nas diferentes culturas agrícolas, mas que ainda é muito pouco explorado em língua portuguesa, segundo o autor.
Publicado com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a obra apresenta conteúdos que podem ajudar profissionais da área e produtores a minimizarem drasticamente os riscos climáticos que afetam diretamente e com grande frequência as lavouras e florestas, tratando das bases biofísicas que explicam as influências da variação do atmosférica nas plantas, mas em escala microclimatológica.
Os capítulos foram concebidos e organizados para nivelamento mínimo dos leitores quanto aos conceitos necessários e, em seguida, os conteúdos ganham profundidade ao tratar de diferentes aspectos interação atmosfera-planta, como processos de fotossíntese e produção de biomassa, evapotranspiração, necessidade de irrigação e efeito da seca nas culturas, variabilidade dos biomas naturais brasileiros em resposta às condições atmosféricas, entre outros.
Com o seu tino mercantil, o português, sabendo do valor comercial dos destilados na época das navegações, começou, intencionalmente, a produzir a Cachaça nas primeiras feitorias instaladas no nordeste brasileiro. Assim, tanto a cana-de-açúcar como a cachaça são testemunhas oculares da construção econômica, cultural e social do Brasil. Embora estes dois ícones venham, ultimamente, sendo objetos de várias obras de teor histórico e técnico, nenhuma delas apresenta uma proposta tão completa, da matéria-prima até o produto final. Um precioso apanhado histórico, científico e técnico de dois protagonistas da civilização do açúcar.
Com relação à cana-de-açúcar, a obra explora, de forma profissional, não apenas a sua introdução no Brasil, mais também, cientificamente, a classificação botânica, a preparação do solo para o plantio, até o manejo do canavial. Descrevendo, com muitos detalhes, os atributos de qualidade do principal insumo para a produção da cachaça. Na parte referente à cachaça, é abordado, além dos aspectos históricos, todo o processo produtivo, iniciando com a escolha da matéria prima, passando pelo plantio, cultivo, colheita, moagem, fermentação, destilação, maturação, engarrafamento, até a mesa do apreciador, quando todo o trabalho do produtor se traduz em características organolépticas, peculiares e elegantes, da mais brasileira das bebidas.
A partir daí, abre-se um leque de atributos sensoriais, o que torna a Cachaça um destilado único e eclético, armazenado e envelhecido em mais de trinta diferentes tipos de madeira, que enriquece as diversas manifestações gastronômicas brasileiras e mesmo internacionais. Assim, pela sua multidisciplinaridade, trata-se de uma obra que pode servir de base e referência para a biologia, agronomia, engenharia de alimentos e gastronomia, além de servir de material de consulta para estudos de economia, botânica, história e sócio-antropologia do Brasil.
Lançado em 2013, o Editus Digital é um projeto da Editus - Editora da UESC, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e incentivar a leitura. Para isso, são disponibilizados livros da Editora em formato digital e em acesso aberto após seis meses de publicação do título impresso.
São obras sobre diversas áreas do conhecimento, como Literatura, Educação, Saúde, Direito, Economia, História e Africanidades. Aproveite, baixe e leia no seu smartphone, tablet ou computador.
O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais.
Tem como objetivos:
Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais.
Valtencir Zucolotto desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos online e DVDs em Escrita Científica. Seus vídeos online possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature.
Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para da transmissão, que será informado em breve.
Aproveite mais esta oportunidade ímpar de participar deste Webinar gratuito e aberto, que será ministrado em português, para aprofundar seus conhecimentos, conhecer e aplicar dicas de escrita cientifica, avançar mais rapidamente e de modo eficaz em direção aos objetivos de publicar artigos de alto impacto. Neste Treinamento, o participante será capaz de aprimorar suas técnicas e estabelecer estratégias reais para o alcance de seus objetivos e metas de publicação.
Neste Webinar o participante poderá aprofundar seus conhecimentos sobre a criação do registro ORCiD, preenchimento dos campos de informação (biografia, emprego, formação, trabalhos, bolsas e financiamentos, prêmios, etc), bem como a padronização de dados e integração com universidades, editoras, revistas, agências de financiamento, além de outros identificadores (ScopusID, Crossref DOI, Datacite).
A Base de Dados multidisciplinar Web of Science é uma plataforma online que facilita a revisão de literatura que formam a base de todas as pesquisas científicas. Reúneconteúdos e documentos de alta qualidade de periódicos, livros e anais de conferências e ainda apresenta índices de citações e métricas de impacto.
A Web of Science Core Collection contém mais de 21.100 periódicos acadêmicos de alta qualidade e com revisão por pares publicados em todo o mundo (incluindo periódicos de Acesso Aberto) em mais de 250 disciplinas de ciências, ciências sociais e artes e humanidades. Anais de eventos, livros e capítulos de livros também estão disponíveis. A Coleção Principal do Web of Science organiza a estrutura hierárquica de mais de 13.000 nomes institucionais, permitindo que você encontre toda a pesquisa de uma instituição acadêmica ou corporativa usando uma versão de seu nome.
Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca. Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.
Em virtude da mudança do acervo, para novas instalações, a Biblioteca do Departamento de Economia, Administração e Sociologia estará fechada ao público até outubro de 2021.
Neste período, o acervo continuará disponível aos usuários por meio de agendamento no site da biblioteca.
Ressaltamos que os empréstimos/devoluções devem ser realizados exclusivamente na Biblioteca Central.
Os materiais emprestados poderão ser renovados de forma on-line por três vezes consecutivas, após a data de 04.10.2021, desde que o item não esteja atrasado ou reservado para outro usuário, antes de sua efetiva devolução ou renovação no Balcão da Biblioteca.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.
A partir de 23 de agosto de 2021, a Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciará o retorno ao atendimento para empréstimos e devoluções, mediante agendamento.
Manteremos ainda o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas pela biblioteca.
A multinacional alemã Bayer anunciou nesta quarta-feira que a executiva Malu Nachreiner assumirá o cargo de presidente do grupo no Brasil a partir de novembro, tornando-se a primeira mulher a comandar as operações da empresa no país.
Nachreiner, atual líder da divisão agrícola da companhia, substituirá o espanhol Marc Reichardt, que vai se aposentar após 36 anos na Bayer os últimos três chefiando a empresa no Brasil.
A coluna Bibliomania desta semana da professora Marisa Midori traz o plágio como tema de debate. “O plágio é um problema sério, enfrentado, hoje, em nível internacional, pelas comunidades acadêmicas”, afirma a professora, que dá como exemplo uma pesquisa realizada pelo professor Marcelo Krokoscz, autor de Outras Palavras Sobre Autoria e Plágio. Kroboscz submeteu amostras de trabalhos científicos publicados numa base de indexação da área de ciências humanas a um detector de plágio, e o resultado, como o professor escreve, é que 65% dos trabalhos publicados continham plágio.
Cabe discutir a gradação dos níveis de gravidade do plágio? “Talvez as respostas cambiantes tenham sua raiz, hoje, nas próprias mudanças das tecnologias de informação e comunicação, as quais têm provocado, por seu turno, debates importantes sobre a noção de propriedade intelectual, direito autoral, enfim, conceitos que haviam se estabilizado a partir do século 18”, responde Marisa. Na dúvida, garante a professora, o melhor é citar as fontes.
Entre as frutas produzidas no Brasil, a uva já alcançou o terceiro posto em produção, ficando atrás somente da laranja e da banana. A vitivinicultura brasileira ocupa uma área de 75 mil hectares, com uma produção de 1,5 milhão de toneladas.
Viticultura é o tema do mais recente exemplar da revista Visão Agrícola, publicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que traz em 102 páginas artigos, fórum de discussão, reportagens e inovações tecnológicas referentes às cultivares, manejo, doenças e pragas e destinos da produção.
Um guia ilustrado de identificação de herpetofauna, com download gratuito, lançado recentemente em meados de agosto revela a diversidade de espécies da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no município de Águas de Santa Bárbara (SP). O território de três mil hectares se destaca por ser um dos poucos remanescentes do Cerrado no estado de São Paulo.
O material traz fotos e informações sobre a história natural de 31 espécies de anfíbios e 52 répteis encontrados em diferentes ambientes da reserva. O número é alto em relação ao tamanho do território da reserva, que é considerado pequeno para uma área de proteção.