Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 73
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 73
A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar.
Informações:
Processo: Informação Científica
Responsável: Eliana Maria Garcia
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Fone: (19) 3429-4382 ramal 214
A Divisão de Biblioteca disponibilizou no seu site a edição nº 72 da Série Produtor Rural: João & Mariana em: bem-estar animal contado para crianças. Esta obra é um dos resultados do projeto que consiste na interação do Núcleo de Pesquisa em Ambiência, da ESALQ/USP, por meio de palestrantes e monitores, com crianças da faixa de 8 a 9 regularmente matriculadas na rede de ensino público de Piracicaba-SP.
A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar.
A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP por 12 meses. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Em outras palavras, todas as coleções de livros de todas as áreas de conhecimento estão disponíveis em texto completo.
A vigência do contrato é até 31.03.2022. A coleção All Access eBooks oferece aos usuários flexibilidade e liberdade necessária para atingir o sucesso interdisciplinar durante a busca por respostas em suas pesquisas e leituras.
O serviço permite o acesso à informação entre as bibliotecas através do fornecimento de cópias de documentos que não constam em nossos acervos, respeitando a Lei de Direitos Autorais.
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin.
Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio) e Reitoria (Similarity Check – iThenticate) para editores de Revistas da USP.
A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da plataforma Minha Biblioteca que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país.
Além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica, a plataforma oferece ao usuário, conteúdos 100% em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo.
O estudante e o docente contam com a facilidade para localizar seus livros e a praticidade de acessá-los onde estiver através do seu smartphone, tablet, notebook ou pc. O link para acesso na USP é: http://usp.minhabiblioteca.com.br . Ressalta-se que o acesso remoto é realizado por conexão via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP.
Princípios Integrados de Zoologia continua a ser a referência para cursos básicos de introdução à zoologia. Nesta 16ª edição, os autores apresentam uma rica e real experiência conforme descrevem a diversidade da vida animal e as fascinantes adaptações que tornam possível aos animais habitarem tantos nichos ecológicos. A organização do texto comprovou facilitar a compreensão do conteúdo pelos estudantes. Características marcantes, especialmente a ênfase nos princípios da evolução e da ciência zoológica, foram reforçadas.
Para auxiliar no aprendizado, várias características didáticas foram mantidas: diálogos de abertura dos capítulos extraídos do tema abordado; resumos dos capítulos; questões de revisão; ilustrações objetivas e bem elaboradas; notas e considerações que conferem aspectos interessantes à narrativa; citações da literatura; e amplo glossário que fornece a definição e a origem dos termos apresentados no texto.
Esta 7ª edição mantém a qualidade que tornou o texto original de Lehninger um clássico na área, com explicações úteis para conceitos complexos e apresentando aos estudantes uma visão clara e abrangente da bioquímica como é entendida e praticada hoje.
Além de oferecer esclarecimentos importantes e aplicações práticas na medicina, na agricultura e pecuária, na nutrição e na indústria, a bioquímica dedica-se a elucidar o milagre da vida em si. Assim, por aproximar a bioquímica do dia a dia, enfocando seu papel fundamental nos avanços da saúde e do bem-estar humano e incorporando os mais recentes avanços científicos, esta nova edição de Princípios de bioquímica de Lehninger permanece como a referência ideal para estudantes e profissionais da área.
A obra é um manual de fotografia objetivo, direto, de fácil consulta e com exercícios de simples execução. Voltado especialmente para estudantes, curiosos e professores que queiram usar a fotografia como recurso didático, a ideia é compreender algumas das principais técnicas fotográficas e poder exercitá-las em casa, seja com equipamentos mais potentes ou adaptando para os smartphones.
O mote principal é usar objetos domésticos simples e praticar a fotografia no conforto do lar, sem o medo de julgamentos alheios e, mais ainda, sem o receio de andar com equipamentos na rua ou no transporte público, uma preocupação real na nossa sociedade hoje. Praticar em casa também pode ser uma forma de dar segurança ao fotógrafo iniciante antes de enfrentar uma atividade fotográfica em outro ambiente e propicia algo fundamental para o exercício do fazer fotográfico: a intimidade com o equipamento que se tem em mãos.
A cana-de-açúcar, Saccharum officinarum L., é pertencente à família Poaceae e ao gênero Saccharum. O seu cultivo comercial e de suas variedades ocorre em mais de 70 países e territórios, destacando-se o Brasil, a Índia e a China. Destes, o Brasil, com plantação expressiva nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, é o maior produtor mundial do complexo sucroalcooleiro, exercendo a liderança em todos os segmentos: cana-de-açúcar, açúcar e álcool.
O avanço progressivo desse setor necessitou uma maior agregação tecnológica, desde o melhoramento genético de variedades de cana-de-açúcar e sistematização do plantio e colheita, otimização da produção de açúcar, etanol e geração de bioeletricidade. Além disso, diversos subprodutos gerados no setor podem ser aproveitados para obtenção de novos produtos, reduzindo a poluição ambiental e gerando renda extra ao produtor.
Nesta perspectiva, o livro “Introdução à Tecnologia Sucroalcooleira” traz ao leitor conhecimentos atuais acerca de doenças da cana-de-açúcar, aproveitamento de subprodutos, produção de etanol de segunda geração e operações unitárias para produção de açúcar.
O monitoramento da maturação do café é um indicador chave para definir o momento de início da colheita, principalmente porque a qualidade do café está relacionada ao grau de maturação do fruto. O método mais utilizado para definir o início da colheita é a inspeção visual, que é demorada, trabalhosa e não fornece informações sobre toda a área. Há uma falta de novas técnicas ou metodologias alternativas para fornecer medições mais rápidas que possam apoiar o planejamento da colheita.
Com base nisso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um índice de vegetação para o monitoramento da maturação do café por meio de imagens aéreas. Para isso, foi instalado um experimento em cinco lavouras de café arábica em Minas Gerais, Brasil. Durante a fase de maturação do café, foram realizados quatro vôos para aquisição de informações espectrais no dossel da cultura utilizando dois quadricópteros, um equipado com câmera multiespectral de cinco bandas e outro com câmera RGB (vermelho, verde, azul).
Tradução livre pelo Google Translator
A comunidade acadêmica da USP e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil puderam participar desse Webinar desenvolvido a partir da parceria entre a Elsevier e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), para evidenciar a produção científica e acadêmica da Universidade de São Paulo em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Web of Science Core Collection contém mais de 21.100 periódicos acadêmicos de alta qualidade e com revisão por pares publicados em todo o mundo (incluindo periódicos de Acesso Aberto) em mais de 250 disciplinas de ciências, ciências sociais e artes e humanidades. Anais de eventos, livros e capítulos de livros também estão disponíveis.
A Coleção Principal do Web of Science organiza a estrutura hierárquica de mais de 13.000 nomes institucionais, permitindo que você encontre toda a pesquisa de uma instituição acadêmica ou corporativa usando uma versão de seu nome.
A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.
Lembramos que a Biblioteca oferece diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações.
As produções de estudantes de mestrado e doutorado foram destaque no Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP e têm como objetivo mostrar para a sociedade o trabalho realizado na Universidade
“Quem souber classificar um solo, saberá conservá-lo”. Essa frase é de Guido Ranzani, expressada durante entrevista publicada no boletim Esalq notícias, em 2006.
Na última terça-feira, 22 de junho, docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) tomaram posse como membros titulares da Academia Brasileira de Ciência Agronômica.
Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para o Prêmio Tese Destaque USP, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que tem como objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque defendidas nos Programas da USP, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.
Reforma do Prédio Central
Os cuidados com o prédio central sempre foram essenciais na ESALQ. Não lhe bastasse ser um referencial internacional de ciência e de ensino, a ESALQ sempre primou, também, pelos cuidados estéticos, artísticos de seu patrimônio arquitetônico.
É como se a paixão de Luiz de Queiroz pela escola que idealizou continuasse a ser vivida por todas as gerações que o sucederam. A foto (data provável de 1945) mostra a reforma do prédio principal, iniciada naquele ano, que ainda merece cuidados de verdadeiro ícone que é. Também como patrimônio artístico, a ESALQ encanta e maravilha.
Texto: A Província