Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 93

Fotos & Fatos

Prédio Central

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Um livro, muitas vozes, é o tema apresentado por Marisa Midori

É o recém-lançado “Livros Para Todos – Ensaios Sobre a Construção de Um País de Leitores”, organizado por Daniel Louzada

A coluna Bibliomania desta semana, da professora Marisa Midori, traz o lançamento de Livros Para Todos – Ensaios Sobre a Construção de Um País de Leitores (Editora Nova Fronteira), organizado por Daniel Louzada. Mas, antes de falar da obra, a professora apresenta o seu organizador: “Ele é gaúcho, de Pelotas e, segundo informa aqui na segunda orelha, não teve livros na infância e seu contato com a leitura só se deu na adolescência. Comprou seu primeiro livro aos 18 anos, em um sebo de Porto Alegre, ao entrar na faculdade de História. Após ter contribuído para vários projetos editoriais de relevo, ele vive hoje no Rio de Janeiro, onde toca a tradicional e célebre Livraria Leonardo da Vinci”. E continua:  “E por que eu conto tudo isso? Porque este jovem, que demorou tanto a ter seu primeiro livro e a ser fisgado pela leitura, ele, particularmente, sabe da importância dessa batalha pelos livros, de uma batalha que, infelizmente, tem encontrado tantos revezes nesses últimos anos, mas que, graças a figuras como a de Daniel Louzada e dos autores que dão corpo a este livro, ela está longe de ser perdida”.

São muitos os autores, 25 no total, entre eles Antonio Candido, José Castilho Marques, Rejane Dias e Jorge Carrión, que têm em comum a luta contra a reforma tributária proposta pelo ministro Paulo Guedes, no que toca, de modo específico, à taxação do livro, como informa a professora. “Este me parece ter sido o mote que reuniu tantas estrelas, de diferentes constelações”.

Segundo Marisa, cada capítulo busca expor a batalha pelo livro a partir de pontos de vista diversos, do autor ao leitor, ou ao formador de leitores, passando pelos gestores públicos e pelos profissionais atuantes na cadeia editorial. Para a professora, “de um modo geral estão todos unidos por esse sentimento da bibliodiversidade, o que os faz lutar também pela lei Cortez, ou lei do preço fixo/único do livro, como acontece em tantos países”, comenta. E conclui: “O livro organizado por Daniel Louzada deve ser prestigiado por todos os leitores, amantes do livro, porque ele significa um ato ecumênico, no qual todas as vozes cantam um hino de amor ao livro, à leitura, enfim, à cultura”.

Bibliomania

A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.


Publicado anteriormente pelo Jornal da USP.

Você sabia?

Nosso time possui profissionais capacitados para auxiliá-lo! 

Você sabe o custo de um artigo?

Fale conosco! Utilize nosso e-mail: referencia.esalq@usp.br

O artigo publicado no Scielo em Perspectiva reproduz um artigo publicado na F1000Research com dados detalhados sobre cada etapa da publicação científica. A média de custo é de US$ 460 a US$ 520.




Emerald Librarian Insight: antes que 2021 termine...

Fale comigo! Utilize o e-mail: referencia.esalq@usp.br

Coleção de publicações periódicas com concentração nas áreas de Administração, Contabilidade, Ciência da Informação, Engenharia Mecânica, Enegenharia Elétrica e Engenharia de Produção está disponível, por meio da assinatura Capes.



Produtos & Serviços

Agendamento de empréstimos e devoluções

Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ retomou suas atividades presenciais de atendimento somente para empréstimos e devoluções, mediante agendamento. Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho. 

Seja um autor da Série Produtor Rural

Fale conosco: biblioteca.esalq@usp.br

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Organizadores:

Contaminantes Orgânicos: da Análise à Biorremediação

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

Este livro fornece informações abrangentes sobre as características físico-químicas dos contaminantes orgânicos, incluindo comportamento, ecotoxicologia aquática, análise de resíduos em alimentos, biorremediação, efeito residual no solo e avaliação de risco de contaminantes no ambiente. 

O livro refere-se aos contaminantes orgânicos e possui uma discussão crítica sobre os efeitos ecotoxicológicos da poluição das águas superficiais e subterrâneas, além das estratégias de proteção dos alimentos e remediação dos solos. Cuidadosamente organizado, este libro é um recurso ideal para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais, fornecendo conteúdo básico atualizado para aqueles que já estão familiarizados com a área de impacto ambiental. Os capítulos são altamente acessíveis, oferecendo escrita clara e objetiva aos leitores.

Autor:

Microclimatologia agrícola introdução biofísica da relação planta-atmosfera

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

O livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera”, escrito pelo professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), aborda um dos ramos do conhecimento mais relevantes para obtenção de bons resultados nas diferentes culturas agrícolas, mas que ainda é muito pouco explorado em língua portuguesa, segundo o autor.

Publicado com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a obra apresenta conteúdos que podem ajudar profissionais da área e produtores a minimizarem drasticamente os riscos climáticos que afetam diretamente e com grande frequência as lavouras e florestas, tratando das bases biofísicas que explicam as influências da variação do atmosférica nas plantas, mas em escala microclimatológica.

Os capítulos foram concebidos e organizados para nivelamento mínimo dos leitores quanto aos conceitos necessários e, em seguida, os conteúdos ganham profundidade ao tratar de diferentes aspectos interação atmosfera-planta, como processos de fotossíntese e produção de biomassa, evapotranspiração, necessidade de irrigação e efeito da seca nas culturas, variabilidade dos biomas naturais brasileiros em resposta às condições atmosféricas, entre outros. 

Acesso Aberto (Open Access)

Livro apresenta atividades didáticas inéditas para a educação básica

O livro está disponível na íntegra no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Resultado de um amplo trabalho de pesquisa, o livro "Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias" apresenta práticas inéditas e outras já conhecidas que foram adaptadas e testadas em um contexto real de ensino, sendo voltado a professores e estudantes da educação básica. 

Com versão digital disponível para download gratuito, a obra foi editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e organizada pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, com a participação de alunos de licenciatura da Universidade e uma mestranda.

Receitas com cascas, folhas e sementes garantem alimentação sem desperdício e mais nutritiva

Publicação gratuita desenvolvida por estudantes de Nutrição e Metabolismo da USP ensina receitas para o aproveitamento integral dos alimentos.

Você sabia que é possível diminuir o desperdício de alimentos na hora de preparar refeições? Além disso, o uso de talos, cascas e sementes pode contribuir para uma alimentação mais nutritiva e saborosa. Para orientar a população sobre o aproveitamento integral dos alimentos com receitas e dicas, alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP criaram o livro digital Um pouco de história e 10 receitas para tornar o desperdício zero.

A publicação gratuita e didática é resultado da iniciativa da Liga Acadêmica de Sustentabilidade e Alimentação Coletiva (Lasac) e do Centro Estudantil Josué Castro (Cejoca). As duas organizações estudantis de estudantes da FMRP desenvolvem anualmente um projeto social voltado para a população.

Divulgação Científica

Pesquisadores mapeiam avanços na criação de plantas mais resistentes à crise climática

O desenvolvimento de variedades de milho geneticamente modificado teve impacto significativo no manejo agrícola e melhorou o rendimento de grãos.

Plantas mais resistentes à crise climática e com absorção eficiente de nutrientes são a nova tendência no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados (OGM). Um artigo publicado em 14 de outubro na revista Frontiers in Plant Science por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) aborda as diferentes técnicas utilizadas para a obtenção de novas variedades e as tendências para a geração de transgênicos, sobretudo de plantas geneticamente editadas.

No trabalho “Maize transformation: from plant material to the release of genetically modified and edited varieties (Transformação do milho: do material vegetal à liberação de variedades geneticamente modificadas e editadas)” pesquisadores fazem uma revisão sobre a transformação genética do milho. Da primeira geração de transgênicos à técnica de edição gênica CRISPR-Cas, o artigo traz um mapeamento dos avanços técnicos para a criação de variedades agrícolas.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação Mendeley: agenda aberta para o mês de novembro de 2021

Todos os encontros serão online.

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Avisos

Prazo de empréstimos nas bibliotecas da USP

Comunicamos que os empréstimos, renovados de forma automática até a data de 4 de outubro de 2021, por esta Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, poderão ser renovados pelos usuários via web, utilizando o Aplicativo Móvel da AGUIA, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP, de forma ilimitada, até fevereiro de 2022, desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

A decisão de tornar a renovação ilimitada no momento atual tem o objetivo de atender diferentes demandas das Bibliotecas e seus usuários, diminuindo os riscos à situação de pandemia e facilitando o processo de retorno das atividades presenciais nas Bibliotecas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Estudo da USP de Piracicaba relaciona obesidade a redução da frequência escolar de crianças e adolescentes

Slideshare

Estrutura das Dissertações e Teses da USP/Esalq

Blog

7 Dicas para melhorar sua pesquisa e escrita acadêmica

Acontece

Maratona ensina a melhorar redação de artigos acadêmicos em língua inglesa

Evento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP dirigido aos alunos de pós-graduação da Universidade tem inscrições abertas; vagas são limitadas.

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai promover nos dias 3 e 10 de dezembro, das 14 às 17 horas, uma maratona para auxiliar alunos de pós-graduação da USP na melhoria da redação de seus artigos acadêmicos escritos em língua inglesa para publicação. 

A Maratona de Escrita Acadêmica é gratuita, com carga horária de 6 horas, distribuídas em duas aulas de 3 horas. O evento será realizado no formato on-line pela plataforma Zoom e, para participar, o aluno deve possuir um texto em andamento já escrito em inglês. Não serão avaliados textos traduzidos por ferramentas automáticas.

Como a indústria dos artigos científicos trava o avanço da ciência

Exigências burocráticas e uma cultura que privilegia a quantidade em vez da qualidade levam cientistas à exaustão – e à malandragem.

O tcheco Ján Hoch tinha 16 anos em 1940, quando perdeu a família nas câmaras de gás de Auschwitz. Sem lenço e sem documento, alistou-se em um contingente de exilados do exército inglês, mudou de nome para Robert Maxwell e combateu na 2ª Guerra Mundial. Ao final do conflito, ganhou condecorações e cidadania britânica. Acabou destacado para uma base na Berlim ocupada. 

O militar não sabia, mas sua temporada na capital alemã o tornaria um milionário – e mudaria a história da ciência. Lá ele conheceu a Springer, uma editora alemã fundada em 1842. Eles eram especialistas em publicar artigos científicos: os textos que todo pesquisador precisa escrever para divulgar seus experimentos, descobertas e resultados de pesquisa. 

Dizer "não" a produtos químicos prejudiciais na produção de algodão

Esta é a história do agricultor Sr. Naveed Ayoub do distrito de Tando Allahyar, Paquistão. Ele tem 10 acres de terra fértil onde cultivou todos os tipos de vegetais junto com plantações de algodão por muitos anos. Anteriormente, ele achava que não tinha escolha a não ser usar pesticidas químicos para controlar pragas em sua fazenda, mas agora está preparado para usar alternativas mais seguras, econômicas e ecologicamente corretas.

O algodão é o maior setor industrial do Paquistão e desempenhou um papel importante no desenvolvimento econômico do país e continua sendo uma fonte importante de sustento para mais de um milhão de agricultores.

No entanto, o uso indevido de pesticidas e água, o uso inadequado de fertilizantes químicos, problemas de transporte e armazenamento, bem como lacunas no conhecimento e nas habilidades, resultaram na perda anual de cerca de 10-15 por cento do valor da indústria.

Declare seu amor pela leitura: saiba como participar do #DiadeDoar

Sua contribuição ajuda a disseminar o hábito da leitura.

A SP Leituras participa da campanha mundial Dia de Doar que está presente em mais de 85 países com o objetivo de fomentar causas de grande impacto e mudança social. No Brasil, em 2020, houve um aumento de 80% nas doações em relação ao ano anterior. 

As contribuições recebidas são destinadas integralmente à ampliação do alcance e da quantidade de atividades de incentivo à leitura realizadas na Biblioteca São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Este ano, o Dia do Doar acontece em 30 de novembro. Você pode contribuir com R$ 20,00 ou outro valor que desejar.