Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 186

Período: 22  a 28/09/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz"

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, ligado ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) , foi criado em 5 de abril de 1984, com o propósito de preservar a memória da ESALQ, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promover exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social.  

O registro fotográfico desta semana é de Antonio Jorge Ferreira, formando da Turma de 1975 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que retrata este importante espaço cultural  do câmpus.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Governança

Política Básica: razão da nossa existência, valores que acreditamos e onde queremos chegar!

O resultado do trabalho que realizamos não beneficia apenas nossos professores, alunos e pesquisadores, mas toda a sociedade

Alinhada às políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Biblioteca da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) tem desempenhado competentemente seu papel na missão da Universidade de São Paulo (USP) de promover, por meio de soluções inovadoras, o desenvolvimento acadêmico.

Com uma missão clara, uma visão voltada para o futuro e valores firmemente alicerçados nas crenças que refletem a essência da comunidade USP, renovamos diariamente nosso compromisso pela ética, os valores humanos, a sustentabilidade, a transparência, a responsabilidade e a inclusão de todos ao universo da informação.

Nossa Política Básica é mais que um guia para o Planejamento Estratégico das nossas ações, é uma declaração que reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento e bem-estar das pessoas por meio soluções inteligentes com o uso de ferramentas de vanguarda do universo da informação. 

Missão

Promover o desenvolvimento acadêmico por meio de soluções e ferramentas de informação e conteúdo, num ambiente propício à integração, à criatividade e à inovação.

Valores

Compromisso com ética, valores humanos, sustentabilidade, transparência, responsabilidade e inclusão.

Visão

Ser reconhecida pela diversidade, agilidade e inovação em serviços que impactam positivamente nas partes interessadas e na sociedade.

Produtos & Serviços

Conheça nossa equipe de capacitação em recursos bibliográficos

Soluções inteligentes para sua pesquisa

A biblioteca é parada obrigatória para sua formação profissional. Nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico, por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos nas plataformas de conteúdo, na ferramentas de  Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades dentro dos recursos de informação

Aguardamos seu contato!

Qualquer funcionário pode atendê-lo na Biblioteca, mas as bibliotecárias de referência especialmente destinadas à resolução de questões são: 

Acesso Aberto (Open Access)

O livro "As árvores e seus amigos" foi lançado na Biblioteca da Esalq no dia 21 de setembro

A obra está disponível gratuitamente para download pelo Portal de Livros Abertos da USP

Uma obra para despertar a curiosidade das crianças em temas ligados à natureza, apresentando a rede de vida existente em torno de uma árvore, com a interação de microrganismos, plantas e animais. Este é o foco do livro “As Árvores e seus Amigos”, que foi lançado no dia 21 de setembro, data comemorativa do Dia da Árvore, na Biblioteca Central da Esalq/USP. 

Escrito pelos docentes María Magdalena Vázquez González (Universidade de Quintana Roo – México) e Gilberto José de Moraes (ESALQ/USP), com ilustrações de Patrícia Milano, a obra é direcionada ao público infantil, especialmente no período escolar de ensino fundamental. Inclusive, pode ser uma base importante para professores trabalharem conhecimentos em Ciências Naturais em sala de aula.

O livro é uma sequência da publicação “A Incrível Vida no Solo”, dos mesmos autores, e lançado pela Editora FEALQ em 2018. Nesta sequência, os mesmos personagens se reencontram depois de alguns anos e voltam a conversar sobre a natureza e a função de cada ser no contexto de um meio ambiente em pleno equilíbrio. Escrita em linguagem didática e acompanhada de ilustrações coloridas que contribuem para compor um contexto lúdico ao público infantil, o livro destaca situações que as crianças podem observar no dia a dia em quintais, jardins e nas escolas. A obra está disponível no no Portal de Livros Abertos da USP

Texto: Assessoria de Imprensa Fealq

Novidades do Acervo

Autor:

Seleção, revisão e edição

Na oficina do sociólogo artesão: aulas 2011-2016

Localização no acervo: Biblioteca Central (301.21 S237n 118189)

Nas palavras de Boaventura: “Este livro pertence-me de uma forma estranha. As aulas e palestras refletem o que eu penso naquele momento de as proferir, um momento de intensa oralidade (nunca leio um texto). 

Como todos os momentos orais em comunidade de partilha, contém um elemento de aura, a luminosidade que eu absorvo de quem me escuta e me conduz por caminhos de pensamento não antecipados. Raramente falo para. Falo com, e o que digo só parcialmente me pertence. Por isso só posso referir-me a este livro de forma indireta, como se fosse um contador de histórias, histórias pedagógicas”.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Prêmio destaca pesquisadoras do agronegócio

Facebook

USP segue como a latino-americana mais bem classificada no THE World University Ranking

Facebook

Além de contaminar pessoas, febre maculosa também pode afetar animais domésticos

Divulgação científica

Escolas do Amapá recebem kits de Minibibliotecas da Embrapa

Os kits são compostos por uma estante e publicações sobre temas relacionados à agricultura, meio ambiente e agroindústria familiar

Durante a 52ª Expofeira Agropecuária, a Embrapa Amapá fará a entrega de forma simbólica, de 30 kits de Miniblibiotecas para Escolas Famílias Rurais Agrícolas e Extrativistas e escolas da rede estadual do Amapá. Os kits são compostos por uma estante e publicações sobre temas relacionados à agricultura, meio ambiente e agroindústria familiar.   

O evento de doação será realizado a partir das 19 horas desta sexta-feira, 29/9, no estande da Embrapa na 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá, no Parque de Exposições de Fazendinha (Macapá-AP). Foram convidados representantes de todas as instituições beneficiadas. No local estará em exposição um exemplar da Minibiblioteca e kit embalado.    

De acordo com a bibliotecária, Adelina Belém, o objetivo do Projeto Minibibliotecas é promover o acesso a informações tecnológicas e favorecer a inclusão produtiva no meio rural, com a divulgação de tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação, contextualizadas para a realidade da agricultura nas diversas regiões brasileiras. Esta entrega é vinculada ao Projeto Amazocom, financiado com recursos do Fundo Amazônia.  

Cotidiano

USP, Unicamp e Unesp organizam nova edição de congresso dos profissionais das três universidades

Evento tem objetivo de abrir espaço aos servidores técnicos e administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso

A USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) promovem, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a segunda edição do Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp).

O evento será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), no campus da USP em Piracicaba, e tem o objetivo de abrir espaço aos servidores técnicos e administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso.

Os profissionais das universidades podem inscrever trabalhos que apresentem projetos inéditos ou com resultados complementares a um projeto já apresentado em sua instituição. Eles devem ter o formato de resumo expandido, com até 6 mil caracteres com espaço, contemplando introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão, palavras-chave (3 a 5) e referências. O trabalho deve conter também um resumo de até 250 palavras.

As propostas devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos do Conpuesp: Administração, Gestão e Liderança; Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Diversidade, Inclusão e Pertencimento; Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida.

As propostas submetidas serão avaliadas com uma comissão científica de acordo com os seguintes critérios: cumprimento das normas do evento; qualidade da escrita; impacto, relevância do tema e abrangência do projeto; capacidade de replicabilidade a outros contextos; inovação; integração das áreas envolvidas; continuidade; otimização de recursos. Os resumos aprovados serão apresentados durante o evento no formato de pôster.

Radar

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e sua contribuição à USP

As Bibliotecas que integram a Agência oferecem serviços e produtos essenciais à formação e atualização constantes de discentes, servidores docentes e não-docentes, além do público externo à USP

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) é o órgão da Universidade de São Paulo (USP) responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.

Seus sistemas de informação e atuação conjunta com as Bibliotecas da Universidade contribui para a qualidade do ensino, da pesquisa e das atividades de cultura e extensão.

Por meio dos recursos e fontes de informação que disponibiliza, apoia a produção científica, acadêmica, técnica, literária e artística da comunidade a qual atende, além de efetuar o registro da produção intelectual dos autores USP.

Ademais, fornece suporte ao pesquisador por meio do acesso a plataformas analíticas de cientometria como SciVal, InCites e Dimensions Analytics, ferramenta de prevenção de plágio Turnitin e identificador de pesquisador ORCiD.

Além disso, promove eventos de treinamento e atualização abertos, bem como mantém um website dedicado à comunicação científica e ao acesso aberto: https://acessoaberto.usp.br . Suas redes sociais são atualizadas diariamente em parceria com distintos órgãos e fornecedores de informação, a fim de alcançar os diversos públicos interessados.

Semana de Biblioteconomia na USP aborda formação e prática do bibliotecário

Semana de eventos na Escola de Comunicações e Artes da USP será realizada de 2 a 6 de outubro, reunindo mesas, palestras, visitas técnicas e feira de livros

Evento anual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a 16ª edição da Semana de Biblioteconomia ocorrerá de 2 a 6 de outubro, a partir das 8h, com entrada gratuita. Idealizada e organizada por estudantes do curso de Biblioteconomia, com o objetivo de fomentar a análise crítica acerca da formação e prática do bibliotecário, além de evidenciar a multiplicidade de vertentes de atuação profissional e sua interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento. Aberto ao público em geral e gratuito, o evento vai reunir mesas de conversa, palestras, oficinas, visitas técnicas e feira de livros, entre outras atividades. 

Realizado anualmente, este evento propicia debates e reflexões sobre as perspectivas e desafios da profissão, proporcionando, assim, um ambiente para o compartilhamento de conhecimentos e experiências que fortalece as conexões entre a academia e a prática profissional na área biblioteconômica. Dessa forma, o evento tem como meta reunir a comunidade bibliotecária paulista, fortalecendo as conexões entre a academia e a prática profissional, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências. 

Outro aspecto relevante é a divulgação do curso de Biblioteconomia na ECA e na Universidade como um todo, com o intuito de promover a consolidação e resistência da área. Assim, o público-alvo abrange tanto acadêmicos quanto profissionais e interessados nestes campos de estudo e atuação. Além disso, é importante ressaltar que o evento é aberto ao público em geral, com especial ênfase na intenção de informar a comunidade sobre a existência e importância do campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Presidência e diretorias da CAPES debatem Plano Nacional da Pós-Graduação

O documento final, fruto das discussões da Comissão Especial, será submetido a consulta pública a partir de outubro

Aconteceu na segunda-feira, 25, oficina interna da diretoria da CAPES para consolidar o documento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O Plano é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Participaram da reunião Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, todos os diretores da Fundação e seus substitutos oficiais.  

Este foi o quinto encontro interno para discussão do plano que orientará o SNPG no período de 2024 a 2028. Na ocasião, o grupo analisou uma proposta que teve como base o diagnóstico e as recomendações do relatório da Comissão Especial, o Plano Nacional da Educação (PNE) e o Plano Plurianual (PPA). 

Um novo encontro será agendado para discutir a Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, que está reunindo as demandas e prioridades de cada estado e do Distrito Federal para a pós-graduação. O documento resultante das discussões será consolidado e levado a consulta pública, a partir de outubro, contendo as diretrizes, objetivos, metas e estratégias que comporão o PNPG 2024-2028.