Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 163

Período: 14 a 20/04/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Jiboia no câmpus Luiz de Queiroz: exemplo de coexistência pacífica entre humanos e vida selvagem

O registro fotográfico da edição 163 é de Ronaldo Aparecido Caprecci, funcionário da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que flagrou este dócil animal no entorno da biblioteca.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Dica da semana

Como ter a certeza de que determinada revista é a escolha certa para publicar o seu trabalho?

Siga o checklist para escolher revistas de confiança para sua pesquisa.

Compartilhar resultados de pesquisa com o mundo é a chave para o progresso da área científica e da sua carreira. Mas com a quantidade de publicações existentes, como ter a certeza se uma determinada revista é confiável? 

A plataforma Think, Check e Submit ajuda o pesquisador a identificar periódicos e editores confiáveis ​​para sua pesquisa. Por meio de uma variedade de ferramentas e recursos práticos, esta iniciativa intersetorial internacional visa educar pesquisadores, promover integridade e construir confiança em pesquisas e publicações confiáveis.

Produtos & Serviços

Biblioteca da Esalq oferece acesso à diversas ferramentas de apoio ao aprendizado e a pesquisa

O site reúne em um só lugar uma grande quantidade de bases de dados, catálogos de bibliotecas, repositórios institucionais e outras fontes de informação científica e acadêmica.

Os portais de busca bibliográfica disponíveis em nosso site são um compêndio de ferramentas essenciais para pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, permitindo a busca por artigos científicos, teses, dissertações, relatórios técnicos, livros, capítulos de livros e muitos outros tipos de documentos.

Dentre os portais disponíveis, destacamos Scopus, Web of Science, PubMed, ScienceDirect, JSTOR, entre outros. Todos eles são reconhecidos mundialmente pela qualidade de informações e conteúdos que disponibilizam e pela precisão dos resultados que oferecem.

O acesso aos recursos oferecidos pode ser feito por meio do card Portais de pesquisa. Neste espaço, os usuários encontrarão respostas às suas demandas, sem a necessidade de acessar diversos sites ou plataformas. Isso torna a pesquisa mais eficiente, economizando tempo e facilitando o acesso rápido à informação.

Dúvidas? Fale com nossas bibliotecárias.

Acesso aberto

Seminário discutirá publicação de artigos em acesso aberto

Com participação de comunidade acadêmica, evento abordará o pagamento da taxa de processamento de artigos, APC, na sigla em inglês.

A Diretoria de Programas e Bolsas no País, responsável pelo Portal de Periódicos, abrirá um diálogo com a comunidade científica sobre as políticas de Acesso Aberto para publicações científicas. Em maio, em data a ser definida, haverá uma oficina para debater as implicações da publicação de artigos nessa modalidade.

O objetivo do evento será dar continuidade ao assunto e aprofundar as discussões com a comunidade acadêmica. Um dos pontos abordados será o pagamento de Article Processing Charges (APC) no âmbito dos contratos do Portal de Periódicos.

Em novembro de 2022, durante a 5ª edição do Seminário do Portal de Periódicos, a Fundação apresentou algumas questões relativas aos chamados acordos transformativos. Além da assinatura de periódicos científicos, a CAPES pretende fechar parcerias que ofereçam à comunidade acadêmica brasileira a publicação de artigos em acesso aberto.

Novidades do Acervo

Autores:

Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente

Localização no acervo: Biblioteca Central (540 A874p7 118037).

Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, a sétima edição, apresenta todos os fundamentos da química de forma clara e precisa, utilizando inúmeras ferramentas pedagógicas. 

O conteúdo está organizado em 85 tópicos curtos, distribuídos em 11 grupos temáticos. Esta divisão tornou o texto muito flexível e adaptável aos objetivos específicos de cada professor, permitindo a omissão de tópicos ou a ordenação dos conteúdos de acordo com o seu plano de ensino.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 20 de abril de 2023, às 10h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

In Person Meeting MDPI – Publisher of Open Access Journals

O treinamento acontece no dia 20 de abril de 2023, às 10h.

O MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute)  tem o prazer de convidar os pesquisadores da USP que fazem parte dos nossos Editorial Boards para uma apresentação sobre: o acesso aberto no Brasil e no mundo, o processo editorial na MDPI, e as taxas de publicação e vouchers.

A Universidade de São Paulo mantém uma parceria há alguns anos com ao MDPI que proporciona aos autores USP um significativo desconto nas taxas de publicação de artigo e um alto índice de citações e acessos aos artigos publicados.

Webinar “Conheça o EndNote Online”

O treinamento acontece no dia 26 de abril de 2023, às 14h. 

O EndNote Online é uma ferramenta de gestão e organização de referências e citações, que facilita a redação de textos. EndNote é uma solução de gerenciamento de referência com um componente desktop e online. Quando usado na área de trabalho, pode ser chamado de “ EndNote desktop” ou “ EndNote na área de trabalho”. Quando usado online, pode ser chamado de “ EndNote online”. 

Os usuários do EndNote Online podem sincronizar todas as referências em uma biblioteca de desktop com sua biblioteca online e compartilhar toda a biblioteca com outros usuários do EndNote. Sua biblioteca online pode conter um número ilimitado de referências e anexos ilimitados.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Pesquisa analisa potencial da farinha do fruto da pupunha na alimentação

Youtube

Capacitação em Mendeley Reference Manager

Instagram

Quatis no câmpus Luiz de Queiroz: exemplo de coexistência pacífica entre humanos e vida selvagem

Divulgação científica

Ação de bioinseticidas também pode levar ao desenvolvimento de resistência por parte das pragas, problema que já afeta agrotóxicos tradicionais

Produtos biológicos criados a partir de microrganismos ou de moléculas deles derivadas são esperança para uma agricultura de menor impacto. Time internacional de pesquisadores defende uso de estratégias para reduzir a velocidade das mutações genéticas a fim de retardar ou prevenir surgimento de resistência.

A necessidade de aumentar a produção de alimentos para atender ao crescimento da população humana, que deverá chegar perto dos 10 bilhões em 2050, e ao mesmo tempo diminuir o impacto dessas atividades sobre o ambiente, está levando empresas e pesquisadores a explorarem novas alternativas. Uma das vias mais promissoras envolve a substituição dos agrotóxicos pelos bioinseticidas, que são menos tóxicos e, por isso, menos danosos. Porém, um estudo que reúne pesquisadores da Unesp, do Reino Unido e da Suécia, liderado pela Universidade de Stirling, da Escócia, mostra que o uso destes produtos microbiológicos pode esbarrar em importantes obstáculos naturais, capazes de comprometer a sua funcionalidade.   

Segundo artigo publicado por estes pesquisadores, será preciso começar a adotar estratégias para retardar o desenvolvimento, entre as populações das pragas, de resistência aos inseticidas, principalmente aqueles de origem microbiana. Esse problema afeta principalmente as plantas transgênicas e os agrotóxicos convencionais, mas pode ser evitado no caso dos inseticidas de base biológica, uma tecnologia emergente no setor agrícola que é vista como opção mais sustentável para a proteção das lavouras.

Bioinseticidas são produtos biológicos que combatem pragas que atacam a lavoura. Mas, diferentemente dos defensivos químicos, eles são formulados a partir de microrganismos ou de moléculas derivadas destes organismos, o que os torna menos agressivos ao meio ambiente do que os agrotóxicos convencionais. Essa classe de produtos microbiológicos é dividida basicamente em três grupos principais, com formulações baseadas em fungos, vírus, nematoides ou bactérias.

Cotidiano

Novo centro da USP vai promover o desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros

Os projetos serão conduzidos a partir de pesquisas, educação, inovação e empreendedorismo, articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Recém-criado pela USP, o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agriculture Center – STAC), coordenado pelo professor Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, tem como proposta promover atividades científicas interdisciplinares e transdisciplinares para o desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros. Ele é um dos quatro novos centros criados na Universidade – os outros são Centro de Estudos Amazônia Sustentável, Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão.

O centro pretende desenvolver o diagnóstico e prognóstico, com enfoque em segurança alimentar e alimento seguro, na participação do Brasil na produção e consumo de alimentos no mundo, e na proposição de soluções estratégicas de políticas públicas e projetos articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

“A agricultura tropical é uma das grandes invenções brasileiras, cuja dimensão e importância para o mundo não têm paralelo em outras regiões tropicais”, diz o professor, complementando que o Brasil tem superado muitas regiões temperadas do mundo. “Cada vez mais, a produção de alimentos, fibras e bioenergia da agricultura tropical brasileira se torna mais sustentável, em função do desenvolvimento de novos genótipos e sistemas de produção que otimizam o uso dos recursos naturais, tais como dióxido de carbono, temperatura, radiação fotossinteticamente ativa, insolação, água e nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, níquel e zinco”, explica.

Esalq inaugura espaço virtual para registrar memória

Os conteúdos são escritos por meio da consulta em diversos materiais e conta com o suporte e a revisão de docentes, funcionários, alunos e egressos da Esalq/USP e também daqueles apoiadores apaixonados pela nossa história.

No dia 1º de julho de 1960, um grupo de estudantes quartanistas e docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) deu início aquela que ficou conhecida como a “Grande Excursão”.

De Piracicaba partiram rumo a Montevideo, capital do Uruguai. E durante 30 dias os acadêmicos fizeram essa jornada dentro do Azulão, ônibus monobloco Mercedes-Benz do Brasil, modelo 0-321-H, vendido por 2 milhões de cruzeiros pela montadora. Passados 63 anos o F60, como ficou conhecido, ainda se mantém firme, funcionando impecavelmente e com as suas características originais.

Essas e outras histórias estarão agora registradas no site Esalq Sempre, inaugurado no último sábado, 15/04, durante a realização da exposição de carros antigos Esalq Carburados.

A Esalq conta com uma fonte inesgotável de registros históricos e símbolos, que norteiam todos os valores cultuados por colaboradores da Instituição, muitos deles conservados em diferentes locais no campus, em especial, no Museu Luiz de Queiroz.

Ferramenta traça perfil econômico de rotas importantes para transporte nacional

Desenvolvida por um grupo de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, coordenado por Thiago Guilherme Péra, essa ferramenta dimensiona indicadores de custos de transporte em relatórios automatizados.

Uma nova ferramenta, desenvolvida por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo, dimensiona indicadores de custos de transporte em relatórios automatizados. Eles são realizados a partir do cruzamento de informações de diferentes bases de dados, assim, é possível apontar os principais custos de transporte. Eles também podem ser determinados pelos próprios usuários.

Segundo Thiago Guilherme Péra, coordenador do Grupo Esalq-Log da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, o grupo apresenta foco em pesquisas aplicadas aos sistemas logísticos que apresentam impactos em políticas públicas. 

Funcionamento 

É importante destacar que as pesquisas realizadas pelo grupo são focadas no suprimento da logística de transporte; por esse motivo, os laboratórios de dados são essenciais. Um dos projetos que estão sendo promovidos no momento é o Analytics. Por meio dele, o perfil econômico de diferentes rotas é analisado e pode ser utilizado para a criação de novos relatórios. A partir do sistema, também é possível fazer avaliação de políticas públicas voltadas ao setor. 

Nesses documentos, são analisados qual o custo econômico de uma rota, a margem de lucro do transportador, a sazonalidade de diferentes caminhos, entre outras informações. “Esse tipo de análise supre uma demanda muito grande nesse ramo. Vale a pena destacar que esse relatório é criado de forma automática, utilizando como base mais de 5 mil rotas”, explica o especialista. 

Se o usuário tiver interesse, ele pode mandar uma nova rota para o grupo e um relatório será disponibilizado em poucos minutos. O aparelho também se baseia no cruzamento de informações, dessa forma, diferentes dados são utilizados para que o relatório seja apresentado para quem está utilizando o mecanismo. 

Oportunidades

Alunos da USP podem concorrer a bolsas de intercâmbio internacional em empreendedorismo

Programa da Agência USP de Inovação vai destinar R$ 1.160.000,00 em bolsas para estudantes de graduação para fomentar o desenvolvimento de projetos internacionais voltados ao empreendedorismo e inovação.

A Agência USP de Inovação (Auspin) tem inscrições abertas para seleção do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional de 2023 destinada aos alunos de graduação da USP, na modalidade Empreendedorismo. São pouco mais de um milhão e cem mil reais destinados às bolsas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de maio pelo Sistema Mundus, neste link.

O objetivo da bolsa é apoiar alunos da graduação interessados em desenvolver atividades relacionadas ao empreendedorismo, habitats de inovação, empresas e centros de pesquisa no exterior. Cabe ao aluno o contato com a instituição no exterior e a obtenção da carta de aceite. O período para o início do intercâmbio vai do dia 1 de agosto a 30 de setembro de 2023 e a duração é de, no mínimo, três meses e, no máximo, seis meses (sem possibilidade de prorrogação do auxílio).

A bolsa tem o valor de R$ 3.000,00 para custos de transporte mais R$ 3.000,00 por mês de intercâmbio para países da América do Sul, ou R$ 5.000,00 mais R$ 5.000,00 por mês para demais destinos. Estes destinos podem ser instituições de ensino, institutos de pesquisa e centros de inovação públicos ou privados; empresas de base tecnológica, incubadoras, startups, organizações governamentais; demais instituições alinhadas ao objetivo do edital.

Últimos dias de inscrições para o Prêmio CAPES de Tese

Autores de trabalhos de doutorado têm até 26 de abril para se inscreverem no concurso. Vencedores receberão até R$ 25 mil.

Faltam poucos dias para encerrar o prazo de inscrições para o Prêmio CAPES de Tese. A seleção premia os melhores trabalhos defendidos  no Brasil, em 2022, em cada área do conhecimento reconhecida pela Fundação. Os interessados têm até o próximo dia 26 para garantirem a participação no edital deste ano.

Para concorrer é necessário que a tese esteja registrada na Plataforma Sucupira. Até 49 trabalhos serão escolhidos na primeira etapa do Prêmio, que será divulgada em agosto. Desses, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese relacionado a cada grande área do conhecimento. Os vencedores serão conhecidos em novembro.

Quer mudar de faculdade ou de curso? USP tem mais de 800 vagas para transferência

São 128 vagas na área de Biológicas, 618 na área de Exatas e 123 na área de Humanas; prazo de inscrição para a prova de transferência foi prorrogado até 24 de abril.

Estudantes de graduação da USP e de todas as instituições de ensino superior do País que buscam mudar de curso ou de faculdade podem concorrer a 869 vagas remanescentes na USP. O prazo de inscrição do Exame de Transferência Externa foi prorrogado até as 12 horas da próxima segunda-feira, dia 24 de abril. Para participar é necessário fazer a inscrição neste link e pagar a taxa de R$ 191,00.

O processo é realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e podem se candidatar os alunos regularmente matriculados no ano de 2023 em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino ou que, no momento da futura transferência de sua matrícula para a USP, comprovem estar regularmente matriculados na instituição de origem.

As vagas são distribuídas por diferentes cursos e campi, sendo 128 na área de Biológicas, 618 na área de Exatas e 123 na área de Humanas.

Podcast fala sobre oportunidades de empreendedorismo oferecidas pela USP

Produção da Agência USP de Inovação disponível na plataforma Spotify fala sobre o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo na Universidade.

Produzido pela Agência USP de Inovação (Auspin), o podcast Fala Inovação tem um novo episódio que aborda as principais atividades e oportunidades de empreendedorismo na USP segundo a visão do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), organização formada por alunos, pesquisadores e professores buscando desenvolver a cultura do empreendedorismo na Universidade. O áudio está disponível no Spotify neste link.

A produção trata de um dos principais programas do núcleo, o Start NEU, que visa a alavancar empreendedores na criação de suas startups e premiá-los com até R$ 20 mil cada, a fim de contribuir no desenvolvimento de seus projetos. O núcleo oferece suporte a startups formadas pelos estudantes, organiza cursos e mantém uma rede de interação para compartilhamento de ideias e projetos. O grupo também conecta alunos e recém-formados a oportunidades de trabalho entre as startups que integram a rede.

Os convidados são os membros do NEU Artur Villas Boas, cofundador da Labenu, escola de programação que inovou na forma de cobrança; e Thiago de Paula Teixeira da Silva, aluno da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), responsável pelo programa de aceleração de startups do NEU em 2022. A moderação será realizada por Marina Marinho, gestora de Empreendedorismo e Inovação da Auspin.

Radar

USP firma parceria com Aberje para aprimorar a comunicação da Universidade

Termo de parceria assinado com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial fomenta e incentiva a qualificação profissional de servidores técnicos e administrativos da Universidade.

A USP e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) assinaram, no último dia 17 de abril, um termo de parceria que tem como objetivo conjugar esforços para que as instituições produzam e disseminem mutuamente conhecimentos em suas respectivas áreas. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria, em São Paulo. 

Com o termo, a USP passa a fazer parte do quadro de associados da Aberje, sem nenhum ônus financeiro para a Universidade. Além disso, os servidores técnicos e administrativos que atuam na área de comunicação da Universidade terão um desconto suplementar de 15% nos cursos oferecidos pela associação, que é referência na formação de profissionais de comunicação e atua há mais de 50 anos no setor. 

No evento de assinatura do termo, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior afirmou que o convênio vai agregar muito às atividades já desenvolvidas pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. “Esta parceria vai se somar aos esforços que têm sido feitos por uma comunicação mais profissional, seja com a sociedade, seja internamente”, salientou Carlotti.