Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 119

Período:  11 a 16/06/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Fachada do Departamento de Genética

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dicas da Semana

Periódicos online assinados exclusivamente para a comunidade esalqueana 

Para acessá-los é necessário utilizar os micros disponibilizados nas bibliotecas Central e do LES e a senha deve ser solicitada à equipe no balcão de Atendimento.

O meio mais tradicional para acessar os periódicos online assinados pela USP é fazê-lo através do Portal de Busca Integrada, seja diretamente no campus (com reconhecimento de IP) ou pela rede VPN (acesso remoto). No entanto, o usuário ESALQ possui acesso exclusivo a outros títulos de periódicos, que apesar de serem restritos, podem ser acessados no espaço físico da biblioteca. São eles:

Você sabia que é possível copiar textos de documentos usando apenas a câmera do seu celular? 

Não? Então veja como é fácil transformar seu smartphone em um scanner portátil e totalmente gratuito.

Google Lens é um aplicativo de reconhecimento de imagem desenvolvido pela Google. Esta ferramenta tem várias funções e uma delas é capacidade de poder digitalizar, praticamente, todo tipo de texto que você encontrar em artigos de periódicos, capítulos de livros, documentos, panfletos, etc.

Gostou da ferramenta? Então veja este tutorial no Youtube que selecionei para você e que explica com detalhes as funcionalidades do Google Lens.

Produtos & Serviços

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Lançamento de livro

Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água

O lançamento acontece no dia 24 de junho de 2022, às 16h, na Biblioteca Central da Esalq.

Este livro apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água, como contribuição para a busca do maior equilíbrio entre a produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas, e como apoio ao aprendizado nos cursos de ciências agrárias e ambientais.

Ao longo de seus doze capítulos, são tratados conceitos fundamentais da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco-hidrológicos da zona ripária.

Aspectos aplicados de manejo de bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, entre outros, também fazem parte da análise, que inclui ainda um histórico das relações entre a floresta e a água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações, de grande utilidade para o pesquisador.

Novidades do Acervo

Editores:

Berinjela do plantio à colheita

Este livro foi idealizado para suprir a falta de informações técnicas sobre esta cultura no Brasil. Escrito pelos principais pesquisadores de berinjela das mais renomadas instituições de pesquisa no Brasil, destina-se a técnicos, agrônomos, estudantes de agronomia, produtores e demais interessados nesta cultura. 

Aborda os aspectos agronômicos da cultura desde o plantio até a colheita, incluindo oxigenação edafoclimáticas e fisiologia da produção; sistemas de plantio; adubação; manejo de plantas daninhas, de pragas e de doenças; colheita e pós-colheita.Esta obra destina-se a estudantes de agronomia e a técnicos interessados na produção da berinjela. Aborda as mais recentes tecnologias para esta cultura e é, portanto, fonte essencial de informações para o seu cultivo eficiente e sustentável. 

Editores:

Beterraba do plantio à colheita

Esta obra destina-se a estudantes de agronomia e a técnicos interessados na produção da beterraba. Aborda as mais recentes tecnologias para esta cultura, como aspectos econômicos, botânica, exigências edafoclimáticas, preparo do solo e plantio, cultivares, adubação, manejos da irrigação, plantas daninhas, pragas e doenças e colheita. Beterraba: do plantio à colheita foi escrito pelos mais renomados professores e pesquisadores desta cultura no Brasil.

Acesso Aberto (Open Access)

Cartilha orienta a formulação de políticas públicas para a mobilidade urbana de idosos

A professora Karin Regina Marins comenta que a cartilha é voltada para gestores públicos municipais e está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a professora Karin Regina de Castro Marins, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, destrincha os principais pontos por trás da criação da cartilha orientadora, que visa a um melhor deslocamento de idosos nas áreas urbanas. 

A valorização da condição das pessoas enquanto pedestres é premissa para a sustentabilidade urbana e saúde das pessoas. Pensando nisso, o Portal de Livros Abertos da USP criou uma cartilha com orientações para a melhoria do deslocamento da população idosa nas cidades. A intenção é repensar o desenho urbano para essa população, que cada vez mais tem sido uma parcela representativa da população mundial. 

A relação entre o deslocamento nos centros urbanos e a população idosa é explicada pela professora Karin, que diz ser um conceito envolvendo o preparo de um determinado local, em que se estabelecem as condições necessárias para caminhar e aproveitar o espaço enquanto pedestre. Para ela, essas condições na população idosa são algo extremamente fundamental, uma vez que tratam da autonomia e da qualidade de vida do idoso. 

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

O treinamento acontece no dia 29 de junho de 2022, das 14h30 às 16h30.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Capacitação em Mendeley

Os treinamentos acontecem nos dias 21 e 30 de junho

Durante o mês de junho de 2022, a Divisão de Biblioteca promoverá dois encontros online para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Webinar Inovação e Patentes: Derwent Innovations Index

O treinamento acontece no dia 21 de junho de 2022. Inscreva-se!

Derwent Innovations Index é uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index® , Patents Citation IndexTM e Chemistry.

Um banco de dados da estrutura química que pode ser usado para localizar patentes contendo informações químicas. Derwent Innovations Index é atualizado semanalmente e contém mais de 16 milhões de invenções práticas, desde 1963 até os dias de hoje. As informações de patente são coletadas com 41 autoridades emissoras de patente em todo o mundo e são classificadas em três categorias ou seções: Química, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Eletrônica.

Webinar Biblioteca Virtual Pearson e-books para a USP

O treinamento acontece no dia 22 de junho de 2022. Inscreva-se!

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da Biblioteca Virtual Pearson, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos digitais em português nas mais distintas áreas de conhecimento. O Catálogo de e-books em texto completo está disponível a docentes, alunos e funcionários da USP.

São mais de 13.000 livros na plataforma, dentro deles 11.856 são livros em Português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar).

É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

O acesso é individualizado. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP. A Biblioteca Virtual está disponível para Desktop, Tablets e Smartphones. Suas funcionalidades exclusivas, agilidade e navegação intuitiva oferecem aos leitores a melhor experiência de usuário. Um sistema completo, desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar.

Webinar Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 23 de junho de 2022. Inscreva-se!

Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance. Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc. Tais informações podem ser obtidas em índices internacionais multidisciplinares de citações como o Journal Citation Reports.

Avisos

Bibliotecas do campus estarão fechadas nos dias 16 e 17 de junho de 2022

Em virtude do feriado de Corpus Christi, não haverá expediente na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ nos dias 16 e 17 de junho de 2022.

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de junho, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/06, analisou os dados disponíveis sobre a Covid-19 e reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, especialmente a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a exigência de comprovação de imunização completa contra o coronavírus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Cobrança de mensalidade não é a solução para o financiamento da universidade pública

Instagram

Título do seu artigo científico: os erros que você precisa evitar!

Blog

Dicas para você produzir uma pesquisa de qualidade

Nossa Gente

Projeto da USP vai restaurar 10 hectares de florestas em São Pedro até o fim do ano

Coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, projeto Corredor Caipira iniciou ações de reflorestamento que vão ajudar no aumento da disponibilidade hídrica para abastecimento público na cidade.

A cidade de São Pedro, no Estado de São Paulo, sofre há anos com as queimadas em sua vegetação natural e períodos de estiagem relacionados à perda da cobertura florestal. Para ajudar no enfrentamento deste problema e criar corredores agroecológicos entre municípios, o projeto Corredor Caipira, coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, vai fazer até o final deste ano a restauração de dez hectares de florestas no município, incluindo a participação do poder público, sociedade civil e comunidade local.

O reflorestamento em São Pedro faz parte de um projeto maior, que vai implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas, unindo fragmentos florestais atualmente isolados em municípios da região de Piracicaba, no Estado de São Paulo. Além das cidades de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi, outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para restauração florestal, com o objetivo de melhorar a conectividade entre matas nativas.

Divulgação Científica

Projeto Map-Pira oferece dados para gestão agrícola e ambiental na região de Piracicaba

Com participação de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, projeto apresenta dados detalhados sobre a complexidade de solos da região, incluindo imagens de satélite e fotos aéreas.

O que impacta na qualidade dos solos? Há várias características como teor de areia, argila, mineralogia e carbono, volume de água retido, capacidade de troca de cátions, risco de erosão e grau de degradação das terras. Dados como esses fazem parte do Map-Pira, projeto desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para melhorar a gestão agrícola e ambiental da região de Piracicaba, em São Paulo, incluindo também os municípios de Rio das Pedras, Iracemápolis, Charqueada, Saltinho, Capivari, Mombuca e Rafard.

O projeto foi apresentado na última quinta-feira, dia 9 de junho, durante um evento on-line da Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Piracicaba. O objetivo foi mostrar como os dados podem ajudar o produtor na definição de zonas de manejo, na agricultura de precisão, na alocação de variedades, no planejamento conservacionista, na irrigação e no planejamento ambiental.

“Quanto maior o conhecimento do solo, maior a possibilidade de aumento da produtividade com qualidade ambiental”, destacou durante a apresentação o professor José Alexandre Demattê, especialista em sensoriamento remoto e mapeamento de solos, do Departamento de Ciência do Solo da Esalq. Nesse sentido, o Map-Pira pode contribuir para o trabalho de agricultores, professores, pesquisadores, alunos, gestores públicos, empresas e indústrias.

Oportunidades

Núcleo de Empreendedorismo inscreve estudantes da USP para concurso de ideias de startups

Programa vai capacitar os alunos para o desenvolvimento de uma ideia de negócio e dar suporte para a proposta ganhadora.

O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) está recebendo inscrições para o Concurso de Ideias do NEU, uma iniciativa que busca, em duas semanas, capacitar os alunos para o desenvolvimento de uma ideia de startup. Para se inscrever não é necessário ter uma ideia bem estruturada nem ter experiência com empreendimentos, serão aceitas ideias abstratas e, caso não tenha uma, é possível realizar a inscrição inserindo apenas a área em que gostaria de atuar. As inscrições vão até o dia 16 de junho e devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário.

O programa contará com conteúdos baseados nos principais modelos de ideação utilizados por grandes empresas (Uber, Nubank, Airbnb), espaços para dúvidas e realização de atividades para a maturação da ideia. Além disso, as dez melhores equipes serão selecionadas para fazerem um pitch da sua ideia para empreendedores que decidirão o ganhador do prêmio de R$ 1.000, que também contará com o apoio do NEU em sua trajetória.

USPSusten oferecerá bolsas para pós-doutorandos com pesquisas na área ambiental

São oferecidas 28 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais, com duração de 12 meses. As inscrições podem ser feitas pela internet, de 13 a 26 de junho.

Na semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lança o Programa USPSusten, com a proposta de gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis, a conservação do meio ambiente e a formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos.

“O desenvolvimento sustentável, com responsabilidade ambiental, requer forte engajamento em pesquisa e inovação, merecendo tratamento prioritário na USP. Pensando nisso, a Universidade concederá até 28 bolsas de pós-doutorado de forma a produzir dados e análises científicas que contribuam com as políticas públicas e o avanço das temáticas selecionadas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Acontece

Estudos sobre plantas de cobertura como alternativa de manejo sustentável

Com o objetivo de produzir informações de apoio para estudos futuros, a Embrapa realizou a pesquisa bibliográfica “Utilização de plantas de cobertura como alternativa de manejo sustentável”, que conclui pela boa perspectiva dessa prática visando à produção sustentável, um dos focos principais da Agricultura moderna. O estudo, que servirá, ainda, para orientação dos produtores que desejem adotar esse método para conservação ambiental, teve por base pressupostos teóricos de vários autores e fontes sobre o tema.

Um dos principais desafios da agricultura moderna é produzir de forma sustentável, em ambiente ecologicamente correto, socialmente aceito e economicamente viável, para atender à demanda crescente de alimentos. Sob essa perspectiva, o Brasil se apresenta com enorme potencial para atender a essas questões, sendo o Cerrado um dos principais produtores de alimento no país. Entretanto, o uso intensivo e indiscriminado de agrotóxicos e adubação sintética, modelo recorrente na Agricultura, tem provocado graves danos ambientais aos ecossistemas e à saúde humana. Nesse ambiente, o uso adequado das plantas de cobertura constitui-se em alternativa para melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, aumentando a produtividade e promovendo sustentabilidade ao sistema agrícola.

Agricultura irrigada e sua importância na produção de alimento: nexo água-alimento

No dia 15 de junho, celebra-se o Dia da Agricultura Irrigada. A comemoração tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação à importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e a segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.

A criação da data propicia uma oportunidade para debater o tema da agricultura irrigada e conscientizar a sociedade sobre a importância estratégica dessa importante tecnologia. A irrigação, talvez por ser uma das mais antigas tecnologias e já fazer parte da paisagem agrícola, raramente é lembrada como uma importante inovação nos dias atuais, mesmo sendo uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento da agricultura e a produção sustentável de alimentos já concebida. Entre as várias tecnologias que contribuíram para a intensificação da agricultura, a irrigação é, sem dúvida, uma das principais.