Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 231
Período: 13 a 19/09/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 231
Período: 13 a 19/09/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta
A fotografia edição 231 do Dicas & Notícias é de Elaine Cristina de Oliveira, Analista Administrativa do Serviço de Atividades Internacionais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, que externou por meio desta imagem o privilégio que é trabalhar com esta vista exuberante.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
"Sou uma pessoa extremamente realizada. Gosto muito do que eu faço. Uma das possibilidadedes de ser feliz é fazer o que você gosta".
Lindolpho Capellari Jr é docente do Departamento de Ciências Biológicas da USP/ESALQ.
Nesta edição do programa "Biblioteca em Foco", uma parceria entre a TV USP Piracicaba e a Divisão de Biblioteca da Esalq, a bibliotecária Márcia Saad entrevistou o Professor Lindolpho Capellari Junior, docente do Departamento de Ciências Biológicas da USP/ESALQ. Durante a conversa sobre plantas medicinais, o docente apresentou suas mais recentes publicações sobre plantas como o caçaú (ou mil-homens), ora-pro-nóbis e cravo-de-defunto. Além disso, compartilhou detalhes de sua trajetória acadêmica, viagens, pesquisas e projetos atuais.
As obras estão disponíveis para download gratuito no site da Divisão de Biblioteca da Esalq, bem como no Portal de Livros Abertos da USP, reforçando o compromisso da universidade com a disseminação de conhecimento científico à sociedade.
A Série Produtor Rural, da qual essas publicações fazem parte, é uma coleção lançada pela Divisão de Biblioteca da ESALQ desde 1997, com o objetivo de oferecer conteúdos agrícolas em uma linguagem simples e acessível. A série é voltada especialmente para pequenos produtores rurais e agricultores familiares, alinhando-se ao Objetivo 2 da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável: "Fome Zero e Agricultura Sustentável".
"A Biblioteca oferece vídeos, apresentações de treinamentos e manuais com instruções para elaboração de trabalhos acadêmicos"
Thais Cristiane Campos de Moraes é Chefe Técnica do Atendimento e Orientação ao Usuário na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
A biblioteca oferece guias de instruções para estruturar os trabalhos acadêmicos, segundo as normas vigentes. Utilize a "Folha de estilo" em word, elaborada de acordo com a formatação ABNT, de modo a otimizar o seu trabalho e facilitar a escrita.
Siga estes passos:
Acesse o card "Apoio Acadêmico";
Depois clique na aba "Materiais de apoio";
Em seguida, clique em "Estrutura do trabalho científico e Turnitin";
Baixe o arquivo "Folha de estilo (template TCC)".
Em função do encerramento do contrato da USP com o Data Center atual e por determinação da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI-USP), todos os equipamentos que suportam os sistemas e portais da ABCD-USP serão realocados para um novo Data Center, espaço cedido pela STI-USP.
Tendo em vista tratar-se de operação complexa, que exigirá o completo desligamento, desmontagem, remontagem e reativação de todos os equipamentos, todos os sistemas estarão indisponíveis entre 20 de setembro de 2024 (sexta-feira) a 24 de setembro de 2024 (terça-feira), considerando o cronograma de mudança física agendado pela STI-USP.
Sabemos da importância desses sistemas – que incluem o Dedalus, o Portal de Revistas da USP, o Portal de Busca Integrada, o Aplicativo Bibliotecas USP, a Biblioteca Digital da Produção Intelectual, o Vocabulário Controlado, dentre dezenas de outros – a equipe técnica da ABCD-USP envidará todos os esforços para que, salvo ocorrências fortuitas ou de força maior, todos os sistemas voltem a operar dentro do período mencionado, com prioridade máxima para a restauração dos sistemas Dedalus e Portal de Revistas da USP.
É importante mencionar que diversos procedimentos de cópia de segurança (backups) estão em processo nesse período que antecede a mudança, razão pela qual alguns sistemas podem apresentar algum tipo de lentidão.
A diversidade de conhecimento produzido e preservado pelos museus estatutários da Universidade de São Paulo (USP), que são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, que faz parte do Museu Paulista (MP), estarão com seus acervos em exposição na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), no Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos/espaço Jumbão.
A mostra que ocorrerá entre 2 e 31 de outubro, das 9h às 18h, dará continuidade aos eventos comemorativos aos 90 anos da USP, percorrendo todos os municípios onde há campus da Universidade: Ribeirão Preto, Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba, Lorena e São Paulo. Será uma experiência imersiva e digital que promoverá o encontro e a descoberta dos museus estatutários da Universidade, detentores dos maiores e mais relevantes acervos do Brasil.
Com seções exclusivas, os quatro diferentes acervos estarão reunidos no mesmo espaço por meio da intersecção entre recursos de realidade virtual e peças físicas selecionadas, criando para o público uma oportunidade de contemplá-los em um só trajeto. Todas as simulações e criações virtuais foram feitas na própria Universidade, pela equipe do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).
De 22 a 27 de setembro, o campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba sedia a XVI Semana da Mobilidade. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de incentivar as pessoas para que experimentem ao longo da semana, formas alternativas de mobilidade e segurança no campus. Além disso, as atividades visam contribuir para a redução de impactos ambientais, para a melhoria da saúde física e mental, além das relações sociais, entre outros benefícios. Durante a semana serão realizadas atividades educativas, tais como oficinas, teatro, atividades físicas e o incentivo ao uso do transporte coletivo do campus.
Entre os destaques da programação está a campanha Venha de Bike, que quer incentivar a comunidade a vir a pé ou de bicicleta para o campus. Os participantes vão concorrer a uma bicicleta e outros prêmios, e devem se registrar na barraca da mobilidade, localizada no bolsão de estacionamento do Edifício Central. Haverá ainda aulas de Yoga, atividade que proporciona bem-estar físico, mental e emocional aos praticantes, para que se tenha um momento de bem-estar na sua rotina semanal, proporcionando diversos benefícios e os incentivando a adotar um estilo de vida mais saudável; e de Move Flow, que, por meio de movimentos específicos, utilizando bolas, é possível mobilizar todo o sistema facial do corpo, promovendo a liberação de bloqueios físicos e emocionais.
Dando sequência à série de entrevistas sobre os Objetivos Estratégicos da USP, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Paulo Alberto Nussenzveig, falou com o Jornal da USP sobre o processo de definição dos dez objetivos estratégicos específicos da pró-reitoria que dirige, os planos para alcançar essas metas e as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas para aprimorar a pesquisa e a inovação na Universidade.
Os 12 objetivos estratégicos da USP, apresentados no Conselho Universitário do dia 20 de agosto, abrangem as atividades-fim da Universidade – graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária e inclusão e pertencimento – e a gestão administrativa. Além dos objetivos gerais, também foram definidos os dez objetivos estratégicos para cada uma dessas áreas.
Para destacar o papel das hortas comunitárias como plataformas integradoras, que estimulam a autonomia, o autocuidado e a participação social será lançado nesta sexta, dia 20 de setembro, o livro Hortas Comunitárias Urbanas: promovendo a saúde e a segurança alimentar e nutricional nas cidades. A publicação é organizada por Cláudia Maria Bógus e Denise Eugenia Pereira Coelho, ambas da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Mariana Tarricone Garcia, do Instituto de Saúde (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP). O evento será realizado das 14h às 17h, na Rua Santo Antônio, 590, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, com apresentação das organizadoras da 0bra.
O livro faz parte da coleção Temas em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, entidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), tem 384 páginas e é dividido em quatro partes: Fundamentos teóricos dos campos da Promoção da Saúde, da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e da Agroecologia; Sistemas e ambientes alimentares no contexto urbano; A agricultura urbana e suas articulações com agendas contemporâneas e políticas públicas; e Relatos de experiências em hortas urbanas.
O livro inicia com uma reflexão sobre a desconexão crescente entre os indivíduos, os alimentos e o ato de comer, resultado da industrialização e padronização dos alimentos, mostrando que as hortas urbanas são espaços relevantes para restaurar essa conexão, promovendo práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Além disso, oferecem uma valiosa oportunidade para a aprendizagem coletiva sobre cultivo e alimentação, fortalecendo o trabalho sobre temas ambientais, alimentares e dietéticos.