Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 67

Dica da Semana

Aplicativo "Bibliotecas USP"

O aplicativo permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP.

A Divisão de Biblioteca, por meio da Aguia (Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

Além disso, o aplicativo possibilita sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Informações:

Produtos & Serviços

Portal de Livros Abertos da USP

Um dos objetivos do Portal é tornar a ciência acessível.

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Apoio Acadêmico: solicitação de ISBN

O prazo é de até 03 (três) dias úteis após o recebimento pela Agência do ISBN.

International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro que é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas editadas no Brasil. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, representada no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional que tem a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

Novidades do Acervo

E-books da Reserva Temporária disponíveis na plataforma Minha Biblioteca

Para acessar os e-books é necessário cadastro na Minha Biblioteca.

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da plataforma Minha Biblioteca que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. 

Além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica, a plataforma oferece ao usuário, conteúdos 100% em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo.

O estudante e o docente contam com a facilidade para localizar seus livros e a praticidade de acessá-los onde estiver através do seu smartphone, tablet, notebook ou pc. O link para acesso na USP é: http://usp.minhabiblioteca.com.br . Ressalta-se que o acesso remoto é realizado por conexão via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP.

Autor:

Vertebrados: Anatomia Comparada, Função e Evolução

Sinopse: Vertebrados: Anatomia Comparada, Função e Evolução, obra conhecida e respeitada na área, foi totalmente revisada e atualizada de acordo com as mais recentes pesquisas e as descobertas que continuam a enriquecer a biologia dos vertebrados, resolvendo antigas questões ou surpreendendo com um novo entendimento sobre elas.Escrita em linguagem objetiva e estruturada com base na forma, função e evolução, esta sétima edição é ricamente ilustrada e apresenta diversos destaques, como a descoberta de novos fósseis, modernas pesquisas experimentais e novas filogenias, entre outros assuntos relevantes.

Autor:

Tecnologia do Processamento de Alimentos: Princípios e Prática

Sinopse: Reescrita e ampliada, esta 4ª edição do livro Tecnologia do processamento de alimentos: princípios e prática combina teoria e cálculos de processamento de alimentos com o resultado de estudos científicos e práticas comerciais. 

Abrangente, a obra apresenta um panorama da maioria das operações unitárias, oferecendo detalhes dos métodos e equipamentos de processo, condições de operação e os efeitos do processamento tanto nos microrganismos que contaminam ou deterioram os alimentos como nas propriedades físico-químicas, nutricionais e sensoriais dos alimentos. 

Os conteúdos estão divididos em cinco partes: a Parte I descreve conceitos básicos importantes, incluindo composição dos alimentos, propriedades físicas e bioquímicas, qualidade e segurança dos alimentos, monitoramento e controle do processo e princípios de engenharia. As Partes II a IV agrupam as operações unitárias de acordo com o tipo de transferência de calor que ocorre, e a Parte V descreve operações pós-processamento, ou seja, embalagem, armazenagem e logística de distribuição.

Autores:

Sinopse: Desde que A Economia da Natureza foi lançada em 1976, tem conquistado seguidores fortes e leais. Esta sétima edição conta com a nova colaboração de Rick Relya. Quando conversamos pela primeira vez a respeito do livro, em 2009, imediatamente ficou claro que tínhamos uma visão semelhante sobre manter tudo o que foi bem-sucedido na edição anterior enquanto fazíamos a atualização. Realizamos uma ampla pesquisa na área para nos certificar do que não poderia faltar em um compêndio; portanto, esta edição é o resultado de um esforço de quatro anos para oferecer ao leitor uma obra de excelência e completamente nova.

Divulgação Científica

Pesca ou Aquicultura? Qual a melhor opção de pescado para o consumidor?

Texto publicado na coluna da 21ª edição da Revista Aquaculture Brasil.

A pesca é praticada pelos indígenas no Brasil desde o período pré-colonial, como atividade de subsistência fazendo parte da cultura do povo brasileiro. Além de importante atividade econômica, a pesca provê o sustento de milhões de pessoas, abrigando tradições, conhecimentos e práticas passadas de geração em geração.

A adoção de modelos sustentáveis vem sendo um propósito a se buscar em todos as atividades humanas com vistas à conservação da natureza, bem como quanto a produção de alimentos quer advindo do extrativismo ou de cultivo/confinamento.

Autora:

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Biblioteca Virtual Pearson 

O treinamento acontece no dia 20 de maio de 2021.

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books da Biblioteca Virtual Pearson, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos. O Catálogo de e-books em texto completo está disponível a docentes, alunos e funcionários. São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). Participe conosco desta reunião online para saber mais sobre a coleção e as funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson. Registre-se para participar.

Webinars sobre a “Minha Biblioteca”

Os treinamentos acontecem nos dias 25 e 27 de maio de 2021.

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu a coleção de e-books das áreas de Medicina e Saúde da Minha Biblioteca uma plataforma de e-Books que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. O Catálogo de e-books está disponível a docentes, alunos e funcionários. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. 

Treinamentos sobre Bases de Dados: Parceria Capes Accucoms

Os webinars serão realizados nos dias 18, 19 e 21 de maio de 2021, sempre às 15h.

Treinamentos em bases de dados em distintas áreas de conhecimento e disponíveis no Portal de Periódicos da Capes acontecem na semana que vem.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 07 de junho de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Suspensão do atendimento das "devoluções de materiais bibliográficos" 

Para outros serviços oferecidos o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança. 

Redes sociais | Siga-nos

Facebook

Estudantes de agronomia recebem bolsas para desenvolver novas técnicas de manejo e nutrição animal

Estudantes participam de reuniões semanais para debater temas da agropecuária e realizam estágios para colocar o conhecimento em prática.

Facebook

Estado prepara criação de novo instituto de pesquisas ambientais

Nova entidade substituirá os três institutos atuais: Geológico, Florestal e de Botânica. Pesquisadores concordam com necessidade de modernização, mas lamentam perda histórica e temem prejuízos à pesquisa

Facebook

Em parceria com a USP, plataforma de streaming oferece acervo de temática socioambiental

Ecofalante Play apresenta mais de 130 filmes disponíveis gratuitamente para uso educacional.

Acontece

Publicação quer promover olhar brasileiro sobre as relações internacionais

Boletim Acauã envolve pesquisadores e estudantes de cinco universidades brasileiras que pretendem compartilhar experiências e ampliar a divulgação sobre essa área.

Oportunidades de estágio, pesquisas, intercâmbio e cursos para a comunidade na área de Relações Internacionais são alguns dos assuntos que você pode encontrar no Boletim Acauã, uma nova publicação on-line organizada por especialistas para aproximar o público do que é produzido nas universidades. 

USP recebe acervo de diplomata que foi secretário de Guimarães Rosa

Coleção que pertenceu a Mário Calábria reúne correspondência com políticos e artistas brasileiros.

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP acaba de ganhar mais uma coleção e ampliar seu material de pesquisa. Trata-se do acervo do diplomata brasileiro Mário Calábria (1923-2012), que foi secretário do diplomata e escritor mineiro João Guimarães Rosa na Embaixada do Brasil na Alemanha.

A “Lei Rural de Licenciamento Ambiental” incentivará o desmatamento

Por Luis E. Sánchez, professor titular da Escola Politécnica da USP

Sim, o título está correto. A chamada Lei Geral de Licenciamento Ambiental tem como principal função facilitar a aprovação de obras de infraestrutura na Amazônia e, por meio delas, a expansão da exploração florestal, da pecuária e, por fim, de certa agricultura predatória. Um substitutivo ao projeto de lei em tramitação desde 2004 foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 12 de maio. Criticado por entidades científicas e organizações da sociedade civil, o projeto de lei que será agora analisado pelo Senado deve ser entendido mais por suas omissões do que pelo seu conteúdo.

Aplicativos da USP facilitam o dia a dia dentro e fora da Universidade

Do celular, dá para descobrir o cardápio do Bandejão, os livros disponíveis na biblioteca e até chamar a Guarda em situações de perigo.

Se você nunca ouviu falar nos aplicativos da USP, já usa e está interessado nos que estão por vir, quer entender como e por que eles são criados ou até tem uma ideia de app, reunimos aqui cinco questões sobre essa área inovadora da Universidade.

Memória

Nossa História V

Nova mudança

Em 1985, já com a mudança em sua estrutura organizacional e com a sua nova denominação, Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), a biblioteca retornou provisoriamente ao Edifício Central, até ser construído o novo prédio da Biblioteca.

O novo prédio, destinado à Biblioteca Central, foi construído entre 1984 e 1989, com uma área de 2685 metros quadrados, onde ela permanece até hoje.


Fonte: ESALQ 100 Anos: um olhar entre o passado e o futuro, 2001. p.157