Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 136

Período: 07 a 13/10/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Parque da Esalq: cartão postal da USP e orgulho piracicabano

Inspirado no estilo dos parques ingleses, o Parque do Campus da USP “Luiz de Queiroz”, foi inaugurado em 1907. Com área de aproximadamente 15 hectares, o que corresponde a 150.000 metros quadrados, o local é predominantemente gramado, com lagos, espelhos d’água e uma grande biodiversidade de plantas ornamentais. Em 2006, a Esalq foi tombada como Patrimônio Público Estadual pelo Governo de São Paulo.

O parque foi projetado pelo paisagista belga Arsênio Puttemans, que na época era docente da então Escola Prática de Agricultura “Luiz de Queiroz” (nome da instituição antes de ser parte da Universidade de São Paulo). “ O Parque do Campus “Luiz de Queiroz possui grande relevância histórica e científica, abrigando hoje uma enorme coleção de plantas da flora brasileira e exótica, incluindo diversas árvores centenárias”, destaca Angelo Trevisoli, Paisagista graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP.


O clique desta semana é de Carlos Roberto Macedonio, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP, que registrou este importante espaço de convívio no campus Luiz de Queiroz.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Crédito: Jill Wellington

25 ANOS DA SÉRIE PRODUTOR RURAL

Desde 1997 contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23 de dezembro de 2022, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), realiza ações em comemoração aos 25 anos de história da publicação Série Produtor Rural. As atividades no campus integram a programação da XXV Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade de São Paulo, sob coordenação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), que acontecerá de 24 a 28 de outubro de 2022 com o tema as “Bibliotecas da USP: parceiras estratégicas da Agenda 2030”.

O objetivo da programação local é demonstrar a contribuição da publicação ao item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", cuja meta é erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Os requisitos e critérios para publicação na SPR, que é editada pela DIBD desde 1997, se pautam na qualidade e inovação temática dos conteúdos e têm o objetivo de motivar produtores e trabalhadores rurais para leitura, por meio de textos curtos, ilustrados e de linguagem acessível, de modo que facilitem o estabelecimento de conexão com a pesquisa e a extensão da Esalq/USP e, sobretudo, fomentem o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o bem-estar do pequeno produtor.

Dica da Semana

Imagem: Ronaldo Caprecci

Conheça nossa equipe de capacitação em recursos bibliográficos

Fale conosco pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 3429 4382 ramais: 208/214/221.

A biblioteca é parada obrigatória para sua formação profissional. Nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Imagem: Gerhard Waller

Imagem: Gerhard Waller

Imagem: Gerhard Waller

Produtos & Serviços

Portal de Busca Integrada

Clique aqui para baixar o aplicativo do Portal de Busca Integrada em seu telefone celular.

O Portal de Busca Integrada (PBi) é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais da USP. Nesta interface o usuário receberá resultados de acordo com a aba selecionada:

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Série Produtor Rural

25 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural, tendo em vista o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autor:

Reúso de água potável como estratégia para a escassez

A obra é uma contribuição importante para áreas como meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saneamento e planejamento/gestão urbana, com o potencial de colaborar na formação de estudantes e pesquisadores e orientar a tomada de decisões por parte de agentes públicos e privados.

O uso da água disponível em regiões de grandes concentrações urbanas, para o abastecimento público, é uma questão premente nos dias atuais. Sobretudo com a constante expansão das regiões metropolitanas, já que as reservas de água potável nessas áreas não suportam esse crescimento, o que leva a crises periódicas de abastecimento.

Reúso de água como estratégia para a escassez trata desse assunto, que conta com um número cada vez maior de defensores, abordando seus principais aspectos e as mais atuais tecnologias empregadas no reúso de água potável, apontando inclusive para perspectivas de futuro nessa área. Alguns dos principais pontos discutidos na obra são: Reúso potável direto; Poluentes associados aos rios urbanos; Riscos associados à prática do reúso; Escassez de água e saneamento; Bacias hidrográficas; Manejo de águas pluviais; Sistema público de esgotos; Processo de separação por membranas; Carvão ativado; Processos oxidativos avançados (POA); Ozonização; Aeração por nanobolhas; Plano de segurança da água (PSA).

O livro não deixa de contemplar também o que talvez seja o principal fato dos últimos anos: a pandemia da Covid-19. Ele conta com um capítulo dedicado à abordagem das consequências dessa doença para o tratamento do esgoto sanitário.

Todos esses temas são abordados por autores de vasto conhecimento técnico e ampla experiência nas áreas afins, o que confere à obra consistência teórica e prática, além de um caráter multidisciplinar. 

Acesso Aberto (Open Access)

Publicação aborda desafios e oportunidades para o setor sucroenergético

Lançada na abertura da 4ª edição do Esalqshow, traz um consenso das lideranças científicas e empresariais.

Inovações, Tecnologias e Agenda Estratégica em Políticas Públicas no Setor Sucroenergético é o título da publicação lançada durante a abertura da 4ª edição do Esalqshow, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 5 de outubro, no campus da USP em Piracicaba, SP.

O documento traz um consenso das lideranças científicas e empresariais sobre os principais desafios e oportunidades para setor sucroenergético na próxima década, estabelece um referencial para guiar e aprofundar novos debates e sugere uma agenda estratégica para a pesquisa, inovação, desenvolvimento de novas tecnologias, bem como para elaboração de novas políticas públicas e/ou aprimoramento daquelas já existentes como, por exemplo, o Programa RenovaBio.

Cursos sobre gênero e feminismos ministrados na USP dão origem a e-book gratuito

Publicação reúne contribuição de pesquisadores que atuam em diferentes áreas na Universidade, e visa a ampliar discussões sobre os temas.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar um e-book gratuito intitulado Dossiê – Gênero e Feminismos na FFLCH. A obra pode ser acessada on-line e foi construída a partir da primeira edição do curso Gênero e Feminismos, que ocorreu de outubro a dezembro de 2020.

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FFLCH, ofereceu ao todo 11 cursos on-line, com 280 vagas gratuitas disponibilizadas. Os cursos promoveram uma ampliação das discussões acerca do tema, estimulando a compreensão do conceito de gênero, das perspectivas feministas e das relações entre ambos em campos variados do saber. 

Na introdução do e-book, as autoras chamam atenção para a recorrência das palavras gênero e feminismo nos debates públicos atuais, e afirmam que a obra busca debater teorias, experiências históricas, processos e dinâmicas sociais. Além disso, a publicação defende que embora as palavras gênero e feminismo sejam muitas vezes vistas como indissociáveis, não se pode dizer que são rigorosamente a mesma coisa.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 26 de outubro,  às 14h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Webinar Scival: seu aliado na análise e impacto de sua produção científica

O treinamento acontece no dia 18 de outubro,  às 14h.

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.

Webinar ScienceDirect: textos completos de ebooks e revistas

O treinamento acontece no dia 19 de outubro,  às 14h.

ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier com aproximadamente 37.000 e-books e mais de 3.800 revistas. Além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. 1,4 milhão de artigos no ScienceDirect são de acesso aberto. 

Os artigos publicados em acesso aberto são revisados por pares e disponibilizados gratuitamente para que todos possam ler, baixar e reutilizar de acordo com a licença de usuário exibida no artigo.

Avisos

Acesso ao Pressreader foi restabelecido

Comunicamos que o acesso ao Pressreader foi restabelecido. O novo período de vigência é de 11/10/2022 a 10/10/2023

Agora a comunidade acadêmica da USP pode acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital,  por meio de um catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Algas podem salvar a produção global de alimentos

Instagram

Título do seu artigo científico: os erros que você precisa evitar!

Facebook

Esalq, celeiro de profissionais do agro

Cotidiano

USP é a latino-americana mais bem classificada no ranking da Times Higher Education

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade foi classificada no grupo entre 201-250.

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Rankings da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado hoje, dia 11 de outubro, durante o THE World Summit 2022, que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro.

Classificada pelo terceiro ano consecutivo no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: pesquisa (74ª posição) e ensino (88ª posição).

No topo da lista está a Universidade de Oxford, em primeiro lugar, seguida pela Universidade Harvard, em segundo, e pelas Universidade de Cambridge e Universidade Stanford, empatadas na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

Egressos realizam doações para entidades assistenciais

Doações foram realizadas no Lar Betel e Lar Franciscano.

A turma de formandos do ano de 2017, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), celebrou seu primeiro quinquênio de formatura e, entre os atos comemorativos, realizou na última sexta-feira, 7/10, ato beneficente em duas entidades assistenciais de Piracicaba.

Dessa forma, o Lar Betel e o Lar Franciscano foram contemplados com itens de necessidades básicas no valor total de R$30 mil. “A ideia dessa doação é retribuir socialmente e filantropicamente com a comunidade piracicabana. Muitos de nós, ex-alunos da Esalq, não somos piracicabanos e usufruímos por pelo menos cinco anos dessa cidade que nos acolheu muito bem”, comentou Cairo Queiroz, membro da comissão de formatura, um dos presentes nas doações.

Cairo contou que representantes da turma entraram em contato com várias entidades de Piracicaba e selecionaram essas duas instituições, doando itens alimentícios ao Lar Betel e produtos de limpeza e higiene pessoal ao Lar Franciscano.

Divulgação Científica

Brasil pode produzir mais soja sem desmatar a floresta Amazônica 

O estudo reforça que a pandemia da COVID-19, junto com a guerra na Ucrânia, trouxe duas consequências que podem ter impactos expressivos nos países em desenvolvimento, que dependem de culturas de produtos de base como principal fonte de rendimento. 

Produzir mais soja afim de garantir a segurança alimentar mundial sem comprometer, no entanto, o futuro da floresta Amazônica. Esse princípio norteia boa parte dos pesquisadores das ciências agrárias e áreas correlatas e se apresenta como base do estudo Protecting the Amazon forest and reducing global warming via agricultural intensification, publicado na revista Nature essa semana.

O ponto principal apontado neste estudo indica que a intensificação do cultivo de soja poderia ajudar o Brasil melhorar sua produtividade sem ter que reverter mais área da floresta amazônica em terras agrícolas ou de pastagens.

“A análise mostra que a continuação das tendências atuais no rendimento de soja levaria à conversão de mais 5,7 Mha de florestas e cerrado durante os próximos 15 anos, com um incremento de 1,955 Mt de CO2 lançados na atmosfera”.

Para intensificar a produção nos hectares existentes, os pesquisadores indicam que o país poderia aumentar a sua produção anual de soja em 36% até 2035, reduzindo simultaneamente as emissões de gases do efeito estufa em 58% em comparação com os índices de hoje.

Estudantes de Biologia da USP criam plataforma de educação sexual

Com linguagem acolhedora e acessível, web aplicativo é voltado ao público infanto-juvenil; material é dividido por faixa etária e estimula educação científica.

Estudantes de graduação do curso de Biologia da USP desenvolveram uma plataforma digital de educação sexual. O Papilo pode ser acessado por computador e celular, neste link. Por ser responsivo, não é necessário instalar nenhum software.

Dividido em quatro seções, o portal aborda diversas temáticas sobre educação sexual, tendo crianças (a partir de 7 anos) e adolescentes (até 18 anos) como principal público-alvo. O material informativo apresenta conteúdos exclusivos e adota linguagens distintas, de acordo com a faixa etária. O projeto gerou, ainda, uma cartilha educacional sobre abuso sexual, que pode ser vista e baixada pela plataforma ou diretamente neste link. Todas as informações são baseadas e indicam fontes acadêmicas.

Acontece

Carta ao futuro governador paulista

Por Carlos Gilberto Carlotti Junior, Antonio José de Almeida Meirelles e Pasqual Barretti, respectivamente, reitores de USP, Unicamp e Unesp.

A sociedade reconhece que as universidades públicas estaduais paulistas são patrimônio essencial para São Paulo e para o Brasil. Gerações de paulistas e brasileiros sabem que a USP, a Unesp e a Unicamp fazem a diferença entre o progresso e o atraso, entre a riqueza e a pobreza, entre o conhecimento e a ignorância.

Ao nos aproximamos do segundo turno de eleições decisivas para a história do estado, nossas três universidades vêm a público para solicitar que os dois candidatos ao governo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), estabeleçam, com elas, compromisso para sua defesa, manutenção e apoio. A grandeza alcançada ao longo de décadas deve ser mantida e ampliada.

Os investimentos em ensino, pesquisa e ciência asseguraram, ao nosso estado e ao Brasil, soluções de enorme envergadura em diversas áreas, da agricultura à engenharia, da arquitetura ao direito. Quando pensamos em saúde, por exemplo, a universidade pública e os organismos associados, como o Instituto Butantan, asseguram padrões de excelência em atendimento e inovação. É inegável a importância de nossos hospitais como centros de pesquisa e de tratamento avançado.

Novas aplicações do etanol podem ser a via mais vantajosa para transição energética da frota de veículos brasileira

Montadoras competem para desenvolver modelos que substituem motor a combustão por tecnologias inovadoras como células de hidrogênio e motores elétricos. Movimento que reúne pesquisadores da Unesp e de outras universidades, empresários e sindicatos defende políticas públicas e investimento para que Brasil possa manter produção e empregos nas indústrias automobilística e sucroalcooleira.

Políticos, empresários e trabalhadores do setor automobilístico têm bons motivos para mirarem o ano de 2035 com ansiedade. Esta data está sendo estabelecida como parâmetro por diversos governos nacionais e blocos de países para que sejam implementadas importantes mudanças nas respectivas frotas nacionais, que vão exigir grandes investimentos tanto em tecnologia quanto em infraestrutura.

Em junho deste ano, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que obriga todos os seus 27 integrantes a cortarem as emissões de gases de efeito estufa geradas por automóveis em 100% até o ano de 2035. E alguns países europeus que não integram o bloco debatem datas até anteriores. A Noruega fala em 2025, o Reino Unido, em 2030. 2035 também é a data-limite para que todos os carros vendidos no estado norte-americano da Califórnia sejam do tipo emissão zero, anunciou o governo do estado em agosto passado.  Já a China espera que naquele ano metade de seus novos veículos usem fontes energéticas não poluentes.

Os primeiros passos para essa transição já estão em andamento. Diversas são as rotas discutidas, incluindo uma nova geração de biocombustíveis e a nova tecnologia de células a hidrogênio (veja quadro abaixo). Por enquanto, o mercado está apostando bastante na direção dos veículos elétricos. Na China, Europa e em menor medida, nos Estados Unidos – os maiores mercados mundiais de automóveis – a frota deste tipo de veículo já supera 20 milhões de carros, sendo que, em 2018, o número mal superava os 4 milhões, segundo relatório publicado em maio deste ano pela International Energy Agency. O mesmo relatório mostrou que, em 2021, os carros elétricos corresponderam a 8% do total de novos veículos que chegaram ao mercado mundial de veículos, num total de 6.5 milhões de unidades.

Como cozinhar de forma mais saudável? Vídeos dão dicas para preparar refeições em casa

Materiais educativos produzidos por pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP ajudam a desenvolver habilidades culinárias domésticas, buscando desenvolver a autonomia na arte de cozinhar.

Com o objetivo de valorizar o ato de cozinhar e contribuir para a promoção da saúde e a autonomia nas escolhas alimentares, a pesquisadora Aline Rissatto Teixeira, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, produziu vídeos educativos e materiais gráficos voltados a usuários e profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi desenvolvido durante o doutorado, que buscou desenvolver a Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde (EHAPS).

Com conteúdos validados por um painel de especialistas, os vídeos trazem dicas para o preparo das refeições em casa, visando não apenas a subsidiar os profissionais de saúde nas suas orientações aos pacientes, como também a auxiliar as pessoas em geral a desenvolver habilidades culinárias. Incluem dicas sobre planejamento das refeições da semana; seleção, combinação e preparo de alimentos; o desenvolvimento de habilidade multitarefas e ainda sobre confiança quanto à capacidade culinária.