Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 195

Período: 14 a 30/11/2023 | Elaboração: Antonio Carlos  Fabretti Facco

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

A Biblioteca em clima de Natal

As fotografias da edição 195 foram enviadas pelo Antonio C. F. Facco, funcionário da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), mostrando a decoração natalina da Biblioteca feita pelos próprios funcionários.


Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Coluna

Você não imagina a nossa felicidade por tê-lo como leitor

Que o próximo ano seja cheio de novas oportunidades de aprendizado, crescimento, e que possamos continuar atendê-los da melhor forma possível

À medida que nos aproximamos do final do ano, um sentimento de alegria e dever cumprido vai tomando conta de todos nós. Neste clima, em nome da equipe da Divisão de Biblioteca, externo nossa sincera gratidão pelo seu apoio ao Dicas & Notícias ao longo de 2023.

Este informativo nos enche de orgulho por ter se tornado um canal valioso entre a Divisão de Biblioteca da ESALQ e você, disseminando semanalmente informações e dicas relevantes para o seu crescimento acadêmico.

De 2018 até agora, foram 195 edições! Este número, último de 2023, passou a ter um gostinho especial para nossa equipe porque nos fez refletir sobre a importância das relações humanas na construção do conhecimento, dando-nos a certeza que fizemos a escolha certa ao assumirmos o compromisso de contribuir para a realização do seu projeto de vida!

Amamos o que fazemos e trabalhamos com muita dedicação para que você possa ter uma excelente experiência conosco, mas ninguém é de ferro, e neste espírito festivo, informamos que o Dicas & Notícias estará de férias durante o período de 06 de dezembro de 2023 a 04 de janeiro de 2024.

Durante esse tempo, nossa equipe estará recarregando as energias para trazer mais conteúdos relevantes e interessantes no próximo ano. Enquanto isso, aproveitem as festas de final de ano, desfrutem de momentos especiais com seus entes queridos.

Destaque

Divisão de Biblioteca lança três cartilhas da série produtor rural

Série Produtor Rural, editada desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)

A Série Produtor Rural, editada desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), acaba de editar três novos títulos: Fraude em alimentos de origem animal; Avaliando a carcaça e a carne bovina; Braquiárias: Ecofisiologia.

O objetivo dessas cartilhas é o de publicar textos acessíveis aos produtores com temas diversificados e informações práticas, contribuindo para a extensão rural.

Destaca-se que a série contribui com o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Capacitação  & Desenvolvimento

Gravação do webinar e guias de uso da Plataforma Turnitin de prevenção de plágio já estão disponíveis

Prevenção do plágio e boas práticas

Já estão disponíveis a gravação e outros materiais do Webinar Turnitin: boas práticas e prevenção de plágio, realizado no dia 21.11.2023

Docentes de Programas de Pós-Graduação foram previamente registrados na plataforma Turnitin. Para verificar o acesso, devem enviar mensagem ao e-mail atendimento@abcd.usp.br

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2023 a 23 de fevereiro de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Estaremos de férias em dezembro! Voltamos em janeiro!

Comunicamos que o Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ estará de férias a partir de 06 de dezembro de 2023, retornando às publicações a partir do dia 04 de janeiro de 2024.

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal e que 2024 seja repleto de conquistas!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Apesar de seguro para mamíferos, biopesticida pode exterminar colônias de vespas benéficas para plantas

Facebook

Diagnóstico fechado: prosperidade do Brasil depende de um oceano saudável

Facebook

Profª Thais Vieira no programa Roda Livre da Tv Cultura

Acesso Aberto

Livro reúne propostas de jovens pesquisadores para uma Amazônia mais sustentável e inclusiva

Publicação é resultado do trabalho de participantes de Escola São Paulo de Ciência Avançada ocorrida em 2022, com apoio da FAPESP. E-book propõe a integração de conhecimentos científicos e tradicionais como um dos caminhos para superar desafios da região

Um grupo de jovens pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, de diversas partes do Brasil e de outros países amazônicos e extra-amazônicos apresenta uma série de propostas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia no e-book Diálogos Amazônicos: contribuições para o debate sobre sustentabilidade e inclusão, lançado no dia 14 de novembro, em evento transmitido pela Agência FAPESP.

A publicação é fruto da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) Amazônia Sustentável e Inclusiva, realizada entre 21 de novembro e 5 de dezembro de 2022 em São Pedro (SP), com apoio da FAPESP (leia mais em: agencia.fapesp.br/40181/).

Na ocasião, 88 jovens cientistas envolvidos em pesquisas na Amazônia se reuniram por duas semanas para assistir aulas de renomados especialistas em diferentes temas envolvendo a região.

Divulgação científica

Sistemas agrícolas sustentáveis são oportunidade de sequestro de carbono para o Brasil

Sistemas integrados, como os que incluem culturas animais e árvores, têm potencial de fornecer serviços ecológicos, entre eles o sequestro de carbono

No esforço mundial para combater as mudanças climáticas, a agricultura tem um papel essencial, em especial, a brasileira, com o vasto território e os ambientes diversos do País, de modo a atingir as metas junto ao acordo de Paris, estabelecido em 2015 para contornar os efeitos do aquecimento global. Apesar da adoção de práticas mais sustentáveis, ainda há muitas oportunidades de melhorias, por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), da remoção de carbono atmosférico e sequestro de dióxido de carbono (CO2) no solo através de sistemas agrícolas sustentáveis. Assim, pesquisadores do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na Escola Politécnica (Poli) da USP, publicaram um artigo na revista Green and Low-Carbon Economy sobre o programa de soluções baseadas na natureza que desenvolve desde 2021, no qual propõe, entre outras soluções, integração entre agricultura, pecuária e floresta, uso de resíduos orgânicos e controle biológico de pragas.

Cotidiano

Pró-Reitoria de Graduação divulgou o resultado do prêmio Tese Destaque

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou o resultado do Prêmio Tese Destaque USP de teses defendidas entre 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022 em cada uma das áreas de atuação

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) serão agraciados com dois Prêmios Tese Destaque e com três Menções Honrosas, nas áreas de Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Inovação e de Sustentabilidade.

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o Prêmio Tese Destaque USP identifica e premia anualmente as melhores teses defendidas nas Unidades da USP.

Nesta 12ª edição, as grandes áreas envolvidas foram Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Inovação; Popularização da Ciência e Divulgação Científica; enquanto as três áreas voltadas para os ODS foram Sustentabilidade, Créditos de Carbono e Economia Circular, Inclusão Social e Cultural.

SOLLOAGRO celebra 25 anos de educação continuada em agricultura sustentável

Programa promove treinamentos com ênfase em Solos, Nutrição e Adubação de Plantas

Mais de 4.700 matrículas nos cursos de especialização a distância, cerca de 1200 matrículas nos cursos presenciais, além de mais de 5 mil alunos nos treinamentos de curta duração. Essa é a soma do SolloAgro, programa de educação continuada do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Criado em 1988 com o curso de Manejo do Solo, em Piracicaba, desde então passou por 26 cidades, passando pelo estado de SP e outros estados, como PR, MS, MA, BA, MT, GO, MG, RO, TO. Na América do Sul, o programa ainda contou com cursos no Paraguai, em Ciudad del Este e Minga Guazu.

Segundo o criador do programa, professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni , o SolloAgro foi criado para atender à demanda de profissionais da linha de frente da produção agropecuária que buscam atualização e aprimoramento, mas que não têm disponibilidade para uma pós-graduação formal. “O objetivo é oferecer educação continuada em sustentabilidade, permitindo que esses profissionais adquiram novos conhecimentos sem comprometer seu tempo integral de trabalho. Além disso, o projeto visa capacitar alunos de graduação para traduzir textos científicos em linguagem acessível ao setor produtivo, tornando o conhecimento acadêmico mais compreensível para aqueles sem formação aprofundada na área científica”.

ESALQ esteve presente na Flipira 4.0

As atividades foram coordenadas pelo coordenador do Museu, Edno Aparecido Dario, pela Professora Rosebelly Nunes Marques, por Charles Albert Medeiros e Levi De Zen Itepan, colaboradores do Museu “Luiz de Queiroz” e do CRECIN.

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, ocorreu no Engenho Central de Piracicaba a 4ª edição da Flipira – Festa Literária de Piracicaba. O evento, que faz parte do calendário oficial cultural da cidade, teve como tema central o escritor Thales Castanho de Andrade, um dos pioneiros da literatura nacional.

Com a proposta de fomentar atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, o grupo de extensão e pesquisa CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e o Museu “Luiz de Queiroz”, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), estiveram presentes em um espaço que uniu um recorte do acervo da instituição com os jogos gigantes do projeto do Clube de Ciências.

Radar

Pela quarta vez, a USP é a universidade mais empreendedora do Brasil, segundo ranking

A Universidade teve as maiores pontuações nas áreas de Extensão, Internacionalização e Capital Financeiro avaliadas na classificação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores

A USP é a universidade mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).  A pontuação obtida pela USP foi de 64,69, de um total de 100 pontos possíveis. A segunda colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Brasil Júnior é uma organização sem fins lucrativos que representa estudantes de todo o País inseridos em mais de mil empresas juniores. A entidade produz o ranking desde 2016 e a USP já ocupou o primeiro lugar em quatro das cinco edições realizadas pela entidade, em 2016, 2017, 2019 e 2023. Neste ano, 108 instituições de todo o Brasil participaram da avaliação.

USP lança logotipo em comemoração a seus 90 anos de fundação

A efeméride será comemorada em 2024; arquivos do logotipo estão disponíveis para a comunidade universitária no site de identidade visual da Universidade

Em comemoração a seus 90 anos de fundação, que serão celebrados em 2024, a USP está lançando um logo comemorativo alusivo à data. A nova marca, elaborada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS), permitirá a toda comunidade marcar graficamente esta efeméride em documentos e materiais visuais.

O novo símbolo representa a história e  tradição da Universidade como uma instituição forte, preocupada com marcas institucionais. Segundo a servidora da SCS responsável pela criação do logo, Thais Helena dos Santos, o trabalho da equipe de arte da Superintendência, composta pelos funcionários por George Campos e Moisés Dorado, buscou “exercer uma função, que é a de marcar visualmente as nove décadas celebradas e criar um sentimento de pertencimento à comunidade universitária”.