Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 127

Período:  05 a 11/08/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Por dentro da Genética II

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Postura de atendimento: conceitos e práticas

A Divisão de Biblioteca teve a iniciativa de elaborar um documento, de fácil leitura, para direcionar os treinamento de seus colaboradores.

Esta publicação, de acesso aberto, tem o objetivo de apresentar aos leitores algumas práticas bem-sucedidas na Divisão de Biblioteca para um atendimento de excelência. A ideia foi estabelecer um modelo comportamental, associado à cultura da organização, permitindo aos colaboradores a revisão de atitudes que podem interferir no contato com os clientes e nos relacionamentos interpessoais.

Os conceitos aqui abordados, extraídos da bibliografia consultada, visam também estimular a equipe a atuar com ética e profissionalismo, buscar conhecimento, aprimorar habilidades e competências, bem como adquirir hábitos e comportamentos adequados ao ambiente de trabalho.

Produtos & Serviços

O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Durma tranquilo! Nós traremos para você.

A Divisão de Biblioteca oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Microbiologia básica bacteriologia

Seu público-leitor é formado por estudantes das Ciências da Saúde, com ênfase particular aos de Agronomia, Biotecnologia, Ecologia e, estritamente, Bacteriologia.

Microbiologia Básica é uma obra didática de conteúdo simples e objetivo, adequado aos estudantes da área da saúde que necessitam conhecer a fisiologia da célula microbiana e os aspectos relativos ao metabolismo, à nutrição e à estrutura bacteriana. 

As informações presentes no texto enfatizam a grande versatilidade das bactérias, resultado das estruturas e das vias metabólicas, que a capacitam e permitem sobreviver em ambientes variados e adversos. A publicação é direcionada, ainda, às pessoas envolvidas com a biotecnologia, ecologia e agricultura que necessitam compreender a variedade bacteriana para solucionarem as questões e problemas presentes no cotidiano de suas atividades.

Acesso Aberto (Open Access)

Guia ensina jovens a elaborar projetos de lei e explica como eles tramitam no Congresso Nacional

Material gratuito é resultado de capacitações oferecidas pelo curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP na edição de 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro.

Uma iniciativa de pesquisadores e alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP pretende ajudar a população em geral, e especialmente os jovens, a entender como são elaboradas as leis e como elas tramitam no Congresso Nacional. Trata-se do guia Como Elaborar: Projeto de Lei?, que está disponível para download gratuito na internet neste link.

A publicação é resultado de uma série de atividades, palestras e capacitações organizadas pelo Centro Acadêmico Herbert de Sousa (CAHS) e pela Empresa Jr. Vertuno Consultoria, do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, na edição de 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro. O material também é complementar às oficinas presenciais e virtuais realizadas durante a Semana de Gestão de Políticas Públicas no campus da Zona Leste.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 25 de julho a 12 de agosto de 2022, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca será:


Informações:

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Números mais recentes mostram redução no ritmo de transmissão do vírus no Estado pela quarta semana seguida, segundo o Boletim Epidemiológico USP-Covid.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora continuamente a pandemia e ressalta que o uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados da universidade, assim como no transporte público e nos serviços de saúde. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas também recomendado, sempre que houver aglomeração. 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Fazendas de leite a pasto bem manejadas superam sistemas intensivos em produtividade hídrica

Instagram

Treinamentos Capes | agosto 2022

Youtube

Divisão de Biblioteca da USP/Esalq digitaliza todo o acervo de teses

Cotidiano

Docente da Esalq recebe título de Piracicabanus Praeclarus 

A homenagem da Câmara é concedida aos nascidos na cidade, que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras ou ainda na promoção da saúde, educação, desporto e lazer.

José Djair Vendramin, docente sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, no último dia 04 de agosto. A ele foi concedido o Título de Piracicabanus Praeclarus, de acordo com projeto de decreto legislativo 16/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Junior.

José Djair Vendramim possui graduação em Engenharia Agronômica (1974), mestrado (1980) e doutorado (1982) em Entomologia pela Esalq, unidade de ensino superior na qual vem atuando, desde 1980, na área de Entomologia Agrícola, com ênfase em Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas.

Atualmente, está aposentado, mas continua atuando como Professor Titular Sênior pela instituição onde ministrou disciplinas para graduandos e pós-graduandos junto ao LEA, tendo ocupado a Chefia deste por quatro anos.

Lugares do Campus - temporada 2022: Museu de Logística

Abrindo a nova temporada do programa Lugares do Campus, você vem conosco conhecer o Museu de Logística, iniciativa do Grupo ESALQ-LOG que acolhe um belo acervo de veículos de transporte de carga e que recebe grupos de visitantes para um tour completo formado por palestra e visitação guiada. 

Vale a pena conferir!

Projeto Corredor Caipira indica melhores técnicas para reflorestar propriedades rurais

Com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, projeto tem como um dos seus objetivos estimular a restauração florestal numa área que inclui cinco municípios paulistas.

Há um esforço global para ampliar a escala da restauração florestal no planeta, visando reduzir os efeitos das mudanças climáticas e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Nesse cenário, o projeto Corredor Caipira, realizado pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), tem como um dos seus objetivos estimular a restauração florestal numa área que inclui os territórios dos municípios paulistas de Piracicaba, Anhembi, Santa Maria da Serra, São Pedro e Águas de São Pedro. 

Uma característica comum a esses municípios é o déficit de florestas nativas e de outras formas de vegetação natural nas suas paisagens e, como consequência, vários desses municípios e outros da região apresentam problemas de escassez de recursos hídricos, inclusive para a finalidade mais básica, que é o abastecimento da população. 

A partir do trabalho de reflorestamento realizado pelo Corredor Caipira, o engenheiro florestal e consultor do projeto Girlei Costa da Cunha, mestre em Ciências Florestais pela Esalq, elaborou um guia prático de restauração florestal destinado a quem tem uma propriedade rural e gostaria de reflorestá-la. O guia permite conferir os tipos de restauração existentes e descobrir qual é a mais indicada de acordo com as condições ambientais do local. As orientações também consideram a importância da biodiversidade em uma paisagem, além do valor de envolver as pessoas no processo de reflorestamento.

Museu “Luiz de Queiroz” da Esalq abre a exposição “Piracicaba a gosto”

A atração segue até o dia 31 de agosto e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” convida o público para a abertura da exposição “Piracicaba a gosto” neste domingo (7), às 15h, no campus da USP em Piracicaba. A atração segue até o dia 31 de agosto e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Museu integra a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Comissão de Cultura e Extensão Universitária e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária.

Com a exibição de telas com fotos de Benedito Libório e textos de Carmen Pilotto, ambos relatam que “Piracicaba é uma cidade que sempre nos surpreende. As torres projetadas, os recortes artísticos, a natureza exuberante. Tudo faz parte de um cenário que muitas vezes não notamos com detalhes”.

Mais uma programação especial para o aniversário de 255 anos de Piracicaba, a exposição é repleta de lugares cotidianos para os piracicabanos, mas que na correria da vida, a beleza não é vista. Os artistas chamam o público para apreciar imagens de museus, lagoas, rios, mercados, igrejas, bairros, ruas, monumentos e espaços culturais. Esta é a forma que procuram trazer um novo olhar aos espaços da cidade.

Divulgação Científica

Pesquisadores sequenciam genoma do bicho mineiro do cafeeiro

O conhecimento sobre a sequência genômica da minúscula mariposa, de apenas um milímetro de comprimento mas capaz de comprometer plantações, favorece seu controle.

Considerado, por produtores e cientistas, a pior praga dos cafezais, o bicho mineiro (Leucoptera coffeella) está mais conhecido pela ciência. Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) acaba de anunciar a geração de dados do genoma completo desse inseto, responsável por comprometer a qualidade dos grãos e de gerar perdas entre 30% e 70% da produção.

Até agora, um dos maiores obstáculos para o seu controle era a escassez de informações mais detalhadas sobre a sequência genômica do inseto-praga, uma minúscula mariposa de apenas um milímetro de comprimento. Por isso, a dificuldade em driblar o mecanismo de resistência do bicho mineiro aos inseticidas disponíveis no mercado que, além de funcionarem apenas por uma ou duas safras (tempo suficiente para a praga se tornar resistente), acabam impactando o meio ambiente.

Oportunidades

Dimensions Sciences oferece bolsas de estudos para pesquisadores

Candidatos devem ter título de mestrado e estar desenvolvendo pesquisa no Brasil. Serão concedidas de cinco a dez bolsas no valor de R$ 3.000, por um período de três meses.

A Dimensions Sciences, dos Estados Unidos, organização sem fins lucrativos que apoia cientistas de comunidades sub-representadas em início de carreira, está com edital aberto para bolsas de estudos que serão concedidas a pesquisadores de minorias étnico-sociais.

O programa DS Bridges oferece de cinco a dez bolsas no valor de R$ 3.000 por um período de três meses para pesquisadores com título de mestrado que estejam desenvolvendo pesquisa no Brasil e que não tenham outra fonte de renda.

Acontece

Relatório da OCLC esclarece pontos importantes sobre novo modelo de gestão de biblioteca

Com um prefácio de Janice Welburn, este briefing de alto nível sintetiza descobertas e recomendações dentro do contexto de experiências de trabalho , experiências de cobrança e experiências de engajamento.

A pandemia do COVID-19 impactou bibliotecas de todos os tipos em todo o mundo, exigindo que os líderes das bibliotecas respondessem às necessidades institucionais e comunitárias em rápida mudança. O Online Computer Library Center OCLC Research entrevistou 29 líderes de bibliotecas de todo o mundo para capturar suas experiências durante a pandemia e entender o que eles imaginam para suas bibliotecas no futuro. 

Essas transformações são descritas – como os líderes se adaptaram estrategicamente para atender às necessidades e expectativas em evolução – como movimentos em direção a um novo modelo de biblioteca. Esta é uma tradução livre da matéria New Model Library: Pandemic Effects and Library Directions

Novos acordos aceleram integração entre as três universidades estaduais paulistas

Mesa de abertura do encontro que reuniu os reitores, vice-reitoras e pró-reitores no campus da Unicamp, em Campinas, no dia 15 de junho.

Iniciado no primeiro trimestre deste ano, o processo de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) acaba de fechar novos acordos. Um curso será ofertado em agosto a estudantes das três instituições como iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Editais conjuntos começam a ser publicados, e atividades culturais compartilhadas estão sendo definidas. Além disso, foi marcado para 2023 o primeiro Congresso de Iniciação Científica, que reunirá trabalhos de estudantes das três universidades.

Em reunião realizada no dia 15 de junho deste ano, no campus Barão Geraldo, grupos de trabalho formados por pró-reitores, professores, pesquisadores e servidores das três universidades estudaram a unificação de processos e o compartilhamento de dados, programas e conteúdos. A ideia da integração abrange desde a validação de disciplinas e o aumento do intercâmbio entre os estudantes até a adoção de medidas sanitárias conjuntas, como as de enfrentamento de pandemias, por exemplo.

Editora oferta mais de mil publicações em Humanidades

Conteúdo da SAGE Publishing pode ser acessado em diversos dispositivos.

Mais de mil periódicos, obras de referência e bases de dados nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Comportamentais estão disponíveis para consulta no Portal de Periódicos da CAPES. Esses materiais são editados e publicados pela norte-americana SAGE Publishing, criada em 1965.

O Portal de Periódicos oferece acesso a duas bases de dados da editora: SAGE Journals Online e SAGE Open. Na primeira, é possível visualizar a lista dos periódicos em texto completo ou filtrar os títulos pela área do conhecimento e pelo assunto. Na segunda, há pesquisas originais e artigos de revisão em formatos interativos, como aqueles comentados pelos autores, em formato de áudio.

Parte dos periódicos da SAGE está incluída em bancos de dados específicos de disciplinas e ferramentas de descoberta, como PubMed e Scopus. O design das publicações é responsivo e permite um acesso facilitado ao usuário, por diversos dispositivos.