Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 234

Período: 04  a 10/10/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

O pianista

A fotografia edição 234 do Dicas & Notícias é de Ligiana Clemente do Carmo Damiano, funcionária do Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, que registrou a brilhante participação do pianista Kalvin Leonardo de Almeida no lançamento dos e-books sobre manejo sustentável de solos, que aconteceu no dia 08 de outubro de 2024. 

Compartilhe seu clique!

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Destaque

ESALQ lança duas obras científicas sobre manejo sustentável de solos

Esta publicações científicas aprofundam o estudo dos solos brasileiros, com download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP.

No dia 8 de outubro de 2024, às 11h, o Museu Luiz de Queiroz foi espaço para o lançamento de duas importantes publicações voltadas para o manejo sustentável de solos no Brasil. Os livros, de autoria dos professores José Luiz Ioriatti Demattê e José Alexandre Melo Demattê, ambos do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), reuniram a comunidade acadêmica em um evento que reforça o compromisso com a sustentabilidade agrícola.

A primeira obra, “Manejo e Sustentabilidade Agrícola de Solos do Brasil: Fundamentos”, contém 23 capítulos que exploram desde os princípios da pedologia até sua aplicação no manejo dos solos. O livro apresenta os conceitos fundamentais — físicos, químicos, mineralógicos e biológicos — necessários para a compreensão do manejo de solos. Além disso, oferece uma descrição detalhada dos variados tipos de solos brasileiros, suas características e limitações para a produtividade agrícola, além de estratégias de manejo adequadas. Também aborda o uso de tecnologias como mapeamento pedológico e geotecnologias para melhorar a eficiência do manejo em diferentes zonas de produção.

O segundo título, “Manejo de Solos Arenosos: Fundamentos e Aplicações”, aprofunda o estudo dos solos arenosos, destacando sua constituição e funcionamento. Com 28 capítulos, o livro explora estratégias de manejo sustentável voltadas para esses solos, proporcionando uma visão prática e abrangente, essencial para diversas culturas agrícolas no Brasil.

Ambas as obras estão disponíveis para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Imagens: Gerhard Waller

"Entre aspas"

"Estes livros de acesso aberto oferecem conhecimento para promover o manejo sustentável dos solos no Brasil, contribuindo para a agricultura sustentável e o avanço científico acessível a todos."

Silvio Douglas Dias Bacheta  é responsável pela organização de eventos e divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.

Facilidades da Biblioteca

"Entre aspas"

"Amplie seu acesso ao conhecimento! Com o Empréstimo entre Bibliotecas, os materiais que você não encontra na nossa biblioteca, pode estar ao seu alcance de maneira rápida e segura!"

Vilma Aparecida Sarto Zeferino é responsável pelos serviços de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) e pela Comutação Bibliográfica. 

O livro que você procura está em outra biblioteca fora do campus?

Fique tranquilo, nós temos um meio para trazê-lo para você!

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Descarte inadequado de resíduos eletrônicos afeta meio ambiente e saúde da população

Facebook

Evento on-line apresenta pesquisas atuais sobre inteligência artificial e aprendizado profundo

Facebook

Bolsistas de pós-doutorado podem participar de escolas interdisciplinares financiadas pela Fapesp

Cotidiano

"Entre aspas"

"O novo catedrático assume esse papel no momento em que a USP completa 90 anos e, ao mesmo tempo, a Esalq apresenta seu Planejamento Estratégico, que tem entre seus objetivos produzir pesquisa de impacto e oferecer aos seus alunos uma formação plena, que contempla temas relevantes como este a ser trabalhado pelo novo titular da cátedra"

Thais Vieira é Diretora da USP/Esalq.

Heitor Cantarella assume a cátedra Luiz de Queiroz

Precederam Cantarella como titulares da Cátedra Luiz de Queiroz, Roberto Rodrigues (ciclo 2017/2018), Marcos Sawaya Jank (ciclo 2019/2020), Alysson Paolinelli (ciclo 2020/2022) e Evaldo Vilela (ciclo 2022/2024).

Heitor Cantarella, atual diretor do Centro de Solos e Pesquisas de Fertilizantes e Diretor Substituto do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), assumiu na tarde de 9 de outubro de 2024, a Cátedra Luiz de Queiroz Sistemas Agropecuários Integrados, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Cantarella é o 5º Titular da Cátedra e, durante sua gestão, trabalhará o tema “Fontes Sustentáveis de Fertilizantes”. A posse foi realizada no Salão Nobre da Esalq, em cerimônia que contou com a presença de autoridades acadêmicas, docentes e pesquisadores da Esalq e de instituições parceiras.

“Meu objetivo será estimular estudantes a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, desenvolver pensamento crítico, realizar pesquisas inovadoras em parceria com instituições de ensino e pesquisa, além de empresas da iniciativa privada para se prepararem para um mercado que demandará profissionais altamente qualificados. Fertilizantes e sustentabilidade continuarão a ser assuntos importantes nas próximas décadas, portanto com muitas oportunidades para profissionais com boa formação. Ao mesmo tempo, continuará a haver amplo espaço para atuação em PD&I, em que a Esalq/USP deve assumir papel de destaque”.

Esalq reabre sua Usina de Força para visitação pública

Desativada no início da década de 1950, no local encontram-se antigos medidores de corrente elétrica. Reformada, conta com dois conjuntos de moto-geradores, um transformador e o quadro de força, todos com bom estado de conservação e em condições de operar e gerar energia elétrica desde que seja efetuada uma revisão.

Fundada em 1901, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz contou, na primeira metade do século 20, com uma Usina de Força própria para suprir parte da sua demanda energética. A estrutura foi inaugurada em 1920, oferecida pela “Societé Suisse” de Construções de locomotivas e Máquinas Winterthur, através da Sociedade Comercial e Industrial Suíça do Brasil, que tinha sede no Rio de Janeiro, São Paulo e Zurich.

Preservado até hoje, esse maquinário agora estará aberto ao público a partir do dia 7 de outubro, quando a Esalq inaugura a exposição Usina de Força e oferece à sociedade mais um espaço de visitação científica e cultural. A inauguração do novo espaço integra a programação da 67ª Semana Luiz de Queiroz.