Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 70

Dica da Semana

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Informações:

Produtos & Serviços

Repositório da Produção USP - ReP

Em caso de dúvida, contate-nos pelo e-mail: producao.esalq@usp.br.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP .

Um dos objetivos do Rep é aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional.

Escrita e Publicação Científica

Em caso de dúvida, contate-nos pelo e-mail: referencia.esalq@usp.br.

No âmbito das organizações acadêmicas e de pesquisa, a escrita científica e a publicação dos resultados de pesquisa são fundamentais. Conhecer técnicas e conceitos empregados na redação e padronização de textos, bem como políticas de publicação e arquivamento, pode auxiliar o pesquisador e contribuir para a qualidade do discurso científico e avanço do conhecimento.

Reserva Temporária

Essa iniciativa permite o uso racional dos recursos por meio de compartilhamento do acervo com um maior número de alunos.

Com o objetivo de promover o compartilhamento do acervo com um maior número de alunos, a Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas.

Para reservar os materiais basta que o docente responsável pela disciplina consulte o Portal de Busca Integrada e envie o título e a localização da obra para os e-mails de contato das bibliotecas do campus.

Ressalta-se que, durante a pandemia pelo coronavírus, o docente pode solicitar o fornecimento de cópias dos respectivos documentos para uso em sua disciplina, desde que não desrespeite a Lei de Direitos Autorais.

Novidades do Acervo

E-books da Reserva Temporária disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras.

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. 

Em caso de dúvidas, a Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu blog os tutoriais em vídeo para acesso aos conteúdos da Biblioteca Virtual Pearson: https://bit.ly/3ceXFwW .

Autores:

Química: a ciência central

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

O conteúdo essencial, a exatidão científica, a autoria renomada e a abordagem clara e objetiva são características já conhecidas que fazem desta obra um verdadeiro clássico. Agora, extensivamente revista e atualizada, e com o auxílio de quadros informativos, questões de reflexão que permeiam o livro e novos exercícios, esta edição traz uma abordagem ainda mais dinâmica, uma vez que relaciona os assuntos abordados aos objetivos dos estudantes e os estimula a pensar e agir como um cientista.

Esta obra não é somente um livro de referência, mas sim uma ferramenta central e indispensável desenvolvida para ser utilizada como fonte de consulta para obter informações e para aprender e desenvolver habilidades, pois seu conteúdo, além de trazer uma abordagem profunda, abrangente e consistente da química moderna, também prepara os alunos para a química avançada.

Autora:

Química Orgânica

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Química Orgânica é um livro inovador! De fato, ao derrubar o mito de que o estudo da disciplina requer apenas a memorização de moléculas e reações, ele muda o conceito sobre o aprendizado do assunto, demonstrando que é possível e necessário utilizar o raciocínio para se alcançarem soluções. 

Esse aspecto inovador é também realçado por uma didática moderna, que oferece uma série de recursos, como quadros ilustrativos, notas em destaque para estudantes visualizarem facilmente conceitos-chave, biografias e balões explicativos, além dos mapas de potencial eletrostático, os quais ajudam a entender como as reações ocorrem. Essa didática arrojada é ainda complementada por uma grande quantidade de problemas resolvidos por todo o livro e um encarte colorido. 

Todas essas características fazem de Química Orgânica um instrumento de estudo fundamental para todos os estudantes de química, bem como para os alunos de engenharia química e farmácia.

Coordenadores:

A Vida dos Vertebrados

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Este livro tem se mostrado de grande valia para os cursos de Ciências Biológicas do país porque aborda os vertebrados sob diferentes aspectos e todos eles integrados entre si. Os aspectos da morfologia, fisiologia e ecologia, são apresentados ao longo do livro e nesta edição há uma ênfase tanto na perspectiva filogenética como na conservação das espécies viventes.

Divulgação Científica

Autores:

Dinâmica bacteriana da silagem de cana-de-açúcar nos trópicos

O artigo foi publicado no periódico Environmental Microbiology.

O objetivo deste estudo foi avaliar mudanças na comunidade bacteriana na silagem de cana-de-açúcar, em diferentes tipos de solo ao longo do período de armazenamento. A pesquisa descreveu a comunidade bacteriana associada à cana-de-açúcar, antes e depois da ensilagem, por meio de um sequenciamento massivo do gene 16S rRNA usando a plataforma MiSeq. 

O processo de ensilagem mudou a composição da comunidade bacteriana da bactéria ácido láctica heterofermentativa Leuconostoc para bactérias pertencentes aos gêneros Acinetobacter , Ralstonia e Novosphingobium. No entanto, essa mudança não transmitiu diferenças estatisticamente significativas nas métricas de diversidade alfa. 

Além disso, a análise de porcentagem de similaridade mostrou que as unidades taxonômicas operacionais bacterianas que foram as principais responsáveis ​​pelas diferenças observadas foram Leuconostoc , Pseudomonas , Acinetobacter , Ralstonia , Fructobacillus , Novosphingobium , Lactobacillus , Burkholderia e Clostridium sensu stricto 1. 

O período de armazenamento foi o fator mais importante responsável pelas mudanças na comunidade bacteriana das silagens. Os resultados confirmaram que o tipo de solo não influenciou na dissimilaridade encontrada entre as amostras.

Tradução livre pelo Google Translator

Capacitação & Desenvolvimento

Curso de Escrita Científica

Os conteúdos estão disponíveis no portal e-Aulas USP.

No módulo 1 do Curso de Escrita Científica o Professor Valtencir Zucolotto apresenta  aos participantes as estratégias de como produzir artigos de alto impacto.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Em 2021 são 4 opções de encontros online.

A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 02 de agosto de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Lembramos que a Biblioteca oferece diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. 

Suspensão do atendimento das "devoluções de materiais bibliográficos" 

Para outros serviços oferecidos o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança. 

Redes sociais | Siga-nos

Facebook

Homenagem ao incentivador pela criação do Museu Luiz de Queiroz

João Pedro Godinho Neto, ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 07 de junho de 1966, para trabalhar como desenhista na Seção de Desenho Técnico da instituição. Dada sua formação em Educação Artística, vislumbrou a ideia de preservar equipamentos e documentos que estavam obsoletos nos departamentos da Escola.

Facebook

Homenagem ao Professor Alex da Silva Alves

Foi com grande pesar que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz comunicou o falecimento do Professor Alex da Silva Alves, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), ocorrido no dia  03 de junho de 2021, em Sorocaba/SP.

Youtube

Mendeley | Acesso, Registro e Instalação

O Mendeley é um software gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier em 2008, que auxilia os pesquisadores no gerenciamento, compartilhamento, leitura, anotação e edição das referências. Funciona também como rede social acadêmica para descobrir tendências de investigação e para conectar-se a outros pesquisadores na área de interesse.

Facebook

Tributo ao Professor Antonio Fernando Lordelo Olitta

Com o falecimento do Prof. Olitta, a Engenharia de Irrigação no Brasil perde um de seus fundadores e grande colaborador, responsável por significativos avanços na eficiência do uso da água na agricultura irrigada, com base em suas pesquisas pioneiras na USP em irrigação por gotejamento, nas culturas de morango, figo, ameixa e melão, sob condição de cultivo tropical e fertirrigação.

Twitter

CABI Author Services

O CABI fez parceria com a Editage, a marca carro-chefe da Cactus Communications (CACTUS), uma empresa de tecnologia que acelera o avanço científico para fornecer serviços de edição, tradução com edição e promoção de pesquisa em inglês.

Slideshare

Submissão de Dissertações e Teses na ESALQ/USP

Este tutorial explica o uso do template para elaboração de Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação da ESALQ/USP, em acordo com as normas aprovadas em 2014.  Os templates permitem a incorporação de estilos em qualquer documento de forma relativamente simples.  

Acontece

Na 121ª posição, a USP é a melhor universidade brasileira no QS Ranking

Nessa 18ª edição, o QS World University Ranking classificou 1.300 universidades de 97 países.

Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking avaliou mais de 6 mil universidades do mundo todo, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

Em dois desses indicadores o desempenho da Universidade se destaca. No quesito Reputação acadêmica, que avalia a importância que a comunidade acadêmica global dá para o ensino, a pesquisa e o ambiente acadêmico de cada instituição, a Universidade atingiu a 45ª maior pontuação; já em Reputação entre empregadores, que reflete a opinião dos empregadores sobre a qualidade da formação profissional oferecida, a USP ficou na 94ª posição.

Sistema TEMPOCAMPO divulga outlook da cana-de-açúcar

Confira o boletim TEMPOCAMPO na íntegra e cadastre-se para receber o Outlook da Cana TEMPOCAMPO Esalq no site www.tempocampo.org.

As projeções indicam que o baixo volume de chuva afeta a maior parte da região produtora dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o centro-sul de Goiás e Mato Grosso, o leste do Mato Grosso do Sul e o extremo norte do Paraná, onde as perdas podem ser maiores que 7%. As condições meteorológicas são favoráveis apenas nas regiões de Bauru e Itapetininga, em São Paulo, no nordeste do Paraná, parte do Triângulo Mineiro e sudoeste do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, na parte ocidental do Paraná, nordeste de Minas Gerais, norte de Goiás e norte do Mato Grosso são previstas produtividades inferiores a 60 t/ha.  

Memória

Nossa História VIII

As Bibliotecas Setoriais

Em novembro de 1984, a Reitoria da USP aprovou uma nova estrutura para a Seção de Biblioteca, tornando-a Divisão Técnica. Com a implantação da Divisão, subordinada à Prefeitura do Campus, todas as bibliotecas setoriais dos Departamentos de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, de Economia e Sociologia Rural, de Genética e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) foram incorporadas à Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD). Em 1997, a biblioteca do CENA voltou a ser uma seção técnica daquela Unidade.

Esta estrutura permitiu à DIBD estar entre as cinco grandes prestadoras de serviços de informação do conjunto de base do Sistema Integrado de Biblioteca da USP (SIBi), e ter uma atuação destacada em âmbito nacional e internacional. Em abril de 2000, a DIBD, depois de uma reforma administrativa e organizacional, passou novamente a subordinar-se à ESALQ.

Atualmente, apenas a Biblioteca Setorial do Departamento de Economia, Administração e Sociologia continua em operação. Os acervos das Bibliotecas do Departamento de Genética e  do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial foram incorporados aos da Biblioteca Central. 

Fonte: ESALQ 100 Anos: um olhar entre o passado e o futuro, 2001. p.158