Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 168

Período: 19 a 25/05/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Estação Experimental de Genética - Anhumas

A fotografia da edição 168, de autoria desconhecida, foi enviada por Carlos Roberto Macedonio, funcionário do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. A Estação está localizada na bacia de acumulação (cabeceira) de Barra Bonita, margem direita do Rio Tietê, município de Piracicaba-SP, propiciando um ambiente favorável para estudar a reação de genótipos quanto a estresses abióticos por ter solos ácidos e condições edafo-climáticas apropriadas, e também bióticos como a reação a insetos-pragas e doenças. As pesquisas científicas realizadas na Estação Experimental de Genética - Anhumas fazem parte de projetos de pesquisa que envolvem dissertações e teses, além de publicações nacionais e internacionais, contribuindo assim para o treinamento e formação de recursos humanos resultando num retorno direto para a sociedade brasileira. o uso do local foi firmado, em 27 de fevereiro de 1975, por meio de um convênio entre a USP e as Centrais Elétricas de São Paulo (CESP), que cedeu ao Departamento de Genética (LGN) da USP/ESALQ, em comodato, a responsabilidade da Estação Experimental Anhembi, cujo nome foi alterado em 2011 para Estação Experimental de Genética - Anhumas.

Fonte: esalq.usp.br/svee/lgn-anhumas 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Destaque

Lançamento da Agroteca Digital: parceria Esalq e Associação De Olho no Material Escolar

A Associação De Olho no Material Escolar é uma entidade que surgiu pela organização da sociedade civil com a motivação de contribuir para uma educação positiva e atualizada sobre o agro, com base em conteúdo científico e que gere perspectivas positivas para os estudantes.

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e a Associação De Olho no Material Escolar convidam você para o lançamento da “Agroteca Digital”, a mais completa plataforma virtual do agronegócio brasileiro, de livre acesso e já disponível.

A Agroteca é resultado de uma parceria que traz conteúdos didáticos online, atualizados, com base científica e em linguagem acessível, com o objetivo de sensibilizar e beneficiar toda a comunidade escolar e gestores da Educação dos níveis Fundamental e Médio. 

O conteúdo foi produzido por especialistas em ciências agrárias e reúne o material que a Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, exige das escolas. Os temas, atualizados e validados cientificamente, estão disponíveis em formato atrativo, como vídeos, jogos, artigos, infográficos, gibis e muito mais.

Serviço:

Dica da semana

Coleções de e-books Oxford Scholarship Online e Oxford Handbooks Online estão disponíveis para comunidade USP

O período de vigência da assinatura é de 17/02/2023 a 19/03/2024.

Acabei de receber uma excelente notícia para os pesquisadores da Esalq/USP. A ABCD/USP acaba de confirmar que a assinatura para as coleções de e-books Oxford Scholarship Online e Oxford Handbooks Online está disponível para toda a comunidade USP até 19 de março de 2024.

A Oxford Scholarship Online é uma biblioteca online que fornece acesso a textos completos de trabalhos acadêmicos renomados mundialmente da Oxford University Press e abrange quase todas as áreas acadêmicas. A plataforma oferece acesso fácil a milhares de livros da lista acadêmica de renome mundial da Oxford University Press. Além disso, novos livros são adicionados à coleção todos os meses, abrangendo assuntos em quase todas as áreas acadêmicas, o que significa que você pode ler novas publicações de autores pioneiros junto com estudos clássicos. 

A Oxford Handbooks Online é uma coleção de análises de pesquisas acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento e dá acesso a mais de 1.300 manuais/handbooks, somando mais de 46.000 artigos. Garante uma pesquisa confiável e de última geração sobre o pensamento e a pesquisa atuais. Os ensaios, especialmente encomendados, de autores internacionais importantes apresentam um exame crítico do progresso e da direção dos debates, fornecendo ao leitor novas perspectivas da pesquisa.

Bons estudos!

Produtos & Serviços

Portal de Busca Integrada e aplicativo Bibliotecas USP

A partir de uma busca simples, o usuário pode obter uma lista dos documentos disponíveis e identificar onde localizá-los física ou virtualmente

O Portal de Busca Integrada tem como premissa oferecer à comunidade uspiana e à sociedade em geral, uma interface única de acesso ao conteúdo impresso e digital disponível nas bibliotecas físicas e digitais da USP, bem como em bibliotecas de parceiros e, ainda, conteúdos relevantes de acesso aberto.

Para acessar essa plataforma o usuário também pode baixar em seu celular o aplicativo "Bibliotecas USP". O recurso permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

O aplicativo também possibilita o envio de sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Acesso aberto

Série Produtor Rural lança cartilha sobre processamento da farinha de raspa de mandioca

Uma seção especial ao término da cartilha apresenta receitas deliciosas preparadas com farinha de raspa, as quais dispensam o uso da farinha de trigo e, por isso, são ideais para uma alimentação de pessoas celíacas ou com outras desordens relacionadas ao glúten.

Para desfrutar dos conhecimentos e técnicas inseridas em nova cartilha, ajudar a divulgar essas informações às pessoas comprometidas com uma agricultura sustentável, que respeitam os recursos naturais, a diversidade social e cultural, a Série Produtor Rural acaba de lançar o exemplar que aborda o processamento da farinha de raspa de mandioca.

A edição de número 77 da série destaca que valorizar os produtos da mandioca é fortalecer a agricultura familiar e sua cultura agroalimentar, contribuindo assim para a geração de renda no campo e para a conservação da agrobiodiversidade brasileira, a partir de tecnologias ambientalmente responsáveis e socialmente adequadas.

A cartilha apresenta informações úteis para auxiliar agricultores familiares, sobretudo nas atividades produtivas de uma agroindústria voltada para o processamento passo a passo de um tipo de farinha de mandioca integral, também chamada farinha de raspa, que pode ser utilizada para a preparação de pães caseiros, bolos e massas naturalmente sem glúten.

Seja um autor da Série Produtor Rural

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar para autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 29 de maio de 2023, às 10h. 

Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia. Artigos revisados por pares são uma parte importante de da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa.

Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo. O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro. Como pesquisador, você faz grandes avanços em relação à ciência. Suas conquistas podem salvar vidas e melhorar a maneira como vivemos.

Se você está pronto ou pronta para compartilhar seu conhecimento com o mundo, a primeira pergunta a se fazer é: ‘tenho uma história para contar?’ Em segundo lugar, pergunte a si mesmo: ‘existe um público para minhas descobertas de pesquisa?’ Quanto mais original e inovadora for sua pesquisa, mais pessoas ficarão interessadas. Considere se sua pesquisa é de interesse local, para uma audiência regional ou internacional. Identificar o seu público é fundamental na seleção da revista certa para enviar seu manuscrito. Neste Webinar você vai saber mais sobre como selecionar a melhor revista para publicar seu artigo.

Publicar em boas revistas é a chave! Saiba como escolher a melhor revista para publicar seu artigo! Área de conhecimento que uma revista contempla, se há revisão por pares, integridade, indicador de impacto, top percentis são alguns dos critérios.

Conheça tudo sobre a sua linha de pesquisa com a solução SciVal

O treinamento acontece no dia 30 de maio de 2023, às 10h. 

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.

A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de 14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo. Uma solução pronta para ser usada com potência e versatilidade sem paralelos, a SciVal permite que você visualize o desempenho da pesquisa, faça uma avaliação em relação aos colegas, desenvolva parcerias colaborativas e analise as tendências das pesquisas.

Fórum InCites LatAm Sessão Brasil

O treinamento acontece no dia 31 de maio de 2023, às 11h. 

Fórum é um evento anual em que os pesquisadores, avaliadores, administradores e bibliotecários se reúnem para compartilhar as melhores práticas recomendadas relativas à avaliação da pesquisa científica. Este ano, o Fórum para a América Latina, sessão para o Brasil, acontecerá online em 31 de Maio de 2023. Entre os convidados está a Universidade de São Paulo USP, por sua liderança no uso da Plataforma InCites.

O InCites se baseia em dados seletivos, estruturados e completos originados da Web of Science™. Com dados de citações personalizados, métricas globais e perfis institucionais multidimensionais, o InCites facilita a medição de sua produtividade, a comparação com seus pares, a busca e análise das colaborações e associações, e lhe proporciona descobrir oportunidades de financiamento da pesquisa. Como cliente do InCites, fazemos o convite para que assista ao Forum online, para compartilhar seus comentários e possa identificar como o feedback dos usuários tem ajudado à evolução da plataforma do InCites e que planos temos para continuar sua melhoria e adequação às suas necessidades.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 30 de maio de 2023, às 10h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley pelo Youtube

Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades em gerenciamento de referências bibliográficas e se destacar em sua área de pesquisa!

No dia 31 de maio de 2023, das 14h às 15h30min,  a Divisão de Biblioteca da USP/Esalq promoverá um encontro online pelo Youtube para capacitação de docentes, alunos, funcionários e demais interessados (comunidade externa ao câmpus) na ferramenta "Mendeley".

Com o Mendeley, é possível organizar e gerenciar referências de artigos, livros e outros materiais de pesquisa de forma simples e eficiente. Além disso, a ferramenta permite criar bibliografias e citações de forma automática, exportação de PDF com comentários na nova do software e muito mais, facilitando a vida dos pesquisadores na hora de redigir seus trabalhos acadêmicos.

Para participar, basta clicar no botão abaixo e se inscrever gratuitamente. 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Pesquisa relaciona mortes precoces ao consumo de alimentos ultraprocessados

Facebook

Pesquisa inglesa mostra que redução da jornada de trabalho não afeta produtividade

Facebook

De Pira para o mundo: PwC abre portas para globalizar o AgTech Garage

Divulgação científica

Experimento que reativou vírus de 48 mil anos quer alertar para retorno de microbiota da era do gelo ao convívio humano

Quantidades gigantescas de microrganismos, hoje aprisionados no subsolo do Ártico, deverão ser liberadas devido ao aquecimento global nas próximas décadas. Diversos estudos em andamento procuram mapear possíveis impactos, e se haverá riscos para a humanidade.

Há 48 mil anos, boa parte do nosso planeta gemia de frio na mais recente Era do Gelo, coberto de neve e cortado por grandes geleiras. Sobre sua superfície se deslocavam animais imensos e estranhos, como rinocerontes-lanudos, alces gigantes e preguiças do tamanho de elefantes, e a humanidade dispunha apenas de ferramentas de pedra polida para sustentar seu modo de vida de caçador coletor nômade. Agora, graças à combinação de avanço tecnológico e mudança climática, um minúsculo fragmento daquele mundo perdido varou as eras e reapareceu em pleno ano de 2023, na forma de um vírus. Denominado Pandoravirus yedoma, ele permaneceu quase quinhentos séculos oculto no subsolo da Sibéria até ser reativado por um experimento de laboratório.

O autor da proeza foi o francês Jean-Michel Claverie, professor aposentado de genômica na Escola de Medicina da Universidade Aix-Marseille em Marselha, França. Ele é também o primeiro autor de um artigo divulgando o feito, publicado este ano na revista Viruses. Na verdade, ele e sua equipe de colaboradores trabalharam com 13 cepas de vírus, de idades diferentes, coletadas em sete pontos da região do Ártico da Sibéria, e mostraram que elas poderiam voltar a infectar outros seres vivos – no caso, amebas especialmente cultivadas em laboratório para o experimento.

Um dos fatores que permitiu esse ressurgimento são as consequências do processo de mudança climática e de aquecimento global, cada vez mais intensas. O conjunto das áreas do planeta que contém água em estado sólido é denominado criosfera. Entre os elementos da criosfera estão as áreas permanentemente cobertas por gelo que, estima-se hoje equivalerem a 10% da área da Terra, e camadas subterrâneas de solo congelado, denominadas permafrost. A elevação da temperatura tem resultado no derretimento do gelo superficial, principalmente do Ártico e também do permafrost. É de lá que estão vindo esses vírus. No ritmo em que avança o derretimento do Ártico, a previsão é que quantidades colossais de microrganismos sejam liberadas nas próximas décadas. O desafio dos cientistas agora é compreender e antever quais podem ser as consequências da reativação desses microrganismos para as dinâmicas do planeta, e para a humanidade.

Cotidiano

Localização de propriedades e produções rurais é importante em vários âmbitos

O processo de digitalização do campo, aliado à tecnologia, também ajuda na formulação de políticas públicas, diz o pesquisador Rodrigo Maule.

O CEP, sigla de Código de Endereçamento Postal, é um dos principais padrões de localização utilizados na cidade. Nas áreas rurais, sua presença ainda é escassa, mas cada vez mais empresas e programas de governo investem no avanço do mapeamento dessas regiões.

“Com o processo de digitalização da agricultura, cada vez mais isso tem acontecido no campo. Novas tecnologias estão vindo para dar suporte não só na questão produtiva, mas também a outras relacionadas à cidadania”, comenta o pesquisador Rodrigo Maule, do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP. Ele ainda acrescenta que a questão da localização não envolve apenas as propriedades, mas também as produções e pontos como rastreabilidade, referenciamento: “Essa tecnologia de localização, associada com a digitalização do campo, vai permitir que a gente possa ter todos esses passos”.

EsalqTec tem novo presidente para o próximo biênio

Em atividade desde janeiro de 2006, a EsalqTec é uma das principais instituições de apoio e incentivo à inovação e ao empreendedorismo do agronegócio brasileiro e, mais recentemente, protagonista do movimento agtech no país.

O professor José Belasque Junior é o novo presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec Incubadora Tecnológica para os próximos dois anos. Docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, Belasque foi eleito por unanimidade em reunião realizada no último dia 5 de maio. O conselho teve ainda a renovação de dois nomes, com a entrada dos professores Pedro Takao Yamamoto (Depto. de Entomologia e Acarologia) e Catarina Careta (Depto. de Economia, Administração e Sociologia). A incubadora conta com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Segundo Belasque, a nova equipe pretende dar continuidade ao trabalho dos últimos anos e consolidar a institucionalização do movimento de inovação e do empreendedorismo na academia. “Agradeço a confiança dos representantes deste conselho. Todo nosso esforço está em seguir contribuindo com a Escola. Para isso, um dos nossos objetivos é criar um plano de ação envolvendo inovação e empreendedorismo a partir de uma interface mais robusta entre a Escola, a incubadora e outros agentes desse ecossistema”, disse.

Grupos musicais da Esalq se reúnem em celebração musical

As apresentações são gratuitas.

Os grupos musicais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), prepararam uma programação especial para a “Semana de Eventos Artísticos” que será realizada de 30 de maio a 02 de junho.

Há 25 anos diante deste universo musical, a regente e diretora artística Cintia Pinotti preparou o acontecimento com apresentações, retrospectivas e lançamento de um símbolo gráfico. Os grupos estão ligados ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCex) e são compostos por alunos e funcionários da Esalq, bem como pela comunidade externa.

Centro Acadêmico "Luiz de Queiroz" celebrou 114 anos

Para a realização da ceriônia de celebração, o Calq contou com o apoio do Pecege, da Adealq e da Fealq.

Na manhã do sábado, dia 20 de maio de 2023, aconteceu, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq a solenidade em comemoração pelos 114 anos de atividades do Centro Acadêmico "Luiz de Queiroz", o Calq

Entre pronunciamentos e homenagens, foram destacadas as lutas da entidade pela melhora das condições de ensino e bem-estar para o corpo discente da Esalq neste mais de um século de atividades.

Formaram a mesa central o professor Luciano Mendes, prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, os docentes aposentados Evaristo Marzabal Neves e Octávio Nakano, a Secretária de Agricultura de Piracicaba e egressa da Esalq, Nancy Thame, o presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), professor Nelson Sidnei Massola Junior e a educadora ambiental e chefe do Serviço de Gestão Ambiental do campus, Ana Maria de Meira.

A cerimônia foi conduzida pelo atual presidente do Calq, o acadêmico Antonio Miguel Rodrigues Gonsalez. O discente destacou pontos importantes da história recente do Centro e, ao final do ato, realizou junto com membros da atual gestão a entrega de placas de homenagem aos Centros Acadêmicos dos cursos de graduação da Esalq, Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), Conselho de Repúblicas, Comissão de Integração. Recebeu ainda homenagem especial a república, que completa 100 anos em 2023 e na ocasião esteve representada pelos seus atuais moradores.

Manifesto defende a relação entre saúde e natureza em políticas públicas

O manifesto será entregue às 17h, inicialmente para as ministras do Meio Ambiente e da Saúde, além dos presidentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ibama. Também receberão o documento a Frente Parlamentar Ambientalista, representante do Congresso Nacional. 

Dezenas de especialistas em conservação ambiental e na área de saúde que atuam desde 2020 na Rede Saúde e Natureza Brasil, entregarão ao governo federal nesta segunda-feira, 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, o manifesto “A importância de incluir as relações entre saúde e natureza nas políticas públicas e nas ações da sociedade”.

Como integrante da Rede, a Professora Teresa Cristina Magro Lindenkamp, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), ressalta que o documento apresenta propostas para promoção da saúde e do bem-estar por meio da melhor conservação e atividades de reconexão com a natureza, especialmente em áreas protegidas e conservadas, inclusive nas cidades.

Radar

USP investirá mais de R$ 41 milhões em bolsas para alunos de graduação

O Programa Unificado de Bolsas foi reformulado e agora disponibiliza bolsas para todos os estudantes de graduação da USP, com foco no desenvolvimento acadêmico e profissional.

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB) oferecerá quase 5 mil bolsas para estudantes de graduação desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão. O programa passou por uma reformulação e agora tem como principal objetivo promover o engajamento dos estudantes nas atividades-fim da Universidade e contribuir para a formação cidadã e acadêmica dos futuros profissionais.

O valor mensal da bolsa foi ajustado para R$ 700, com duração de 12 meses, a partir do dia 1º de setembro. As bolsas serão financiadas com recursos orçamentários da própria Universidade, que investirá R$ 41,4 milhões no programa.

Uma das principais mudanças é que, a partir de agora, a bolsa é oferecida a todos os alunos de graduação, não apenas aos inscritos no programa de permanência estudantil.

“As bolsas PUB tinham um importante papel de auxiliar na permanência estudantil, mas com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e a concentração dos esforços voltados à permanência e ampliação dos auxílios concedidos aos estudantes com maior vulnerabilidade financeira, foi possível reformular o foco do PUB, que agora se destina à formação acadêmica, cidadã e profissional de todos os nossos estudantes”, explicou o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Sustentabilidade é prioridade no cultivo alternativo de abelhas

Patente desenvolvida na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos fomenta produção de mel com material 100% reciclável.

A evidente ameaça de extinção das abelhas não afetaria apenas a atividade econômica, como também o próprio equilíbrio dos ecossistemas do planeta. No entanto, há uma alternativa de salvar esses insetos, que se relaciona com a produção de mel e a proteção das colônias. Com apoio da Agência USP de Inovação (Auspin), um grupo de pesquisadores desenvolveu a patente Colmeia confeccionada com materiais recicláveis e encaixes desmontáveis. 

A tecnologia consiste em utilizar um material alternativo – embalagem reciclada longa-vida, usada em caixinhas de leite – para a construção de colmeias de abelhas, normalmente feitas de madeira. A colmeia traz maior resistência e durabilidade para os apicultores, facilitando na montagem e manutenção, além de ser 100% reciclável e apresentar baixo custo de confecção.

“A ideia central é fazer com que as caixas sejam mais duráveis e que mantenham a temperatura e as condições ideais para a sobrevivência das famílias, de forma a fazer com que elas cresçam e se desenvolvam de forma mais rápida para ajudar na produção de mel, própolis, pólen e geleia real, ao mesmo tempo em que podem evitar perdas desnecessárias e pilhagem das caixas por outros animais”, explica Celso Carrer, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. 

“Série Energia”: Tratores elétricos otimizam custo e produção no campo

Alternativa aos tratores a diesel atende à demanda por sustentabilidade na produção agrícola.

Um dos principais setores de impacto na economia brasileira vem da atividade agropecuária, responsável por contribuir com 4,8% em média no PIB entre os anos de 1995 a 2021. Essa atividade recebe constantes demandas por maior produtividade de alimentos e de materiais primários à medida que cresce a população, o aquecimento da economia e as ações produtivas dos demais setores.

Essas pressões exercidas sobre os sistemas agrícolas transferem a responsabilidade do desempenho das lavouras aos gestores, que devem dimensionar o uso das máquinas e implementos agrícolas para operarem dentro dos limites de suporte dos recursos naturais, respeitando sua variabilidade e implementando conceitos e práticas sustentáveis.

Dentro desse contexto, o papel do trator no desenvolvimento do setor é inquestionável. É através dele que as atividades essenciais como preparo do solo, plantio, adubação, tratos culturais, colheita e transporte são possíveis, além de fornecer energia cinética de rotação para equipamentos estacionários por meio do uso da tomada de força (TDP). Para que isso ocorra, o motor do trator de ciclo a diesel utiliza energia não renovável de fontes fósseis que pelo processo de combustão interna lança seus resíduos no meio ambiente contribuindo com o processo de poluição.

Quando autorizados pelo Ibama, animais silvestres em ambientes domésticos exigem cuidados especiais

Segundo a médica-veterinária Marta Guimarães, em alguns casos, é possível ter um animal silvestre em casa, desde que o indivíduo apresente uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Os animais silvestres são classificados como todos aqueles que vivem na natureza e não possuem, ou não deveriam ter, contato com os seres humanos. A exposição desses animais a ambientes domésticos pode ser prejudicial para o desenvolvimento e reprodução de sua espécie. Eles são protegidos pela Lei Federal 9605/98 de crimes contra a fauna e a sua comercialização é considerada crime. 

Ao contrário deles, os animais domésticos, ao longo de seu processo evolutivo, foram adaptados para viverem em lares e apresentam uma alta qualidade de vida nesses espaços. Apesar dessa diferença, milhões de animais silvestres são retirados da natureza para servirem como animais de estimação, de forma ilegal, todos os anos. Marta Guimarães, médica-veterinária do Ambulatório de Aves do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, comenta que, em alguns casos, é possível ter um animal silvestre em casa, desde que o indivíduo apresente uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

A especialista explica que, quando falamos sobre esses bichos, precisamos analisar a categoria em que eles se encaixam. Isso deve ser feito, pois os cuidados que devem ser direcionados para aves, répteis e mamíferos são diversos entre si. Hoje, os principais animais que se encontram em lares domiciliares são os papagaios, cacatuas e tartarugas. Os procedimentos para a compra desses animais são realizados por criadores e, com a realização desse processo, o indivíduo se torna proprietário ou tutor. 

Estudo da USP sobre autismo e TDAH busca voluntários

Objetivo é compreender melhor o desenvolvimento dos transtornos e testar uma intervenção pré-sintomática em bebês.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão em busca de voluntários para um estudo que busca compreender melhor o desenvolvimento inicial do autismo e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Podem participar do estudo bebês de até 10 meses de idade com um irmão mais velho, o pai ou a mãe com diagnóstico ou suspeita de autismo ou de TDAH; bem como bebês de até 10 meses de idade com familiares que não sofrem com esses transtornos.