Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 64
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 64
A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.
Serviço:
Processo: Informação Científica
Responsável: Eliana Maria Garcia
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Fone: (19) 3429-4382 ramal 214
Editada desde 1997 pela Divisão de Biblioteca (DIBD) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), com o objetivo de publicar textos acessíveis aos produtores com temas diversificados e informações práticas, contribuindo para a Extensão Rural.
International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro que é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas editadas no Brasil. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, representada no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional que tem a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.
A obra apresenta algumas das informações técnicas que fizeram parte das inúmeras reuniões realizadas para a definição das metodologias a serem utilizadas no projeto “Sistema de Informações para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro” - (SiFlor Cerrado), que tem como objetivo auxiliar produtores rurais, extensionistas, profissionais da área florestal e outros interessados, na tomada de decisões sobre a escolha de espécies arbóreas para implantação de florestas comerciais, na forma de sistemas de produção de monocultura ou de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) no Bioma Cerrado. O projeto é coordenado pela ESALQ/USP, UFPR e Embrapa Informática Agropecuária, tem o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).
Apresentações e gravações do Segundo Workshop de Gerenciamento de Dados Científicos da América Latina e Caribe já estão disponíveis. Este workshop foi convocado pelo World Data System (WDS), em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Research Data Alliance (RDA).
A maneira mais simples de definir as Ciências da Vida é o estudo dos organismos vivos e dos processos vitais, envolvendo células e seus componentes, produtos e processos. Engloba basicamente plantas, animais e seres humanos. Por esse motivo, biologia, medicina e agricultura são os exemplos mais comuns da área.
No entanto, à medida que a ciência se torna cada vez mais complexa, é mais difícil encontrar definições e limites claros. Biotecnologia, ecologia, botânica, zoologia, microbiologia, genética, epidemiologia, paleontologia, produtos farmacêuticos, tecnologias e dispositivos biomédicos, tecnologias de sistemas de vida, nutracêuticos, cosmecêuticos, processamento de alimentos são alguns dos tópicos desenvolvidos em Ciências da Vida.
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte e exige estratégia. Artigos revisados por pares são uma parte importante da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa.
A capacitação oferece aos participantes um entendimento mais profundo sobre o acesso ao Portal de Periódicos, às bases de dados e aos recursos de pesquisa. As áreas do conhecimento abordadas no mês de maio são Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.
O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança.
A Agência Reuters publicou na última semana uma lista contendo os maiores cientistas do clima do mundo. No ranking figuram 5 brasileiros e, entre eles, dois docentes da Universidade de São Paulo (USP): Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) - falecido em 2017 - e Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
O plantio de árvores em larga escala é uma das alternativas para contrabalançar ao menos parcialmente os efeitos da mudança climática global. Muitas iniciativas nesse sentido estão em andamento, visando sequestrar enormes quantidades de carbono e, assim, compensar em parte as emissões antropogênicas de gases de efeito estufa, que constituem uma das principais causas do aumento da temperatura do planeta.
O resultado do último edital de bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será uma frustração para milhares de jovens cientistas brasileiros. De um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 (13%) vão receber as bolsas de fato, por conta das limitações orçamentárias da agência. As outras 2.684 propostas não serão implementadas, pelo menos nesse primeiro momento, apesar de terem sido consideradas meritórias pelos comitês de assessoramento do edital.
O uso de preprints se acelerou nos últimos anos, com muitos pesquisadores agora compartilhando seus últimos trabalhos com a comunidade científica antes ou em paralelo à publicação em um periódico. Depois de um início mais lento em comparação com outros campos de pesquisa, a adoção de preprints nas ciências das plantas e na agricultura está em crescimento.
A Biblioteca estava localizada no antigo Pavilhão Principal da ESALQ, mas em virtude da reforma deste, que ocorreu entre 1943-1945, ela foi instalada provisoriamente na Colônia Central da ESALQ (atual Serviço de Gráfica da ESALQ). Em 1947, a Senhora Dina Bueno Moretti assumiu a chefia da Biblioteca e se tornou a primeira bibliotecária com formação para a função (Fonte: ESALQ 75, 1976. p.101).