Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 105

Período:  05 a 10/03/2022 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Flor de Cactus

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Corações e portas abertas para vocês!

A Divisão de Biblioteca saúda os ingressantes de 2022.

Parabéns! Uma grande etapa da sua vida foi vencida: o vestibular.

Você agora é aluno da Universidade de São Paulo! Assim como a sua família, nós também estamos muito orgulhosos pela sua conquista!

Este é o momento para ampliar seus horizontes, mergulhar no mundo do conhecimento e se qualificar para um futuro promissor.

Temos certeza que você fez a escolha certa e, a partir de hoje, a equipe da Divisão de Biblioteca assume o compromisso de contribuir diretamente para a realização do seu projeto de vida!

Amamos o que fazemos e trabalhamos com muita dedicação para que você possa ter uma excelente experiência na utilização dos nossos produtos e serviços.

Visite as nossas bibliotecas, se possível ainda hoje, uma vez que esta ocasião é uma excelente oportunidade para que seus familiares e amigos conheçam a SUA BIBLIOTECA.

Estamos de corações e portas abertas para vocês!

Um abraço caloroso!

Produtos & Serviços

Apoio Acadêmico

Templates para formatação de Dissertação/Tese.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza documentos para facilitar a elaboração de Teses e Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-graduação da USP/ESALQ, de acordo com as normas aprovadas em 2014.

Pergunte à Bibliotecária

Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Delineamento e análise de experimentos nas ciências agrárias

A obra é de autoria da Professora Sonia Vieira.

O livro “Delineamento e Análise de Experimentos nas Ciências Agrárias”, escrito pela professora Sonia Vieira, aborda a técnica de análise de variância (Anova) de maneira didática, a partir de exemplos e exercícios, podendo ser considerado uma introdução à ciência experimental. Editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), a obra é voltada a profissionais das ciências agrárias, mas pode atingir um público ainda maior ao trazer informações para quem, independente da área de atuação, precisa tomar decisões com base na estatística.

“Quando nos debruçamos sobre gráficos e buscamos compreender o potencial das técnicas estatísticas e as suas limitações, conseguimos atingir o cerne do problema e bem interpretar resultados”, afirma a autora. O livro procura facilitar o entendimento sobre fórmulas, cálculos e resultados, além de dar mais espaço às pressuposições para uma análise de variância e à comparação de médias. Traz, ainda, a discussão sobre efeitos fixos e aleatórios, assuntos que, na visão da professora, merecem maior destaque.

Para tratar sobre delineamentos, a obra apresenta exemplos reais de pesquisas realizadas no país, enquanto para ensinar análise de variância, são utilizados números fictícios, concebidos com a finalidade de facilitar a digitação e permitir que os cálculos sejam feitos sem a utilização de softwares de estatística. “Delinear e analisar um experimento só se aprende começando por planejar e analisar experimentos simples. Como alguém pode entender o que é uma média aritmética, por exemplo, sem nunca ter calculado uma?”, acrescenta Sonia.

Acesso Aberto (Open Access)

Evento debate desafios na atuação de bibliotecários diante da ciência aberta

Organizada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, mesa-redonda debate temas em comemoração ao Dia do Bibliotecário; evento tem transmissão pelo YouTube no dia 14 de março.

O papel do bibliotecário num cenário cada vez mais complexo e dinâmico, que envolve acesso à informação, diversidade, ética e sustentabilidade, mediados pelo uso da tecnologia, é assunto da mesa-redonda Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades, no dia 14 de março, a partir das 10 horas. O evento será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário e terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Aguia. As inscrições estão disponíveis neste link.

Organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), o objetivo do encontro é analisar a atuação do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, oferecendo oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.

Divulgação Científica

Laboratório auxilia alunos da USP na produção de textos acadêmicos em diferentes línguas

Laboratório de Letramento Acadêmico tem inscrições abertas para atendimentos neste semestre; monitoria é realizada a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet.

Do primeiro ano de graduação até a pós-graduação, estudantes universitários precisam desenvolver habilidades para a produção de textos acadêmicos. Para ajudar nesse processo, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai iniciar os atendimentos de 2022 para monitorias e workshops.

O laboratório atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais com o objetivo de identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

O atendimento, que é feito a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet, também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar: Como escrever artigos científicos

O webinar é promovido pela Springer e será realizado no dia 23 de março de 2022, às 14h.

Pesquisa e disseminação de informações são dois fatos intrinsecamente ligados. Neste contexto, o objetivo deste webinar é proporcionar ao pesquisador uma visão dos procedimentos para a aceitação do manuscrito por uma editora. Nathalie Jacobs, de um ponto de vista muito prático, apresentará extensivamente um conjunto de ferramentas e conselhos destinados a facilitar a publicação de artigos e livros. E em particular, ela se referirá aos vários modos de publicação atualmente disponíveis na Springer.

Apresentadora:

Nathalie Jacobs iniciou suas atividades na Springer no ano 2000 e atualmente é editora executiva responsável pela área editorial de engenharia e ciências aplicadas. Entre suas inúmeras atividades, está em constante contato com os atuais e futuros pesquisadores e autores da Springer, através de participações em conferências e visitando-os em suas instituições.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Fique em dia com a Biblioteca da Esalq

Esta oportunidade é para você que perdeu o prazo das devoluções de itens emprestados da Divisão de Biblioteca e quer ficar com o cadastro em dia. 

Estamos realizando uma campanha para devolução dos livros em atraso e os usuários que efetuarem a devolução da obra em atraso até dia 25/03/2022 não sofrerão penalidades, podendo emprestar novos itens ou ainda, se houver interesse, fazer a renovação de posse do material diretamente no balcão de empréstimo. 

A partir do dia 28/03/2022, a suspensão volta a ser aplicada, conforme regulamento.

Divisão de Biblioteca volta a atender em horário normal a partir desta segunda-feira

A partir de 14 de março de 2022, a Divisão de Biblioteca retornará ao seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira:

Ressalta-se que o Serviço de Cópias, na Biblioteca Central, atenderá em horário diferenciado, das 8h às 14h e das 18h às 20h.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Na Cidade Universitária, projeto quer atrair público para realizar práticas sustentáveis

Instagram

Recepção aos Ingressantes 2022

Blog

Ingressantes em Engenharia Agronômica: Qual é o mal em lhes querer bem?

Acontece

Uma história de conquistas, parcerias e gratidão 

Prestes a se aposentar, professor José Vicente Caixeta Filho lança dois novos projetos.

Depois de 33 anos de dedicação à docência na Esalq, em 2022 chega o ano de aposentadoria do professor José Vicente Caixeta Filho, o “Professor Caixeta”. 

Ex-diretor da Esalq na gestão 2011-2014, Caixeta é reconhecido nacional e internacionalmente por suas contribuições na área de logística agroindustrial, sendo o criador e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – ESALQ-LOG. 

Agora, ao completar 60 anos, Caixeta prepara a aposentadoria e se dedica a novos projetos: o primeiro é um livro, intitulado “E aí, professor Caixeta? Melhores Momentos” onde partilha sessenta marcos destes 60 anos de vida muita bem vivida. São registros emocionantes de sua história pessoal e de sua trajetória profissional que foram postados no decorrer de 2021 em seus perfis nas redes sociais, e que, agora reunidos, dão lugar a um livro resgatando os principais fatos desta caminhada. A obra tem patrocínio do grupo Esalq-Log. 

Esalq realiza Semana de Recepção aos Ingressantes 2022

A atividade tem o objetivo de proporcionar uma recepção que integra, acolhe e incentiva a participação dos alunos nas ações desenvolvidas no campus "Luiz de Queiroz", da USP em Piracicaba.

A proposta é apresentar os serviços essenciais oferecidos pela instituição e informações importantes para a trajetória acadêmica dos estudantes. Na programação, estão palestras, vivências socioculturais, visitas, oficinas e claro, as esperadas aulas inaugurais, que este ano retornam em modo presencial.

As boas vindas para os ingressantes de 2022 ocorrem na manhã de segunda-feira,14, com a recepção dos dirigentes da Esalq e a abertura oficial da semana, além da entrega do kit ingressante em frente ao Edifício Central. Na parte da tarde e noite, os alunos terão o acolhimento, conversa com os centros acadêmicos e aula inaugural com as Coordenações de Curso (CoCs).

Eventos marcam o Mês das Mulheres na USP

Na semana de recepção às calouras e aos calouros da USP, o Escritório USP Mulheres recebe as novas estudantes para um bate-papo on-line, no dia 15 de março, das 16h às 18h.

Na graduação da USP, as mulheres são metade do corpo discente nas ciências humanas, mas ainda são apenas  ¼  nas ciências exatas. Na pós-graduação, por sua vez, há maioria feminina: 51% das vagas de mestrado e doutorado são preenchidas por mulheres. Porém, mesmo com o avanço feminino na pesquisa, apenas 37% do corpo docente da USP é composto por mulheres. Em 10 anos, as mulheres nunca ultrapassaram 40% do total de professores da USP e, na ascensão na carreira, só 30,6% das professoras mulheres chegaram ao topo, tornando-se titulares. Entre os que ocupam cargos de liderança na Universidade, 73% são homens contra apenas 27% de presença feminina. Essa é uma breve amostra dos dados que o Escritório USP Mulheres organizou para disponibilizar ao público e subsidiar os debates neste mês, no bojo da comemoração do Dia Internacional das Mulheres. 

No dia 8 de março, a programação começa com a mesa on-line O caminho para a equidade de gênero: compromisso de ação da USP, que contará com a presença do Reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior; da Vice-Reitora, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda; da Coordenadora do Escritório USP Mulheres, professora Adriana Alves; bem como das novas gestoras e dos novos gestores da Administração Central da USP que assumiram os postos neste ano. Na ocasião, a nova gestão da USP será convidada a se engajar em um plano de equidade de gênero em suas áreas, visando a promoção de maior acesso, permanência e progressão de mulheres na USP, tanto em termos acadêmicos quanto administrativos. 

Pesquisas com novas variedades de fertilizantes podem abrir caminho para diminuir dependência do Brasil de fornecedores internacionais

Estudos analisam viabilidade de substituir produtos de origem mineral por fertilizantes orgânicos. Experimentos registram aumento na concentração de micronutrientes no solo e nas folhas e ganho de produtividade de mais de 65% no plantio da soja em relação à média brasileira.

O conflito entre Ucrânia e Rússia está sendo travado no coração da Europa, a mais de 10,5 mil km de distância, mas tem potencial para afetar a economia brasileira de modo importante. Embora o setor agrícola brasileiro receba às vezes o epíteto de “celeiro do mundo”, nossa elevada produtividade depende, fundamentalmente, do emprego de fertilizantes. Isso decorre do fato de que embora o Brasil conte com aspectos vantajosos, como a extensa área de plantio e o clima predominantemente tropical, nosso solo é tido como pobre em nutrientes para as necessidades das commodities mais produzidas no país, como soja, milho ou a cana-de-açúcar. Essa escassez de nutrientes é compensada pelo emprego de fertilizantes. A Rússia está entre os cinco principais produtores de fertilizantes no mundo hoje, e tem no Brasil  um de seus principais clientes.

Apenas no último ano, o Brasil consumiu mais de 40 milhões de toneladas de fertilizantes. De acordo com o Comex Stat, uma ferramenta do Ministério da Economia que fornece informações sobre o comércio exterior brasileiro, 25% dessas importações vieram da Rússia: no total foram US$ 3,5 bi, um aumento de 97% em relação a 2020.  Na pauta total de produtos que o Brasil importa da Rússia, os adubos e fertilizantes químicos representaram 62%.

Em geral, as empresas que operam no Brasil importam compostos pertencentes ao grupo NPK, letras que identificam os elementos químicos nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Ao adquirir os fertilizantes nitrogenados, fosfóricos e potássicos, as empresas posteriormente elaboram fórmulas do NPK, balanceando cada produto de acordo com as demandas da cultura ou do perfil de solo em que será feito o cultivo.