Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 84
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 84
Fotografia de Marina Melo Duarte, Professora do Departamento de Ciências Biológicas da USP/Esalq.
Fotografia de Ana Laura Toledo Simões, aluna de graduação em Engenharia Agronômica pela USP/Esalq.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br
O QUE É o Portal GedWeb?
O serviço disponibilizado à comunidade USP por meio da Superintendência do Espaço Físico - SEF contempla o acesso unificado a mais de 360 mil legislações de órgãos reguladores (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaque para as publicações regulamentares mais recentes.
O sistema rastreia grandes acervos de normas e atualiza automaticamente milhares de regulamentações técnicas como:
Normas NBR/NM da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
Normas Mercosul / Internacionais como BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA;
Diários Oficiais da União, dos Estados e Municípios;
Projetos de Normas Brasileiras em Consulta Nacional;
Regulamentos Técnicos;
Portarias INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
Normas Regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);
Resoluções ANEEL (Agência Nacional do Sistema Elétrico);
Procedimentos ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico);
Procedimentos ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
Resoluções MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento);
Legislações CONAMA.
POR QUE USAR o Portal GedWeb?
Além de normas das áreas de segurança alimentar, máquinas agrícolas, etc., é possível ter acesso ao conjunto oficial das normas da ABNT sobre editoração de documentos científicos!
NBR 6021 - ELEMENTOS DA REVISTA
NBR 6022 - ESTRUTURA DO ARTIGO
NBR 6023 - REFERÊNCIAS
NBR 6024 - NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DE SEÇÕES
NBR 6027 - SUMÁRIO
NBR 6028 - RESUMOS
NBR 6032 - ABREVIAÇÃO DE TÍTULO
NBR 6033 - ORDEM ALFABÉTICA
NBR 10520 - CITAÇÕES
NBR 10525 - PADRÃO ISSN
COMO ACESSAR o Portal GedWeb?
Clique no link exclusivo à comunidade USP;
Informe o endereço válido do e-mail @usp no primeiro acesso;
Pesquise no campo de busca pelo Título (português/inglês), Número ou Assunto da norma;
Utilize os filtros laterais para pesquisar por Tipo de Documento.
ATENÇÃO!
O acesso é liberado por meio de reconhecimento de IP e e-mail @usp. Caso o usuário esteja fora da rede USP, os conteúdos podem ser acessados via VPN USP ou Sistemas USP (Senha Única).
Maiores informações pelo FAQ: Atendimento STI
Dúvidas? Fale conosco pelo e-mail: referencia.esalq@usp.br
Ligiana Clemente do Carmo Damiano é bibliotecária referencista da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ, atuando nas atividades de atendimento e capacitação para uso dos serviços de descoberta relacionados à informação científica, com ênfase em pesquisa avançada na web, estrutura de trabalhos acadêmicos e gerenciadores de citações e referências.
As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.
No âmbito das organizações acadêmicas e de pesquisa, a escrita científica e a publicação dos resultados de pesquisa são fundamentais. Conhecer técnicas e conceitos empregados na redação e padronização de textos, bem como políticas de publicação e arquivamento, pode auxiliar o pesquisador e contribuir para a qualidade do discurso científico e avanço do conhecimento.
Segundo Prof. Dr. José Luiz Tejon Megido, esta é uma obra prima que o Professor Elmar nos dá além do conhecimento, o “know”, e além do como, o “how”, ele nos oferece o porquê (why?). E dessa forma este livro transborda, cria e atrai aos mais aprofundados experts na questão, quando eleva um “leigo” a patamares ascensionais com a chama da vontade de aprender no rumo dos heróis da vida.
Com 416 páginas, colorido, esse livro destina-se a técnicos, estudantes e produtores rurais, interessados no conhecimento sobre os processos fisiológicos e interação desses com as práticas de manejo ou tratos culturais mais importantes dessa cultura produtora de grãos do Brasil. Reúne os mais relevantes conhecimentos existentes sobre o manejo da cultura da soja, nas mais diferentes áreas, além de relatar ricas experiências de produtores, vividas nas mais diferentes regiões do Brasil e outros países.
Obra possui abordagem pioneira com objetivo de preencher lacuna dos estudos na área, sendo útil a estudantes, professores e pesquisadores. Resultado de um longo trabalho de levantamento, testagem e descrição das mais diversas formas de identificação de patógenos em plantas, o “Manual de Técnicas Aplicadas à Histopatologia Vegetal” apresenta uma ampla compilação de práticas laboratoriais e de microscopia de luz e eletrônica consagradas e também inéditas, descritas pela primeira vez na literatura.
O livro tem conteúdo para se tornar uma referência nacional na área, pela proposta de servir como material de fácil consulta para professores, estudantes de graduação, pesquisadores, profissionais de diversas áreas que trabalhem com a interação entre os patógenos, sejam eles fungos, vírus ou bactérias, além de desvendar as alterações estruturais e histoquímicas induzidas pelas plantas quando desafiadas por fitopatógenos.
A Editora UEMS lança o "Manual de redação técnica para ciências agrárias: o problema, a ideia de pesquisa, a hipótese, o projeto e o artigo" que tem como propósito auxiliar acadêmicos das Ciências Agrárias na utilização da escrita científica, colaborando, assim, para melhorar a qualidade dos materiais apresentados à publicação e auxiliando na preparação dos (as) discentes de Iniciação Científica.
O Manual foi elaborado pelo professor Alfredo Raúl Abot, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), pelo professor Paulo Eduardo Teodoro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pelo engenheiro agrônomo Caio Cézar Guedes Correa.
Um material didático inédito sobre metodologias para ensino e aprendizado de línguas em formato de e-book, totalmente gratuito e elaborado por especialistas da USP. O Portal de Livros Abertos da USP publicou em agosto Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo. A publicação é para auxiliar quem quer aprender uma nova língua e aqueles que pretendem trabalhar na área de ensino de línguas, ou mesmo já estão atuando.
O e-book tem 413 páginas e foi criado para apoiar o processo formativo dos alunos ingressantes em cursos de graduação de Letras, com enfoque nas seguintes línguas: árabe, alemão, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados.
O trabalho reflete apenas a realidade do Cerrado e não pode ser extrapolada a outros biomas. Outro ponto é que a pesquisa não pode ser usada de justificativa para se manter o gado em qualquer espaço e sem controle, com pejorativo de restauração. A presença descontrolada e demasiada dos animais pode trazer mais prejuízos, como a erosão do solo.
O Cerrado brasileiro é a savana mais biodiversa do planeta, mas também o segundo bioma mais ameaçado. A principal ameaça é a expansão das atividades agropecuárias, que, além de substituir a cobertura original do solo, introduziu espécies invasoras, como as gramíneas exóticas, que foram inseridas no Brasil como forragem na agropecuária. Essas espécies tomaram os ecossistemas savânicos e campestres e, além de competir com as espécies nativas, elas produzem grande volume de biomassa que, em períodos de seca, se torna combustível, aumentando o risco e a proporção de incêndios.
O pesquisador Henrique Sverzut Freire de Andrade analisou o efeito da presença do gado bovino para o controle das gramíneas com o objetivo de restaurar a biodiversidade do bioma com viabilidade ecológica e financeira. O estudo foi realizado em seu mestrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Os resultados mostram que o animal pode atuar como uma “biorroçadeira seletiva”, isto é, assim como a roçadeira, ele apara a cobertura vegetal, mas seleciona apenas as gramíneas invasoras, o que permite o desenvolvimento das nativas.
Pesquisas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, mostraram resultados promissores no uso de laranjeiras doces de cultivar Hamlin geneticamente modificadas resistentes ao greening (também conhecido como huanglongbing [HLB] ou amarelão dos citros) e ao cancro cítrico, doenças bacterianas que representam grandes dificuldades para o cultivo dessa espécie. Sendo o Brasil o maior produtor mundial de laranja e maior exportador de suco concentrado, essas ferramentas têm grande valor na busca pela diminuição do uso de agrotóxicos, o que traria vários benefícios em termos de diminuição do impacto ambiental e dos riscos para agricultores, por exemplo.
“O trabalho foi feito em laboratório, sob condições controladas, pois a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão competente de fiscalização, é muito rigorosa e não é permitido fazer esse tipo de experimento fora de condições controladas”, explica ao Jornal da USP o pesquisador Matheus Luís Docema, engenheiro agrônomo que estudou, em sua tese de doutorado, a resposta dessas plantas transgênicas à infecção por essas doenças. A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco de Assis Alves Mourão Filho, junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.
Neste Webinar, o participante terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo atual da ciência, a estrutura típica de um artigo científico, a importância da concisão, do título, os elementos do abstract, os procedimentos metodológicos, resultados e conclusões, além da disponibilidade dos dados de pesquisa. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta.
Neste Webinar o participante poderá aprofundar seus conhecimentos sobre a criação do registro ORCiD, preenchimento dos campos de informação (biografia, emprego, formação, trabalhos, bolsas e financiamentos, prêmios, etc), bem como a padronização de dados e integração com universidades, editoras, revistas, agências de financiamento, além de outros identificadores (ScopusID, Crossref DOI, Datacite).
Ter uma revista indexada na Base de Dados Scopus é uma conquista importante para revistas em todo o mundo e alcançar esse sucesso traz consigo não apenas uma medida de satisfação, mas também a demonstração da qualidade da revista para outros membros da comunidade científica.
Exige que os editores das revistas estejam atentos a certos critérios tais como: revisão por pares, diversidade na distribuição geográfica dos editores, diversidade na distribuição geográfica dos autores, qualidade de conteúdo, contribuição acadêmica para o campo de conhecimento, qualidade e conformidade com objetivos e escopo declarados, citações dos artigos, regularidade de publicação, disponibilidade online, entre outras características.
Valtencir Zucolotto desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos online e DVDs em Escrita Científica. Seus vídeos online possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer-Nature.
Devido à grande demanda pelo treinamento, uma nova oportunidade será oferecida no dia 22 de outubro de 2021. Sessão 2. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para da transmissão, que será informado em breve.
Aproveite mais esta oportunidade ímpar de participar deste Webinar gratuito e aberto, que será ministrado em português, para aprofundar seus conhecimentos, conhecer e aplicar dicas de escrita cientifica, avançar mais rapidamente e de modo eficaz em direção aos objetivos de publicar artigos de alto impacto. Neste Treinamento, o participante será capaz de aprimorar suas técnicas e estabelecer estratégias reais para o alcance de seus objetivos e metas de publicação.
Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca. Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.
Em virtude da mudança do acervo, para novas instalações, a Biblioteca do Departamento de Economia, Administração e Sociologia estará fechada ao público até outubro de 2021.
Neste período, o acervo continuará disponível aos usuários por meio de agendamento no site da biblioteca.
Ressaltamos que os empréstimos/devoluções devem ser realizados exclusivamente na Biblioteca Central.
Os materiais emprestados poderão ser renovados de forma on-line por três vezes consecutivas, após a data de 04.10.2021, desde que o item não esteja atrasado ou reservado para outro usuário, antes de sua efetiva devolução ou renovação no Balcão da Biblioteca.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.
A partir de 23 de agosto de 2021, a Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciará o retorno ao atendimento para empréstimos e devoluções, mediante agendamento.
Manteremos ainda o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas pela biblioteca.
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), lamenta o falecimento do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso no dia 07/09/21. Formado pela Esalq/USP em 1936, desempenhou várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.
Uma das novidades é que as Reservas Técnicas para Infraestrutura Institucional de Pesquisa, Coordenação de Programas e Conectividade à ANSP (Rednesp) passam a ter instruções detalhadas em páginas específicas, com a forma de submissão de propostas, documentos exigidos e requisitos para solicitação.
A revisão das normas incorporou novos procedimentos adotados pela FAPESP em alterações de legislação e de atos normativos editados pela própria Fundação, como, por exemplo, a Portaria PR nº 35/2020, que regulamenta a utilização de diárias no país e no exterior, manutenção mensal no exterior e manutenção mensal de pesquisador visitante com recursos outorgados pela FAPESP. Também incorporou as novidades da Portaria PR nº 58/2021, que instituiu as novas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas.
Em tempos de pandemia e dificuldades para viajar, uma boa opção virtual é o tour do Corredor Caipira. No ambiente interativo, iniciativa de pesquisadores e docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, é possível conhecer mais sobre agroecologia e descobrir a cultura de Piracicaba, Anhembi e São Pedro, municípios do interior paulista.
O vídeo de realidade virtual pode ser acessado neste link. Ele conta com vistas panorâmicas repletas de belezas naturais das três cidades; um passeio pelas trilhas da Estação Ecológica Barreiro Rico, na cidade de Anhembi, com um instrutor que explica a riqueza da sua biodiversidade; uma entrevista com o gestor da estação, João Marcelo Elias, que fala sobre a situação atual da reserva, os cuidados para a manutenção do local e a importância da conectividade das paisagens, com os corredores agroecológicos, para a preservação das espécies; e uma conversa sobre elementos socioculturais de Piracicaba. Novos passeios serão adicionados à plataforma no futuro.
Uma iniciativa baseada no compartilhamento e no desenvolvimento conjunto de recursos bibliotecários em português, como base para intercâmbio e cooperação entre universidades. Essa é a proposta liderada pela Universidade de Macau (UM) para criação de uma aliança bibliotecária acadêmica entre a região administrativa especial de Macau, na China, e os países de língua portuguesa.
A chamada Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa (ABAMAPLP) reunirá universidades de sete países, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa e o Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A assinatura se realizará de forma virtual (via Zoom) no dia 16 de setembro, durante o XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, às 12h (horário de Lisboa).