Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 144

Período:  02 a 08/12/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Domingo no parque

A fotografia desta semana é de Jorge de Castro Kiehl, professor aposentado da Esalq/USP, que registrou a rotina no campus em um dia de domingo. A Esalq é utilizada pela comunidade piracicabana para momentos de lazer ao ar livre, por ser um dos parques mais arborizado de Piracicaba.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Boas Festas e feliz 2023!

Somos gratos a todas as pessoas e organizações, funcionários e usuários, bibliotecas e parceiros que contribuíram para que nos tornássemos melhores e mais fortes em 2022.

À medida que o ano vai chegando ao fim, nosso espírito se volta para formação de uma rede global de amor e esperança. Isso não acontece por acaso. Vocês já notaram que nesta época as pessoas se abraçam e celebram muito mais a vida como em nenhum outro período do ano?

Há uma Força Universal que conspira para o fortalecimento das relações humanas, tornando este momento perfeito para as lembranças do ano que se encerra e para as projeções dos pensamentos para 2023.

A atmosfera das festas no final do ano permite que as relações sejam construídas, ou retomadas, levando-nos à descoberta de que somos parte de um projeto universal de amor idealizado pelo mesmo Criador. 

Muito obrigada por você ser um dos pontos de interseção da nossa rede de amizade. Em nome da equipe da Divisão de Biblioteca da ESALQ, desejo-lhe um Feliz Natal e um maravilho Ano Novo.

Um abraço fraterno e afetuoso!

Dica da Semana

Você conhece o Banco de Conhecimento PlantwisePlus?

A plataforma é uma importante porta de entrada para a informação fitossanitária prática.

O Banco de Conhecimento PlantwisePlus apresenta uma série de ferramentas para ajudá-lo a identificar pragas e gerenciar suas plantações:

As culturas dos agricultores estão cada vez mais à mercê das alterações climáticas, pragas e doenças. O PlantwisePlus trabalha para ajudar os países a prever, preparar e prevenir ameaças potenciais e reduzir as perdas de culturas. Fornece apoio aos países e agricultores para que eles atendam à crescente demanda global por alimentos de qualidade em um clima em mudança.

Produtos & Serviços

Aplicativo "Bibliotecas USP"

O aplicativo permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP.

A Divisão de Biblioteca, por meio da ABCD (Agência de Biblioteca e Coleções Digitais) da Universidade de São Paulo, disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

Além disso, o aplicativo possibilita sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Portais de Pesquisa

O PBi (Portal de Busca Integrada) é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais da USP. 

Apoio acadêmico

Oferecemos vídeos, apresentações de treinamentos e manuais com instruções para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Apoio ao pesquisador

Disponibilizamos a docentes, alunos e demais pesquisadores um amplo portfólio com produtos e serviços de apoio.

Campanhas & Eventos

Está com material atrasado? Está bloqueado para empréstimo?

Doe 2 litros de leite para cada material atrasado e fique livre da suspensão.

De 28/11 a 16/12/2022, das 07h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promove a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento

As pessoas inscritas nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado à entidade assistencial Obras Amor de Maria, localizada à rua Mato Grosso, 04, Piracicamirim, Piracicaba, SP. 

A ação também está aberta a todos que tiverem interesse em realizar a doação. 

Série Produtor Rural: 25 anos

Uma publicação engajada no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural.

Publique sua experiência acadêmica conosco! Assim, você estará contribuindo com o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autores:

Plantas daninhas: herbicidas (volume 2)

Localização no acervo: Biblioteca Central  (632.58 M538p v.2 117943).

O controle químico de plantas daninhas por meio de herbicidas é uma das principais ferramentas do manejo dessas espécies no Brasil. Para ser útil, o herbicida deve fornecer um nível aceitável de controle de plantas daninhas sem prejudicar a cultura a ponto de ocorrer perda de rendimento.

Dessa forma, para que a produção agrícola consiga se desenvolver de forma sustentável, deve-se conhecer bem o comportamento dos herbicidas nas plantas daninhas, nas culturas e no solo, além dos seus vários mecanismos de ação e a efetividade de sua aplicação em cada cultura.

Plantas daninhas: herbicidas é o livro mais atual e completo sobre o tema no mercado. Com cinco capítulos sobre a ciência aplicada de herbicidas, escritos por especialistas, a obra é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, professores, produtores rurais e a todos que se interessam por essa área.

Acesso Aberto (Open Access)

E-book orienta para redução do risco de doenças cardiovasculares em pessoas com HIV

Livro inédito apresenta conteúdos, infográficos, vídeos e orientações para conscientizar esse público sobre as melhores formas de evitar essas doenças.

Apesar dos avanços científicos terem permitido que pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana, HIV, tenham uma vida normal, algumas complicações ainda as acometem. Uma delas, por exemplo, é de que esta população está mais suscetível a sofrer com problemas cardiovasculares. Esse cenário foi o que motivou a realização de um estudo publicado este ano na Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), com sede na USP, em Ribeirão Preto, que apresentou para pessoas com HIV um e-book interativo inédito criado para orientá-las sobre a problemática e sugerir ações de conscientização e mudanças de hábitos que podem reduzir os riscos relacionados às doenças no coração.

Por meio de infográficos, vídeos, imagens e com o uso de uma linguagem simples, objetiva e didática, o material foi dinamizado para que pudesse ser de fácil visualização e compreensão pelo público leigo. O livro digital, que pode ser acessado gratuitamente, ajuda as pessoas com HIV a seguirem suas vidas de forma saudável. Na obra, são abordados temas como a importância do cuidado com o coração, as consequências causadas por algumas condições clínicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, além dos prejuízos gerados por alguns hábitos como tabagismo, sedentarismo e estresse, trazendo essas informações para a realidade dessas pessoas.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

O treinamento acontece no dia 15 de dezembro, às 10h.

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Bibliotecas do campus estarão fechadas nos dias 08 e 09 de dezembro de 2022

Em virtude do feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição, não haverá expediente na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ nos dias 08 e 09 de dezembro de 2022.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Pachama: como a IA está ajudando o reflorestamento

Facebook

Jumping worms unearth problems for forest ecosystems

Instagram

Você sabe exportar PDF  com comentários na nova versão Mendeley

Cotidiano

Piracicaba encerra ciclo de reuniões do programa Reitoria no Campus 2022

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi da USP.

O campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, recebeu nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, dirigentes da Reitoria para discutir os principais desafios da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).

“É muito importante que as ações que desenvolvemos na Reitoria estejam de acordo com o que as pessoas pensam, com as suas preocupações, para que possamos fazer uma gestão conectada. Não tem sentido estarmos trancados no gabinete. Essa interação com a comunidade é uma estratégia para que possamos fazer adaptações de acordo com a realidade e as necessidades que vão surgindo durante o tempo de gestão. Tenho a certeza de que nós estamos saindo dessa reunião diferentes do que quando chegamos”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para o coordenador-executivo do programa, Fernando de Queiroz Cunha, “essa é uma reunião de trabalho em que poderemos discutir os problemas gerais da Universidade e os problemas específicos do campus de Piracicaba”.

Novos diretores assumem com compromisso de fortalecer e consolidar o Cena

Ernani Pinto Junior e Luiz Antonio Martinelli, respectivamente, diretor e vice-diretor do Cena, tomaram posse no dia 1º de dezembro.

Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, foram empossados os novos diretor e vice-diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Ernani Pinto Junior e Luiz Antonio Martinelli, respectivamente.

Em seu discurso de posse, o novo diretor agradeceu aos colegas, funcionários e pesquisadores pela confiança depositada neles para a direção do Cena nos próximos anos. “É com muita honra que recebemos essa tarefa e nos dedicaremos com afinco para a função. Atuaremos em sintonia com a Reitoria, com respeito, responsabilidade e cordialidade. Seguiremos firmes e motivados frente aos grandes desafios atuais e futuros”, afirmou o novo diretor.

O programa de gestão da nova diretoria contempla sete eixos principais: o fortalecimento da atuação dos docentes, a consolidação do ensino de graduação e pós-graduação, incentivos às inovações e pesquisa, a integração entre as áreas científica e administrativa do Cena, a carreira profissional e acesso a benefícios complementares, as diretrizes orçamentárias consolidadas e o incentivo a atividades de ensino e extensão.

Tenho uma área rural , mas não sei como iniciar uma produção

Atualmente, a Esalq Jr. Consultoria contempla 24 estudantes da Esalq, que em sua atuação como membros da Junior são orientados pelos professores Evaristo Marzabal Neves, Roberto Arruda de Souza Lima, Eduardo Eugênio Spers, Marcus Vinicius Folegatti e Antônio Roque Dechen.

Um profissional autônomo que atua na região de Piracicaba desejava tornar mais rentável uma propriedade rural particular de aproximadamente três hectares. Com esse objetivo ele procurou a Esalq Jr. Consultoria (EJC) e recebeu da equipe a recomendação para investir em culturas rústicas e de alto valor agregado como pitaya, abacaxi e banana, espécies que exigem baixa manutenção.

“Nossa indicação considerou solo, relevo e clima no local e, além disso, levamos em conta a dimensão da área e o fato do cliente não ter seu foco profissional centrado neste ramo”, conta Laura Biston, membro da área comercial da EJC, empresa júnior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A EJC foi criada na Esalq em 1991 e atua nas áreas de produção vegetal, produção animal, viabilidade econômica, viabilidade técnica e plano de negócios, sempre apoiada pelos professores orientadores. “Na EJC os estudantes têm a oportunidade de unir conhecimento de agronomia, economia, administração, gestão ambiental e demais cursos oferecidos no campus da USP em Piracicaba”.

Docente da Esalq será membro da Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no País.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou no último dia 1º de dezembro, após Assembleia Geral Ordinária, o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Entre eles, surge um docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Maurício Roberto Cherubin. O pesquisador encontra-se entre os cinco membros afiliados da região de São Paulo na categoria Ciências da Terra. O mandato tem validade de 5 anos.

Todos os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.

Cherubin, que atua no Departamento de Ciência do Solo, declarou que ser membro da Academia Brasileira de Ciências é um privilégio de poucos. “Estou muito feliz com o reconhecimento de minha trajetória acadêmica e científica. Divido essa conquista com meus orientados do Grupo SOHMA (Soil Health & Management Research Group), colegas do Departamento de Ciência do Solo e todos os demais colegas da Esalq e instituições parceiras com os quais tenho tido o privilégio de trabalhar em cooperação”.

Divulgação Científica

O fogo pode ser um importante aliado na conservação do Cerrado

Experimento em três unidades de conservação no bioma já mostrou que uso de queimadas como ferramenta de manejo ajudou a impedir ocorrência dos grandes incêndios que devastam flora e fauna.

Quando assistimos aos noticiários e vemos imagens dos incêndios na Amazônia, a primeira coisa que vem às nossas mentes é: nossa, o fogo é muito ruim e tem um grande poder destruidor.

Sim, é verdade. Os grandes incêndios que temos visto acontecer nos últimos três anos realmente trazem grandes problemas. Primeiro, são fruto do desmatamento: a floresta é derrubada e logo depois queimada. E, se ocorrerem em um ano de maior seca, tais incêndios podem entrar mais pela mata e trazer graves consequências aos ecossistemas de florestas tropicais.

Esses grandes incêndios não se limitam apenas à Amazônia, e também são vistos em outros ecossistemas no Brasil. Mas, é preciso apontar as diferenças quanto aos efeitos do fogo em cada um deles. As florestas tropicais não evoluíram na presença do fogo; ele não ocorre de maneira natural nestes ambientes, e é resultado do desmatamento. Ou seja, a floresta tropical não queima se cair um raio, por exemplo. Porém, existem ecossistemas no Brasil, como os savânicos e tropicais, no Cerrado, que evoluíram na presença do fogo, e este constitui um importante fator ecológico para sua manutenção.

Radar

Congresso corre para acelerar tramitação de projetos que ameaçam o meio ambiente

Faltando menos de um mês para o término da atual gestão, projetos de lei que liberam exploração em áreas indígenas e preveem flexibilização do registro de agrotóxicos podem ser aprovados.

Em meio às discussões sobre a PEC da Transição e às especulações sobre os possíveis nomes para os Ministérios do governo eleito, deputados e senadores estão acelerando a tramitação da flexibilização do registro de agrotóxicos e projetos que introduzem mudanças importantes no Código Florestal antes do término do governo Bolsonaro. 

Vindo à tona nos últimos dias, o chamado PL do Veneno (PL 6299/2002) visa a flexibilizar o registro dos agrotóxicos, tirando da Anvisa e do Ministério do Meio Ambiente qualquer poder de veto sobre o registro final: isso ficaria a cargo do Ministério da Agricultura. Caso o pedido e sua tramitação sejam lentos ou excedam o tempo, o produto pode obter um registro provisório sem análise prévia, enquanto se espera a deliberação final. “Na prática, qualquer agrotóxico poderá ser utilizado ao menos durante um tempo sem que haja qualquer análise sobre os prejuízos ao meio ambiente ou à saúde”, esclarece Pedro Luiz Côrtes, professor titular da ECA e do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Existe uma reclamação muito grande sobre a demora da análise dos pedidos, o que acontece por conta da falta de funcionários no Ministério. “Se há uma demora, é [necessário] capacitar melhor as equipes para que elas possam analisar isso com maior celeridade. Mas isso não significa que ‘olha eu estou demorando, então, vamos alterar o processo para facilitar e fica por conta do Ministério da Agricultura’”, diz Côrtes.

Como ter uma revista em conformidade com o Plano S? O PKP ajuda!

Neste guia, o PKP inclui cada critério da Coalition S e apresenta a forma como se pode cumprir no Open Journal System.

O Plano S exige que, a partir de 2021, as publicações científicas que resultem de investigações financiadas por fundos públicos sejam publicadas em acesso aberto. Esta é uma reprodução da matéria publicada na Newsletter da Universidade do Minho (Portugal)

A Coalition S identificou quais os requisitos que as revistas e as plataformas de acesso aberto devem cumprir para que os/as investigadores/as possam publicar os seus resultados de investigação.  Neste sentido, o Public Knowledge Project (PKP) criou um guia que explica como os/as editores/as podem preparar o Open Journal System (OJS) para estar de acordo com os requisitos acima mencionados.