Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 72

Dica da Semana

Portal de Busca Integrada e aplicativo Bibliotecas USP

A partir de uma busca simples , o usuário pode obter uma lista dos documentos disponíveis e identificar onde localizá-los física ou virtualmente.

O Portal de Busca Integrada tem como premissa oferecer à comunidade uspiana e à sociedade em geral, uma interface única de acesso ao conteúdo impresso e digital disponível nas bibliotecas físicas e digitais da USP, bem como em bibliotecas de parceiros e, ainda, conteúdos relevantes de acesso aberto.

Para acessar essa plataforma o usuário também pode baixar em seu celular o aplicativo "Bibliotecas USP". O recurso permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

O aplicativo também possibilita o envio de sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e emails.

Informações:

Produtos & Serviços

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Tutoriais em mini vídeos para uso da Biblioteca Virtual Pearson

São vídeos curtos e otimizados para ajudar na compreensão dos recursos da plataforma.

Os tutoriais tratam dos recursos da plataforma Biblioteca Virtual Pearson e podem ser usados pela comunidade da USP, principalmente por estudantes.

Novidades do Acervo

Organizadores:

Varejo em polos de rua dinamizando o comércio e revitalizando as cidades

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais

Este livro é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido pelo GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP - objetivando estimular a revitalização dos Polos Varejistas de Rua. Localizados nos centros das cidades e em bairros das grandes metrópoles, os polos varejistas de rua apresentam vendas três vezes maiores que as dos shopping centers do país. 

O livro oferece respostas para importantes questões tais como: Como a expansão dos shopping centers vem ameaçando o dinamismo e a qualidade de vida das regiões onde os polos varejistas de rua estão localizados? Quais os desafios no Brasil para que os polos varejistas de rua sejam revitalizados? Quais as soluções de parceria público-privada adotadas em outros países para a revitalização dos polos varejistas de rua?

Organizadores:

Compostos orgânicos voláteis no controle de fitonematoides

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

Métodos eficientes no controle de fitonematoides tornam-se escassos, principalmente após a retirada de várias moléculas nematicidas do mercado, devido à toxicidade ao homem e ao ambiente. Para suprir essa lacuna, muitos compostos produzidos por microrganismos e plantas vêm sendo isolados e apresentam elevado efeito nematicida, entre eles os compostos orgânicos voláteis (COVs).

COVs são pequenas moléculas de hidrocarboneto com capacidade de afetar as interações entre muitos organismos. Vários estudos mostram a produção de tais substâncias pelas plantas, bactérias e pelos fungos, com diversas funções. Com o desenvolvimento de novas técnicas, cresce, nos últimos, anos o número de trabalhos identificando COVs tóxicos a fitonematoides, principalmente, entre os microrganismos ou plantas antagonistas. As técnicas devem permitir o contato do nematoide apenas com as moléculas voláteis sem interferência das demais moléculas. Assim, a busca por novos COVs como alternativa no controle de fitonematoides tem sido muito explorada e com potencial prático para uso no campo, seja pela incorporação da fonte produtora de COVs tóxicos no programa de manejo, seja pela identificação de uma substância volátil nematicida para uso comercial.

O número crescente de fungos, bactérias e plantas produtoras de COVs com atividade nematicida, encontrados recentemente pela pesquisa, expôs a importância dessas moléculas no controle de fitopatógenos do solo. Nesta publicação foi realizada uma contextualização dos estudos e das técnicas para avaliação de COVs com atividades tóxicas a fitonematoides e, até mesmo, outros fitopatógenos.

Acesso Aberto (Open Access)

Tá falando grego? E-book gratuito ensina a língua clássica para jovens

Publicação traduzida por especialista da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP ensina o idioma por meio de informações sobre a cultura e mitologia gregas, ilustrações e exercícios.

Mesmo sendo uma língua antiga, que foi se transformando ao longo do tempo, o grego clássico nunca deixou de ser estudado. Isso porque muitas palavras que compõem os idiomas ocidentais — como “política”, “diálogo” e até “rinoceronte” — foram formadas a partir dessa língua. Conhecer o grego permite a utilização consciente da própria língua portuguesa, além de tornar perceptível como funcionam os mecanismos da nossa linguagem atual.

O que é Integridade  Acadêmica?  E por que o tema  é tão importante?

Este eBook tem como objetivo aprimorar a abordagem dos educadores e administradores sobre a Integridade Acadêmica e auxiliar a experiência e os resultados da aprendizagem dos alunos, garantindo sua reputação institucional. 

Preparar os alunos para que eles alcancem os resultados de aprendizagem para os quais são avaliados de forma legítima, atendendo aos requisitos necessários para a graduação, precisa ser parte da missão e dos interesses de qualquer instituição.

O consenso, em termos gerais, de que Integridade Acadêmica significa submeter um trabalho original desenvolvido por estudantes e investigadores, não exclui as possibilidades de que, na prática, possam haver problemas de autenticidade não-intencionais na produção de conteúdo. Neste sentido, você acredita ser capaz  de detectar conteúdo não original, intencional, ou não, nos trabalhos dos alunos? E, como você poderia transformar o processo de avaliação em momentos de aprendizado dos estudantes? 

Prazo de validade de alimentos industrializados

A obra está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP.

Atualmente, o mercado atual de alimentos disponibiliza uma grande variedade de opções em relação às variações de formulação, de tecnologias de processamento, de embalagem e, consequentemente, vidas-de-prateleira diferenciadas. O consumidor, por sua vez, quer que os preços dos diferentes produtos também sejam igualmente diferenciados. Tendo em vista a ampla variação de prazos de validade de um mesmo produto produzido por um mesmo processo, pode ser fabricado por indústrias diferentes, esta pesquisa de mercado teve por objetivo elucidar o consumidor sobre os fatores que conduzem a essa diferenciação. 

A influência das boas práticas de fabricação associadas ao controle de qualidade aplicado às tecnologias de processamento, acondicionamento, estocagem e distribuição são determinantes para o verdadeiro prazo de validade de um alimento industrializado. Considerando esses aspectos, realizou-se uma pesquisa sobre prazos de validade de produtos em supermercados, mercados e lojas de conveniências, em sites de indústrias alimentícias e diretamente com as empresas, utilizando-se de informações apresentadas nos rótulos dos produtos.

Divulgação Científica

O pescado como alimento em tempos de Covid-19

Texto publicado na coluna da Revista Aquaculture Brasil.

A pandemia causada pelo vírus SARS COV 2 (COVID 19) desencadeou uma crise de saúde pública, seguida de crise econômica, devido as medidas tomadas pelos países afetados. Temos vivido tempos difíceis, pois pouco conhecimento temos sobre o agente causador da doença, gerando diversos questionamentos quanto as possíveis formas de contágio, métodos eficientes de tratamento, e onde faltam informações, as incertezas permeiam nosso imaginário, fazendo com que dúvidas surjam a todo tempo.

Até o momento, há um consenso entre os especialistas da área, quanto ao fato de que a transmissão do SARS CoV2 ocorre, principalmente, quando um indivíduo entra em contato com o vírus presente nas gotículas expelidas pelo nariz ou boca de indivíduos contaminados.

Por conta disto, temos vivenciado uma mudança e comportamento a nível global quanto a isolamento social, novos hábitos de comportamento, redobrando cuidados quanto a higiene.

Em tempos de tantas mudanças e dúvidas, bem como disseminação de informações equivocadas, uma pergunta que nos vem à mente é: Posso contrair o vírus SARS CoV2 consumindo pescado?


Capacitação & Desenvolvimento

O Futuro da Avaliação: novas possibilidades e formas de avaliar

Assista à gravação do webinar sobre as novas possibilidades e formas de se avaliar diante do atual cenário educacional e seus desafios.

Neste evento exclusivo para líderes de instituições de ensino sobre o futuro da avaliação, os palestrantes convidados, Carlos Fernando Araújo Júnior - Diretor de Relações Nacionais da ABED e Rodrigo Capelato - Diretor Executivo do SEMESP, debatem os atuais desafios enfrentados e as novas possibilidades e formas de avaliar diante do atual cenário educacional.

Escrita acadêmica é tema de curso gratuito na UFPE

Qualificação é promovida pelo Departamento de Antropologia e Museologia (DAM).

Começará, no dia 1º de julho, o curso de extensão com foco em escrita acadêmica, promovido pelo Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Gratuita, a qualificação contará com aulas híbridas via Google Meet ou pelo YouTube.

Demonstrando a produção científica da sua instituição

Os conteúdos serão apresentados nos dias 29 e 30 de junho de 2021.

Se você é um pesquisador ou o administrador de uma instituição, demonstrar o impacto da sua atividade de pesquisa tem um papel crucial para obter financiamentos e encontrar novas parcerias. Assista essa sessão para aprender um pouco mais sobre como criar perfis robustos para seus pesquisadores e instituições, utilizando as ferramentas e dados da Clarivate. Faça com que o seu importante trabalho de seu portfolio, seja mais identificável e reconhecido.

Para se inscrever, quando entrar, procure pelo idioma Portuguese (Brazil), para encontrar as sessões.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 02 de agosto de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas. 

Lembramos que a Biblioteca oferece diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. 

Suspensão do atendimento das "devoluções de materiais bibliográficos" 

Para outros serviços oferecidos o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança. 

Redes sociais | Siga-nos

Facebook

Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?

Imagine um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de sua carreira.

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de colaboração internacional.

Facebook

Cursinhos populares da USP têm inscrições para ingresso no segundo semestre

Estudar para o concurso vestibular da USP, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de ingressar no ensino superior não é tarefa fácil. Com uma grande quantidade de conteúdos cobrados pelas provas, o cursinho sempre foi oportunidade importante para o vestibulando. 

Mas em tempos de pandemia e quarentena, esse acompanhamento pode ter um peso ainda maior: aulas regulares e uma rede de apoio formada por professores, monitores, e outros membros de gestão, além dos colegas, são uma combinação que pode fazer toda a diferença para quem mantém o isolamento social e tem dificuldades em cumprir a rotina de estudos.

Facebook

Pesquisadores criam embalagem que pode manter morangos frescos por até 12 dias

Quebec é conhecida por produzir mais morangos do que qualquer outra província do Canadá. A fruta, como todos sabem, é muito delicada e difícil de se manter fresca. 

Para solucionar o problema, Monique Lacroix, professora do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas da Universidade do Quebec, desenvolveu junto com sua equipe um filme de embalagem que pode manter os morangos frescos por até 12 dias, protegendo contra mofo e certas bactérias patogênicas. O estudo foi publicado na revista científica Food Hydrocolloids.

Acontece

Agricultura Irrigada no Brasil é o tema de dois livros lançados pela Cátedra Luiz de Queiroz

Os livros já estão disponíveis para visualização e download.

A recondução do Ex-Ministro Alysson Paolinelli para um novo ciclo como Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz (Ciclo 2020/2022) será celebrada no próximo dia 3 de junho de 2021 com o lançamento de dois livros que tratam da agricultura irrigada no Brasil. A apresentação oficial das publicações será on-line e acontecerá às 14h no canal @esalqmidias no Youtube e está inserida nas comemorações dos 120 anos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). 

Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões na modernização de laboratórios

Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.

A Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões em projetos de modernização, readequação e manutenção dos laboratórios didáticos destinados à realização das atividades práticas dos cursos de graduação da USP. As inscrições para o edital do Programa Laboratórios Didáticos para o Ensino de Graduação vão até o dia 25 de julho.

Da academia aos negócios

O professor José Belasque Júnior, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq, coordena as ações do convênio na instituição e destaca que a principal proposta do projeto é gerar uma plataforma com informações que estão nas teses e dissertações da Esalq 2012 a 2020. 

Prospectar negócios e ampliar a visibilidade de estudos desenvolvidos na academia. Esse é o foco de um convênio assinado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e a empresa Mastera. Essa aproximação resultará em uma plataforma digital com ideal de fomentar o empreendedorismo e potencializar parcerias entre agentes públicos e privados a partir de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. 

Fotos & Fatos

Em 29 de novembro de 1920, teve início a construção do Pavilhão de "Chimica", em área útil de 2.000 metros quadrados. A edificação, com dois pavimentos, aconteceu durante o quatriênio presidencial de Júlio Prestes, sendo vice-presidente do Estado, Heitor Penteado, e Secretário de Agricultura, Fernando Costa. Denominado Pavilhão de Química da Escola Agrícola, foi inaugurado em outubro de 1930. A construção é uma réplica do Prédio de Química da Universidade de Leipzig (Alemanha), onde estudou José de Mello Moraes, docente da ESALQ e depois diretor da instituição, no período de 1927 a 1939. Em homenagem a ele, a edificação ostenta seu nome. 

Fonte: Esalq Notícias | Ano VII | Número 20 | junho/2010