Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 117

Período:  27/05 a 02/06/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Pavilhão de Química

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

BioProtection Portal

Uma ferramenta gratuita para aumentar a conscientização e a aceitação de produtos de biocontrole e biopesticidas por produtores e consultores.

O CABI BioProtection Portal é uma ferramenta gratuita, baseada na web, que permite aos usuários descobrir informações sobre controle biológico e produtos biopesticidas registrados em todo o mundo. 

Disponível on-line, com uma versão off-line em breve, o Portal CABI BioProtection ajuda produtores e consultores agrícolas a identificar, obter e aplicar corretamente produtos de biocontrole e biopesticidas contra pragas  em suas lavouras. 

O portal pode ser acessado em vários dispositivos, colocando essas informações valiosas ao alcance de quem precisar.

Produtos & Serviços

Empréstimo entre Bibliotecas

Fale conosco: comut.esalq@usp.br .

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Trial de Revistas da University of Chicago Press vai até 17 de julho

A University of Chicago Press ativou hoje o trial da USP da sua coleção de periódicos.

Fundada em 1890, a University of Chicago Press é uma das mais antigas editoras em funcionamento contínuo nos Estados Unidos. Desde sua criação, um dos seus principais objetivos tem sido publicar descobertas acadêmicas e análises de estudiosos de todo o mundo. A Divisão de journals publica mais de 80 periódicos acadêmicos que abrangem uma ampla gama de disciplinas, entre as ciências humanas e sociais, da vida e as ciências físicas em nome de sociedades e associações, fundações, museus e outras organizações sem fins lucrativos.

O acesso será feito pelo IPs da instituição. Caso haja qualquer dificuldade ou problema no acesso, entre em contato com a Accucoms.

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Lançamento de livro

Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água

O lançamento acontece no dia 24 de junho de 2022, às 16h.

Este livro apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água, como contribuição para a busca do maior equilíbrio entre a produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas, e como apoio ao aprendizado nos cursos de ciências agrárias e ambientais.

Ao longo de seus doze capítulos, são tratados conceitos fundamentais da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco-hidrológicos da zona ripária.

Aspectos aplicados de manejo de bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, entre outros, também fazem parte da análise, que inclui ainda um histórico das relações entre a floresta e a água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações, de grande utilidade para o pesquisador.

Campanha para devolução de livros

Está com material atrasado? Está bloqueado para empréstimo?

Doe 1 litro de leite para cada material atrasado e fique livre da suspensão.

De 23/05 a 03/06/2022, das 7h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promoverá a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento.

Os usuários inscritos nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado ao Lar de Nutrição à Infância Souza Andrade – LANISA.

Ressalta-se que essa ação social estará aberta a todos que tiverem interesse em participar e realizar a doação desse mantimento. 

Novidades do Acervo

Autores:

Hidrologia florestal aplicada planejando as interações entre a floresta e a água

O objetivo deste livro é apresentar e discutir conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre o uso da terra e a conservação da água como contribuição para a busca do manejo florestal sustentável.

O conteúdo desta obra demonstra ao leitor que a transformação e a simplificação da paisagem causam impacto na água ao seu redor. Essas alterações acarretam modificações no ciclo hidrológico, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Como exemplo, podem-se citar as mudanças no padrão da evapotranspiração global, que diminui em áreas desmatadas e aumenta em áreas irrigadas, afetando também, como consequência, o fluxo natural dos rios e ribeirões. O aumento da erosão, a degradação da matéria orgânica e a compactação do solo ao longo dos ciclos de produção concorrem para a deterioração das microbacias hidrográficas e para perdas dos serviços ambientais, o que resulta na redução da produtividade de água, localmente e na escala da paisagem, principalmente devido à diminuição da infiltração, ao aumento do escoamento superficial, à queda da capacidade de armazenamento de água e à perda de serviços ambientais responsáveis pela regulação e conservação da água. Os efeitos sobre a qualidade da água são também significativos, decorrentes do aporte de nutrientes e sedimentos oriundos das práticas de manejo, que degradam sua qualidade e são responsáveis pelo processo de eutrofização de águas superficiais.

Este, sem dúvida, é um dos grandes desafios atuais que a humanidade terá de enfrentar: alcançar o equilíbrio entre a produção de alimentos e de madeira, a conservação da água e a garantia da qualidade ambiental. Essas três metas devem ser abordadas de forma integrada, já que tratar cada uma separadamente gera conflitos e prejuízos para todos. A água, com suas demandas e funções, é o componente fundamental que possibilita relacionar o uso da terra (visando produção) com os impactos ambientais decorrentes dele, e esse conceito dere ser biose para o planejamento de ações de manejo que busquem a sustentabilidade.

Levando-se em conta a já reconhecida crise hídrica, não há dúvida de que estamos diante de um problema complexo, cuja solução não depende apenas da ciência ou da tecnologia, mas exige também a participação de todos. Assim, o objetivo deste livro é apresentar e discutir conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre o uso da terra e a conservação da água como contribuição para a busca do manejo florestal sustentável. A sustentabilidade ocorre em diferentes dimensões e escalas, e esse esquema conceitual é fundamental para o estabelecimento de estratégias sustentáveis de práticas de manejo.

Autores:

Incêndio florestal: princípios, manejo e impactos

O livro foi idealizado para servir de consulta e material de apoio a professores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do setor florestal e áreas afins.

Incêndio Florestal: princípios, manejo e impactos está estruturado em 15 capítulos que destacam, de forma objetiva e acessível: o histórico e comportamento do fogo, trazendo uma visão jurídica sobre o tema; conceitos e aplicações das principais técnicas de queima e tecnologias para prevenção e combate aos incêndios florestais; gestão e investigação de incêndios em plantios florestais e em áreas de conservação no Brasil. Além disso, o livro aborda os principais impactos ambientais gerados pelos incêndios florestais na fauna e flora, sua relação com as mudanças climáticas e a importância da educação ambiental na prevenção de incêndios. Constitui, portanto, instrumento útil para todos que trabalham no setor florestal e aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o tema.

O tema dos incêndios é de suma importância no setor florestal, em especial no Brasil – que tem cerca de 58% do seu território coberto por florestas naturais e plantadas. Apesar disso, nota-se carência de publicações técnico-científicas sobre o assunto. Dessa forma, o livro foi idealizado para servir de consulta e material de apoio a professores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do setor florestal e áreas afins. A obra diferencia-se por apresentar, além do conteúdo teórico, as experiências de diversos profissionais que atuam na área de incêndios florestais e colaboraram com o trabalho.

Acesso Aberto (Open Access)

Oasisbr: Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

O Portal reúne mais de 2 milhões de documentos de acesso gratuito.

O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.

Deste modo, o Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos.

Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

Embrapa lança livro especial para reconhecimento e utilização de insetos benéficos na lavoura de milho

“Uma grande dificuldade em estabelecer um programa de controle biológico nas propriedades rurais é a falta de conhecimento que permita ao agricultor reconhecer e separar as pragas dos insetos benéficos. Há uma urgente necessidade de capacitação desses agricultores, mostrando-lhes que os insetos benéficos são aqueles que tanto se alimentam dos insetos-pragas como aqueles essenciais na produção agrícola, fazendo o trabalho de polinização, como as abelhas”, descreve Ivan Cruz.

A agricultura brasileira tem demonstrado resultados significativos nos últimos anos, em grande parte pela utilização de novas tecnologias, incluindo genética superior e boas práticas agrícolas. O controle biológico de pragas por meio de insumos biológicos ou bioinsumos é uma destas novas práticas, e compõe o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Para colaborar com os agricultores, técnicos e extensionistas públicos e privados, no reconhecimento de organismos benéficos e em como efetivamente utilizá-los na propriedade agrícola, a Embrapa Milho e Sorgo lança o livro Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores. O autor da obra é o pesquisador Ivan Cruz, mestre e doutor em entomologia, manejo integrado de pragas e controle biológico. Segundo ele, a disponibilidade de produtos não é  garantia do sucesso no controle de pragas. “O sucesso poderá acontecer tão logo haja adequada capacitação e uso de novos processos agropecuários, associados a cada produto biológico”, orienta.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

O treinamento acontece no dia 29 de junho de 2022, das 14h30 às 16h30.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Gravação do webinar Conheça a PressReader Jornais e Revistas Online na USP

O treinamento aconteceu no dia 17 de maio de 2022.

A PressReader é uma base que oferece acesso digital a mais de 7.000 títulos de jornais e revistas do mundo todo. 

Avisos

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de maio, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/05, analisando os dados disponíveis, reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, devendo, neste momento, ser mantida a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e a recomendação de uso em ambientes abertos dos campi sempre que houver maior concentração de pessoas. Deve-se destacar o fato de que 100% dos alunos que frequentam as cerca de 5 mil disciplinas de graduação oferecidas pela Universidade neste semestre comprovaram imunização completa e seguem fazendo uso de máscaras no ambiente escolar. O mesmo ocorre nas disciplinas presencias na pós-graduação e nas reuniões de colegiado.

Ao lado disso, considerando-se que a Portaria GR 7687, de 23/12/21, em seu artigo 5º, prevê a obrigatoriedade de comprovação de eventuais doses de reforço em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade, e que o calendário vacinal já avançou de modo a permitir que seja ofertada a toda a população adulta, o atendimento dessa exigência deverá ser comprovado mediante inserção da informação nos sistemas corporativos da Universidade. Os alunos de graduação e de pós-graduação deverão inserir tal informação nos sistemas Júpiter e Janus até o final do primeiro semestre letivo de 2022.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Curso da Universidade Harvard é oferecido de graça, online e em português

Instagram

Os caminhos para um TCC Nota 10

Blog

24 dicas de livros disponíveis na plataforma CAB eBooks

Nossa Gente

Estudo que prevê mudanças do uso da terra vence o Prêmio Johannes Kepler 2022

Os vencedores serão premiados durante o 41º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que ocorrerá de 26 a 30 de setembro, em Campinas/SP. Além do diploma certificado pela SBMAC, receberão a quantia de R$ 10 mil.

Um estudo que traz um componente de inovação na área de matemática e estatística aplicado ao uso do solo vence o Prêmio Johannes Kepler 2022, oferecido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

O artigo Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: Results from a high-resolution spatiotemporal model, publicado no Science of the Total Environment, conta com a participação de pesquisadores do Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e apresenta um modelo matemático preditivo para o uso do solo no Brasil.

Assinam o artigo Arthur Nicolaus Fendrich (Esalq/USP), Alberto Barretto (Esalq/USP), Vinícius Guidotti de Faria (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora), Fernanda de Bastiani (Universidade Federal de Pernambuco), Karis Tenneson (Spatial Informatics Group), Luís Fernando Guedes Pinto (Imaflora) e Gerd Sparovek (Esalq/USP).

Divulgação Científica

Cientistas propõem caminhos para tornar mais justo uso de dados sobre florestas tropicais

Dados abertos sobre florestas tropicais podem não ser justos quando pesquisadores dos países onde são gerados têm dificuldades para usá-los, alertam pesquisadores em artigo.

Dados abertos sobre florestas tropicais, ou seja, aqueles que seguem princípios de acessibilidade e reutilização, podem não ser necessariamente justos quando os pesquisadores dos países onde são gerados têm dificuldades para usá-los. O alerta é feito em um artigo de opinião assinado por 27 cientistas de 25 países, que aponta a concentração desses dados em instituições dos Estados Unidos e Europa e faz sugestões para tornar seu acesso mais justo, como treinamento de recursos humanos, fortalecimento de instituições nos locais de coleta e garantia de empregos mais seguros para os trabalhadores florestais. O artigo Making forest data fair and open tem dois pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) da USP entre os autores e foi publicado no site Nature Ecology & Evolution no último dia 11 de abril.

“O artigo aborda dados de inventário e monitoramento de longo prazo da estrutura, composição e diversidade de florestas tropicais, que são os dados de base para avaliar a saúde da floresta e os serviços ecossistêmicos que eles nos fornecem”, afirma o pesquisador Renato Augusto Ferreira de Lima, do IB, atualmente no Centro de Síntese e Análise da Biodiversidade da França, um dos autores do artigo, também assinado pelo professor Alexandre Adalardo de Oliveira, do Departamento de Ecologia do instituto.

Oportunidades

Apicultura: empresa oferece curso online gratuito

Segmento tem demanda crescente e há oportunidades de negócio; curso será ministrado de 6 a 10 de junho.

A empresa Cia. da Abelha irá realizar um curso gratuito de apicultura que será ministrado de forma online. As aulas acontecem entre os dias 6 e 10 de junho, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição aqui .

Segundo os organizadores, o curso ensinará o processo de produção, desde a primeira colmeia até o mel no supermercado. Os interessados também poderão conhecer as oportunidades do setor de mel no Brasil e o investimento necessário para começar o negócio.

Nascente USP abre inscrições para estudantes de todas as áreas

Com mostras e apresentações presenciais, o concurso cultural recebe trabalhos até 4 de julho; prêmio será de R$ 4 mil.

Criado em 1990, o programa Nascente USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e foi pensado para incentivar o fazer artístico, estimular a reflexão sobre a arte e a cultura e aproximar a comunidade universitária. Neste ano – depois da pandemia de covid-19, que em 2020 interrompeu a realização do evento e em 2021 obrigou seus organizadores a recorrer às plataformas virtuais –, ele retoma o formato presencial e traz algumas novidades. As inscrições vão até o dia 4 de julho e podem ser feitas por todos os alunos de graduação e pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. São contempladas as seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Os vencedores de cada uma delas receberão prêmios no valor de R$ 4 mil. Esta será a 29ª edição do programa.

Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro contrata professor assistente

Docente trabalhará na área de educação, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. O valor do salário é de R$ 13.357,25.

O Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, está com processo seletivo aberto para a contratação de professor assistente.

O docente trabalhará na área de educação, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). O valor do salário é de R$ 13.357,25. Poderão se inscrever graduados em licenciatura, que tenham, no mínimo, título de doutor na área.

Acontece

Projeto multidisciplinar colocará a USP no metaverso

Marcos Simplício explica esse projeto, fruto de parceria entre a Universidade e a Radio Caca, que possibilitará que a USP seja a primeira universidade latino-americana no metaverso.

Um projeto multidisciplinar da USP, em parceria com a Radio Caca, possibilitará que pesquisadores estudem aplicações educacionais do metaverso, um ecossistema on-line e 3D que combina diversos ambientes virtuais. A Escola Politécnica está coordenando esse projeto.

Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia da Computação da Poli e pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), explicou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o que está em processo de aquisição são regiões de terra virtual, onde se pode construir qualquer coisa. “O que a gente vai tentar construir é essencialmente uma réplica da USP, um ambiente para poder ver o que acontece [aqui] em termos de pesquisa.” Além de ter acesso à produção científica da Universidade, os usuários poderão interagir diretamente com as pesquisas. Qualquer pessoa poderá entrar no ambiente.

É preciso estimular formas de alimentação como a agricultura urbana

Ao comentar a produção de alimentos e o cenário mundial da fome, Ricardo Abramovay diz que são necessárias formas de alimentação mais próximas às pessoas, além da agricultura urbana, a periurbana e a vertical.

“O sistema alimentar global é hoje o mais importante vetor de destruição da biodiversidade, o segundo determinante das mudanças climáticas e uma ameaça decisiva à saúde humana.” É com essas palavras que o professor Ricardo Abramovay, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, inicia um artigo sobre os desafios da produção e consumo de alimentos no mundo.

Esse sistema interconecta diversas partes do processo produtivo, tem caráter econômico e está diretamente relacionado com o avanço da fome no mundo. A guerra entre Rússia e Ucrânia, dois importantes produtores agrícolas, e a imposição de barreiras comerciais são responsáveis por elevar o preço dos alimentos e agravar ainda mais essa crise. Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Abramovay analisa esses cenários.

Reitoria faz balanço dos primeiros quatro meses de gestão e apresenta novos projetos

Os temas foram apresentados na Reunião de Dirigentes da USP, promovida no dia 31 de maio, e que reuniu mais de 140 participantes.

Apresentar os avanços obtidos no primeiro quadrimestre da nova gestão da Reitoria, que tomou posse em janeiro deste ano, e identificar questões a serem enfrentadas. Esses foram os principais objetivos da Reunião de Dirigentes da USP, promovida no último dia 31 de maio, na Sala do Conselho Universitário, no campus de São Paulo. O evento reuniu mais de 140 diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Centros Especializados, Museus e Órgãos Centrais.

“Nosso objetivo é o de compartilhar informações sobre ações que foram concluídas, aquelas que estão em andamento, além dos projetos e programas que estão sendo desenvolvidos, para que todos os dirigentes possam ficar cientes do que está acontecendo na Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do evento.

FAPESP abrigará o Secretariado Executivo do Global Research Council a partir de setembro

O GRC reúne mais de 60 agências de fomento público à pesquisa em todo o planeta. A reunião anual da entidade ocorre na Cidade do Panamá até sexta-feira.

A FAPESP abrigará, a partir de setembro, o Secretariado Executivo do Global Research Council (GRC), entidade que reúne mais de 60 agências de fomento público à pesquisa de todos os continentes. O anúncio foi feito ontem (31/05) no primeiro dia da Reunião Anual do GRC, que ocorre na Cidade do Panamá até sexta-feira (03/06). Desde a criação da entidade, em 2012, essa responsabilidade já foi da National Science Foundation (NSF, dos Estados Unidos), da German Research Foundation (DFG, da Alemanha) e da United Kingdom Research and Innovation (UKRI, do Reino Unido).

“Nossa participação no GRC faz parte das iniciativas da Fundação no sentido da internacionalização. O fato de abrigarmos o Secretariado Executivo da entidade é resultado do prestígio da FAPESP entre agências internacionais e certamente contribuirá para nossa maior inserção no cenário mundial”, diz Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

CAPES automatiza etapa do Coleta na Plataforma Sucupira

Informações foram registradas sem precisar do envio pelos coordenadores dos programas de pós-graduação.

O Coleta ano-base 2021 trouxe uma novidade: pela primeira vez, os dados preenchidos pelos coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) foram registrados de forma automática na Plataforma Sucupira. Com isso, parte do processo de coleta de dados, que são a basepara a Avaliação Quadrienal deve ficar mais dinâmica.

“Antes, os coordenadores de programas tinham que realizar o procedimento de envio, após a conferência das informações. Muitas vezes se esqueciam ou tinham algum problema e não concluíam esse processo”, observa Sérgio Avellar, diretor substituto de Avaliação da CAPES. “Agora, eles preenchem os dados ao longo do calendário e, ao findar o prazo, a plataforma faz a ‘fotografia’ do ano-base automaticamente”, explica.  

Os coordenadores tiveram até 20 de maio para informar dados cadastrais dos programas, bem como sobre professores, alunos e trabalhos de conclusão de curso. O salvamento automático de todo o material coletado se deu entre os dias 20 e 23. Agora, a pró-reitoria responsável pela pós-graduação em cada instituição deverá homologar os dados até 3 de junho.