Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 207

Período: 22 a 28/03/2024 | Elaboração: Antonio C. F. Facco

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Por do Sol no lago da ESALQ

A fotografia da edição 207 foi enviada por Miguel Vieira Durante, aluno da Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros" (Esalq)  que flagrou este por do Sol no campus.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Especial

Formandos de 2023 homenagearam bibliotecárias da Esalq

Além das homenagens às bibliotecárias Thais Cristine Campos de Moraes e Ligiana Clemente do Carmo Damiano, Pedro Augusto Fedato Longato, formando em Engenharia Agronômica, recebeu o Prêmio Biblioteca

No dia 21 de março de 2024, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz realizou sua tradicional Sessão Solene de Colação de Grau das turmas de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Administração e Licenciatura em Ciências Agrárias.

Nesta oportunidade, eu, Marcia Saad, entreguei o Prêmio Biblioteca a Pedro Augusto Fedato Longato, formando em Engenharia Agronômica. A honra é conferida ao aluno que teve participação mais efetiva nas atividades oferecidas pela Biblioteca durante o período de graduação, sem ter nenhuma infração grave prevista no regulamento.

Além da premiação dos melhores destaques entre os formandos ao longo dos cursos, houve também homenagens aos docentes e funcionários da Esalq. Pela Divisão de Biblioteca foram homenageadas as bibliotecárias Thais Cristine Campos de Moraes, pela turma de Administração, e Ligiana Clemente do Carmo Damiano, pelos graduados em Economia.

Reitero os parabéns às bibliotecárias da Esalq pelo compromisso na promoção do acesso ao conhecimento e pela contribuição na formação destes novos profissionais, de modo que esta homenagem não foi apenas um reconhecimento pela competência destas profissionais, mas também a influência positiva que elas exerceram na formação desta geração de estudantes. 

Externo também meus sinceros cumprimentos aos formandos de 2023 pela conquista! Que este momento esteja guardado no coração de cada um e que seja celebrado com muita alegria e gratidão pelas experiências vividas aqui na Esalq. Oxalá o futuro reserve ainda mais realizações nesta nova etapa da vida de vocês.

Imagem: Gerhard Waller

Link

Produtos & Serviços

O livro que você procura está em outra biblioteca fora do campus?

Fique tranquilo, nós temos um meio para trazê-lo para você!

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Link

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises

O treinamento acontece no dia 15 de abril de 2024, às 14h30

O InCites (Clarivate Analytics) é uma base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.

É uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.

Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

Novidades do Acervo

A economia dos pobres: Uma nova visão sobre a desigualdade

Nesta obra fundamental sobre a economia que emerge da compreensão da vida dos pobres, Banerjee e Duflo, ganhadores do prêmio Nobel, oferecem um retrato fiel da realidade e das aspirações de quem vive com menos de um dólar por dia, propondo assim uma nova maneira de pensar a luta contra a desigualdade

Há quase duas décadas, Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo trabalham para compreender os problemas específicos que surgem com a pobreza e encontrar soluções consistentes. Isso os levou às favelas e aldeias onde vivem os mais pobres para fazer perguntas, recolher dados, ouvir histórias. A economia dos pobres surge desse intercâmbio e procura apresentar uma narrativa coerente de como as pessoas em situação de extrema pobreza levam a vida e qual a lógica de suas escolhas econômicas. As políticas governamentais destinadas a ajudá-las muitas vezes fracassam - argumentam os autores - por se fundamentarem em clichês e suposições equivocadas.

Mudar expectativas e ideias pré-concebidas não é tarefa fácil, mas Banerjee e Duflo mostram com exemplos concretos e experiências de sucesso que, com paciência e vontade de aprender com os fatos, é possível fazer progressos significativos no combate à pobreza.

Texto: divulgação

Link

Avisos

Bibliotecas da ESALQ: expediente durante a Semana Santa 

No período  de 25 a 28 de março de 2024, o horário de atendimento da Divisão de Biblitoeca será: 

Ressalta-se que não haverá expediente no dia 29 de março de 2024.

Biblioteca Central da Esalq passará por reformas a partir de 1º de abril de 2024

A partir de 01/04/2024, iniciaremos a reforma de alguns setores da Biblioteca Central da Esalq, com conclusão prevista para novembro de 2024

Esta iniciativa trará uma série de benefícios para toda a comunidade, especialmente para os nossos usuários

Estamos trabalhando para causar o menor transtorno possível, sem a necessidade de interdições dos acervos e tampouco a suspensão dos serviços oferecidos. 

No entanto, o processo de reforma pode gerar alguns desconfortos, como o barulho de máquinas e poeiras em virtude das demolições. E, como alternativa, sugerimos a utilização da Biblioteca Setorial do LES que, embora menor, possui instalações confortáveis e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 21h45.

Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos que por segurança não circulem próximo ao canteiro de obras e que respeitem os avisos do local.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

No combate às larvas do mosquito da dengue, água sanitária pode ser um recurso eficaz

Facebook

As geotecnologias estão no centro mundial do debate científico mundial

Facebook

"A água nos une, o clima nos move" é o tema 2024 do Dia Mundial da Água no Brasil. A Elsevier se compromete com a ODS 14 (Vida na Água), encorajamos e apoiamos pesquisadores para difundir sua pesquisa e espalhar

Divulgação científica

Insetos podem ajudar no controle de pragas em plantações

A patente “Sistema, Método e Dispositivo de Liberação de Inimigos Naturais para Controle Biológico de Pragas” busca desenvolver uma forma mais sustentável de combate ao problema

Agrotóxicos e inseticidas são as principais soluções para pragas que afetam as plantações. Porém, eles não são saudáveis: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 70 mil intoxicados por conta dos agrotóxicos vão a óbito. Pensando nisso, a patente Sistema, Método e Dispositivo de Liberação de Inimigos Naturais para Controle Biológico de Pragas busca desenvolver uma forma mais sustentável de combate ao problema.

“Hoje em dia a agricultura orgânica ganha muito peso, muita importância. Então, o controle biológico de pragas é uma forma mais natural, não é tão invasiva. A gente não usa produtos químicos e, com isso, a gente consegue manter um equilíbrio natural, mais sustentável, e também diminuir poluição do solo, poluição de rios“, conta Heitor de Freitas Vieira, doutor em Ciência da Computação pela USP São Carlos, que já trabalhou auxiliando o setor agrícola.

Cotidiano

USP PROMOVERÁ LANÇAMENTO DO CENTRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

O Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agricultural Center -STAC), um dos quatro Centros de Estudos criados pela Universidade de São Paulo (USP) e sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), será lançado durante o Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, no dia 11 de abril de 2024, na Cidade Universitária

O Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, trará como tema ‘A quíntupla hélice da Inovação (interações entre academia, empresas privadas, governo, meio ambiente, e sociedade) na Sustentabilidade e Rastreabilidade em Ambiente Tropical’. O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, fará a abertura do evento que contará com personalidades envolvidas no setor.

O Centro sediado na Esalq

Aprovado pelo Conselho Universitário USP, em 7 de março de 2023, o Centro de Agricultura Tropical Sustentável, coordenado por Durval Dourado Neto, docente do departamento de Produção Vegetal da Esalq, desenvolve atividades científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando ao desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros.

Radar

Como identificar e combater as fake news no Brasil?

Especialistas da USP reforçam necessidade de educação midiática e verificação crítica das informações para combater o avanço das notícias falsas

Entre maio e junho de 2023, um vídeo viralizou contendo trechos de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva proferido em 30 de maio daquele ano, em Brasília, durante encontro com chefes de Estado de dez países da América do Sul. A publicação compartilhada nas redes alertava sobre a suposta intenção do governo federal de “confiscar a poupança dos brasileiros”.

Utilizando um corte seco a partir de um trecho em que o presidente da República menciona “colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento”, a pequena peça de menos de dois minutos foi editada com a inserção da fala de uma comentarista sem identificação, que tira de contexto os sentidos da frase para propagar um fato falso. O vídeo parece ter sido construído para atrair os muitos brasileiros que ainda se lembram do confisco das poupanças em 1990, medida do então presidente Fernando Collor.

USP em Piracicaba tem 181 vagas de mestrado e doutorado para o segundo semestre de 2024

São 14 programas de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz que oferecem possibilidade de bolsas; inscrições podem ser realizadas até 31 de março

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP recebe até o dia 31 de março inscrições para o processo seletivo de 181 vagas de mestrado, doutorado e doutorado direto em 14 programas que oferecem a possibilidade de bolsas. As áreas são: administração; ciência animal e pastagens; ciência e tecnologia de alimentos; ecologia aplicada; engenharia de sistemas agrícolas; entomologia; estatística e experimentação agronômica; fisiologia e bioquímica de plantas; fitopatologia; fitotecnia; genética e melhoramento de plantas; microbiologia agrícola; recursos florestais; e solos e nutrição de plantas.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao.pg.esalq@usp.br. No título da mensagem deverá constar o nome do programa de pós-graduação ao qual está se candidatando e o curso. Além disso, devem ser anexados à mensagem, em formato PDF, os seguintes documentos: formulário de inscrição disponível nas páginas dos programas assinado e com foto, comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100, currículo Lattes, histórico escolar e diploma do curso superior, histórico escolar e diploma do mestrado para os candidatos ao doutorado.

Curso on-line aborda uso da inteligência artificial na escrita de artigos científicos de alto impacto

Dirigido a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, curso da USP em São Carlos tem como objetivo aprimorar as habilidades científico-acadêmicas; aulas acontecem em abril e as inscrições são gratuitas

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove o I Curso de Outono em Escrita Científica, com o objetivo de aprimorar as habilidades científico-acadêmicas de alunos de pós-graduação, pós-doutores, docentes e pesquisadores, além de alunos de graduação, em pesquisa básica e/ou aplicada. As aulas são on-line e ocorrerão nos dias 17, 18, 24 e 25 de abril, das 15h30 às 17h, ministradas pelo professor Valtencir Zucolotto, do IFSC. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. 

O curso está dividido em quatro módulos, que abordam desde a estrutura de artigos científicos, passando por linguagem e editoração, até temas atuais como a utilização de Inteligência Artificial no apoio à escrita. Os organizadores esperam que os participantes otimizem suas potencialidades no desenvolvimento de pesquisa científica de alto nível, no estado-da-arte, através da adequada redação científica de artigos científicos internacionais.

Parceria entre universidade e setor produtivo sustenta a excelência do setor florestal brasileiro

Dentro da Universidade de São Paulo (USP), a integração entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo tem se revelado um modelo exemplar, promovendo tanto o aprimoramento da formação dos profissionais formados na USP quanto o desenvolvimento de soluções tecnológicas eficazes

Um exemplo marcante dessa colaboração é a parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef). Esta sinergia teve início na década de 1960 e resultou, entre outras coisas, em um valioso acervo genético de espécies exóticas, contribuindo significativamente para o aumento da produtividade das florestas plantadas e aprimorando a qualidade da madeira utilizada em diversas aplicações industriais.

Os resultados dessa colaboração são evidenciados por meio de inúmeros experimentos conduzidos nas duas Estações Experimentais de Ciências Florestais da Esalq, localizadas em Anhembi (cerca de 600 ha) e Itatinga (2.400 ha). Esses espaços nobres da universidade têm deixado um legado notável para a sociedade, sendo passagem essencial para uma grande parcela dos 1200 engenheiros florestais e aproximadamente 700 mestres e doutores em Recursos Florestais formados na Esalq. Esses profissionais adquirem experiência em diversas áreas da silvicultura, incluindo ecologia, hidrologia, restauração florestal, melhoramento genético e manejo, entre outras.

Destaca-se ainda que essas estações se tornaram referência mundial em acervo genético de eucalipto, abrigando 110 populações de 36 espécies. Além disso, continuam desempenhando um papel fundamental na formação de recursos humanos de excelência e servem como um vasto laboratório para o setor florestal, incluindo trabalhos de extensão aos produtores.