Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 157

Período: 03 a 09/03/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Ribeirão do "Pisca"

O registro fotográfico desta semana é de Antonio Jorge Ferreira, formando da Turma de 1975 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que fotografou o ribeirão Piracicamirim. O "Pisca", como é carinhosamente chamado pelos piracicabanos, "serpenteia" o campus em direção ao Rio Piracicaba.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

O Guia Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz” está disponível para download

A obra está disponível gratuitamente para download pelo Portal de Livros Abertos da USP. Esta plataforma promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Em Coexistência com a Fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz” os autores compartilham com o público uma visão ampla sobre as interações entre pessoas e fauna, com ênfase nos desafios e oportunidades de existir juntos - ou coexistir - com nossos vizinhos silvestres. Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz e Silvio Marchinique, destacam que, cada vez mais, pessoas e fauna silvestre se encontrarão em espaços verdes como o Campus USP “Luiz de Queiroz”, e também em outros mais inusitados, como as áreas urbanas e residenciais. 

Conforme relatam, "para coexistir é preciso mudar a forma como temos interagido com a fauna e entre nós mesmos. É sobre essa mudança que os falamos neste livro. Mais especificamente, por meio das interações envolvendo 20 ícones da fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz”, entre eles a capivara, a seriema, o sagui e a onça-parda, ilustramos os caminhos para melhorar nossas relações com a fauna, dentro e fora do campus, em benefício dos animais e de nós mesmos".

Aplicativo "Bibliotecas USP"

O aplicativo permite a consulta de publicações disponíveis nas bibliotecas da USP.

A Divisão de Biblioteca, por meio da ABCD (Agência de Biblioteca e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo), disponibiliza um aplicativo que permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

Além disso, o aplicativo possibilita sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Eventos & Campanhas

User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender

O evento acontece no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Esalq.

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, que acontece no dia 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), a Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP e a Seção Técnica de Biblioteca do CENA/USP, convidam a todas(os) para palestra “User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender”, ministrada pela Bacharel em biblioteconomia, Juliete Susann, no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da ESALQ/USP.

O conceito de “UX em bibliotecas” envolve um conjunto de técnicas baseadas em primeiro entender para depois melhorar a experiência com os usuários. A participação neste evento é uma excelente oportunidade para os profissionais de bibliotecas entenderem melhor o que os seus usuários esperam das unidades de informação, entendendo por que eles utilizam os recursos informacionais da maneira que o fazem e que, em muitas vezes, se contrapõem às estratégias tradicionais adotadas pelos bibliotecários para atração e retenção de usuários no âmbito do uso dos seus produtos e serviços.

O evento é gratuito e aberto a todas(os) os interessados. Informações sobre programação e inscrições podem ser acessadas no site do evento ou solicitadas pelo nosso whatsApp.

Semana de Recepção aos Ingressantes 2023: Bem-vindos ao Inesquecível

Inesquecível é estudar na melhor universidade da América Latina e ter acesso a mais de 60 bibliotecas.

De 12 a 14 de março, acontece na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", a Recepção aos Ingressantes 2023 com o tema: Bem-vindos ao Inesquecível. A partir dessa proposta, a Divisão de Biblioteca desenvolveu a campanha "Eu Amo Minha Biblioteca" tendo em vista as diretrizes apresentadas pela Comissão Permanente de Integração da ESALQ para a promoção de ambientes estimulantes ao culto do humanismo, da solidariedade e do absoluto respeito aos indivíduos dentro dos valores cultivados no ambiente universitário.

Série Produtor Rural

Manejo da agressividade de abelhas africanizadas

A abelha africanizada, semelhante à africana, possui alta capacidade de defesa, adaptação a ambientes inóspitos e alta capacidade reprodutiva, com ciclo de vida mais curto que as demais abelhas européias permitindo sua rápida ampliação de biomassa e aumento populacional.

As primeiras abelhas melíferas com ferrão foram introduzidas no Brasil pelo Padre Antônio Carneiro em março de 1839, oriundas da Europa, sendo que antes desta data só existiam no país as abelhas sem ferrão.

Acredita-se que a abelha Apis mellifera mellifera foi introduzida em 1845 por imigrantes alemães no sul do Brasil e a Apis mellifera liguistica (italiana) entre 1870 e 1880 no sul e na Bahia. Ambas as subespécies eram mansas e assim facilmente manejáveis.

A introdução da abelha africana Apis mellifera scutellata em 1956, teve por finalidade realizar estudos sobre um possível cruzamento com as já existentes abelhas europeias para fins de melhoramento genético, almejando uma abelha mais produtiva como a abelha africana, contudo dócil como as europeias. No entanto, a abelha africana possuía comportamento diferenciado das européias e pouco era conhecido do seu manejo pelos apicultores brasileiros.

Acidentalmente rainhas de algumas colmeias africanas foram liberadas no ambiente, realizando assim cruzamentos naturais com zangões europeus originando uma abelha mestiça, denominada africanizada. Essas abelhas provocaram ainda acidentes com pessoas e animais tanto em ambiente rural como urbano, devido principalmente ao desconhecimento de manejo.

Com a africanização tornou-se necessária uma adaptação do manejo, pois, as características das abelhas africanas prevalecem. Atualmente as abelhas Apis melifera encontradas no Brasil são africanizadas.

Seja um autor da Série Produtor Rural

Novidades do Acervo

Autores:

Butterflies

Localização no acervo: Biblioteca Central  (r595.78 B543bI 3118634).

Lançado em 2010, o livro “Borboletas” ganhou tradução para o inglês pela Editora Fealq. A obra, de autoria dos professores Evoneo Berti Filho e João Angelo Cerignoni, ligados ao Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo), apresenta espécies de borboletas encontradas em regiões do estado de São Paulo, com informações sobre os estágios de desenvolvimento até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras das lagartas.

Didático e ricamente ilustrado com fotos dos insetos, o livro é referência para entomologistas, biólogos e profissionais que atuam com a criação de borboletas em cativeiro e de plantas-alimento alternativas para uso em borboletários, segundo os organizadores da obra.

Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com objetivo de desenvolver técnicas de criação sustentável.

Com o título “Butterflies”, a obra em inglês manteve a estrutura da versão em português, organizada em capítulos por família (Lycaenidae, Nymphalidae, Papilionidea, Pieridae). Além das características biológicas e de hábito de cada espécie, o leitor encontra informações sobre como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos, dúvidas frequentes e um capítulo sobre lagartas urticantes.

Conscientização: Segundo os autores, a tradução da obra para o inglês é uma oportunidade de ampliar o público de alcance, contribuindo para maior conscientização sobre a importância dos borboletários à conservação do meio ambiente. “As borboletas são agentes polinizadores na natureza, além de comporem os ecossistemas como base alimentar de variados animais. Com espécies ameaçadas de extinção em determinadas regiões, a criação de borboletários transformou-se em uma medida essencial para a preservação e a reintrodução destas famílias de insetos a seus habitats naturais”, explicam.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Divisão de Biblioteca volta a atender em horário normal a partir desta segunda-feira

A partir de 13 de março de 2023, a Divisão de Biblioteca retornará ao seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira:

Ressalta-se que o Serviço de Cópias, na Biblioteca Central, atenderá das 8h às 20h.

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Mulheres na agricultura estão ganhando importância na Índia

Facebook

Universidades públicas arrecadam livros para bibliotecas prisionais de São Paulo

Facebook

Relatório reúne estudos da USP com propostas de combate à fome e à insegurança alimentar

Divulgação científica

Guia lançado na Esalq traz orientações sobre como proceder em interações com a fauna silvestre

A capa do guia foi ilustrada pelo desenhista piracicabano Eduardo Grosso. Durante a cerimônia de lançamento, o ilustrador presenteou os presentes com caricaturas do público.

Na última segunda-feira, 6/3, foi lançado o guia “Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz”. A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com a presença de gestores do campus, autores e membros da comunidade.

A publicação, que conta com edição impressa e digital, conceitua na abertura o termo coexistência como condição em que as partes envolvidas – pessoas e fauna – possam existir juntas de forma sustentável. O conteúdo traz ainda uma série de interações humano-fauna e como proceder nestes casos, informações de onde procurar ajuda em casos de encontro com animais silvestres e exemplos de gestão desenvolvidos no campus. De fácil leitura, foi desenvolvido em uma linguagem didática e com projeto gráfico atrativo, apresentando ao final uma listagem ilustrada dos “Top 20” do campus, com os principais animais encontrados no campus da USP em Piracicaba, entre eles a capivara, o sagui, a onça-parda, o cachorro-do-mato, o gamba, o teiú e uma variedade de aves como a seriema, o carcará, a coruja-buraqueira e o pato.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, falou da importância das modificações no cenário do campus e da importância da publicação. “O campus foi se modificando ao longo dos anos, muitas áreas foram recuperadas e com a pandemia esse ambiente de fauna acabou apresentando condições adequadas para a vida silvestre. Por isso esse guia traz orientações para todos de forma acessível”, frisou a diretora, destacando que a publicação será distribuída a todos os diretores de unidades da USP.

Cotidiano

Esalq promoverá palestra para comemorar o Dia do Bibliotecário

O evento acontece no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Esalq.

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, e nada mais adequado do que comemorar essa data com a realização de evento que será orquestrado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região (CRB-8), Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e Seção Técnica de Biblioteca do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

No dia 13 de março, ocorrerá uma programação especial aos participantes do evento, recpcionando-os com um café da manhã, seguido de palestra “User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender”, a qual será ministrada pela bacharel em biblioteconomia, Juliete Susann. Logo depois, acontecerá um almoço de confraternização.

Docentes da Esalq coordenarão novos centros de estudos da USP

Os coordenadores dos centros são os professores Durval Dourado Neto e Carlos Eduardo Pellegrino Cerri.

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em 7 de março, a criação de quatro novos centros de estudos na USP: Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; Centro de Estudos Amazônia Sustentável; Centro de Agricultura Tropical Sustentável; e o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical. Dois deles serão coordenados por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A principal característica dos centros será a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil ou do exterior. Em sua estruturação, os centros contarão com comitês gestores, conselhos consultivos e comissões temáticas.

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente do departamento de Ciência do Solo, coordenará o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical, que irá fomentar o desenvolvimento de atividades científicas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão para soluções e estratégias inovadoras em agricultura tropical sustentável, baseada no carbono, para mitigar as mudanças climáticas e melhorar os padrões e condições de vida da população.

Radar

Base de dados para pesquisas na área de engenharia está disponível para a comunidade USP

Disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, a base de dados de engenharia Access Engineering dá acesso a mais de 700 e-books, cursos on-line, calculadoras, gráficos, além de legislações de órgãos reguladores brasileiros.

Base de dados que é referência na área de engenharia, utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes, a Access Engineering está disponível para a comunidade USP com acesso direto nos campi ou por meio de VPN, sem necessidade de usuário e senha. A assinatura foi realizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, que é responsável pela gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas na Universidade.

A base, mantida pela empresa educacional McGraw Hill, disponibiliza mais de 700 e-books, incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, como Marks Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry’s Chemical Engineers Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers.

Também é possível encontrar normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.

Reitoria celebra o Dia das Mulheres com um café da manhã especial para as servidoras

A confraternização também foi uma oportunidade para refletir sobre questões de gênero e a integração dos homens na luta pela igualdade.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) promoveu hoje, dia 8 de março, um café da manhã especial dedicado às servidoras no prédio da Reitoria.

“Hoje é um dia para refletirmos e percebermos que, apesar de estarmos avançando, ainda precisamos de muito mais. O apoio de todos é fundamental para que as mulheres sejam reconhecidas, principalmente no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora adjunta da Codage, Heliani Berlato dos Santos, responsável pela organização do evento.

Emocionada, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda explicou que “nós não teremos equidade de gênero se não tivermos os homens como parceiros nesse projeto. Até mesmo porque gênero é uma categoria relacional, que pressupõe a existência do outro”.

Cartilha sobre técnicas de construção leva conhecimento produzido na USP para a comunidade

“Técnicas e Saberes da Construção Civil” faz parte do Programa Aprender na Comunidade da USP e é um guia didático que tem como objetivo orientar a construção e melhoria de moradias.

Três projetos da USP, pensados dentro do contexto da pandemia de covid-19, observaram a situação ambiental, sanitária e socioeconômica da comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, enquanto fatores de intensificação e propagação do vírus. A pesquisa resultou na publicação de uma cartilha de orientações, Técnicas e Saberes da Construção Civil,  material didático que reúne conhecimentos técnicos sobre métodos e tecnologias construtivas, além de trazer orientações sobre a própria construção e melhoria de moradias como medidas preventivas à disseminação da covid-19. Como descrito na apresentação, é uma troca entre o conhecimento prático já inerente a essa comunidade, enriquecida pelo conhecimento acadêmico. São informações simples e úteis para qualquer pessoa que pretende melhorar sua habitação.

A publicação é um desdobramento dos projetos Ações socioespaciais participativas em territórios do precário: Paraisópolis, Propostas Urbano-Ambientais frente à Pandemia de Covid, que faz parte do Programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP; e Equidade Urbana em Territórios do Precário: ações socioespaciais participativas em Paraisópolis, a partir do Programa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 2021, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, e conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP.

Como administrar melhor as finanças pessoais? Universitários dão dicas em curso on-line gratuito

Promovido pelo Serviço de Orientação Financeira, projeto de extensão da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, a Jornada SOFT tem inscrições abertas até o dia 15 de março.

Até o dia 15 de março, estão abertas as inscrições para a a segunda edição da Jornada SOFT 2023 – Trilha de Aprendizagem, um curso on-line de educação financeira, totalmente gratuito, no qual os participantes aprenderão a lidar com o dinheiro e a tomar as melhores decisões de investimentos. O curso é uma iniciativa de alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP que fazem parte do Serviço de Orientação Financeira (SOF), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Serão 22 dias de aulas, webinars, oficinas “mão na massa”, plantão de dúvidas, encontros individuais e atividades extras. O curso é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver suas habilidades financeiras. Com início no dia 22 de março, às 20 horas, através de um webinar ao vivo, a Jornada SOFT vai trazer conhecimentos sobre o mundo das finanças possibilitando aos inscritos deixar seu orçamento em dia, e a tomar as melhores decisões de investimentos e endividamento.