Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 122

Período:  01 a 07/07/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Eternamente filho de Luiz de Queiroz

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

Achados e perdidos

Os pertences não procurados na biblioteca em 2 meses, serão encaminhados à Guarda Universitária, responsável em gerenciar os materiais e objetos encontrados no Campus.

Você sabia que a Biblioteca Central tem em seu ambiente um local para objetos "achados e perdidos"? Sim!!!  Ao encontrar objetos e materiais nas dependências da biblioteca, a equipe tem como procedimento o registro e a descrição do item, guardando em local seguro e com controle de acesso.

Então, se você passou pela biblioteca e depois sentiu falta de sua blusa, seu estojo, seu carregador de celular, seu anel, sua caneca.....  pode verificar junto à equipe. Quem sabe seu pertence "perdido" esteja aqui! A biblioteca não se responsabiliza por materiais deixados ou esquecidos em suas dependências, porém, sempre que encontrado será guardado. 

Produtos & Serviços

Criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP)

A Resolução nº 8269, de 30 de junho de 2022, dispõe sobre a criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) e dá outras providências.

Fica criada a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP), junto ao Gabinete do Reitor, para gerir o sistema integrado de bibliotecas da USP, implementando políticas unificadas de manutenção, ampliação e gestão dos acervos e da informação, da produção intelectual e das bibliotecas.

O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Durma tranquilo! Nós o traremos, sem demora, para você.

A Divisão oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:

Acesso aos e-Books da American Chemical Society liberado para a USP até 30 de julho

As revistas científicas da ACS alcançam a incrível marca de aproximadamente 221 milhões de downloads e mais de 4,4 milhões de citações anuais entre os mais de 1,4 milhões de artigos publicados desde 1879 até o presente.

A American Chemical Society (ACS), maior sociedade científica do mundo, fundada pelo congresso americano em 1876 como uma instituição filantrópica de apoio ao desenvolvimento da ciência, é líder global na disseminação de informações acadêmicas e científicas. Altamente reconhecida pelo impacto e relevância das suas publicações, a ACS é a mais citada nas áreas em que publica dentre todos os editores internacionais.

Além das revistas científicas, a ACS possui ainda cerca de 1.600 títulos de eBooks, somando mais de 37.000 mil capítulos, os quais cobrem todas as áreas científicas. Eles são revisados por pares e têm entre seus autores dezenas de ganhadores de Prêmio Nobel. Por conta de tudo isso, os conteúdos da ACS são mundialmente reconhecidos por seus impactos, qualidade e fundamental contribuição ao desenvolvimento da educação, da pesquisa e da inovação.

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

E-books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson para a comunidade USP

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras.

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.

Em caso de dúvidas, a Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu blog os tutoriais em vídeo para acesso aos conteúdos da Biblioteca Virtual Pearson: https://bit.ly/3ceXFwW .

Autores:

Química e Bioquímica dos Alimentos - Volume 2

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Química e Bioquímica dos Alimentos é livro-texto básico, dirigido para os alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Química, Engenharia Química e Farmácia. Química e Bioquímica dos Alimentos apresenta texto destinado a boa compreensão da natureza e das propriedades dos principais componentes dos alimentos e matérias-primas, e como são transformados e interagem desde o momento de sua colheita até o armazenamento. 

Aborda os seguintes e principais assuntos: - Conceitos sobre a "atividade da água" e sua influência nos mecanismos cinética das reações químicas, enzimáticas e microbianas associadas à deteriorização dos alimentos. - Química dos carboidratos, lipídeos e proteínas alimentares. - Química dos pigmentos, compostos fenólicos, vitaminas e do sabor e modificações associadas ao processamento. - Estudo dos alimentos geneticamente modificados e as tecnologias neles envolvidas. - Enzimas - Química e bioquímica de frutas e vegetais. - Química e bioquímica da carne e pescados. Finalmente, pode-se dizer que as transformações de diversas máterias-primas alimentares (frutas, vegetais, carnes e sementes) em alimentos processados ou in natura dependem de conhecimento fundamental de mecanismo e propriedades transmitidos pela química e bioquímica dos alimentos. 

Este livro integra a Coleção Ciência, Tecnologia, Engenharia de Alimentos e Nutrição da Editora Atheneu.

Autores:

Melhoramento de plantas

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

De seu início rudimentar, com a seleção de sementes pelos primeiros agricultores, às mais novas técnicas com o uso da biotecnologia, como marcadores moleculares, sequenciamento de DNA e engenharia genética, o melhoramento genético de plantas tem sido uma importante estratégia para o aumento da produtividade de forma sustentável. 

Por que melhorar as plantas? Os objetivos do melhoramento genético de plantas estão ligados à nossa própria sobrevivência face ao crescimento populacional na Terra. Capacitar as plantas a resistir a doenças e insetos, incrementar sua qualidade nutricional, adaptá-las a tolerar condições adversas de clima e solo e elevar sua produtividade são destacados entre outras aplicações. O livro aborda os principais temas relacionados ao melhoramento prático, com destaque para planejamento do programa de melhoramento, sistemas reprodutivos, variabilidade genética, adaptabilidade, seleção, cultivares, hibridação e métodos de melhoramento. Melhoramento de plantas integra teoria e aspectos práticos, propiciando uma leitura abrangente mas acessível aos estudantes de graduação em Agronomia e pós-graduação em Genética e Melhoramento, Fitotecnia e Fitopatologia, bem como aos profissionais das áreas de Melhoramento de Plantas e Produção de Sementes. 

Esta oitava edição atesta a qualidade da obra e recebeu acréscimos e atualizações, incorporando os mais recentes avanços científicos e tecnológicos, além de um novo capítulo com exemplos de programas de melhoramentos. Agora, publicada pela Oficina de Textos, recebeu tratamento editorial eficiente para torná-la mais atraente e mais acessível.

Acesso Aberto (Open Access)

Repositório da Produção USP - ReP

Os itens da produção USP são atualizados diariamente, à medida que os bibliotecários cadastram novos documentos. Todos os registros podem ser localizados também pelo Google.

O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais.

Tem como objetivos:

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação em Mendeley

O Mendeley também funciona como rede social acadêmica para descobrir tendências de investigação e para conectar-se a outros pesquisadores na área de interesse.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

EndNote é o software da Clarivate que facilita a formatação e o gerenciamento de citações e referências.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de junho, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/06, analisou os dados disponíveis sobre a Covid-19 e reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, especialmente a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a exigência de comprovação de imunização completa contra o coronavírus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Maratona de escrita acadêmica em inglês auxilia pós-graduandos em artigos acadêmicos

Instagram

Ebooks da Pearson na palma da mão

Blog

Biblioteca da Esalq: eu recomendo! - Depoimento do Professor Urgel de Almeida Lima

Nossa Gente

Proposta de autofiscalização “coloca no agronegócio responsabilidade de cumprir regras sanitárias”

Sílvia Helena Galvão de Miranda afirma que o projeto da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado trará modernização, agilização e responsabilidade de cumprimento às regras.

Uma proposta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado propõe que empresas do agronegócio realizem a própria fiscalização sanitária. Tal trabalho já é feito pela Secretaria de Defesa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, Sílvia Helena Galvão de Miranda, informa que o objetivo é promover segurança aos consumidores, responsabilizar os agentes econômicos e dar autonomia aos agentes privados, deixando claras as possíveis punições.  

“Eu vejo que esse projeto vem justamente no sentido de trazer esse elemento de modernização, de agilização, e realmente colocando no setor privado a responsabilidade de não só cumprir com as regras, mas garantir, independentemente do nível dessa fiscalização, que essas regras sanitárias sanitárias sejam cumpridas”, enxerga a professora. Segundo ela, o processo de fiscalização e registro de produtos de empresas é comumente criticado em relação à sua demora, fator que ocasiona problemas econômicos para os agentes comerciais. 

Divulgação Científica

Tecnologia transmite dados da piscicultura para o celular do produtor em tempo real

Dados reunidos pelo Aqua-On são transmitidos da plataforma flutuante até uma estação em terra, com acesso à internet via WiFi, e os dados ficam disponíveis em um aplicativo desenvolvido para celular.

O Sistema de Aquisição e Transmissão de Dados para Piscicultura em Tanques-Rede (Aqua-On), desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reúne em um único equipamento o monitoramento de parâmetros meteorológicos e limnológicos (referentes aos rios e lagos), informações importantes para a criação de peixes.

O Aqua-On opera em alta frequência e utiliza tecnologia de código aberto, pois faz parte da iniciativa Open Source Inovation (OSI). Isso permite que todos os aplicativos desenvolvidos sejam reescritos ou aprimorados de forma colaborativa. O sistema usa transmissão de dados via rádio frequência de longo alcance, resultante da adaptação do Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (Sima), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“É um ativo inovador para apoiar o monitoramento e gestão ambiental da piscicultura em tanques-rede, é de fácil operação e interpretação dos dados, com informações disponibilizadas em um aplicativo de celular em tempo real e em alta frequência, permitindo ao gestor a rápida tomada de decisão”, explica o professor da UFSCar, Osmar Ogashawara.

Sistema cria “cerca virtual” para proteger criações bovinas de roubos e doenças

Dispositivo eletrônico carregado pelos próprios animais acompanha rotina diária em tempo real, garantindo que se mantenham em área predefinida.

Um novo sistema que monitora criações de bovinos com um dispositivo eletrônico carregado pelos próprios animais, fornecendo sua localização em tempo real, foi desenvolvido em pesquisa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga.  Usando o conceito de “cerca virtual” e complementando as barreiras físicas existentes, o sistema acompanha a rotina diária dos animais e assegura que eles se mantenham em uma área predefinida, emitindo alertas aos criadores caso ultrapassem esses limites, reduzindo riscos de fuga, furto, roubo e também de exposição a doenças. Os pesquisadores que desenvolveram o sistema se preparam para fazer os testes finais de campo do sistema, que vão permitir seu uso na pecuária bovina, inclusive em grande escala.

“Nas grandes criações e fazendas, caso o sistema emita um alerta de que o animal está fora da área de monitoramento, os funcionários iriam a cavalo ou de moto até o local, garantindo que esse deslocamento só será feito se houver realmente uma ocorrência ali, o que é diferente de fazer uma busca percorrendo todo o terreno”, relatam, ao Jornal da USP, o pesquisador Carlos Alberto Marincek e sua orientadora, a professora Ana Carolina de Sousa Silva, da FZEA, que realizaram o trabalho no Laboratório de Física Aplicada e Computacional (Lafac) e no Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens (LPSI), no Departamento de Ciências Básicas (ZAB) da faculdade. Segundo eles, o sistema funcionaria como um complemento das cercas físicas. “Em geral, os animais se condicionam rápido ao espaço delimitado pela cerca física, cuja principal função é a de prevenir roubos”.

Algoritmo adaptado à agricultura brasileira pode viabilizar a irrigação de precisão no país

Drone com sensor de alta resolução (multiespectral e térmico) utilizado para mapeamento da evapotranspiração e consequente manejo de irrigação por taxa variável.

Compreender a variação espaço-temporal do consumo hídrico em áreas irrigadas é fundamental para o manejo inteligente da água na agricultura. Um estudo, conduzido pelo pesquisador Wagner Wolff, possibilitou o desenvolvimento de um algoritmo para mapeamento da evapotranspiração (ET) em culturas agrícolas, otimizado por observações de campo.

Wolff foi pós-doutorando no Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), sob a supervisão do professor Marcos Vinicius Folegatti. Atualmente, coordena um projeto apoiado pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, com o objetivo de validar essa tecnologia no mercado de agricultura irrigada do Brasil.

Oportunidades

Boas práticas na produção de videoaulas

Não há pré-requisitos para a realização deste curso.

Este curso tem como objetivo ser uma espécie de guia para você, professor(a), conhecer técnicas e ferramentas para iniciar a produção de videoaulas.

Você passará pelas fases de planejamento e construção dos vídeos, conhecendo quais são os formatos mais indicados, os tipos de roteiro, as variáveis que devem ser consideradas, a necessidade de organizar o que será exibido, a definição do tema, quais são os aspectos relevantes na hora da edição e muito mais!

Ao final deste percurso, você terá uma base mais consistente para iniciar a produção desse formato de aula para os seus alunos, que é um recurso cada vez mais utilizado e que veio para ficar!

Recursos Educacionais Abertos (REA)

Este curso foi desenvolvido em parceria com o Educadigital, que é uma organização da sociedade civil, referência mundial no desenvolvimento de ações e projetos de educação aberta na cultura digital.

Recursos Educacionais Abertos são “materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Os REA podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”

Essa definição mais difundida de REA foi construída colaborativamente, a partir de diversos fóruns de discussão.

O objetivo deste curso é aproximar os educadores das possibilidades de uso e criação de recursos educacionais com licenças abertas.

O conteúdo traz uma abordagem para retomar as origens do uso da tecnologia digital na educação; compreender a concepção de conhecimento livre; entender o que são os REA, quais são seus benefícios e conhecer os principais aspectos da Lei de Direito Autoral no Brasil.

O conteúdo é composto por quatro módulos, contendo vídeos, exemplos práticos, ilustrações e infográficos.

Acontece

Estudantes com ideias criativas podem se inscrever na maior feira brasileira de ciências

Febrace está com inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil para a 21ª edição da mostra de projetos.

CA Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista liderado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (Poli) da USP, está com inscrições abertas para a 21a edição da mostra de projetos, com etapas de participação on-line e presencial. Os projetos devem ser submetidos até o dia 24 de outubro pela plataforma Minha Febrace no endereço minha.febrace.org.br.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Fator de Impacto 2022: Clarivate nomeia os principais periódicos com base nas citações

A cada ano, o lançamento do Journal Citation Reports™ (JCR) fornece um resumo da rede de citações acadêmicas do ano anterior de cobertura da Web of Science™. É um instantâneo do cenário de pesquisa em constante evolução. Os dados são referentes a 2021.

O lançamento anual do JCR permite que a comunidade de pesquisa avalie as revistas acadêmicas de alta qualidade do mundo usando uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados ​​extensivamente por editores acadêmicos em todo o mundo para entender o impacto acadêmico de seus periódicos em relação ao seu campo e promovê-los à comunidade de pesquisa.

O JCR é baseado em dados de 2021 compilados da Web of Science Core Collection™, a coleção líder de periódicos, livros e anais de conferências de qualidade no maior banco de dados global de citações neutras para editores do mundo. As publicações são avaliadas por uma equipe global de editores internos da Clarivate usando rigorosos critérios de seleção. Os dados do conteúdo selecionado são cuidadosamente selecionados para garantir a precisão nas métricas do JCR, juntamente com um amplo corpo de dados descritivos. Esses insights permitem que pesquisadores, editores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos.

USP assina acordo para implantação de uma unidade do Instituto Pasteur em São Paulo

Na ocasião, também foi ratificada a continuidade da parceria que viabilizou a criação da SPPU, cujas instalações irão abrigar a unidade do Instituto Pasteur.

No dia 4 de julho, em um evento organizado pela Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU, na sigla em inglês) para celebrar os 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e os 200 anos de Louis Pasteur, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o vice-presidente executivo do Instituto Pasteur, François Romaneix; e o secretário executivo de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Affonso Massot, assinaram um acordo de intenções para a implantação de uma unidade do Instituto Pasteur em São Paulo no prazo de um ano. Na ocasião, também foi ratificada a continuidade da parceria que viabilizou a criação da SPPU, cujas instalações irão abrigar a unidade do Instituto Pasteur.

Operando há três anos, a SPPU é uma célula de emergência, sediada no campus da USP em São Paulo, para a realização de pesquisas visando à descoberta de diagnósticos, tratamentos e vacinas contra doenças causadas por patógenos que levam a respostas imunes complexas e distúrbios no sistema nervoso. Equipada com laboratórios de níveis 2 e 3 de biossegurança, a plataforma integra a Rede Pasteur, hoje composta de 33 institutos em 25 países.

Campus da USP em Piracicaba faz campanha de prevenção à febre maculosa

Instalação e material educativo alertam o público do campus e da região de Piracicaba sobre os cuidados para evitar contato com o carrapato-estrela, principal transmissor da doença.

Após o período de distanciamento social, por conta da pandemia de covid-19, o Campus Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, voltou a veicular no mês de julho a Campanha de conscientização contra febre maculosa. A quarta edição da campanha aconteceu em 2019 e, nesta quinta edição, o estande da campanha será instalado em novo espaço criado no gramado central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

A campanha de férias é realizada pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz e consiste em alertar para os riscos da presença do carrapato-estrela em áreas afastadas e também de grande circulação. Dessa forma, aos sábados e domingos do mês de julho, sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, os visitantes do campus poderão conhecer a instalação que trará material ilustrativo sobre os organismos relacionados a essa doença.

A ideia é que as pessoas aprendam um pouco sobre a febre maculosa, principalmente sobre as medidas de prevenção e ações a serem tomadas com o aparecimento dos sintomas da doença. De acordo com coordenadores e voluntários envolvidos na campanha, a mensagem levada ao público pode salvar vidas, ao explicar sobre a forma como ela ocorre, a importância do carrapato-estrela na transmissão da bactéria Rickettsia rickettsii e os cuidados a serem tomados para evitar ou debelar a doença.