Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 71
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 71
O Repositório da Produção Científica do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo M.I.T e H.P.) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização.
A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia aos seus usuários a busca, descoberta da produção CRUESP a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, acesso restrito ou embargado.
A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Informações:
Processo: Informação Científica
Responsável: Eliana Maria Garcia
E-mail: referencia.esalq@usp.br
As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.
Poderíamos listar centenas de motivos relevantes para você passar a seguir a Divisão de Biblioteca nas suas mídias sociais, mas citaremos apenas alguns:
Obtenha diariamente as notícias sobre o que está acontecendo no universo acadêmico;
Seja o primeiro a saber sobre novas aquisições do acervo, novos produtos, eventos e treinamentos oferecidos pela biblioteca;
Conecte-se facilmente com nossa equipe e quando for mais conveniente para você.
Vamos lá! Clique no link abaixo e comece a interagir conosco agora mesmo.
A Divisão de Biblioteca disponibiliza documentos para facilitar a elaboração de Teses e Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-graduação da USP/ESALQ, de acordo com as normas aprovadas em 2014.
No dia 26 de maio de 2021, a Divisão de Biblioteca disponibilizou no seu site a edição nº 72 da Série Produtor Rural: João & Mariana em: bem-estar animal contado para crianças. Esta obra é um dos resultados do projeto que consiste na interação do Núcleo de Pesquisa em Ambiência, da ESALQ/USP, por meio de palestrantes e monitores, com crianças da faixa de 8 a 9 regularmente matriculadas na rede de ensino público de Piracicaba-SP.
A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar.
Você já ouviu falar de Panc? São plantas alimentícias não convencionais, como beldroega, cambuquira, capuchinha, coração de bananeira, feijão-guandu, folha de batata-doce, jaca verde, ora-pro-nóbis, peixinho, taioba e tupinambo. Se esses nomes soam estranhos ou então você não faz ideia de como consumi-los, o novo e-book Receitas com Panc pode ajudar.
O livro virtual com mais de 400 páginas reúne textos e vídeos sobre temáticas ligadas à neurociência, como os sentidos, movimento e comportamento. O conteúdo foi desenvolvido por 100 alunos do curso de Medicina e por 30 pós-graduandos de todo o País matriculados no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do Departamento de Fisiologia durante disciplinas da FMRP ministradas em formato remoto pelo professor Garcia-Cairasco no primeiro semestre de 2020.
A produção em larga escala da manga permite a aplicação de tecnologias imediatas para minimizar as perdas pós-colheita e agregar ainda mais valor à cadeia frutífera. Como consequência das aplicações viáveis, vem se elaborando a produção de bebidas alcoólicas por fermentação e destilação, resultando em um fornecimento de produtos com características diferenciadas.
Este estudo teve como objetivo monitorar o desenvolvimento de uma bebida destilada de manga e seu perfil de consumo. As mangas foram selecionadas, despolpadas e submetidas à caracterização físico-química e, posteriormente, aos processos de fermentação e destilação onde a cinética foi monitorada, e a bebida obtida foi comparada a produtos semelhantes encontrados na literatura.
Tradução livre pelo Google Translator
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) são um apanhado de 17 objetivos que abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Os ODS foram desenvolvidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e possuem o marco para atingimento em 2030.
A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.
Lembramos que a Biblioteca oferece diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações.
O atendimento estará suspenso até que a evolução do quadro epidemiológico do Covid-19 volte a se apresentar com clareza e segurança.
Além da falta de água nas torneiras de casa, da conta de luz mais cara e do risco de apagão, a seca pode ter impactos significativos na economia brasileira, de acordo com pesquisador. Três fenômenos explicam a redução de chuvas em todo o Brasil; entenda. Sabesp diz que demanda por água na região metropolitana é menor do que em 2014.
Trabalho elaborado em homenagem aos 120 anos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, e à memória de seu idealizador e criador Luiz Vicente de Sousa Queiroz, exemplo de dedicação e determinismo por uma causa que não viu concluída senão em seus sonhos.
Até então, acreditava-se que o Fusarium verticillioides, um dos causadores da podridão vermelha, apenas se aproveitava das aberturas nas plantas, deixadas por uma lagarta, para infectar lavouras de cana.
O que se conhece genericamente como “Gerenciamento de Projetos” é, na prática, um conjunto de regras e de boas práticas estabelecidas para se realizar projetos da melhor forma possível, independentemente do tamanho e complexidade deles.
Trata-se, portanto, de uma metodologia voltada para a eficiência na realização de tarefas, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo.
Este curso foi feito com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais referentes ao tema, com destaque para a definição e caracterização do termo “projeto” e da apresentação do ciclo de vida dos projetos e das nove áreas do conhecimento, definidas pelo Project Management Institute (PMI), instituição internacional que se dedica ao estudo e à disseminação dos melhores métodos e técnicas de gerenciamento de projetos.
Entre os selecionados estão docentes da Esalq como José A.M. Demattê, Pedro Henrique Santin Brancalion, Ricardo Antunes de Azevedo, Pedro Esteves Duarte Augusto, Paulo Cesar Sentelhas, Gerd Sparovek, Carlos Clemente Cerri, José Roberto Postali Parra, José Leonardo De Moraes Gonçalves, Roberto Sartori, entre outros pesquisadores dos campi da USP.
Uma maquete do Edifício Central, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi entregue no último dia 14 de junho ao diretor da instituição, professor Durval Dourado Neto. A peça foi levada pela diretora do Museu Prudente de Moraes, Érica Frasson, e pelo historiador Mauricio Beraldo.
Imagens: Silvio Bacheta
Por Silvio Bacheta | bacheta@usp.br
O "Banco com Luiz de Queiroz" é uma escultura de 150 quilos, em exposição permanente, assentada nos jardins do entorno do Prédio Central da Esalq desde 03 de junho de 2019.
No entanto, esta digna homenagem ao patrono do campus teve sua inauguração oficial no dia 09 de outubro de 2018 pelo reitor da USP, Vahan Agopyan, o titular da cátedra Luiz de Queiroz, ministro Roberto Rodrigues, o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio e o presidente da Adealq, André Dias, em cerimônia de abertura das atividades da 61ª Semana Luiz de Queiroz e da segunda edição do Esalqshow.
O projeto foi idealizado pelo Professor Antonio Roque Dechen durante a gestão do Professor Luiz Gustavo Nussio, com projeto artístico e execução de Luiz Eduardo dos Santos, confeccionada em bronze pela Fundição Euclides Libardi (FundiArt), acompanhamento da renomada historiadora Marly Therezinha Perecin e com apoio cultural da Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz”.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ALBUQUERQUE, C. Esalq abre 61ª Semana Luiz de Queiroz e 2ª edição do ESALQSHOW. Disponível em: https://www.esalq.usp.br/boletim/esalq-abre-61ª-semana-luiz-de-queiroz-e-2ª-edição-do-esalqshow/. Acesso em: 17 jun. 2021.
ALBUQUERQUE, C. Esalq celebra 118 anos com homenagens, exposição e instalação do Banco com Luiz de Queiroz ao ar livre. Disponível em: https://www.esalq.usp.br/banco-de-noticias/esalq-celebra-118-anos-com-homenagens-exposição-e-instalação-do-banco-com-luiz-de/. Acesso em: 17 jun. 2021.
QUEIROZ, A. O legado de Luiz de Queiroz. Disponível em: https://portalpiracicabahoje.com.br/o-legado-de-luiz-de-queiroz/. Acesso em: 17 jun. 2021.