Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 249
Período: 14 a 20/02/2025 | Elaboração: Silvio Bacheta
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 249
Período: 14 a 20/02/2025 | Elaboração: Silvio Bacheta
O registro fotográfico da edição 249 do Dicas & Notícias é de Silvio Douglas Dias Bacheta, funcionário da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
O Directory of Open Access Books (DOAB) é uma plataforma que vem revolucionando o acesso ao conhecimento acadêmico por meio da disponibilização de milhares de livros revisados por pares de forma gratuita. Voltado para pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, o DOAB é gerido pela OAPEN Foundation, uma organização sem fins lucrativos, dedicada à promoção de publicações em acesso aberto.
Com um catálogo de mais de 88.500 livros, a plataforma reúne obras de editoras acadêmicas reconhecidas pelo mercado editorial, garantindo a qualidade e a credibilidade científica dos seus conteúdos. Além disso, o DOAB oferece uma ampla variedade de temas, abrangendo áreas como ciências humanas, sociais, exatas, biológicas e tecnológicas. Outro ponto de destaque é a facilidade de navegação. O site permite que os usuários filtrem suas buscas por título, autor, editora, idioma ou assunto.
O crescimento do DOAB reflete uma tendência mundial em direção à abertura e à transparência no universo acadêmico, por meio da geração de soluções para uma educação mais acessível e inclusiva. Gostou desta dica? Para acessar o acervo, basta visitar o site oficial da plataforma em www.doabooks.org.
O DOAB é uma excelente ferramenta para pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura acadêmica gratuita e de qualidade.
Marcia Regina Migliorato Saad é Chefe Técnica da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
Com o objetivo de promover o compartilhamento do acervo com um maior número de alunos, a Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas.
Para reservar os materiais basta que o docente responsável pela disciplina consulte o Portal de Busca Integrada e envie o título e a localização da obra para os e-mails de contato das bibliotecas do campus.
Para reservar o(s) item(s), o docente deve enviar a lista de títulos indicados e o nome da disciplina.
Ronaldo Aparecido Caprecci é funcionário do Atendimento e Orientação ao Usuário na Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ e coordenador da campanha.
A Clarivate, empresa especializada em análise e inteligência com foco em inovação, disponibilizou um curso gratuito e aberto para ensinar como criar, atualizar e gerenciar perfis de pesquisadores na plataforma Web of Science. O curso Perfis de Pesquisadores da Web of Science, disponível em português, está sendo divulgado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP e pode ser acessado neste link.
Os perfis de pesquisadores na Web of Science podem ser criados gratuitamente, permitindo que os pesquisadores incluam informações sobre suas publicações, revisões e trabalhos como editores, além de acompanhar sua visibilidade ao longo do tempo. Além disso, a plataforma permite encontrar artigos focados em áreas temáticas específicas e acessar conjuntos de dados para validar resultados de estudos.
A Web of Science é uma plataforma abrangente que promove a pesquisa com confiança, oferecendo acesso a quase 1,9 bilhão de referências citadas e mais de 171 milhões de registros. Com ela, é possível monitorar resultados para novas descobertas, identificar potenciais parceiros, analisar tópicos em tendência e explorar oportunidades comerciais.
O acesso à base Web of Science está disponível para a comunidade universitária na USP a partir do uso de endereço de IP de computador autorizado nos campi da Universidade ou por acesso remoto VPN (Virtual Private Network).
O curso para criar, atualizar e gerenciar perfis de pesquisadores na Web of Science está disponível neste link.
A plataforma permite encontrar artigos focados em áreas temáticas específicas e acessar conjuntos de dados para validar resultados de estudos.
Elisabeth Adriana Dudziak é Chefe Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP.
O crescimento populacional acelerado tem levado a uma demanda crescente por água, enquanto as fontes disponíveis enfrentam um esgotamento progressivo. Esse cenário é agravado pelas alterações climáticas, que aumentam a variabilidade das taxas de precipitação em diversas regiões. Como consequência, muitos serviços públicos têm enfrentado dificuldades para garantir um fornecimento adequado de água para a população e outros usuários.
O Handbook of Irrigation Hydrology and Management explora em profundidade os ecossistemas irrigados, onde o armazenamento, a aplicação e o escoamento da água são controlados artificialmente. O livro analisa processos que se estendem desde escalas microscópicas até dezenas de quilômetros e abrange intervalos de tempo que vão de segundos a séculos.
A hidrologia da irrigação é apresentada como uma ciência dinâmica, englobando subsistemas de superfície, subsuperfície (incluindo sistemas não saturados e aquíferos), atmosferas e vegetação. Além disso, o livro aborda temas como impactos ambientais e econômicos, questões de qualidade da água, captação hídrica, medições por satélite para fins de irrigação e outros tópicos fundamentais.
Descubra como a ciência da hidrologia da irrigação pode transformar o futuro da gestão hídrica em um mundo desafiado pelo crescimento populacional e pelas mudanças climáticas.
Silvio Douglas Dias Bacheta é Chefe da Seção Apoio Administrativo e responsável pela divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
De 13/12/2024 a 21/02/2025, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:
Biblioteca Central: segunda a sexta-feira, das 7h45 às 18h;
Biblioteca Setorial do LES: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.
A Câmara Municipal de Piracicaba prestou homenagem ao professor Pedro Henrique Santin Brancalion, da Esalq/USP, em reconhecimento à sua inclusão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, conforme ranking divulgado em dezembro de 2024 pela consultoria britânica Clarivate Analytics. A honraria foi concedida por meio da Moção de Aplausos 217/2024, de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovada por unanimidade durante a 76ª Reunião Ordinária, em dezembro de 2024.
A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de 14 de fevereiro, no gabinete da Diretoria da Esalq, em um ato solene que contou com a presença do parlamentar e autoridades acadêmicas. Brancalion expressou sua satisfação pelo reconhecimento do Poder Legislativo local, destacando o apoio da Esalq como fundamental para o desenvolvimento de seu trabalho.
O vereador Pedro Kawai realizou a entrega da moção e de um quadro comemorativo, ressaltando a importância de valorizar conquistas que promovem a ciência e projetam internacionalmente o nome de Piracicaba. “O professor Brancalion é um orgulho para nossa cidade. Sua inclusão nesse seleto grupo de pesquisadores evidencia seu compromisso com a excelência científica e reforça a relevância de Piracicaba no cenário global, especialmente na defesa do meio ambiente”, afirmou Kawai. O parlamentar também destacou a importância de contar com profissionais dedicados à construção de um mundo mais sustentável.
A solenidade contou com a presença dos pais do professor, Valdete e Pedro Brancalion, e da diretora da Esalq, Thais Vieira. A gestora enfatizou como o reconhecimento ao pesquisador também eleva a reputação da instituição no cenário acadêmico internacional. Em sua fala, Brancalion fez questão de compartilhar o mérito da conquista com a Esalq. “É a Esalq que me proporciona as condições para desenvolver um trabalho de impacto global”, afirmou, acrescentando que sua trajetória também é fruto da educação recebida de seus pais.
Como podemos avaliar a real importância de um amigo em nossa rede de relações sociais? Um exercício prático possível consiste em nos afastarmos dele temporariamente. Se este afastamento resultar num enfraquecimento de nossas conexões com outros amigos em comum, ou mesmo na quebra destas conexões, poderemos constatar o quanto essa pessoa específica contribui para o nosso “ecossistema social” particular. Pois algo semelhante pode estar ocorrendo nos campos rupestres brasileiros, segundo um estudo que reuniu pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros, da Universidade Federal de Minas Gerais e do Laboratório de Fenologia do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Rio Claro. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Biological Conservation.
A vegetação de campo rupestre que foi objeto desse estudo se caracteriza por sua flora altamente diversa. Esta flora evoluiu, principalmente, nos topos das montanhas da antiga Cadeia do Espinhaço, que se espalha pelos estados de Minas Gerais e da Bahia, e forma um sistema semelhante a um arquipélago dominado por campos e afloramentos rochosos, situados a mais de 1.100 m do nível do mar.
O objetivo dos pesquisadores era mapear as interações entre plantas e animais polinizadores no ecossistema de campos rupestres, que tem sido extremamente afetado pelas ações humanas, e experimentado uma significativa perda de biodiversidade. Mais especificamente, buscavam determinar, dentre as milhares de conexões planta-polinizador que existem nesse ecossistema, quais possuem um caráter mais fundamental, a ponto de que sua interrupção possa resultar em um colapso de toda a comunidade ecológica.