Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 162

Período: 07 a 13/04/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Encontro de Esalqueanos

O registro fotográfico da edição 162 foi enviado por Antonio Jorge Ferreira, de boné ao centro, formando da Turma de 1975 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que registrou um momento de descontração dos alunos ingressantes de 2023.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Dica da semana

Você está pronto para escrever seu primeiro artigo científico?

Sugiro a leitura do artigo "An Open Letter to Aspiring Authors"

"Estamos escrevendo para você todos os conselhos que gostaríamos de ter recebido enquanto estávamos no seu lugar", dizem os autores no artigo.

Acesse: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsphyschemau.2c00011#

Atenção para alguns itens importantes no processo de escrita:

E se o trabalho tem uma temática incipiente e inovadora? Provavelmente nesse caso haverá pouca referência específica. Uma ideia é fazer um levantamento bibliográfico dos assuntos relacionados e alinhar com o ponto principal do trabalho justificando a importância da pesquisa.

Quer saber mais? A equipe da biblioteca está à disposição para te apoiar.

Produtos & Serviços

Assinatura da plataforma de livros eletrônicos Minha Biblioteca

A Plataforma oferece acesso a 16.000 livros eletrônicos em português de importantes editoras do país, incluindo títulos da Bibliografia Básica de cursos da Graduação.

A USP acaba de assinar, pelo período de um ano (31/03/2023 a 30/03/2024), os catálogos de e-books da Plataforma  MINHA BIBLIOTECA nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Letras e Artes, Ciências Pedagógicas, Ciências Sociais Aplicadas e  Medicina e Saúde. A Plataforma oferece acesso a 16.000 livros eletrônicos em português de importantes editoras do país, incluindo títulos da Bibliografia Básica de cursos da Graduação.

Os catálogos são:

 O conteúdo dessa Plataforma é destinado prioritariamente aos estudantes de Graduação

O acesso é pelo link https://acesso.abcd.usp.br/  e a autenticação é feita com o Número USP e Senha única. 

Em caso de dúvida, entre em contato com a Biblioteca.

Acesso aberto

Portal disponibiliza antiga revista do Cinema da USP

Entre 1999 e 2006, “Sinopse” foi um dos principais veículos de divulgação e debate sobre a sétima arte no País.

As 12 edições de Sinopse – Revista de Cinema, publicada entre 1999 e 2006 pelo Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), estão disponíveis na íntegra, gratuitamente, no Portal de Revistas da USP. A publicação traz artigos, críticas e divulgação de mostras e debates promovidos pelo Cinusp durante os sete anos em que ela circulou.

O diretor do Cinusp, professor Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, conta que a revista “tinha uma perspectiva muito clara de intervenção no debate sobre o cinema brasileiro contemporâneo e sobre políticas públicas para o setor cinematográfico”.

A versão digital de Sinopse já havia sido disponibilizada no site do Cinusp. Agora, com o apoio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, a atual direção do cinema optou por disponibilizá-la também no Portal, a fim de que as produções alcancem uma circulação maior. Nessa plataforma, através do sistema de busca, é possível encontrar autores, artigos e temas do interesse do usuário, utilizando palavras-chave. “É um repositório seguro para que a revista permaneça de livre acesso”, comenta Morettin.

Novidades do Acervo

Autor:

Os empreendedores que mudaram o Brasil

Localização no acervo: Biblioteca do LES (r923.3 P795e v.1 118039).

Os empreendedores que mudaram o Brasil, é o resgate de um tema crucial para a história do nosso país. Superando a visão de luta de classes e observando o lado humano por trás das pessoas que criaram marcas, empresas e negócios, a obra aponta personagens, que, por meio de suas ideias, tornaram-se fundamentais ao desenvolvimento econômico do Brasil. 

Com o intuito de reconhecer os esforços desses empreendedores e suas contribuições, muitas vezes dedicando-se até o último dia de suas vidas, Rafael José Pôncio nos convida a refletir sobre economia, virtudes, superação, e, acima de tudo, sobre a capacidade humana de dedicar-se a um ideal, seja este uma empresa, ou mesmo uma maneira de reinventar-se.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Conheça o InCites: análise bibliométrica e impacto da produção científica

O treinamento acontece no dia 18 de abril de 2023, às 14h.

InCites: Base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science. 

O InCites (Clarivate) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 20 de abril de 2023, às 10h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

In Person Meeting MDPI – Publisher of Open Access Journals

O treinamento acontece no dia 20 de abril de 2023, às 10h.

O MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute)  tem o prazer de convidar os pesquisadores da USP que fazem parte dos nossos Editorial Boards para uma apresentação sobre: o acesso aberto no Brasil e no mundo, o processo editorial na MDPI, e as taxas de publicação e vouchers.

A Universidade de São Paulo mantém uma parceria há alguns anos com ao MDPI que proporciona aos autores USP um significativo desconto nas taxas de publicação de artigo e um alto índice de citações e acessos aos artigos publicados.

Webinar “Conheça o EndNote Online”

O treinamento acontece no dia 26 de abril de 2023, às 14h. 

O EndNote Online é uma ferramenta de gestão e organização de referências e citações, que facilita a redação de textos. EndNote é uma solução de gerenciamento de referência com um componente desktop e online. Quando usado na área de trabalho, pode ser chamado de “ EndNote desktop” ou “ EndNote na área de trabalho”. Quando usado online, pode ser chamado de “ EndNote online”. 

Os usuários do EndNote Online podem sincronizar todas as referências em uma biblioteca de desktop com sua biblioteca online e compartilhar toda a biblioteca com outros usuários do EndNote. Sua biblioteca online pode conter um número ilimitado de referências e anexos ilimitados.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

35 bilionários do mundo têm suas fortunas ligadas ao agro do Brasil

Youtube

Você sabe como inserir palavras em itálico nas referências do Mendeley?

Instagram

Renovação de empréstimos por meio do aplicativo Bibliotecas USP

Divulgação científica

Árvores falam umas com as outras? Estudo questiona papel dos fungos na comunicação da floresta

Artigo publicado na “Nature Ecology & Evolution” questiona a noção de que plantas se comuniquem por meio de fungos. Por meio de revisão sistemática, pesquisa reforça visão modesta da comunicação entre espécies e seu papel nos ecossistemas terrestres.

Em um artigo publicado no jornal Nature Ecology & Evolution, pesquisadores da Universidade de Alberta e da Universidade de British Columbia, ambas no Canadá, com participação da Universidade do Mississipi, nos EUA, questionaram a capacidade de comunicação das árvores por meio de fungos, hipótese parcialmente aceita pela comunidade científica nos últimos anos. 

Revisando conclusões de estudos prévios da área, os cientistas contestaram três alegações populares sobre as capacidades de comunicação de fungos subterrâneos conhecidos como redes micorrizas comuns, que conectam raízes de várias plantas subterrâneas. Os fungos são organismos vivos, como cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Segundo o professor Fernando Andreote, especialista em microbiologia do solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, as chamadas micorrizas são essenciais ao sucesso das plantas no ambiente terrestre. “Na essência, as micorrizas são uma conexão da raiz das plantas com fungos e têm a capacidade de funcionar como extensores do sistema radicular, ou seja, elas ajudam muito a planta a explorar o solo para a absorção de água e nutrientes”, explica.

Cotidiano

Esalq recebe certificados de reconhecimento da experiência do estudante universitário

No Brasil, além da Esalq, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP também recebeu os quatro certificados Universum.

Os estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) atestaram sua satisfação com a instituição que frequentam segundo critérios referentes a Cultura (ambiente do Campus), Oferta (ensino com habilidades de relevantes), Empregabilidade (a universidade prepara para o mercado de trabalho) e Reputação (ex-alunos de sucesso).

Esse é o resultado da participação de cerca de 300 estudantes na edição de 2022 do CareerTest da Universum. Trata-se de um levantamento global que auxilia universitários a traçar o perfil de carreira e sua formação acadêmica, identificar expectativas de salário e benefícios profissionais, os melhores empregadores e recomendações relevantes de empresas.

A partir da participação de estudantes de graduação, a organizadora da iniciativa confere Certificados de Reconhecimento da Experiência do Estudante Universitário.

Em 2022, 2.000 universidades participaram em todo o mundo. Como resultado, somente 18 receberam os quatro certificados e, entre essas, está a Esalq.

Pró-reitor de Pós-Graduação da USP é nomeado diretor-científico da Fapesp

Atual pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho assumirá o cargo na Fapesp no dia 27 de abril.

O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho, foi nomeado para exercer o cargo de diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O dirigente encabeçava a lista tríplice de candidatos ao cargo elaborada pelo Conselho Superior da Fapesp, em reunião no dia 15 de março.

Professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Silva é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas também pela Ufla e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of Louvain (Bélgica).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e desenvolve pesquisas na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Plantas e interação planta-inseto-patógeno. Além das atividades de docência e pesquisa, também atuou em diversos cargos de gestão. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2018-2020); coordenador da área de Ciências Biológicas I (2008-2011), diretor de Relações Internacionais (2011-2012) e diretor de Programas e Bolsas no País (2012-2016) da Capes; e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (2019).

Esalq conta com mais um Instituto de Ciência e Tecnologia

O instituto atuará privilegiando os planos institucionais de desenvolvimento das instituições a medida em que permite o fortalecimento de sua infraestrutura, formação de pessoal e dos programas de pós-graduação envolvidos.

Recentemente aprovado na chamada CNPQ/INCT 58/2022, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), passa a contar com mais um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Desta feita, voltado aos bioinsumos inovadores.

Sob coordenação do Prof. Ítalo Delalibera Júnior, do Depto de Entomologia e Acarologia, o instituto visa implementar uma rede de pesquisa em insumos biológicos à base de microrganismos para o controle de pragas artrópodes, e vem construindo uma sólida trajetória no desenvolvimento de biofertilizantes e bioinoculantes.

A rede de pesquisa compreende 12 instituições nacionais (seis estados, tendo a USP como executora), seis instituições estrangeiras (englobando quatro países), três empresas privadas na área de bioinsumos, 35 pesquisadores doutores e 48 bolsas aprovadas. Apresenta como objetivo estratégico assegurar a posição do Brasil como protagonista do mercado global de bioinsumos por meio do fortalecimento de subsídios científicos e tecnológicos, de uma política de formação de quadros e da expansão do número de cientistas engajados na área.

Para atuar no direcionamento das soluções biológicas por meio de tecnologias inovadoras e disruptivas e formação de políticas públicas para o setor, o INCT de Bioinsumos e Inovadores investigará problemas como a reduzida diversidade de opções de microrganismos comercialmente disponíveis, o grande número de alvos (pragas, carrapatos, fitopatógenos e fitonematóides) sem opções biológicas no mercado, além da necessidade de melhorias nas tecnologias de produção de microrganismos.

Programa oferece bolsas de apoio para estudantes da Esalq

Patricia Barbosa Nascimento e Vinicius Altafim são graduandos da Esalq.

Vinicius Altafim tem 19 anos, veio de Ilha Solteira (SP) e, em 2022, ingressou no curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). No primeiro semestre, teve que trabalhar para garantir seu sustento em Piracicaba. “Foi a maneira que eu encontrei para me manter na Esalq, mas isso tirava um pouco meu foco dos estudos”. No segundo semestre daquele ano, Altafim foi um dos contemplados do Programa de Permanência Universitária “Valdomiro Shigueru Miyada. A iniciativa é coordenada pela Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e oferece bolsas de permanência de R$400.00 por um ano. “Com a bolsa eu abandonei o trabalho e pude me dedicar mais aos estudos e, consequentemente, meu desempenho melhorou”.

Outra contemplada com a bolsa da Adealq é Patrícia Barbosa Nascimento, estudante de Gestão Ambiental. Ela também ingressou na Esalq em 2022 e sua família reside em Campinas (SP). Na Esalq ela é moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU) e contou como tem sido útil o auxílio da bolsa de permanência. “Agradeço muito aos sócios da Adealq que permitiram a oferta dessa bolsa. O dinheiro que eu ganho com a bolsa já me ajudou em muitos gastos do dia-a-dia como medicamentos, produtos de higiene e limpeza e o material escolar desse início de ano”.

Graduando representou a Esalq no Por Dentro do Crea

André Pinheiro Almeida representou a Esalq (Crea-SP).

De 20 a 23 de março, aconteceu em São Paulo/SP a primeira edição do Programa Por Dentro do Crea-SP. Iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o evento reuniu 33 estudantes universitários do Estado, representantes dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geociências e tecnólogos.

A Universidade de São Paulo (USP) foi representada pelo estudante André Pinheiro Almeida, que cursa Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Nos quatro dias de experiência no Crea, André e os demais graduandos passaram por um treinamento para entender a dinâmica que acontece todos os meses entre os 250 conselheiros que compõem o plenário do Crea-SP.

“Participar do programa do Crea-SP foi uma experiência única, pois pude representar a Esalq e a Universidade de São Paulo no maior conselho regional de engenharia e agronomia da América Latina, onde conheci de perto minha futura área de atuação profissional, fiscalizei o exercício de atividades técnicas e participei de sessão plenária”, conta o esalqueano.

Oportunidades

Curso gratuito aborda ferramentas de inteligência artificial para microbiologia

Promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos da USP, curso quer capacitar e atualizar alunos e profissionais de áreas como ciências de computação e química orgânica a respeito de conceitos do campo da inteligência artificial; inscrições vão até o dia 30 de abril.

Estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais interessados em aprender mais sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial para automatização de tarefas em microbiologia podem realizar um curso gratuito na USP. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, a iniciativa será ministrada presencialmente pelos pós-doutorandos Antonio Rafael Sabino Parmezan e Danielle Raquel Gonçalves, de 6 de maio a 10 de junho.

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas no curso Introdução ao Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial para Automatização de Tarefas em Microbiologia, basta preencher o formulário disponível no Sistema Apolo até o dia 30 de abril, acessando este link: https://icmc.usp.br/e/64279. Não é preciso já ter login e senha no sistema para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre o curso, que ocorrerá aos sábados, das 10 às 12 horas.

Pesquisadores negros podem concorrer a bolsas de pós-doutorado de R$ 8.479 mensais

Direcionado exclusivamente a pós-doutorandos negros, o edital da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento oferece 50 bolsas de pesquisa, no valor de R$ 8.479 mensais.

Pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil têm até o dia 10 de maio para se inscrever no Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros, que disponibilizará 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais, com duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

As bolsas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.

“Nosso objetivo com esse programa é contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutores negros, aumentando as chances de diversificação racial e de gênero dos docentes não só na USP, mas em todas as universidades brasileiras”, explicou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna.

Serão selecionados projetos que visem à ampliação e à ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionados a todas as áreas do conhecimento. A seleção de bolsistas será feita mediante avaliação do Plano de Trabalho, por mérito acadêmico, pela contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e avanço do conhecimento em sua área de incidência, e por avaliação curricular/experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto. 

Radar

USP é a 50ª melhor universidade do mundo em ranking espanhol

O SCImago também classificou as universidades por área do conhecimento. A USP se destacou em Odontologia, Medicina Veterinária e Agricultura.

Na 50ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais bem classificada no SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol elaborado anualmente pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

O ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, foram avaliadas 8.433 instituições do mundo todo, sendo 4.533 universidades.

Biblioteca Brasiliana abre a exposição “Todos os Olhos do Mundo”

Mostra que será inaugurada no dia 11 traz imagens da fotógrafa e artista Alessandra Rehder.

Imagens da fotógrafa e artista paulistana Alessandra Rehder serão mostradas na exposição Todos os Olhos do Mundo, que será inaugurada no dia 11, terça-feira, a partir das 15 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A curadoria é do professor Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Nascida na capital paulista em 1989, Alessandra Rehder já percorreu todo o planeta para fazer pesquisas em artes visuais. Formada em Fotografia pelo Institute Speos, de Paris, na França, ela começou sua carreira fotográfica retratando comunidades carentes da Ásia. Em Paris, fundou a World Wide Women, uma organização voltada para a divulgação do trabalho de jovens fotógrafas profissionais.

A partir de 2014, volta-se mais intensamente para a questão ambiental e se preocupa com a preservação da biodiversidade da vida marinha. Com esse objetivo, realiza trabalhos no Mar Vermelho, Oceano Índico, Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no Mar do Caribe.

Qual a relação entre o impacto do periódico e o impacto da pesquisa?

Charlie Rapple, autora desta matéria, é uma das fundadoras do Kudos , que ajuda pesquisadores e seus editores e instituições a aumentar o alcance e o impacto das pesquisas publicadas. 

Recentemente, organizei um webinar introduzindo alguns conceitos sobre o impacto da pesquisa — o que é, por que é importante, como pode ser alcançado e como pode ser medido. Adoro essas sessões porque atraem pessoas de todo o mundo e, em troca de compartilhar um pouco do que aprendi, recebo uma atualização do coalface sobre os desafios de adequar o impacto ao seu dia-a-dia como pesquisador, juntamente com tudo o mais que se espera de você. 

Eu tento dedicar boa parte do tempo para perguntas porque “o que eu acho que você deveria saber sobre impacto” nem sempre é o mesmo que “o que os pesquisadores reais querem saber sobre impacto”. As perguntas sempre me lembram que posso ter dedicado minha vida a pesquisar o impacto e, consequentemente, ver tudo através dessas lentes, mas apesar das crescentes expectativas de financiadores/governamentais em torno do impacto, para muitos pesquisadores, ainda é um território desconhecido. 

Em um webinar recente, uma das perguntas feitas foi “quão relacionados estão o impacto do periódico e o impacto da pesquisa?” Isso me levou ao meu discurso habitual sobre a importância de separar o impacto acadêmico do “mundo real” ou impactos mais amplos, e como eles são coisas essencialmente separadas. Mas, refletir sobre o assunto me fez pensar se eles não estão mais interligados do que eu tendia a admitir em minha retórica.