Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 140

Período:  04 a 10/11/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Caminho da CEU

O registro fotográfico desta semana é de Carlos Alberto Verissimo, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP. A Casa do Estudante Universitário (CEU) da Esalq leva o nome "Prof. José Benedicto de Camargo" em homenagem ao docente que foi diretor da Esalq entre 1957-60, que veio a falecer após ser atropelado por um veículo em São Paulo. Na ocasião, o professor estava a serviço da Esalq em busca de recursos para a construção da moradia estudantil. Por isso essa justa homenagem à Casa do Estudante, inaugurada em 14 de setembro de 1962. Foi projetada pelo engenheiro Rino Levi, um expoente da arquitetura moderna brasileira. Tem capacidade para abrigar 134 estudantes. 

Fonte: site da Esalq

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

A versão Mendeley Reference Manager substituiu a versão Desktop

As duas versões podem permanecer instaladas no mesmo computador, mas não devem ser utilizadas em um mesmo documento.

A antiga versão Mendeley Desktop foi descontinuada desde setembro e não está mais disponível para download. Quem já tiver instalado pode continuar utilizando, porém não haverá atualizações. Isso vale também para o plugin do word “mendeley cite o matic”.

A nova versão Mendeley Reference Manager substitui a antiga versão Desktop e ao instalar, os registros de sua biblioteca serão migrados automaticamente.

As duas versões podem ficar instaladas no mesmo computador, apesar de que o plugin do WORD apresenta diferenças. Atenção: os dois não podem ser utilizados em um mesmo documento. Nesse caso, se já tiver iniciado seu trabalho utilizando o antigo plugin “mendeley cite o matic”, considere se fará a migração de suas citações e referências. 

Passos para a migração:

1 - Verifique se você sincronizou sua biblioteca existente no Mendeley Desktop;

2 - Baixe e instale o Mendeley Reference Manager ;

3 - Faça login usando suas credenciais do Mendeley e sua biblioteca existente será sincronizada.

Produtos & Serviços

Nossa equipe é especialista em propor soluções inteligentes para sua pesquisa

A Biblioteca da Esalq é parada obrigatória para sua formação profissional.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ disponibiliza a docentes, alunos e demais pesquisadores um amplo portfólio com produtos e serviços de apoio.

No card de Apoio ao Pesquisador, em nosso site, você encontra os principais recursos informacionais oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais – ABCD/USP. Para cada demanda identificada, nossa equipe oferece soluções personalizadas com boas práticas de gestão da pesquisa acadêmica.

Além destes recursos, nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Seja um autor da Série Produtor Rural

Podem ser autores: pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Campanhas & Eventos

Série Produtor Rural: 25 anos

Uma publicação engajada no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural.

Publique sua experiência acadêmica conosco! Assim, você estará contribuindo com o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autores:

Economia Internacional

Em parceria com Maurice Obstfeld e Marc J. Merlitz, Paul Krugman traz na décima edição de Economia internacional os recentes acontecimentos da área, com uma linguagem didática, clara e analítica, que permite ao leitor analisar os quadros passados e atuais do mercado econômico. 

Com uma revisão rigorosamente atualizada dos capítulos, a obra se divide em duas partes – voltadas ao comércio e às questões monetárias – e discorre sobre alguns desenvolvimentos significativos dos lados teórico e prático, além de responder às sugestões dos leitores. Conta ainda com estudos de caso que reforçam os temas abordados, ilustrando sua aplicabilidade no mundo real e fornecendo importantes informações históricas.

Acesso Aberto (Open Access)

SPR 68 | A cultura do lúpulo

Como planta medicinal, o lúpulo tem sido usado a mais de 2000 anos. Antigos curandeiros utilizavam essa planta contra a lepra, chulé, constipação e para purificação do sangue.

Embora as inflorescências da planta do lúpulo (Humulus lupulus L.) sejam conhecidas por ser a matéria-prima que fornece amargor e aromas característicos na produção dos diferentes tipos de cerveja, o lúpulo também é utilizado como fármaco e apresenta significativos efeitos na saúde humana.

O lúpulo possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e contém prenilflavonóides, que são considerados um dos fito-estrógenos mais ativos conhecidos, sendo componente comum em suplementos alimentares comerciais para mulheres com distúrbios hormonais devido a menopausa. Os óleos e resinas do lúpulo são conhecidos pelas suas propriedades sedativas, além de apresentarem efeitos antibacterianos e antifúngicos. O alfaácido amarílico presente nas inflorescências tem efeito positivo no controle de várias doenças complexas que são referidas pelo nome coletivo de “síndrome metabólica”.

Outros compostos presentes no lúpulo vem sendo testados para tratamentos de doenças importantes, como o câncer. Por mais que essas informações de seu uso como fármacos sejam relativamente recentes, um vasto conhecimento medicinal já era conhecido e aplicado a mais de 2000 anos.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

O treinamento acontece no dia 23 de novembro de 2022, às 9h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados nesta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Capes oferece treinamentos gratuitos no uso do Portal de Periódicos

Aproveite! A agenda de novembro está aberta.

A Capes oferece gratuitamente treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do portal! 

Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editores e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

Webinar Recursos de Informação Elsevier: como escolher e tirar proveito em atividades acadêmicas e pesquisa

O treinamento acontece no dia 11 de novembro de 2022, às 14h.

Sessão adicional com o objetivo de apresentar as principais características e aplicações das soluções de informação Elsevier – Bases de dados: Scopus, ScienceDirect, Compendex, Embase, e recursos gratuitos como Researcher Academy, JournalFinder e Mendeley.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Gravação do Webinar Mendeley: organização, citações e referências para suas pesquisas

Instagram

Simpósio Nacional da Agricultura Digital

Blog

Parte 3: Na Martinica | A viagem de Eugene Davemport, professor do Michigan Agricultural College, contratado por Luiz Vicente de Souza Queiroz para assessorá-lo na concepção e na implantação da Escola Agrícola Prática de Piracicaba em 1891.

Cotidiano

Campanha Viver o Natal

Para terceirizados e vigias, será feita arrecadação em dinheiro para compra de uma cesta básica ou um panetone para os 120 vigias das unidades e estações experimentais, dependendo do valor arrecadado.

Mais um final de ano se aproxima e a Divisão de Atendimento à Comunidade (Dvatcom), da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ), se organizou para promover ações sociais visando às comemorações natalinas. Para a realização da campanha ‘Viver o Natal’, os coordenadores da iniciativa solicitam contribuição e ajuda voluntária para apoiar projetos sociais desenvolvidos pelo setor.

Nesta edição, a campanha irá atender o Projeto Obra Amor de Maria, que atua em prol de pessoas em situação de rua. Para ampará-los, um Jantar de Natal será realizado no mês de dezembro, no Teatro São José, para cerca de 500 pessoas. Àqueles que puderem colaborar, a Dvatcom estará arrecadando, entre 9 e 12 de dezembro, alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão tipo parafuso, molho de tomate, refrigerante de 2 litros, além de panetones, bolachas, bombons e brinquedos novos para as crianças (bolas, bonecas, jogos e outros).

Guia da Faculdade confere cinco estrelas aos cursos da Esalq

Os avaliadores do Guia da Faculdade analisam as qualidades do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura das instituições e concedem nota de um a cinco a cada uma delas, lembrando que cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

Quatrocentos e trinta novos estudantes que ingressarão na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 2023, irão se deparar com a mais alta qualificação nos cursos de graduação oferecidos pela instituição que tem mantido o mesmo patamar há anos. O Guia da Faculdade 2022 divulgou, no último dia 4 de novembro, o resultado das avaliações dos cursos superiores de todo Brasil.

Nessa avaliação realizada pelo Guia, que é fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo, a Esalq/USP conquistou 5 estrelas em todos os cursos de graduação: Administração, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

O presidente da Comissão de Graduação da Esalq, Professor Thiago Libório Romanelli, parabenizou todos os docentes ligados aos cursos de graduação pelos resultados obtidos. “Agradeço a todo o corpo docente envolvido, em especial aos coordenadores dos cursos de Administração – Profa. Catarina Barbosa Careta; Ciências dos Alimentos – Profa. Wanessa Melchert Mattos; Ciências Biológicas - Prof. Flávio Bertin Gandara Mendes (Bacharelado) e Profa. Rosebelly Nunes Marques (Licenciatura); Ciências Econômicas - Prof. Carlos Eduardo de Freitas Vian; Engenharia Agronômica - Profa. Sonia Maria De Stefano Piedade; Engenharia Florestal - Prof. Luciana Duque Silva; e Gestão Ambiental - Prof. Taciana Villela Savian, pela dedicação à nossa graduação e aos nossos alunos, matéria prima que devolvemos lapidada à sociedade que mantém nossa Universidade. Todos foram imprescindíveis para o atingimento de tal distinção no cenário nacional”.

Projeto Arboreto vai transformar campus da USP em Piracicaba em jardim botânico aberto ao público

Iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP pretende aumentar as coleções de árvores brasileiras já existentes no local, ampliando possibilidades de ensino e pesquisa, além de oferecer experiências educativas para a comunidade externa.

Um jardim botânico de árvores habilitado para beneficiar e certificar sementes florestais. Produção de mudas de alta qualidade em um moderno viveiro num centro de pesquisa e conhecimento sobre a fauna e a flora. Gestão de trilhas e jardins abertos ao público, além da criação de um novo espaço anexo para expansão do renomado Herbário Luiz de Queiroz. Essas são algumas das realizações previstas no Projeto Arboreto Luiz de Queiroz, iniciativa que pretende resgatar a proposta original de 1905, do paisagista belga Arsênio Puttemans, para o campus da USP em Piracicaba, promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas numa área de mais de 200 hectares.

Coordenado por professores do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o Arboreto também prevê a construção de um centro de vivência e visitação, com o intuito de ampliar experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à Universidade.

“A iniciativa canaliza o sentimento de gratidão que todos temos pelo esforço de manter um parque tão belo como o da Esalq. As árvores desse parque embelezam e são fonte de ar puro, protegem aves, nos dão sombra e regulam os ciclos da água. O projeto permite que a comunidade expresse a sua gratidão, e a retribuição se materializa por meio de campanhas permanentes de doações”, destaca o professor Luiz Carlos Estraviz Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Divulgação Científica

Cientistas propõem tecnologia feita com isopor para liberação controlada de fertilizantes na agricultura

Novo material, um revestimento nanométrico, poderá contribuir para reduzir impactos ambientais dos fertilizantes, além de dar um destino mais nobre ao isopor, material de difícil descarte.

Isopor, amido, óleo da casca da laranja, enxofre e colágeno. Essa é a “receita” proposta em uma pesquisa de mestrado defendida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, em parceria com a Embrapa Instrumentação, para criar um novo revestimento nanométrico que poderá promover a liberação controlada de fertilizantes na agricultura. Mais sustentável e barata que os materiais utilizados hoje em dia, a tecnologia poderá contribuir para reduzir os impactos ambientais dos produtos empregados atualmente, além de dar um destino mais nobre ao isopor, material de difícil descarte e que leva anos para se degradar na natureza.

“A principal vantagem é aproveitar uma matéria-prima que gera impacto ambiental e que iria para o lixo. O isopor é uma espuma muito leve e ocupa bastante espaço, levando um século para ser dissolvido”, comenta o professor Wagner Luiz Polito do IQSC, orientador do trabalho, sobre a importância do novo material. “Mas, na nossa pesquisa, usamos um solvente verde para diluí-lo – o óleo da casca da laranja, permitindo que ele seja aproveitado em um revestimento para nutrientes, como se fosse uma capa muito fina que envolve o fertilizante e não prejudica a natureza. É uma fração muito pequena do material, e não gera impactos negativos”, explica”.

Segundo o professor, outro benefício da tecnologia proposta é o baixo custo em comparação com os revestimentos comerciais disponíveis atualmente, que são feitos a partir de derivados do petróleo e não são indicados para utilização em países tropicais, onde há chuva em abundância, por se degradarem com mais facilidade. “Vamos supor que a pessoa tenha uma pequena horta. Ela conseguiria comprar esse novo revestimento com isopor por um preço muito menor, porque estamos falando de um produto que seria jogado fora. Então é uma forma inteligente de você reciclá-lo”, explica o professor, que orientou a dissertação de Diego Fernandes da Cruz sobre o tema. “A estimativa é de que o nosso revestimento seja cerca de 1000% mais barato que os tradicionais, além de não gerar o impacto ambiental da exploração de matérias-primas vindas do petróleo”.

Variabilidade genética de abelhas jataí é afetada pela degradação da Mata Atlântica

Estudo mostra como a diversidade genética das populações dessa espécie polinizadora é reduzida pela baixa quantidade de floresta; abelhas podem se tornar mais vulneráveis a eventuais distúrbios do meio.

Pesquisadores da USP dos campi de Ribeirão Preto, Piracicaba e São Paulo, em conjunto com colaboradores da Unesp, do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e de outras instituições, avaliaram, pela primeira vez, como as mudanças nas paisagens tropicais causadas pela ação humana atuam na diversidade genética (diferenças que existem entre sequências de DNA de diversos indivíduos) e no fluxo gênico (manutenção na troca de genes) entre as populações de abelhas jataí, tidas como uma das principais polinizadoras nativas do Brasil.

Os resultados foram recentemente publicados na revista científica Apidologie, no artigo A paisagem influencia a diversidade genética, mas não limita o fluxo gênico em um polinizador neotropical. Os pesquisadores verificaram que, embora a espécie consiga se dispersar em paisagens alteradas pela atividade humana, sua variabilidade genética pode ser negativamente afetada, o que pode tornar essas abelhas mais vulneráveis a eventuais distúrbios do meio.

Segundo Marcela Barbosa, que conduziu o estudo durante o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, “a pouca quantidade de floresta diminui a diversidade genética da jataí, provavelmente, por conta da baixa disponibilidade de recursos necessários (como substratos para nidificação) para manter populações grandes e diversas geneticamente”.

Oportunidades

Alimentos na Esalq

Entrada gratuita. 

Popularizar o universo dos alimentos e interagir com população em geral sobre os conceitos que integram essa área do conhecimento tão importante para a sobrevivência e bem-estar humano.

Com esse objetivo será realizada no próximo dia 3 de dezembro, mais uma edição do Alimentos na Esalq''. O evento nasceu durante a pandemia e, pela primeira vez, terá uma edição presencial, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

A proposta dos organizadores é oferecer ao público em geral uma feira estilo casa aberta sobre como são tratados os temas envolvendo Alimentos. Por isso a programação contemplará exposições, tour na destilaria, espaço kids com distribuição de pipoca e algodão doce e jogos lúdicos sobre a temática alimentar.

As atividades serão pautadas em grandes temas como Frutas nativas e exóticas, Higiene e segurança alimentar, Alimentos do futuro, inovadores e funcionais e Óleos essenciais. Haverá também degustação de insetos comestíveis em preparações alimentícias.

Radar

Engenheiro desenvolve nova tecnologia para drones

Invenção já recebeu patente e pesquisador prevê diversas finalidades, como nos setores da agropecuária e da segurança.

Alysson Nascimento de Lucena é mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, ambas as etapas cumpridas com bolsas da CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pesquisador desenvolveu um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) que pode se comportar como um drone ou como um avião e é capaz de decolar verticalmente, sem precisar de pista. Essas características dão a ele maior tempo de voo do que um drone convencional. O cientista espera que sua invenção beneficie setores como agropecuária e segurança.

Sobre a sua pesquisa.

O projeto do “Drone-avião” foi desenvolvido no meu mestrado, com a dissertação Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado com sustentação e propulsão híbrida. Fui orientado pelo professor Raimundo Carlos Silvério Freire Júnior, um dos inventores. Após o mestrado, o sistema autônomo foi melhorado com orientação do professor Luiz Marcos Garcia Gonçalves, nas dependências do laboratório Natalnet, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da UFRN.

O que seria esse veículo?

Os Veículos Aéreos não Tripulados (Vant) têm duas categorias bem definidas: a categoria das aeronaves de asa fixa (o avião é o mais popular) e a categoria das aeronaves de asa rotativa (o multirotor, popularmente chamado de drone, e o helicóptero são os mais populares). Cada categoria tem suas particularidades. Por exemplo: se eu estou em um local sem uma pista de decolagem e pouso, posso utilizar um multirotor e decolar verticalmente, porém esse tipo de aeronave usa motorização elétrica e sua matriz energética é limitada. Dependendo das condições climáticas, sua autonomia de voo não ultrapassa 15 minutos. Então, se eu preciso efetuar voos com uma maior autonomia de tempo, a melhor opção seria uma aeronave de asa fixa com motorização a combustão. Aí entra uma nova categoria que está em plena formação – Vant híbrido –, que tenta conciliar as vantagens unindo as características de cada tipo de aeronave.

Festa do Livro da USP volta a ser presencial após a pandemia

Evento ocorre entre 9 e 12 de novembro, com mais de 200 editoras e descontos de, no mínimo, 50% em todas as obras.

Depois de dois anos em forma virtual, a Festa do Livro da USP retorna à Cidade Universitária nesta quarta-feira, dia 9, com funcionamento das 9 às 21 horas. O evento se encerra no sábado, dia 12, com o horário um pouco reduzido, das 9 às 19 horas. Nesta sua 24ª edição, a Festa conta com a participação de 190 editoras. “Se somarmos os grupos editoriais e os selos presentes nesses grupos, a Festa do Livro da USP terá, aproximadamente, 230 editoras de diferentes Estados e com uma bibliodiversidade enorme”, afirma Márcio Pelozio, chefe comercial da Editora da USP (Edusp), que promove o evento. Todas as obras estarão disponíveis com 50% de desconto, no mínimo. A lista das editoras participantes está disponível neste link.

O sucesso da Festa se dá principalmente por conta do desconto. Estudantes passam o ano ansiando por esse momento. É o caso de Naomi Tarumoto, aluna de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que no dia 3 passado estava vendendo livros em frente ao Restaurante Universitário Central, na Cidade Universitária, para levantar fundos extras a fim de fazer novas aquisições na Festa do Livro da USP. “Estou muito animada. Só participei da edição on-line da Festa. E não era tão vantajosa, porque tinha o frete. Na edição deste ano não terei esse problema”, afirma ela.

A Festa do Livro da USP foi idealizada em 1998 pelo então presidente da Edusp, Plinio Martins Filho, professor de Editoração da ECA, que hoje atua como editor da Edusp. “Ela se chama Festa porque é um momento para celebrar a leitura”, destaca Martins. O evento inaugural aconteceu no saguão dos prédios de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A primeira edição teve a presença de 27 editoras e já naquela época obteve grande adesão da comunidade USP. O criador da Festa lembra ainda que o evento é um ótimo momento para comprar livros como presentes, uma vez que o Natal está se aproximando.