Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 175

Período: 08 a 13/07/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Estação Experimental de Itatinga ESALQ/USP

A fotografia da edição 175 foi enviada por Elaine Cristina da Silva Casonato, Secretária da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, que compartilhou estas lindas imagens com os leitores do Dicas & Notícias. A Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, mais conhecidada como Horto Florestal de Itatinga, foi fundada em julho de 1988, quando a ESALQ/USP recebeu, por doação do governo do Estado de São Paulo, o Horto Florestal de Itatinga até então da extinta Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Descontando a área pertencente à Rodovia Presidente Castelo Branco que corta a região norte da Estação, a propriedade possui 2.175 ha dos quais 437 ha estão destinados à reserva legal (RL) e/ou às áreas de preservação permanente (APP). Ela se distancia 6 km do centro urbano da cidade de Itatinga-SP e 160 km [u2] do Câmpus da ESALQ em Piracicaba-SP. Quer conhecer mais deste espaço? Clique aqui!

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Livro "Agrobiodiversidade Alimentar: comer bem para viver melhor" foi lançado na Biblioteca Central da Esalq

Disponível em versão digital, a obra destaca a relação entre alimentação e saúde

Foi com grande expectativa que aconteceu no dia 07 de julho de 2023, às 10h, na Biblioteca Central da Esalq, o lançamento do livro "Agrobiodiversidade Alimentar: comer bem para viver melhor". A cartilha é resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo PET-Ecologia (Programa de Educação Tutorial), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sob orientação dos professores Taitiâny Kárita Bonzanini e Carlos Armênio Khatounian

O evento foi prestigiado por mais de 120 pessoas, dentre elas: Prof. Iran José Oliveira da Silva, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da ESALQ; Prof. Luciano Mendes, Prefeito do Câmpus Piracicaba; Prof. Andrés Felipe Thiago Selingardi Guardia, representando a Profa. Aline Silva Mello Cesar, Presidente da Comissão de Pesquisa da ESALQ/USP; Nancy Ferruzzi Thame, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Piracicaba; Rai de Almeida, Vereadora de Piracicaba; Keila Carolina Borelli Benotti, Coordenadora de Formação Continuada em Educação Ambiental, representando o Secretário de Educação de Piracicaba, Bruno Roza; Cristina Cruz, Vereadora de Dois Córregos (SP); Keila Silva, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Dois Córregos; Rosana Minatel, da Secretaria de Educação do Município de Dois Córregos; Mário Camargo, Assessor da Câmara Municipal de Piracicaba; Alessandra de Siqueira, Coordenadora da ETEC e Consea; Prof. Evaristo Marzabal Neves, membro do Conselho Editorial da FEALQ e ex-Diretor da ESALQ/USP; Profa. Silvia Helena Galvão de Miranda,  Vice-chefe do Depto. de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP;  Humberto Luiz Marques, Chefe da Editora FEALQ e Denizete Furlan, representante do Santander (patrocinador) .

A Professora Taitiâny Kárita Bonzanini, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, disse que a obra surgiu de uma ideia do antigo tutor do PET, o Professor Carlos Armênio Khatounian, que já havia publicado um material sobre esta temática. A partir disso, "nós ampliamos essa edição, aumentamos algumas discussões e trouxemos uma pesquisa realizada junto aos alunos e professores do câmpus". Segundo ela, a ideia de publicar o trabalho foi para que o conhecimento não ficasse restrito ao grupo PET-Ecologia, mas que pudesse ser compartilhado com todos os públicos de forma gratuíta. 

Com insights valiosos e abordagens práticas, os autores nos conduzem a vislumbrar os benefícios da adoção de uma dieta diversificada e rica em alimentos provenientes de diferentes ecossistemas, chamando-nos para reflexão sobre a importância da promoção da diversidade de culturas, sementes e práticas agrícolas tradicionais. Taitiâny destaca que a obra, distribuída em 12 capítulos, apresenta conteúdos desde raízes da culinária brasileira à abordagens sobre plantas alimentícias não convencionais. "A ideia foi trazer o tema alimentação saudável e diversa, de uma forma simples para todos públicos que tenham interesse neste assunto".

A obra é um convite para repensarmos nossas escolhas alimentares e reconhecermos o poder que temos como consumidores para promoção de mudanças positivas, encorajando-nos a valorizar e preservar a riqueza de sabores, cores e nutrientes que a natureza nos oferece, enquanto cuidamos do nosso planeta e construímos uma sociedade mais justa e saudável para todos. Para Anna Beatriz Queiroz Di Souza, integrante do Grupo PET-Ecologia, participar do desenvolvimento desta obra "foi um processo muito gratificante porque a gente nunca tinha tido a oportunidade de participar tão ativamente de um livro. Ter o nosso nome neste projeto foi muito enriquecedor pra gente". Ana Clara Lourenço Soares, que também é autora pelo PET-Ecologia, ressaltou a importância do projeto para a carreira acadêmica dos alunos porque permitiu o desenvolvimento da prática da escrita e da oratória em razão da proximidade com professores e produtores rurais. "Foi muito gratificante colocar tudo isso no papel e disseminar este conhecimento para as pessoas".

Texto: Silvio Bacheta

Galeria de imagens: Gerhard Waller

Acesso aberto

E-book traz reflexões da USP sobre a universidade e caminhos que ela deve seguir

Publicação gratuita disponível no Portal de Livros Abertos da USP aborda questões contemporâneas e como a Universidade lida com elas na visão de especialistas e pesquisadores

Com o objetivo de estimular o debate e a reflexão, a USP lança uma obra que trata de “questões complexas, e que exigem respostas corajosas, por vezes polêmicas”, como apontam os organizadores na apresentação de USP Novos Tempos, Novos Olhares, e-book recém-lançado no Portal de Livros Abertos.

Os professores Amâncio Jorge Oliveira (Instituto de Relações Internacionais), Ana Estela Haddad (Faculdade de Odontologia), Bruno Caramelli (Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração), Luiz Fernando Ramos (Escola de Comunicação e Artes) e Marcílio Alves (Escola Politécnica) reuniram em 613 páginas artigos de especialistas dentro de três grandes áreas: Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Artes, Humanidades e Ciências Sociais, cobrindo um amplo espectro do conhecimento. A publicação original é de 2022, da Annablume Editora, e pode ser baixada gratuitamente neste link.

Os 11 capítulos da publicação buscam responder várias questões: Como a pandemia tem afetado o ensino, a pesquisa e a vida acadêmica? Como as atividades de cultura e extensão podem ser ampliadas para romper este muro imaginário que por vezes separa a USP da sociedade? Como forjar uma relação transparente e saudável entre a USP e o mercado? Qual o papel das Fundações na USP do amanhã? Como garantir a sustentabilidade das universidades públicas? Como incentivar a carreira docente e a docência? E o movimento translacional do conhecimento? A estrutura de poder? As artes e a cultura? Assim como as perguntas, as respostas também são complexas. “A ideia que permeia este livro é a de estimular o debate, muito mais do que buscar o consenso”, explicam. 

Novidades do Acervo

Manejo de bezerros na pecuária de leite

Localização no acervo: Biblioteca BC (636.214 S586m 118155)

A criação de bezerros é uma fase extremamente importante dentro de qualquer sistema de produção de leite. Não se trata apenas de criar as futuras matrizes que substituirão as vacas que não atendem mais à produção, mas de um sistema que envolve cuidados em todas as etapas da produção, como o manejo sanitário, produtivo, reprodutivo e alimentar, além do pastejo e da ordenha, fatores determinantes na pecuária leiteira.

Nessa perspectiva, o livro Manejo de Bezerros abordará informações sobre criação e manejo de bezerros, incluindo os cuidados com as vacas gestantes e com os bezerros, aleitamento, desmama precoce, alimentação, sanidade e doenças. No que se refere à ordenha, serão apresentadas estratégias para os sistemas em que as vacas não descem leite na ausência do bezerro. Nesse caso, os machos também deverão ser criados, o que, apesar de não parecer viável economicamente, causa menos prejuízo do que a interrupção, pela vaca, da lactação.

Nesse sentido, esta obra reúne informações técnicas e práticas que atendem tanto ao produtor rural quanto a estudantes e profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária e outras ligadas às Ciências Agrárias, além de extensionistas. O objetivo maior desta obra é contribuir para o entendimento da pecuária leiteira no que se refere ao manejo dos bezerros, bem como para sua implantação no estado brasileiro, apontando as particularidades regionais e os desafios.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação em Mendeley Reference Manager

O treinamento está disponível em nosso canal do Youtube

O Mendeley é uma ferramenta de gerenciamento de referências que permite organizar e pesquisar facilmente sua biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve.

Com o Mendeley, você pode importar artigos e outros documentos de seu desktop, de suas bibliotecas ou sites da Web com facilidade. O Mendeley captura automaticamente informações como autores, título e editora, o que facilita a organização e a navegação. Mendeley é um gerenciador de referências que ajudará a organizar a sua pesquisa, colaborar através de grupos privados e descobrir as publicações mais recentes.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Pesquisadores propõem criação de um biobanco de dados géneticos de espécies amazônicas

Facebook

6ª Campanha de férias no Câmpus Luiz de Queiroz sobre prevenção à febre maculosa 

Facebook

Manipulação genética da cana-de-açúcar pode melhorar o biocombustível

Oportunidades

Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês oferece orientação para pós-graduandos da USP

Laboratório de Letramento Acadêmico da USP promove maratona de tutorias on-line para auxiliar estudantes na pós-graduação a dominar os gêneros acadêmicos

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai promover uma maratona de tutorias on-line para auxiliar estudantes na pós-graduação a dominar os gêneros acadêmicos. O evento será entre os dias 18 e 25 de agosto, das 14h às 17h, e interessados de todos os campi da USP podem se inscrever neste link. As vagas são limitadas.

A Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês terá como foco a escrita da seção de discussão dos resultados, com ênfase no gênero artigo acadêmico, e acontecerá por meio da Plataforma Zoom, em dois encontros síncronos de tutorias alternados com atividades assíncronas de escrita.

Como requisito para participar do evento, os alunos de pós-graduação precisam compartilhar no ato da inscrição um texto em língua inglesa de sua autoria, pronto ou em processo de escrita. O texto não será analisado na íntegra.

Faculdade de Educação oferece curso gratuito de inglês para alunos de graduação da USP

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da USP podem acessar o formulário de inscrição até o dia 3 de agosto; vagas serão sorteadas e o resultado divulgado no dia 8 de agosto

O Programa Inco (Inglês para a Comunidade), da Faculdade de Educação (FE) da USP, está com inscrições abertas em cursos gratuitos de inglês para estudantes de graduação da Universidade. São disponibilizados quatro módulos semestrais que levam os alunos do nível A1 ao nível B1, de acordo com a tabela do Common European Framework Reference. Ao final do programa, espera-se que os alunos estejam aptos a participar de processos seletivos para pós-graduação e programas de intercâmbio. Os estudantes regularmente matriculados podem acessar o formulário de inscrição até o dia 3 de agosto neste link e escolher uma turma e horário.

Os ingresso no curso é obrigatório pelo Módulo Connection (para ingressantes e aqueles que estão se familiarizando com o estudo e uso da língua inglesa). Os outros módulos são Módulo Fellowship (para alunos que estão consolidando seus conhecimentos na língua), Módulo Enhancement (para alunos que estão bem familiarizados com os estudos e uso da língua) e Módulo Breakthrough (para alunos que estão expandindo seus estudos e uso da língua).

As vagas serão preenchidas por sorteio e o resultado divulgado no dia 8 de agosto clicando aqui. Caso seja sorteado, o estudante deverá formalizar a matrícula on-line por meio do envio dos documentos necessários (RG e Histórico Escolar da Graduação) via formulário eletrônico, nas datas indicadas no calendário. Os alunos receberão um e-mail de convocação informando o período de matrícula. Caso o nome do estudante estiver na lista de suplentes, há a possibilidade de ser chamado caso algum aluno desista.

Divulgação científica

Ambiente de gestação das leitoas afeta desenvolvimento do cérebro de suínos

Resultado de pesquisa reforça importância do bem-estar animal na criação. Banidas na Europa em 2012, celas de gestação devem ser proibidas no Brasil apenas em 2045

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, pesquisa revela que o ambiente de gestação das fêmeas suínas tem influência no desenvolvimento do cérebro dos leitões. O estudo, feito em parceria com as Universidades de Passo Fundo (Rio Grande do Sul) e Uppsala (Suécia), indica que a gestação em um ambiente desconfortável aumenta a ocorrência de comportamentos repetitivos, as chamadas estereotipias. Os pesquisadores também fizeram uma análise epigenética, ou seja, da influência do ambiente externo na ativação ou não dos genes. Foram encontradas modificações em áreas do cérebro ligadas às emoções tanto nos filhos de suínas que receberam enriquecimento ambiental, quanto em leitões nascidos de fêmeas que apresentavam estereotipias, como, por exemplo, mastigar em falso, sem ter nada na boca.

Os resultados do trabalho foram publicados em artigo na revista científica Epigenetics. No Brasil, a Instrução Normativa 113 do Ministério da Agricultura e Pecuária, promulgada em 16 de dezembro de 2020, estabelece para o ano de 2045 a proibição do uso de celas de gestação, sistema de criação de suínos mais adotado no País, no qual os animais são confinados em gaiolas. “A norma espelha o que já acontece na Europa, onde o sistema foi banido em 2012, porém o mais assustador é o prazo dado para a mudança”, aponta ao Jornal da USP o professor da FMVZ Adroaldo Zanella, orientador da pesquisa. “A instrução prevê também o enriquecimento do ambiente onde os suínos são mantidos.”

Cotidiano

Esalq recebe Medalha Nacional do Mérito Científico

A diretora Thais Vieira recebeu a honraria das mãos do presidente Lula

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, a Medalha Nacional do Mérito Científico. A honraria foi entregue pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Esalq esteve representada pela sua diretora, professora Thais Vieira.

A honraria é aprovada pelo Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico e a entrega da medalha foi realizada em cerimônia realizada durante a Primeira Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) de 2023.

O ato ocorreu no Palácio do Planalto, Salão Oeste, e contou ainda com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmin e da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

Coletivo Ecofeminista Revolução das Flores da Esalq/USP faz ações na comunidade Renascer

O Coletivo Ecofeminista Revolução das Flores da Esalq/USP são formadas por alunas dos cursos de Gestão Ambiental, Ciências do Alimento e Engenharia Florestal

Ana Clara Dellariva Jacintho, aluno do 3º semestre do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq/USP é uma das integrantes do Coletivo Ecofeminista das Flores. “É um desafio lidar com a realidade que as pessoas em vulnerabilidade vivem, temos vários obstáculos até conseguir concretizar todos os objetivos do nosso coletivo”, explicou. O Coletivo Ecofeminista Revolução das Flores é formado por alunas e ex-alunas dos cursos de Gestão Ambiental, Ciências dos Alimentos e Engenharia Florestal, que tem como propósito combater a desigualdade social e de gênero por meio da educação.

O coletivo tem a sua atuação em destaque na comunidade Renascer, onde levam absorventes ecológicos, e também fizeram e cuidam juntamente com a população de uma hora comunitária, com plantações de produtos de hortifrúti que poderão ser utilizados para uma alimentação balanceada evitando que uma mulher possa ficar menstruada mais tempo do que é previsto devido a uma alimentação inadequada. “Existem mulheres na comunidade que ficam aproximadamente 20 dias menstruadas devido a má alimentação, então pobreza menstrual não é somente a falta de absorventes, mas também uma alimentação que não seja equilibrada, o organismo sente falta de alguns nutrientes, deixando a mulher vulnerável e capaz de menstruar mais dias do que o previsto”, explicou Laura Iglecias Lemos, aluna do 5º semestre de Gestão Ambiental da Esalq/USP.

Radar

Universidades paulistas formalizam adesão ao Vestibular Seriado

Reitores Pasqual Barreti (Unesp), Antonio Meirelles (Unicamp) e Carlos Carlotti (USP): protocolo de intenções para adesão ao Provão Paulista

Representantes das três universidades públicas paulistas – Unicamp, USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) – assinaram, na última segunda-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, na cidade de São Paulo, um protocolo de intenções com o governo estadual para a adesão ao Vestibular Paulista Seriado, o chamado Provão Paulista. O documento foi assinado pelos reitores Pasqual Barreti, da Unesp – que também é o atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) –, Antonio José de Almeida Meirelles, da Unicamp, e Carlos Carlotti, da USP.

A nova modalidade de acesso criará uma porta de entrada exclusiva nessas universidades para os estudantes da rede estadual de ensino. Juntas, as três deverão oferecer cerca de 2.800 vagas para ingresso já em 2024. No total, o novo sistema deverá abrir cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, da Unicamp e da Unesp, além da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.

A parceria das três universidades com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que criou o Provão Paulista, prevê um auxílio a ser pago pelo órgão para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com a secretaria, essa seria uma forma de mitigar os riscos de evasão ou abandono durante o curso universitário. O programa estadual também deve contemplar o oferecimento de bolsas para estudantes do último ano dos cursos de licenciaturas das universidades estaduais paulistas para que cumpram estágios nas escolas da rede estadual de ensino.