Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 91

Fotos & Fatos

Tapete que recobre a Terra

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas&Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna

Um mundo sem livros e sem livrarias?

A professora Marisa Midori apresenta nesta semana o novo livro de Roger Chartier, uma coletânea publicada pela Editora Letra Viva.

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori traz um lançamento, o livro Um Mundo Sem Livros e Sem Livrarias?, de autoria de Roger Chartier, editado por Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e organizado em parceria com Guiomar de Gramont, que também assina o prefácio. Segundo a professora, os capítulos remontam às participações do eminente professor e pesquisador do Collège de France em eventos científicos e culturais brasileiros; com alguns acréscimos de textos realizados em diferentes circunstâncias.

“A pergunta Um Mundo Sem Livros e Sem Livrarias?” – que dá título a esta coletânea ressurge em diferentes camadas de textos, intertextos, leituras, intervenções e reflexões do autor, pelas mais de duzentas páginas que compõem o presente volume”, explica Marisa. Além disso, a professora destaca o primeiro capítulo, A Morte do Livro?, em que o autor desenvolve a questão que lhe foi proposta no Fórum de Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

“Mas, enfim, o livro vai morrer?”, questiona Marisa, acrescentando que o autor recorda que Umberto Eco se viu igualmente sufocado diante do sem números de vezes em que precisou responder a essa questão. “Deixo ao ouvinte a possibilidade de acompanhar, no livro, o arrazoado do autor a uma angústia que está longe de chegar ao fim”, responde.

Além disso, a professora fala sobre a questão do aumento da leitura nos suportes digitais por conta da pandemia de covid-19. “Ao comentar o relatório elaborado pelo Ministério da Cultura da França, em 10 de julho de 2020, sobre as práticas culturais dos franceses, Roger Chartier observa que são evidentes os efeitos perversos da pandemia não apenas em relação ao mercado editorial, mas também no que toca à queda dos hábitos de leitura entre os franceses, em todas as faixas etárias consideradas na enquete”, informa, revelando ainda que a pesquisa sugere, aliás, que os franceses jovens parecem se conformar em viver em um sistema totalmente digital. Segundo Marisa, é uma realidade que atinge as livrarias e, com elas, a feição das cidades. “Diria, sua paisagem intelectual e cultural. Nesse ponto, seguimos com Roger Chartier, ao citar Francisco Azevedo, em um artigo publicado no jornal O Globo, de 7 de fevereiro de 2015: “Como uma cidade sobrevive sem livrarias? Como consegue respirar?”

Publicado anteriormente pelo Jornal da USP.

Produtos & Serviços

Agendamento de empréstimos e devoluções

Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ retomou suas atividades presenciais de atendimento somente para empréstimos e devoluções, mediante agendamento. Para outros serviços oferecidos, o atendimento continuará por meio de teletrabalho. 

CAB eBooks

E-books sobre agricultura e ciências da vida aplicadas da CAB International.

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Pergunte à Bibliotecária

Durante a pandemia o atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Novo guia da gestão rural gestão da informação, econômico-financeira e tributária ao seu alcance

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

O objetivo dessa obra é trazer, de forma muito simples e direta, dicas valiosas para aquele produtor rural que quer profissionalizar a sua gestão, mas que está cansado de termos técnicos, exaustivos e/ou informações vagas. O propósito é ser curto, direto, mas muito útil para o dia a dia da gestão dos números do negócio e do planejamento tributário, que são atribuições fundamentais do gestor moderno.

Autor:

Perspectivas e desafios da economia brasileira no pós-pandemia

A obra está disponível para empréstimo por meio de agendamento em nosso site. 

O ano de 2020 será sempre lembrado em virtude da pandemia de covid-19, não apenas pela sua dimensão sanitária. Se é verdade que a crise atingiu diretamente o setor da saúde e resultou em perdas irrecuperáveis de vidas humanas, a crise na atividade econômica também tem um potencial devastador na sociedade brasileira. Com o objetivo de contribuir em possíveis soluções para atenuar a crise ou até mesmo reverter o panorama atual da economia brasileira, a presente publicação conta com uma série de oito textos em formato de policy papers. Os autores, com experiência em pesquisa e atuação nos diferentes temas e áreas da economia, produziram análises sobre os condicionantes atuais e medidas que possam fomentar a economia brasileira.

Acesso Aberto (Open Access)

Declaração USP de Apoio à Ciência Aberta

A Declaração USP de Apoio à Ciência Aberta foi publicada no dia 26 de outubro de 2021.

Esta Declaração à comunidade USP delineia uma visão e busca fornecer uma direção onde a ciência aberta esteja integrada às atividades cotidianas da comunidade acadêmica, na pesquisa, no ensino e na extensão. Além disso, firma o compromisso de apoio e promoção da Ciência Aberta na Universidade de São Paulo.

No âmbito da Universidade de São Paulo e, em consonância com o movimento mundial de adoção dos princípios e práticas de Ciência Aberta, ressaltamos a importância da promoção do acesso universal à informação e à ciência, como condição essencial ao desenvolvimento.

Divulgação Científica

USP tem projeto reconhecido pela Nasa em desafio mundial de tecnologia alimentar

A equipe iniciou estudos com plantas ornamentais em jardins verticais (active living wall) em ambientes com restrição de iluminação em 2019, utilizando diferentes intensidades luminosas de luz LED.

No fim de outubro, a Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) anunciaram os vencedores da primeira etapa do Deep Space Food Challenge (Desafio Alimentar do Espaço Profundo, em tradução livre – DSFC). Entre os destaques internacionais da competição, cujos vitoriosos foram todos dos EUA, está uma equipe brasileira formada por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), unidade situada em Piracicaba (SP).

Criada pela Fundação Methuselah, uma organização dos EUA sem fins lucrativos voltada para engenharia de tecidos e terapias de medicina regenerativa, a competição conta com o apoio das duas agências espaciais para premiar novas tecnologias ou sistemas que requeiram insumos mínimos e maximizem a produção de alimentos seguros, nutritivos e saborosos para missões espaciais de longa duração e que tenham potencial para beneficiar as pessoas na Terra.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação Mendeley: agenda aberta para o mês de novembro de 2021

Todos os encontros serão online.

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Avisos

Prazo de empréstimos nas bibliotecas da USP

Comunicamos que os empréstimos, renovados de forma automática até a data de 4 de outubro de 2021, por esta Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA, poderão ser renovados pelos usuários via web, utilizando o Aplicativo Móvel da AGUIA, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP, de forma ilimitada, até fevereiro de 2022, desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

A decisão de tornar a renovação ilimitada no momento atual tem o objetivo de atender diferentes demandas das Bibliotecas e seus usuários, diminuindo os riscos à situação de pandemia e facilitando o processo de retorno das atividades presenciais nas Bibliotecas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

COP26: climate change and its impact on invasive species.

Youtube

O futuro climático da Amazônia | Professor Antonio Nobre.

Blog

Aspectos históricos da Agricultura Paulista: viagem rumo ao desconhecido.

Acontece

Já pensou em estudar as ciências dos alimentos? Saiba mais em evento da USP

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz traz ciclo de palestras neste sábado, dia 6 de novembro, para apresentar a área de estudos e como funciona o curso da USP.

Apesar de ter sido desenvolvida durante os primeiros anos de história da humanidade, a produção de alimentos não é um processo simples, principalmente nos dias de hoje. Para a comida chegar na mesa existem muitos caminhos possíveis e etapas que dependem de conhecimentos das mais diversas áreas. Na USP, o curso de Ciências dos Alimentos é interdisciplinar e dedicado inteiramente a esse tema. Durante cinco anos, o aluno estuda integralmente o alimento, desde sua produção no campo e transformação na indústria até a comercialização. O curso trata dos aspectos físico-químicos, microbiológicos, bioquímicos e tecnológicos do alimento, envolvendo nutrição, sensorialidade, marketing, logística, gestão da qualidade e a relação do alimento com o homem e o ambiente. 

Para apresentar o curso e conhecimentos da área à comunidade USP e para o público geral, o Grupo de Extensão em Ciências dos Alimentos (Gedcai), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) oferece o evento on-line Alimentos na Esalq, com palestras abertas e um concurso voltado a alunos do ensino médio e técnico. A programação acontece no dia 6 de novembro, das 10 às 16h, com transmissão pelo YouTube. 

Pesquisa quer mapear a funcionalidade na comunidade da USP

A pesquisa institucional tem o objetivo de levantar informações e conhecer melhor a comunidade da Universidade

Para conhecer melhor a capacidade de interação de sua comunidade com o ambiente, e mapear a ocorrência de eventuais limitações entre docentes, servidores e estudantes da USP, o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está realizando um “Inquérito sobre a funcionalidade dos membros da comunidade USP”.

Durante o mês de novembro, docentes, servidores e estudantes receberão, por e-mail, um pequeno questionário com perguntas de múltipla escolha sobre a existência de dificuldades na realização de tarefas básicas relacionadas à mobilidade, visão, audição, concentração, comunicação, autocuidado e estado emocional. A participação é anônima e confidencial.