Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 148

Período: 30/12/2022 a 05/01/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Luiz de Queiroz em dia de céu azul

O primeiro clique do ano é de Carlos Roberto Macedonio, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP, que registrou esta importante homenagem ao nosso patrono. O "Banco com Luiz de Queiroz" é uma escultura de 150 quilos, em exposição permanente, assentada nos jardins do entorno do Prédio Central da Esalq desde 03 de junho de 2019. A ideia foi do ex-diretor da Esalq, Professor Antonio Roque Dechen, que se inspirou nas homenagens feitas a Carlos Drummond de Andrade (Rio de Janeiro) e Fernando Pessoa (Lisboa).

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Dica da Semana

Repositório da Produção Científica do Cruesp

O objetivo do repositório é reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.

O Repositório da Produção Científica do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.

A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Produtos & Serviços

Biblioteca: parada obrigatória para formação profissional

Soluções inteligentes para sua pesquisa.

A biblioteca é parada obrigatória para sua formação profissional. Nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Qualquer funcionário poderá atendê-lo na Biblioteca, mas as bibliotecárias de referência são especialmente destinadas ao suporte de docentes, alunos e pesquisadores

Bases de dados

A USP, em conjunto com a Capes, disponibiliza aos usuários uma série de recursos informacionais adquiridos junto a produtores e fornecedores internacionais de informação, incluindo Bases de Dados científicas. 

Submissão de trabalhos acadêmicos

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site documentos para facilitar a elaboração de TCCs e colabora na disponibilização dos trabalhos acadêmicos na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA), permitindo visibilidade e acesso a seus conteúdos.

ABNT – Portal GedWeb

O serviço é disponibilizado à comunidade USP por meio da Superintendência do Espaço Físico - SEF e contempla o acesso unificado a mais de 360 mil legislações de órgãos reguladores (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaque para as publicações regulamentares mais recentes.

Novidades do Acervo

Autor:

Nutrição e alimentação animal: mitos e realidades

Localização no acervo: Biblioteca Central  (636.2085 L243n3 117962).

Este livro enfatiza a nutrição e alimentação de ruminantes, embora faz descrição comparativa muitas vezes com animais herbívoros não ruminantes e outros monogástricos. 

Inclui informações sobre anatomia do sistema digestivo dos animais domésticos, fisiologia da digestão, microbiologia do rumem, avaliação e composição de alimentos, metabolismo da água, carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas, histórico dos sistemas de avaliação de alimentos e exigências nutricionais, cálculo de rações, de misturas minerais e de suplementos alimentares ( para bovinos de leite, de corte, caprinos, ovinos, aves e suínos), nova sistemática de avaliação de respostas produtivas ao suprimento variável de nutrientes, avaliação dos sistemas Cornell e NRC nos trópicos e equações de predição do desempenho de vacas em lactação das raças holandesas, girolandas e gira pasto no período das águas ou recebendo volumosos picado no período da seca, bem como estabelecimento de tabelas de exigências nutricionais e composição de alimentos.

Série Produtor Rural

Plantas Medicinais: camomila

De acordo com os registros históricos da antiguidade, o homem conhece as propriedades das plantas há muito tempo, e sempre as utilizou de diversas maneiras, como: alimentação, aquecimento, construções, vestuário e, em especial, para fins medicinais.

O objetivo da SPR 67 "Plantas Medicinais: camomila" é oferecer informações botânicas acerca dessas espécies conhecidas como camomila aqui no Brasil e os possíveis equívocos de identificação, visando seus usos corretos. Além disso, dado o potencial medicinal e ornamental, são abordados aspectos agronômicos, uma vez que estes promovem estudos das estratégias de propagação e de seu cultivo.

Em países de clima temperado existem ainda outras espécies denominadas camomila, que, no entanto, por não serem muito conhecidas aqui, não foram abordadas neste trabalho.

A camomila-alemã é uma das plantas consagradas pelo uso popular e tema de diversos estudos que comprovaram sua eficácia, porém, fazem-se necessárias maiores fiscalizações e mobilização de produtores, empresas que a comercializam, consumidores e órgãos do governo, com o objetivo de minimizar os problemas sanitários enfrentados pelo setor, através de um sistema de certificação a ser utilizado pela cadeia produtiva, rastreabilidade da matéria-prima e orientações gerais para o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Isso se faz através da utilização de boas práticas agrícolas, garantindo segurança ao consumidor e aos demais segmentos da produção de plantas medicinais quanto à pureza e preservação dos princípios ativos utilizados na fabricação de fitoterápicos.

O Brasil possui grande diversidade de clima e solo que são favoráveis ao cultivo de espécies bem aceitas pelo mercado, sem contar com o grande potencial de produção de espécies medicinais nativas. Assim, a produção sistemática de plantas medicinais pode reduzir e/ou eliminar os riscos de agressão ao meio ambiente, contribuindo com a saúde e a economia do país e constituir uma alternativa rentável àqueles produtores que optam por esta atividade.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Neste período as renovações serão ilimitadas. Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Feagri implanta sistema agroflorestal

Instagram

Série Produtor Rural  lança cartilha sobre processamento da farinha de raspa de mandioca

Youtube

Divisão de Biblioteca da USP/Esalq digitaliza todo o acervo de teses

Cotidiano

Estudo desenvolvido analisa o futuro do trigo irrigado

Pesquisa traz informações sobre manejo da água e irrigação.

Um estudo publicado na Theoretical and Applied Climatology traz informações importantes sobre o manejo de água a fim de otimizar plantações de trigo irrigado no Brasil.

“Apesar da expansão do trigo irrigado no Brasil, há carência de conhecimento básico sobre a evapotranspiração do trigo e suas necessidades de irrigação nas regiões produtoras tropicais e subtropicais do Brasil, o que leva a um manejo ineficiente da irrigação”, relata o autor Rodolfo Armando de Almeida Pereira, mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Orientado pelo professor Fábio Ricardo Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, Rodolfo selecionou uma das abordagens mais disseminadas para o manejo e estudo hídrico de culturas, que utiliza o conceito do coeficiente de cultura (Kc) para relacionar a evapotranspiração da cultura (ETc) a uma evapotranspiração de referência (ETo).

“Organizamos um banco de dados robusto de medições de ETc em diferentes regiões do Brasil, em experimentos conduzidos no Centro-Oeste, em Rondonópolis, no Sudeste, em Piracicaba, e no Sul, em Maringá, com diferentes métodos de irrigação e cultivares distintas”, conta o pesquisador.

Radar

Livro aponta soluções para agricultura de baixo carbono no Semiárido

O livro descreve algumas estratégias e práticas agrícolas que podem ser utilizadas como tecnologias de baixa emissão de carbono e contribuem para a construção de agroecossistemas sustentáveis. 

A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) acaba de lançar o livro ‘Agricultura de baixa emissão de carbono em regiões semiáridas – Experiência brasileira’. A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Virtual da Embrapa.

A publicação, que tem como editoras técnicas as pesquisdadoras Vanderlise Giongo, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), e Francislene Angelotti, da Embrapa  Semiárido (Petrolina, PE), reúne 45 autoras e autores de seis Unidades da Embrapa e instituições parceiras.

Um dos caítulos conta com a participação de três pesquisadores e um analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), que há anos vêm atuando na Rede de Pesquisas em ILPF no desenvolvimento e validação de sistemas integrados adaptados ao Nordeste.