Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 197

Período: 12 a 18/01/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Biblioteca Central da Esalq em meados dos anos 90

A fotografia da edição 197 foi enviada por Denise Guimarães, fotógrafa da Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

E-books da bibliografia básica disponíveis na plataforma Minha Biblioteca

A USP assina os  catálogos de e-books da Plataforma  MINHA BIBLIOTECA nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Letras e Artes, Ciências Pedagógicas, Ciências Sociais Aplicadas e  Medicina e Saúde

A Universidade de São Paulo (USP) assina a coleção de e-books da plataforma Minha Biblioteca que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. Além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica, a plataforma oferece ao usuário conteúdos 100% em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto, cópia de parte do conteúdo, compartilhamento, leitura em voz alta, entre outros. Conheça o tutorial!

A plataforma possui ferramentas de acessibilidade proporcionando a facilidade na localização dos livros e a praticidade em acessá-los através do seu celular, tablet, notebook ou pc. Lembrando que o acesso é permitido através do login e senha do Sistema USP.

Novidades do Acervo

Tópicos em ciência do solo

Editores: Thiago Assis Rodrigues Nogueira, Maurício Roberto Cherubin, Arthur Prudêncio de Araujo Pereira, e Tales Tiecher

Os avanços científicos obtidos nas últimas décadas têm revolucionado a agricultura brasileira. A evolução do conhecimento e as novas tecnologias e inovações na área de Ciência do Solo têm sido cruciais para garantir o fornecimento de alimentos, fibras, e (bio)energias por meio do aumento da produtividade das culturas, o que está diretamente relacionado ao uso e manejo sustentável dos solos nos diferentes biomas brasileiros. Assim, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) tem desempenhado papel fundamental nessa verdadeira revolução, como agente agregador de competências e de divulgação do saber gerado pela Ciência do Solo de nosso País.

É com enorme satisfação que apresentamos o volume XII do “Tópicos em Ciência do Solo”, uma publicação seriada organizada pela SBCS. Esta obra retrata uma das finalidades precípuas desta entidade, que é a de difundir o conhecimento científico atual e de qualidade para profissionais envolvidos com a Ciência do Solo.

Fazem parte desse volume 15 capítulos que foram elaborados por autores de reconhecida experiência em suas áreas de ensino e pesquisa. Na definição dos capítulos priorizaram-se assuntos relevantes, inéditos ou ainda pouco abordados em volumes anteriores dessa série, o que possibilitou alcançar conteúdo com marcante transversalidade na Ciência do Solo.

Expressamos nossos sinceros agradecimentos à SBCS, pelo convite para organizarmos este volume, além do apoio fornecido durante o processo de revisão linguística e diagramação. No entanto, agradecemos em especial aos autores que se empenharam na elaboração de textos de elevada qualidade, nas temáticas que lhes tocaram. Não menos relevante para manter o elevado nível técnico-científico desta obra foi o esforço dos revisores ad hoc dos capítulos ─ a quem agradecemos. Temos certeza de que este esforço conjunto de pessoas e instituições colaborou para tornar essa publicação uma importante contribuição para a sociedade e a comunidade científica.

Desejamos motivação e entusiasmo à nova geração de cientistas do solo para que possamos continuar produzindo publicações de alta qualidade e relevantes para a agricultura e a sociedade em geral, mantendo o compromisso da SBCS em divulgar o conhecimento gerado no Brasil.

A Secretaria Executiva da SBCS, com a permissão dos Editores, faz um à parte nesta apresentação para destacar que escolheu jovens cientistas do solo para editorar os dois últimos volumes (XI e XII) desta série. Esses, por sua vez, também contaram, predominantemente, com uma nova geração de pesquisadores/docentes para elaborar os conteúdos. A qualidade que se alcançou nos dá a sensação de que, felizmente, a Ciência do Solo brasileira e a SBCS terá um futuro promissor. Boa leitura!

Texto: divulgação

Acesso Aberto (Open Access)

Direito Internacional Ambiental da Bacia de Prata

A Professora Doutora Fernanda Sola acaba de publicar a 2ª edição de seu livro “Direito Internacional Ambiental da Bacia do Prata“, revisto e atualizado com apresentação de Paulo Borba Casella e prefácio de Solange Teles da Silva

A presente obra é de leitura imprescindível para a compreensão das questões ambientais de umas das maiores bacias hidrográficas do mundo, a bacia do Rio da Prata. A autora aborda o tema com boa mescla de Direito e Relações Internacionais, descreve e avalia as possibilidades de empregar as técnicas jurídicas e institucionais como instrumento de, em conjunto com a necessidade de abordagem internacional e global das questões ambientais, facilitação e promoção da cooperação, não do conflito. A obra é fruto das atividades de pesquisa que foram desenvolvidas com o apoio da CAPES e da FAPESP.

Fernanda Sola é doutora pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM/IEE/USP) e professora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial GEDAI/UFPR.

As publicações do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI – são espaços de criação e compartilhamento coletivo, que, visando à facilidade de acesso às suas obras, disponibiliza-as gratuitamente para download. Tornando-se, dessa forma, mais uma alternativa para a publicação de pesquisas acadêmicas.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2023 a 23 de fevereiro de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa

Facebook

Os cinco primeiros pilares do conhecimento

Facebook

Inteligência artificial também pode ser usada na seleção de grãos de café

Divulgação científica

Plataforma on-line complementa formação de estudantes e profissionais em cirurgia de equinos

Projeto inédito de pós-graduando da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia é baseado na Educação à Distância e reúne fotografias, vídeos explicativos e outras ferramentas interativas, incluindo testes de autoavaliação

Antes mesmo da pandemia, José Miguel Velásquez Salazar já idealizava um projeto baseado na Educação à Distância (EaD) para sua dissertação de mestrado, concluída em 2022. O pós-graduando da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP desenvolveu uma plataforma voltada ao ensino de anatomia cirúrgica de equinos, que deve funcionar como complemento ao estudo, tanto de graduandos quanto de profissionais já formados.

O site reúne fotografias, vídeos explicativos, peças ilustrativas, descrição teórica dos procedimentos e outras ferramentas interativas relacionadas ao aparelho locomotor da espécie. Esse sistema anatômico, que envolve ossos, articulações, cavidades sinoviais, tendões, ligamentos, músculos, vasos e nervos, foi escolhido como foco da pesquisa por ser o aparelho acometido com maior frequência nos casos atendidos pelo Hospital Veterinário da FMVZ.

A plataforma é multidisciplinar e integra anatomia macroscópica, diagnóstico por imagem e a prática cirúrgica. Para abordar diferentes áreas, o autor conta que foi necessário “priorizar as temáticas mais relevantes e comuns e estruturar o conteúdo de uma forma que seguisse uma linha lógica de raciocínio”. Para isso, foram elaboradas 34 páginas no site, que organizam o conteúdo em módulos e submódulos. No total, são oferecidos 24 vídeos, 25 documentos de estudo e 15 imagens de anatomia radiológica. Ao final de cada módulo, o estudante ainda pode acessar testes de autoavaliação sobre a temática apresentada.

Cotidiano

Projeto Reviver quer preservar história estudantil do campus da USP em Piracicaba 

Promovida pelo Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, iniciativa tem objetivo de salvaguardar os 115 anos de memórias e inovação agrícola promovidas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, lança o Projeto Reviver, uma iniciativa para preservar e celebrar sua rica história, além de garantir a manutenção de sua sede icônica. Com mais de um século de existência, o Calq é um marco histórico da Esalq, da educação e da evolução agrícola no Brasil. 

O projeto busca revitalizar e preservar esse legado por meio de duas frentes fundamentais: a primeira etapa concentra-se na restauração física de sua sede. Esta iniciativa busca não apenas reformar o espaço, mas também estabelecer um fundo financeiro dedicado à manutenção contínua da estrutura. Isso garantirá que a sede se mantenha robusta e representativa ao longo dos anos. 

A segunda frente do projeto visa disponibilizar ao público um acervo histórico, com a catalogação e digitalização de documentos que abrangem os 115 anos de história do Calq, incluindo um período crucial da evolução tecnológica na agricultura e pecuária no Brasil. 

Com a inauguração do portal que abrigará essa documentação histórica, espera-se compartilhar não apenas o legado do Calq, mas também inspirar futuras gerações a se engajarem na inovação agrícola. Além disso, foi lançada uma campanha de contribuição – doação e patrocínio – mensal para manutenção do Reviver. 

A intergeracionalidade impulsiona a transformação nos sistemas agroalimentares: reflexões do “World Food Forum”

Durante o evento, nos três fóruns, ficou patente, nas mais variadas sessões, a premência de se identificar estratégias para acelerar a inserção dos jovens pesquisadores na produção científica e na geração de inovações que permitam avançar mais rapidamente no enfrentamento de grandes desafios atuais. 

Asede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Roma foi o palco do World Food Forum (WFF), realizado entre os dias 6 e 20 de outubro de 2023. O evento abrangeu três iniciativas simultâneas: o WFF Global Youth Forum, o Hand-in-Hand (HIH) Initiative Investment Forum e o FAO Science and Innovation Forum (SIF) 2023, este último concentrado no tema da ciência e inovação para atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Climática.

Lançado em 2021, o WFF Global Youth Forum é conduzido por jovens e tem como propósito catalisar um movimento global que capacite jovens de todo o mundo a remodelar os sistemas agroalimentares. Sua missão é contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assegurar um futuro alimentar mais sustentável para todos.

O World Food Forum 2023, com o tema A transformação dos sistemas agroalimentares acelera a ação climática, reuniu 6 mil participantes presenciais e mais de 20 mil on-line. A presença de mais de 1.500 crianças ao longo da semana enriqueceu ainda mais o evento. Com mais de 400 eventos, incluindo atividades paralelas e exposições, o fórum se destacou como um espaço dinâmico e abrangente para discussões sobre a crucial interseção entre a transformação dos sistemas agroalimentares e a urgência da ação climática.

Um aspecto notável do evento foi sua capacidade de conectar diversos participantes, incluindo grupos de jovens, influenciadores digitais, empresas, instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos, governos, mídia e o público em geral. Ficou evidente o esforço para engajar participantes dos mais diversos países e regiões do mundo e incentivar, particularmente, a presença feminina.

Radar

Novo edital promoverá melhorias no ambiente de trabalho dos servidores da USP

Iniciativa da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento seleciona projetos de funcionários visando ao bem-estar e à qualidade de vida

Com o objetivo de estimular a realização de atividades que requalifiquem a convivência e as relações interpessoais no ambiente profissional e promovam a satisfação funcional, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) lançou em dezembro o edital Bem-Estar e Pertencimento, voltado aos servidores técnicos e administrativos da USP.

A iniciativa vai conceder apoio financeiro a ações que proporcionem o bem-estar físico, mental e social dos funcionários, contribuam com melhorias nos locais de trabalho e fortaleçam a sensação de pertencimento das equipes.

O texto do edital destaca o conceito contemporâneo de saúde, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.

As propostas devem demonstrar, de forma clara e objetiva, como atenderão aos objetivos do edital.

“As ações da PRIP são destinadas a toda comunidade USP: servidores técnicos e administrativos, docentes e discentes. Neste caso, buscamos com este formato de edital reconhecer iniciativas já empreendidas que sejam significativas para os funcionários e que promovam um senso de reconhecimento neste público. A expectativa é receber projetos abrangentes, envolvendo o maior número possível de pessoas”, afirma a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna.

As Comissões de Inclusão e Pertencimento (CoIP), Conselhos Técnico-Administrativos (CTA) ou órgãos equivalente das unidades dos proponentes serão responsáveis por receber, analisar, votar e encaminhar os projetos à PRIP. Cada unidade selecionará apenas um projeto, e os valores máximos a serem financiados variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil, dependendo do tamanho de cada local.