Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 112

Período:  22 a 28/04/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Por dentro da Genética

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Coluna Especial

A Lei de Lavoisier e o Dia da Terra

Matéria publicada na seção Opinião, da Gazeta de Piracicaba, no dia 26 de abril de 2022.

Pode ter passado despercebido para muitos que o Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril, para lembrar que “Essa data é importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta, e é o momento para cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza”.

Hoje em dia, associado a esta data, vem chamando a atenção o conceito e aplicação da economia circular em todos os segmentos da sociedade e nos diversos setores da economia. Na produção de alimentos, nos segmentos do agronegócio, incluindo toda categoria de produtor, vem há algum tempo sendo aplicado e se popularizando como agricultura circular, agricultura urbana e periurbana, principalmente.

Na verdade, todos esses conceitos se voltam ao entendimento e aplicação da popular Lei de Lavoisier. Na literatura encontra-se que em 1785 (237 anos passados) “o químico francês Antoine Laurent Lavoisier descobriu a Lei da Conservação de Massas (também conhecida como Lei da Conservação da Matéria), que recebeu o nome de Lei de Lavoisier”. Trocando em miúdos, pode-se traduzir pela famosa frase: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Em artigo anterior (Agricultura circular na região, 13/02/2021) chamava a atenção de que agricultura circular “nada mais seria do que a efetivação da conhecida Lei de Lavoisier...” e que na produção agrícola três fatores de produção, entre outros, são indispensáveis: terra, trabalho e capital.

Trabalho e capital se reproduzem, terra não. O que se tem deste fator é o que existe, além do fato de que sua superfície de utilização agrícola vem diminuindo através da expansão do perímetro urbano em bairros periféricos, condomínios, instalações de indústrias, clubes campestres, cumprimento do código florestal, etc. Daí entender que se tornando um bem escasso é de fácil compreensão a evolução temporal de seu valor monetário, principalmente no entorno do município. Funciona como uma reserva, um 'guarda valor' para seu proprietário, que pode atingir maior compensação se apropriada para a produção agrícola" . Uma possível solução para melhor aproveitamento da terra está na agricultura circular e sua aplicação na agricultura urbana e periurbana. 

Na passagem do Dia da Terra, é bom lembrar que a agricultura circular no meio urbano almeja criar tecnologias poupadoras e conservacionistas ambientalmente sustentáveis do fator terra, aumentando sua eficiência e produtividade, pois, enquanto sua produtividade vai diminuindo, a população vai crescendo, havendo mais bocas para alimentar. E lembrar ainda que sobras e resíduos alimentares, ao invés de irem para o lixo, são aproveitados e transformados em adubação orgânica, via prática de compostagem, e reutilizados em hortas urbanas.

Ainda procurando reverenciar o Dia da Terra, acrescento que há inovações (técnicas e processos) já existentes e outras que estão surgindo com a finalidade de gerar tecnologias poupadoras do fator terra, com novos modelos que abrem espaço para a agricultura urbana. Para grandes centros urbanos, dentro das novas tendências encontram-se as já existentes há algum tempo, como os cultivos em estufa, hortas comunitárias e, mais recentemente, as fazendas-contêiner, fazendas-verticais e fazendas-teto. Nesta última, em São Paulo, entre diversos exemplos, são lembrados o telhado verde do Shopping Eldorado e a horta que ocupa a laje da Faculdade de Medicina da USP, mantida por voluntários, sob responsabilidade da médica e professora Thaís Mauad. Segundo esta, a horta criada há nove anos passou a fornecer alimentos frescos para pacientes em leitos do Hospital das Clínicas e, por sua vez, se manifesta favorável à expansão de hortas comunitárias em terrenos e tetos verdes, enfatizando que "a horta é um jeito de tornar a cidade mais verde, melhorar o solo, trazer biodiversidade, empoderar a comunidade, gerar trabalho e produzir um alimento limpo” (Reportagem Verde que brota do cimento – Hortas urbanas revitalizam áreas ociosas e depredadas – Caderno Terra: O planeta importa / Folha de São Paulo, 22/04/2022, p.8). 

Retornaremos à temática. Por ora, viva o Dia da Terra!


Dica da Semana

Você conhece a DORA?

A Declaração sobre Avaliação de Pesquisa (DORA) reconhece a necessidade de melhorar as maneiras pelas quais os pesquisadores e os resultados da pesquisa acadêmica são avaliados.

A ideia de escrever a declaração foi desenvolvida em 2012 durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Biologia Celular em São Francisco. Tornou-se uma iniciativa mundial que abrange todas as disciplinas acadêmicas e todas as principais partes interessadas, incluindo financiadores, editores, sociedades profissionais, instituições e pesquisadores.

Produtos & Serviços

Editoração e normalização de TCC

Templates para formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site documentos para facilitar a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Solicitação de ISBN

Dúvidas? Fale conosco: referencia.esalq@usp.br .

International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro que é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas editadas no Brasil. 

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autor:

Plantas daninhas em pastagens: biologia, manejo e controle

Como os pecuaristas encaram, entendem e enfrentam as plantas daninhas em pastagens, e uma comparação como os agricultores lidam com esse mesmo problema em suas culturas?

O intuito desta publicação é oferecer uma abordagem holística das plantas daninhas na pastagem, desde sua percepção pelo pecuarista, passando pela biologia das espécies infestantes e suas respostas diferenciadas aos herbicidas; modalidades e tecnologia de aplicação; os produtos: sua segurança no uso, toxicologia, indicações e manejo. Um importante ponto é abordado: ainteração das plantas daninhas com os animais em pastejo, e como um afeta o outro. Também é exposto o tema das integrações da pecuária com outros sistemas agrícolas − lavoura e floresta − e as implicações advindas das plantas daninhas e os produtos utilizados. Finalmente, a visão do autor sobre o futuro destas tecnologias no ambiente das pastagens, e a importância que todos os organismos vegetais possuem, seja no ambiente produtivo ou nas interações com a fauna, a flora e o ser humano.

Em 20 capítulos o autor se aprofunda em temas de diversas disciplinas todas convergindo para o universo das pastagens, agregando toda sua experiência adquirida na trajetória profissional, que é passada ao leitor, estudante ou profissional da área, objetivando, na essência, contribuir para o nível tecnológico da pecuária brasileira, e dos profissionais que nela atuam.

Imagem: reprodução

Acesso Aberto (Open Access)

Guia ilustrado apresenta árvores frutíferas do campus da USP em Ribeirão Preto

Livro foi elaborado por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Ao caminhar pelo Campus da USP em Ribeirão Preto, os frequentadores têm a disposição uma imensa flora, composta também de uma variedade de frutas, que vai desde a tão conhecida banana até as mais exóticas e pouco conhecidas, como grumixama e calabura. Para que a comunidade interna e externa se aproximem e conheçam detalhes dessa flora, pesquisadores do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) acabam de lançar o Guia das Frutas do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, disponível gratuitamente neste link.

De autoria do especialista em laboratório José Ricardo Barosela, do Laboratório de Ecologia Química e Restauração Florestal do Departamento de Biologia da FFCLRP, e de Helijone Munhoz Rosa, ex-aluno do Curso de Ciências Biológicas, o livro é um material de divulgação científica para toda a população, mas que traz informações também para a comunidade científica.

O guia, adianta a professora Elenice Mouro Varanda, responsável pelo prefácio da obra, “valoriza a riqueza de frutas, seja de nativas ou exóticas”, presentes no campus e, ainda, traz informações interessantes e úteis sobre os pés de frutas, suas características e localização no campus. “Com o objetivo de ser um estimulante ao conhecimento botânico formal, o guia traz algumas espécies bem comuns, outras menos e ainda aquelas quase desconhecidas para a maioria da população que visita a USP Ribeirão Preto.” 

Guia apresenta atividades e brincadeiras que ajudam crianças com paralisia cerebral

Material é voltado para estimular a interação entre pais e filhos com atividades recreativas para crianças com idade entre 4 e 7 anos.

Mais que diversão, as brincadeiras podem estimular o desenvolvimento muscular e cognitivo, estreitar os laços afetivos, aumentar o domínio sobre o próprio corpo e promover ganhos na coordenação postural. Além disso, o momento pode ser uma excelente prática para diversificar os estímulos e incentivar os movimentos de crianças com paralisia cerebral, condição que pode afetar movimento, postura corporal, fala e deglutição por causa de um dano cerebral.

Para estimular a interação entre as crianças com paralisia cerebral e os familiares, o Guia de Brincadeiras para Familiares de Crianças com Paralisia Cerebral reúne nove brincadeiras para idades entre 4 e 7 anos com explicações sobre as áreas desenvolvidas, materiais necessários e como brincar. Entre as atividades estão bolhas de sabão, descobrindo textura, bola ao cesto, fantoche, boliche, modelar massas, quente ou frio e colmeia.

Um exemplo de brincadeira do Guia é o “O mestre pediu” que não exige nenhum tipo de instrumento e pode promover a socialização, desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e atenção. As habilidades são exercitadas de forma lúdica com a participação de familiares e outras pessoas do convívio da criança.

Divulgação Científica

Melhores em Biologia e Bioquímica

O Research.com, um dos principais sites para a investigação em Biologia e Bioquímica acaba de publicar o ranking Top Biology and Biochemistry Scientists in Brazil.

Na listagem com 100 destacados encontram-se docentes e pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo localizadas em Piracicaba (SP).

Esta 1ª edição do ranking dos melhores cientistas em Biologia e Bioquímica foi publicada a partir de dados e contribuições científicas desde 2014. Os indicadores consideram o índice h, publicações e citações recolhidos em 6 de dezembro de 2021. Os dados têm como base um exame meticuloso de 166.880 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Biologia e Bioquímica, foram examinados mais de 23.129 perfis.

Capacitação & Desenvolvimento

Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto

Eventos gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos científicos

A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) programou uma agenda de webinars para os meses de abril, maio e junho para capacitação para docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação. São eventos com transmissão on-line que abordam habilidade de pesquisa, revisão eficiente, como escolher a melhor revista para publicação de artigos, como fazer referências e citações e como analisar o impacto da pesquisa, entre outros temas. Para participar, basta fazer a inscrição conforme orientação de cada webinar.

A Aguia é o órgão da USP responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Sua missão é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Webinar para autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 28/04, às 10h. 

Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia. Artigos revisados por pares são uma parte importante da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa.

Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo. O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro. Como pesquisador, você faz grandes avanços em relação à ciência. Suas conquistas podem salvar vidas e melhorar a maneira como vivemos.

Webinar Introdução à Divulgação Científica e Marketing de seu Artigo (Parte 1)

O treinamento acontece no dia 28/04, às 14h. 

Neste mundo hiperconectado e dinâmico, os artigos (papers) são o alicerce da ciência, mas requerem atenção e dedicação, mesmo após sua publicação. A divulgação científica e o marketing de seu artigo é uma atividade que deve ser incorporada às suas estratégias como pesquisador e cientista, uma vez que um artigo altamente citado agrega um valor inestimável tanto à própria publicação quanto à reputação do pesquisador. É preciso conhecer os melhores canais de divulgação e as estratégias de marketing para que seu artigo seja altamente citado.

As redes acadêmicas e as mídias sociais se tornaram ferramentas e canais importantes de divulgação e marketing, tanto para docentes quanto para estudantes de pós-graduação. ResearchGate, Publons, ORCiD, Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube são exemplos de canais de divulgação que hoje alcançam milhões de pessoas.

Webinar EndNote Online: gerenciador de referências e citações

O treinamento acontece no dia 29/04, às 10h30. 

EndNote Online – ferramenta de gestão e organização de referências e citações, que facilita a redação de textos. O EndNote é uma solução de gerenciamento de referência com um componente desktop e online. Quando usado na área de trabalho, pode ser chamado de “ EndNote desktop” ou “ EndNote na área de trabalho”. Quando usado online, pode ser chamado de “ EndNote online”. Os usuários do EndNote Online podem sincronizar todas as referências em uma biblioteca de desktop com sua biblioteca online e compartilhar toda a biblioteca com outros usuários do EndNote. Sua biblioteca online pode conter um número ilimitado de referências e anexos ilimitados.

Webinar Scopus: empodere sua pesquisa

O treinamento acontece no dia 02/05, às 10h. 

A Scopus é uma Base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. 

Apresenta uma visão abrangente de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. 

Webinar para Editores: aumentando a visibilidade de suas publicações e artigos com Dimensions Analytics

O treinamento acontece no dia 03/05, às 15h. 

Como editor ou editora de uma revista, é necessário ser capaz de gerenciar o fluxo editorial e promover a visibilidade da publicação de artigos, resenhas, revisões, casos, entre outros itens.

Com a solução Dimensions Analytics, que acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), os Editores de Revistas têm acesso a informações privilegiadas sobre os itens publicados incluindo artigos científicos a partir dos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados. Além disso, têm acesso a dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais, além de citações e menções nas redes sociais. É possível aplicar Filtros por data, pesquisador, grupo, país, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Biblioteca Setorial do LES volta ao horário normal de atendimento 

A partir de 18 de abril de 2022, a Biblioteca Setorial do Departamento de Economia, Administração e Sociologia retornará ao seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h45min.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Curso de Gestão de Hortas Pedagógicas é incluído em projeto de capacitação para gestores educacionais do País

Instagram

Espaço Didático: Sustentabilidade: do diálogo à ação!

Blog

Aspectos históricos da Agricultura Paulista | Parte 1. Viagem rumo ao desconhecido

Oportunidades

Prefeitura de Piracicaba abre nesta segunda inscrições para concurso com 89 vagas para educação

Salários variam de R$ 1.962,45 a R$ 3.316,98, com cargos de nível fundamental, médio e superior.

A Prefeitura de Piracicaba (SP) abre nesta segunda-feira (25) as inscrições para um concurso público na área da educação. Ao todo são 89 vagas, com cargos de nível fundamental, médio e superior.

Os salários variam de R$ 1.962,45 a R$ 3.316,98, dependendo do cargo. As inscrições devem ser feitas a partir das 10h desta segunda, até 30 de maio, às 23h59, exclusivamente pelo site da Vunesp. O edital completo está disponível no site.

EESC - USP divulga Concurso Público para professor titular

Profissional contratado receberá remuneração mensal no valor de R$ 19,8 mil.

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP divulgou dois editais de Concurso Público, o qual tem por objetivo contratar três professores titulares.

Segundo os editais, os profissionais deverão atuar nas seguintes áreas: a) Edital nº 19/2022: Professor Titular junto ao Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1); b) Edital nº 20/2022: Professor Titular junto ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (2).

Acontece

Ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, Mendes Thame morre aos 75 anos

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), foi professor licenciado do Departamento de Economia da Esalq, de onde pediu exoneração em 2019.

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba (SP), Antônio Carlos Mendes Thame, morreu na manhã desta quinta-feira (28) aos 75 anos. A informação foi confirmada pela comunicação da Prefeitura de Piracicaba. A causa da morte não foi informada.

Antonio Carlos Mendes Thame nasceu em 13 de junho de 1946. Foi fundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e nos últimos anos na política, esteve filiado ao Partido Verde (PV).

Foi prefeito de Piracicaba entre 1993 e 1996, e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo entre 1999 e 2000. Teve sete mandatos como deputado federal entre 1987 e 2019.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), foi professor licenciado do Departamento de Economia da Esalq, de onde pediu exoneração em 2019.

Ranking universitário Research.com: simplificação a ser colocada em perspectiva

Por Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Aplataforma acadêmica Research.com divulgou recentemente os resultados do seu Top University Ranking, uma classificação das universidades que se baseia basicamente na reputação de seus pesquisadores. De acordo com a plataforma, a escolha da metodologia surgiu a partir da necessidade de uma forma transparente de classificação utilizando métricas objetivas. A classificação é feita com base no índice h, incluindo o número de pesquisadores com um índice h igual ou maior que 40 e a soma dos seus índices h, no número de documentos publicados e na soma das citações desses trabalhos. 

Dessa forma, a plataforma afirma ser a “única que capitaliza o humano como um ativo valioso para instituições de pesquisa e oferece seus dados e procedimentos publicamente de forma totalmente transparente”. Os dados utilizados nessa edição do ranking foram obtidos nas bases do Google Scholar e Microsoft Academic Graph, até o dia 6 de dezembro de 2021.

A simplicidade e transparência são certamente aspectos positivos deste ranking, principalmente quando comparado às classificações mais populares, assentadas em vários parâmetros, incluindo alguns subjetivos. No entanto, além das limitações intrínsecas de parâmetros quantitativos como o índice h, chama a atenção o fato de o ranking da plataforma Research.com utilizar dados absolutos, não normalizados pelo número de professores/pesquisadores de cada instituição.

Feira de agronegócios do interior deve faturar alto mesmo com cenário desfavorável

Para Marcos Fava Neves, apesar de cenário internacional ruim, capitalização do setor agrícola deve poupar a feira e apostar nas novas tecnologias de conectividade para o campo.

A Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, retorna dos dias 25 a 29 de abril depois de dois anos paralisada pela pandemia. O evento, que acontece em Ribeirão Preto, é considerado um dos maiores do setor na América Latina e recebe 800 marcas nacionais e internacionais, que expõem desde sementes e fertilizantes a tecnologias avançadas. 

Mesmo com o cenário internacional complexo, por conta da guerra na Ucrânia e da crise energética, espera-se um bom faturamento dos negócios da feira já que o último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado dia 10 de março, trouxe dados sobre a produção nacional de grãos para a safra 2021/22 que ficou estimada em 265,7 milhões de toneladas, 10,3 milhões a mais do que a safra anterior.

Para o professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP,  “a Agrishow encontra um cenário muito complexo na questão internacional” com um movimento geopolítico contrário à globalização jamais visto, que Fava Neves chamou de “variáveis variando violentamente”.

USP sobe duas posições em ranking e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo

Ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, avaliou 19.788 instituições.

A USP subiu duas posições e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2022/2023 do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições.

A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 346ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 419º lugar.

Museu Luiz de Queiroz abre Exposição “Sustentabilidade: do discurso à ação”

A Mostra integra a 20ª Semana Nacional de Museus.

Trabalhar a conscientização ambiental afim de consolidar um mundo mais justo e sustentável. Esse é o mote da exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!, que será inaugurada amanhã, 26/4, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Essa é a primeira exposição no Museu Luiz de Queiroz aberta ao público em geral e também para agendamento de grupos escolareso desde o início da pandemia. A mostra está dividida em três ambientes temáticos. Uma das salas tem caráter introdutório com foco nas ações do Plano Diretor Socioambiental do campus USP “Luiz de Queiroz” e traz as propostas e adequações colocadas em prática para tornar o campus um modelo de gestão ambiental.

Raízen anuncia a construção da sua segunda planta de Biogás, a primeira dedicada à produção de gás natural renovável

Empresa consolida seu plano de expansão com foco em soluções de energia e produtos renováveis.

Comprometida com a agenda ESG e o crescimento sustentável de seus negócios, a Raízen, por meio da Raízen Geo Biogás S.A., sua Joint Venture com a Geo Energética, anuncia a construção de sua segunda planta de biogás, a primeira dedicada à produção de gás natural renovável (Biometano). Com investimento aproximado de R$ 300 milhões, a planta anexa ao Bioparque Costa Pinto localizado em Piracicaba (SP) terá capacidade de produção de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

A produção do gás natural renovável será feita a partir de vinhaça e torta de filtro, resíduos da operação agroindustrial do Bioparque Costa Pinto. O Bioparque possui, além de estrutura para produção de açúcar e etanol, uma planta de Etanol de Segunda Geração (E2G) e uma usina solar. O E2G é um processo que permite a produção de etanol a partir de biomassa (bagaço) que também gera vinhaça como resíduo, que será destinado à nova planta de Biometano, permitindo uma redução ainda maior na intensidade de carbono do produto.

Reconhecida entre as 100 maiores do planeta, cientista participa de live do Agronomia Sustentável

Tema debatido será "Bioeconomia: uma revolução de inovações".

Para garantir a segurança alimentar do planeta, o uso de recursos genéticos é essencial. Nesta realidade, encaixa-se o conceito de bioeconomia, ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis, como novas variedades de vegetais, por exemplo.

Como forma de trazer luz a um tema tão importante, o programa Agronomia Sustentável realiza uma live nesta quarta-feira (27), às 20h15, com o tema “Bioeconomia: uma revolução de inovações”. Como participantes, além da pesquisadora da GoGenetic, Vânia Pankievicz e do presidente do Confaeab, Kléber Santos, o evento traz a presença da pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria. 

USP é a 62ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo

Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU.

A USP ficou na 62ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 27 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

A classificação avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.