Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 201

Período: 09 a 15/02/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Totem solar para carregar celulares e notebooks

A fotografia da edição 201 é de Silvio Douglas Dias Bacheta, funcionário da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) que registrou esta inovação para a comunidade do câmpus. A luz do sol é captada por um painel e fica armazenada em uma bateria que distribui a energia para os conectores. A estação funciona também durante a noite, já que a energia do dia fica acumulada no mecanismo. Segundo, Ana Maria Meira de Lello, coordenadora do USP Recicla em Piracicaba, são 11 equipamentos como este distribuidos pela Esalq.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Scopus AI

Você já conhece o novo assistente da Scopus alimentado por inteligência artificial?

A nova IA generativa da Elsevier fornece resumos baseados em IA, aproveitando o conhecimento confiável e validado do banco de dados de literatura científica da Scopus. 

Para suas consultas a IA sintetiza as descobertas de décadas de pesquisa em resumos claros e fáceis de compreender, fazendo a citação em suas respostas e sinalizando quando não consegue encontrar informações relevantes. Além dos resumos expandidos, sugere perguntas de aprofundamento ajudando você a investigar e ampliar sua compreensão. A Scopus AI também usa as palavras-chave dos resumos para gerar um mapa conceitual para cada consulta, permitindo expandir  as ideias sobre o tema pesquisado ou lacunas da área de conhecimento.

O acesso a Scopus AI está disponível para a comunidade USP, sendo necessário efetuar o cadastro/login na plataforma e estar conectado ao VPN.

Que tal começar a explorar? 

Novidades do Acervo

O novo espírito do capitalismo

A partir de meados da década de 70, o capitalismo renuncia ao princípio fordista de organização hierárquica do trabalho e passa a desenvolver uma nova organização em rede

Enquanto o capitalismo prospera, a sociedade se degrada. Ao lado do crescimento do lucro, cresce a exclusão. A verdadeira crise não é do capitalismo, mas sim da crítica ao capitalismo. 

Essa crise é analisada desde as raízes pelos sociólogos Ève Chiapello e Luc Boltanski, que traçam o perfil do novo espírito do capitalismo a partir de um exame inédito dos textos de gestão empresarial que alimentaram o pensamento do patronato, irrigaram as novas formas de organização empresarial: a partir de meados da década de 70, o capitalismo renuncia ao princípio fordista de organização hierárquica do trabalho e passa a desenvolver uma nova organização em rede, baseada na iniciativa de seus atores e na autonomia relativa do trabalho, mas à custa de garantias materiais e psicológicas. 

Esta obra sem igual é um convite à retomada das duas críticas complementares à crítica estética e à crítica social.

Texto: divulgação

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2023 a 23 de fevereiro de 2024, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Mulher, mãe e cientista: o que ainda falta para as pesquisadoras chegarem ao topo?

Facebook

China desenvolve o primeiro trem sem trilhos da história, alimentado por energia renovável

Facebook

Copyright e direito intelectual: desdobramentos

Acesso Aberto

Em jornada pelo céu, e-book gratuito oferece introdução à astronomia para educadores e curiosos

“O céu que nos envolve” reúne textos de professores da USP com vasta experiência em pesquisa e ensino e pode ser baixado gratuitamente na internet

“O céu intriga o homem desde a pré-história, representado em pinturas anteriores à escrita e em mitos sobre deuses e heróis. Não tardou até que começássemos a tentar entendê-lo. A astronomia nasceu de observações ainda a olho nu e de hipóteses que nem sempre se mostraram verdadeiras. Da Mesopotâmia à América, os primeiros estudos do céu tiveram impacto em diversos aspectos de cada cultura, desde a religião até a divisão e a organização do tempo. Ainda hoje, a astronomia continua a nos desafiar”, informa a apresentação do e-book O céu que nos envolve: Uma introdução à Astronomia para educadores e iniciantes, que está disponível no Portal de Livros Abertos da USP para download neste link. 

Com edição e coordenação do professor Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o livro reúne artigos de astrônomos com vasta experiência em pesquisa, ensino e divulgação, todos docentes da Universidade. Os capítulos estão organizados para atender a interesses específicos, aprofundando cada tema de forma particularizada. Com finalidade educativa, a obra é complementada por um Manual do Educador que inclui informações e sugestões para seu uso em ambiente escolar. O objetivo é levar um pouco do Universo aos estudantes brasileiros, integrando um trabalho que vem sendo realizado há algumas décadas no Departamento de Astronomia do IAG.

O céu que nos envolve também pode ser lido como uma jornada, partindo do modo como nos relacionamos com a astronomia – desde o que ela representou e o que representa ao homem até os modos como observamos e estudamos o céu, como está descrito na apresentação. O leitor é convidado a caminhar pelas implicações do céu para o planeta Terra e para o Sistema Solar, com a combinação de fúria e harmonia essencial para sua formação e seu funcionamento. A viagem continua em direção às estrelas e às galáxias, até lançarmos o olhar ao Universo – sua história, sua composição e a Teoria do Big Bang, com seu embasamento teórico e observacional. E encerramos o percurso voltando a uma questão essencial: a vida, e como ela poderia se manifestar no Universo. 

Cotidiano

Curso online sob o tema floresta amazônica atraiu participantes de vários estados

Os participantes puderam pensar em novas metodologias de ensino em discussões que priorizaram a Amazônia e a emergência climática, de modo que pudessem levar o tema para a sala de aula

Metodologias Ativas na Educação: A Floresta Amazônica no mundo real e virtual, foi tema de um curso de atualização direcionado à formação continuada de professores, oferecido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O curso, em formato online, propiciou a participação de professores da educação básica de diversas regiões do Brasil.

A Floresta Amazônica foi tema gerador do curso como forma de valorizar as questões ambientais na educação. Dessa forma, entre 24 e 30 de janeiro, participantes de diversos municípios dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e Tocantins, puderam vivenciar maneiras de como empregar metodologias ativas em sala de aula.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Vânia Galindo Massabni, do Depto. de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, as metodologias ativas tem, cada vez mais, se apoiado em atividades como jogos virtuais, ambientes gamificados e na interconexão da sala de aula com o mundo virtual, porém nem sempre são empregadas durante as aulas. “Quando são, complementa a coordenadora, os professores enfrentam diversos desafios como incluí-las no planejamento das aulas, encontrar atividades viáveis na prática e alcançar objetivos de aprendizagem junto aos seus alunos”.

USP 90 Anos

Na posição 81-90, a USP está entre as universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 38 mil pesquisadores

Classificada no grupo 81-90, pelo terceiro ano seguido, a USP é a única universidade latino-americana a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2023, divulgado nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo décimo terceiro ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

Radar

Quer estudar no Japão? Converse com universidades e escolas japonesas em evento on-line

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) apoia a maior feira de intercâmbio e estudos do Japão, que acontecerá no dia 21 de fevereiro, totalmente gratuita

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) está divulgando a quinta edição da maior feira de intercâmbio e estudos do Japão, país reconhecido por seu alto padrão educacional. Com a participação de várias universidades e representantes do governo japonês, o evento está marcado para o dia 21 de fevereiro, das 20 às 23 horas (no horário do Brasil). A feira é on-line e totalmente gratuita.

Os interessados poderão interagir com os representantes das universidades, esclarecer dúvidas com especialistas e estudantes brasileiros no Japão, além de poder acessar diferentes webinários que abordarão assuntos que vão do estilo de vida, programas de estudo, processos de inscrição nas universidades, cursos 100% em inglês, bolsas de estudo, até informações sobre aulas de língua japonesa.

Webinar Overview of Dimensions and the SDGs

O treinamento acontece no dia 29 de fevereiro de 2024, às 11h

Junte-se à Universidade de São Paulo (USP) para uma introdução ao Dimensions, um sistema interligado de conhecimento de pesquisa disponível para a comunidade universitária.

O webinar dará uma breve visão geral da interface do Dimensions Analytics, demonstrará como realizar pesquisas bibliográficas e fornecerá ideias para relatórios de impacto com foco especial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As inscrições são gratuitas.

O webinar será apresentado por Shannon O’Reilly, líder de equipe – soluções de produtos para Dimensions & Altmetric.

A Plataforma Dimensions Analytics (Digital Science) é um metabuscador baseado em DOI, que permite diversas formas de análise de publicações, conjunto de dados, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais. A Universidade de São Paulo mantém a assinatura desta solução analítica para subsidiar estudos cientométricos e bibliométricos.