Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 171

Período: 09 a 16/06/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Vislumbrando o futuro, com olhos no passado

A fotografia da edição 171 é de Ronaldo Aparecido Caprecci, funcionário da Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), que fez esta linda composição com as belezas naturais do nosso câmpus.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Destaque

Nota de pesar da Divisão de Biblioteca pelo falecimento da sra. Dina Bueno Moretti, bibliotecária aposentada da Esalq

O velório acontece hoje, sexta-feira, 16 de junho de 2023, das 9h às 16h, no Cemitério da Saudade, com sepultamento na sequência.

Com pesar e tristeza, lamento informar o falecimento da estimada sra. Dina Bueno Moretti, ocorrido ontem, 15 de junho de 2023. Dona Dina, como era mais conhecida, foi contratada pela Universidade de São Paulo em 1947, onde permaneceu até a sua aposentadoria, em 1977. Em 1957, assumiu a chefia da Biblioteca da Esalq e se tornou a primeira bibliotecária com formação para a função. 

Ela foi uma figura inspiradora e amada em nossa comunidade. Sua partida deixa um vazio imensurável, não apenas na Divisão de Biblioteca, mas também nos corações daqueles que tiveram a sorte de conhecê-la. Seu legado como bibliotecária exemplar e amiga generosa permanecerá conosco. Que sua paixão pela disseminação do conhecimento e seu espírito inovador continuem a nos guiar e nos lembrar da importância dos livros e das bibliotecas em nossas vidas.

Neste momento de luto, nos unimos em solidariedade aos familiares e amigos para que encontrem conforto nas lembranças preciosas que ela deixou e no impacto positivo que ela teve em tantas vidas. Ela será lembrada com carinho, gratidão e profundo respeito, honrando seu legado como uma bibliotecária excepcional e um ser humano extraordinário. 

Que descanse em paz!

Dica da Semana

Pegue & Leve: livros e revistas disponíveis gratuitamente na Divisão de Biblioteca

O espaço foi criado para que as pessoas possam "pegar e levar" materiais, tais como: livros, revistas, anais de congressos e jornais, entre outros

A Biblioteca Central disponibiliza aos alunos um espaço com doações de livros descartados, conforme diretrizes estabelecidas na Política de Descarte Correto de Material Bibliográfico. 

A estante Pegue & Leve, como é conhecida, está na entrada da Biblioteca Central e tem o objetivo de contribuir com a disseminação do conhecimento acadêmico por meio  do repasse do material aos usuários, reduzindo os impactos ambientais e colaborando com as politicas de sustentabilidade ambiental do Programa USP/Recicla.

Produtos & Serviços

Sabia que você pode enviar sugestões à biblioteca para compra de livros?

Qual obra você indica para o nosso acervo?

O desenvolvimento de coleções aponta para o crescimento sustentável do acervo por meio do uso racional dos recursos financeiros, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção.

As sugestões devem ser de obras relacionadas às áreas de interesse da Biblioteca e disponíveis no mercado editorial, sendo avaliadas e, conforme a pertinência, encaminhadas para aquisição.

Conheça a BioOne Digital Library

A plataforma oferece informações relevantes nas áreas de ecologia, biologia e ciências ambientais

Descubra a pesquisa dos títulos do BioOne Digital Library disponível em texto completo pelo Portal de Periódicos da Capes. A coleção apresenta diversos títulos recém-digitalizados da Entomological Society of America.

A BioOne reúne periódicos com texto completo nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células troncos, ecologia e biodiversidade. 

A base foi criada em 1999 a partir da colaboração de cinco entidades: o American Institute of Biological Sciences (AIBS), o Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), a Universidade do Kansas, a Greater Western Library Alliance (formada por 12 consórcios de bibliotecas) e a Allen Press, Inc.

Acesso aberto

Obra gratuita traz estratégias para apresentar seminários

A obra é do professor Fabio Scorsolini-Comin da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e está disponível on-line gratuitamente

Com seis capítulos e 95 páginas, o professor Fabio Scorsolini-Comin, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, acaba de publicar a obra Seminários: Como Planejar e Apresentar, pelo CAEd (Centro de Apoio Editorial da EERP). A obra aborda estratégias de ensino e aprendizagem através dos seminários e seus capítulos trazem informações desde o que é um seminário, passando por sua apresentação até aspectos emocionais envolvidos na construção de um seminário.

Destinado a estudantes do ensino superior, de graduação e pós-graduação, o material também pode ser utilizado pelos professores para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Para Scorsolini, os seminários se enquadram nas chamadas metodologias ativas, que investem na horizontalização da relação professor-aluno, proporcionando uma ruptura no ensino tradicional e atribuindo ao estudante protagonismo.

Directory of Open Access Books

Mais de 68.000 livros acadêmicos revisados ​​por pares de 661 editoras

O objetivo principal do DOAB é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados de seus livros de acesso aberto ao DOAB. 

DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto . Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros. 

O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados ​​por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.

Novidades do Acervo

Para entender a terra

Localização no acervo: Biblioteca Central (550 G881p8 e.2 118105)

Nossas vidas dependem de materiais e recursos extraídos da Terra. Além disso, nosso clima está mudando e já estamos sofrendo o aumento da intensidade de furacões, secas, inundações, deslizamentos de terras e outros eventos severos. Teremos que contar com cidadãos informados para criar políticas que mantenham nosso planeta habitável. Portanto, entender nossa Terra nunca foi tão importante.

À medida que a Terra se transforma ao nosso redor, também se transformam as demandas da sociedade por compreender relações entre energia, clima e meio ambiente. Este livro busca engajar estudantes em debates sérios sobre como o consumo de combustíveis fósseis afeta o meio ambiente e contribui para a mudança global, ao mesmo tempo, que reforça os conceitos fundamentais da geologia física.

Para entender a Terra é leitura indicada para os cursos de Geologia, Geografia, Ciências da Terra, Climatologia, Meteorologia, Ciências do Solo, Agronomia, Engenharias, Biologia, Ecologia, Ciências Ambientais. A obra destina-se também a profissionais que necessitem complementar e atualizar seus conhecimentos e ao público em geral que se interessa pelos fenômenos da Terra e da natureza.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar AccessEngineering: coleção de E-Books

O treinamento acontece no dia 15 de junho de 2023, às 16h

AccessEngineering é uma base de dados de referência em Engenharia utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes. Seu conteúdo cobre as seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações. 

Tem disponível mais de 700 e-books incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, incluindo Marks ‘Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry’s Chemical Engineers’ Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers. Também possui recursos online dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos.

Webinar Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 21 de junho de 2023, às 14h

Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance. 

Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc. Tais informações podem ser obtidas em índices internacionais multidisciplinares de citações como o Journal Citation Reports. 

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 27 de junho de 2023, às 9h

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Há dez anos, horta comunitária da USP promove educação ambiental e alimentação saudável

Facebook

O que é o efeito Dunning-Kruger?

Facebook

Crianças "revisam" artigos científicos em projeto com participação de pesquisadores da USP

Divulgação científica

“Precisamos ter uma relação com a natureza e com a agropecuária diferente da que nós temos hoje”

De acordo com Ricardo Abramovay, é preciso compreender como os ciclos naturais funcionam para usarmos menos componentes químicos e oferecermos uma alimentação de qualidade

Pesquisadores da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto Comida do Amanhã produziram um relatório que trata de questões relacionadas à falta de diversidade nos sistemas agroalimentares. O tema foi pautado para ser abordado na próxima reunião do G20 — grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo —, que deve ocorrer no final do ano na Índia.

“Desde que ocorreu a Revolução Verde, nos anos 60, a técnica utilizada era a de padronizar a maneira de usar o solo para ganhar eficiência em grande escala. Como os ambientes eram homogêneos, o ataque de pragas, de fungos era muito grande e você tinha que recorrer a agrotóxicos. De certa forma, deu certo, porque isso permitiu elevar muito a produção mundial e abaixar os preços dos alimentos e foi muito útil para o combate à fome e na produção animal também”, explica o professor Ricardo Abramovay, coordenador da Cátedra. Para destacar ainda mais a monotonicidade dos sistemas, ele cita: “A humanidade, a partir da Revolução Industrial, mostrou uma espécie de paixão pela falta de diversidade”, do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson.

Oportunidades

Curso gratuito oferece aperfeiçoamento em biociências e biotecnologia

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto promove a Escola de Inverno em Biociências e Biotecnologia, presencial e gratuita, com inscrições abertas até dia 20 de junho

De 10 a 14 de julho, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP promove a nona Escola de Inverno em Biociências e Biotecnologia. O curso é direcionado para alunos de graduação dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia e Medicina e oferece 30 vagas. 

Entre os objetivos do curso estão contribuir para a difusão de conhecimentos científicos atuais, com ênfase para os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da FCFRP, além de oferecer oportunidade para que os graduandos e profissionais possam se aperfeiçoar por meio de palestras e atividades práticas, com conhecimento de técnicas e abordagens atuais de temas relacionados ao ensino e pesquisa científica em Biociências e Biotecnologia, e também valorizar e contribuir para a formação dos alunos de pós-graduação da FCFRP.

Congresso de Pós-Doutorandos da USP

O evento acontece de 17 a 19 de outubro de 2023

As inscrições para o Congresso de Pós-Doutorandos da USP estão abertas até 19 de junho. Pedimos que incentivem os pós-doutorandos de suas Unidades a participarem. 

Para fazer a inscrição, o pós-doutorando deve solicitar a senha de acesso ao sistema de inscrições (não é a senha USP). A senha será enviada para o e-mail cadastrado nos sistemas USP. Após receber a senha, deverá fazer o login no site com o Número USP e acessar o formulário de inscrição no Menu do Pesquisador. 

Está em definição o valor do "Prêmio Pós-Doc USP" (Resolução N° 8427/2023), a ser concedido aos trabalhos melhor avaliados em cada grande área. Também está sendo definido o valor do auxílio deslocamento para participação dos pós-docs dos campi do interior.

Cotidiano

Adealq inaugura Sala Prof. Zilmar Ziller Marcos

Na sala estão à disposição para consulta mais de 500 livros, entre didáticos e científicos da Ciência do Solo, de literatura brasileira e estrangeira, além de outras publicações de áreas como a Filosofia.

Livros de diversas áreas do saber, objetos pessoais, mobiliário, certificações de mérito e outras lembranças do cotidiano pessoal e profissional compõem a Sala Professor Zilmar Ziller Marcos, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 7 de junho de 2023, na sede da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Esalq), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Com a presença do próprio Zilmar e seus familiares, a vice-presidente da Adealq, Helena Liva, anunciou a criação do espaço em homenagem ao docente que trilhou sua carreira no departamento de Ciência do Solo da Esalq. Liva comentou que essa homenagem retribui de forma singela as contribuições do docente para a Esalq. “É uma honra receber o Prof. Zilmar e seus familiares aqui para essa homenagem. É um singelo reconhecimento diante da grandeza do que ele representa e das contribuições que ele propiciou à Escola”.

Doutoranda relata experiência acadêmica no exterior

A doutoranda, que recebeu o prêmio das mãos de Bruce Walsh, renomado cientista em Genética Quantitativa, agradece seu orientador, professor Antonio Augusto Franco Garcia (departamento de Genética), pelo apoio e confiança, e sua supervisora, Natalia de Leon, pela acolhida na Universidade de Wisconsin, fornecendo todo o suporte, ensinamentos e recursos necessários para concluir seu doutorado.

“Sempre acreditei no poder transformador da educação e isso direcionou todos os meus passos ao longo de minha vida acadêmica”. Palavras de Jenifer Camila Godoy, engenheira agrônoma em fase de conclusão de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Suas vivências acadêmicas levaram-na a ser reconhecida em uma geração de cientistas que apresentam soluções inovadoras na agricultura.

Como aluna do PPG e integrante do Laboratório de Genética Estatística, Jenifer afirma que teve acesso a todas as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais, além de ter ascensão a oportunidades únicas. Únicas como a oportunidade de estudar por sete meses na University of Wisconsin, em Madison (UW-Madison), nos Estados Unidos, sob orientação da professora Natália De Leon.

Enquanto estava na UW-Madison, Jenifer pode aprimorar suas habilidades de pesquisa, interagir com um grupo de pessoas altamente qualificadas, se envolver em competições acadêmicas e interagir com profissionais de todo o mundo. Além disso, teve a chance de participar de grandes eventos internacionais. Um deles foi AGBT – Advances in Genome Biology and Technology 2023, ocorrido em março, em San Antonio, Texas/EUA.  “A conferência foi uma experiência fantástica, repleta de excelentes palestras e oportunidades de networking com brilhantes cientistas”.

Radar

De e-books a vídeos, USP oferece base de dados de fonoaudiologia para seus alunos e professores

Base de dados MedOne ComSci, disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, oferece estudos de caso e recursos multimídia e pode ser útil para as áreas de Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia

Estudantes, professores e pesquisadores da USP que precisam de recursos acadêmicos na área de Fonoaudiologia, Audiologia, Patologias da Fala e Linguagem podem contar agora com uma base de dados especializada chamada MedOne ComSci. Ela é desenvolvida pela Thieme Medical Publishers, editora médica e científica alemã, e é uma extensão do MedOne, uma plataforma de recursos médicos e científicos amplamente utilizada em ambientes universitários.

A assinatura foi realizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, que é responsável pela gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas na Universidade. Para acessar o conteúdo basta estar logado nos computadores dos campi da USP ou, no acesso externo à Universidade, por meio do acesso VPN, com login e senha de usuário USP.

Potencial vacina para febre maculosa pode mirar controle do carrapato transmissor

A diminuição da densidade populacional do vetor pode interromper em grande parte a transmissão da doença para os seres humanos

Um estudo realizado no Laboratório de Bioquímica e Imunologia de Artrópodes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP revelou que a expressão de uma proteína durante a alimentação do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) é fundamental para a sua sobrevivência. Esses resultados apontam a proteína inibidora da apoptose, a morte celular programada, como um alvo promissor para o desenvolvimento de uma vacina contra o carrapato, que é vetor da febre maculosa brasileira. O artigo foi publicado na revista Parasites & Vectors e teve como primeira autora Marcelly Nassar, que realizou a pesquisa para sua dissertação de mestrado.

Aos menos três pessoas morreram recentemente após contraírem a bactéria transmitida pelo pequeno aracnídeo. As vítimas participaram do mesmo evento em uma fazenda no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), no dia 27 de maio. A doença, que causa febre alta, inflamação nos vasos sanguíneos e outras complicações, pode matar principalmente se houver demora no diagnóstico e tratamento.