Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 212

Período: 26/04 a 02/05/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

O anoitecer glorioso

A fotografia da edição 212 do Dicas & Notícias é de João Felipe Queiroz Magalhães, graduando em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, que fotografou o "fechar das cortinas" de mais um dia no campus, com destaque para a linda arquitetura do Edifício Central. As obras deste espaço tiveram início em 1905 e sua inauguração ocorreu no dia 14 de maio de 1907. Em 1941 foi iniciada sua ampliação, com a construção da cúpula (2.º andar), reforma concluída no ano de 1945. Atualmente, abriga os Gabinetes do Diretor e do Prefeito do Campus e setores administrativos. O prédio, com mais de 4.800 m2 de área construída, possui 182 janelas, vitrôs e portas de acesso, em seus quatro pavimentos.

Compartilhe seu clique!

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Conheça nossa equipe de capacitação em recursos bibliográficos

Soluções inteligentes para sua pesquisa

A biblioteca é parada obrigatória para sua formação profissional. Nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Qualquer funcionário pode atendê-lo na Biblioteca, mas as bibliotecárias de referência especialmente destinadas à resolução de questões são:


Novidades do Acervo

Gestão 4.0

Aluizio Ancona de Faria é o organizador desta importante obra sobre o ambiente empresarial

Neste livro, os diversos autores exploram a transforamação do ambiente de negócios e como o propósito impacta a constituição das empresas, apontam também como os paradigmas de gestão estão sendo transformados e seu impacto no modelo de relacionamento interno e externo à empresa. 

Exploram também como novos modelos de negócio surgiram e como as empresas podem e devem explorar alternativas de maior valor agregado e, por último, como a revolução digital molda e impacta este ambiente cada vez mais competitivo de se fazer negócios.

Texto: divulgação

Link

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Apresentando a Scopus AI

O treinamento acontece no dia 07 de maio de 2024, às 14h30min

A nova IA generativa da Elsevier fornece resumos baseados em IA concisos e confiáveis para suas consultas

Scopus AI é a ferramenta da Elsevier que combina inteligência artificial generativa com a confiável base de literatura científica Scopus.

Scopus AI entrega respostas rápidas e embasadas em conhecimento científico revisado por pares.

Não importa se você pretende se atualizar rapidamente em um novo campo ou encontrar colaboradores interdisciplinares para levar sua pesquisa adiante, a Scopus AI pode ajudar.

Atenção: a partir do dia 7 de maio de 2024 será oferecido um período de acesso aberto à Plataforma Scopus AI na USP.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Fuga de cérebros: por que o interesse por cursos de mestrado e doutorado está caindo no Brasil?

Facebook

Doença inflamatória intestinal não tem cura, mas diagnóstico rápido pode mitigar os sintomas

Facebook

Pesquisadora cria embalagens biodegradáveis que conservam alimentos

Divulgação Científica

Cientistas concluem sequenciamento genético inédito do café arábica

João Meidanis, docente do Instituto de Computação (IC), integra equipe de 69 pesquisadores de 18 países responsável pelo estudo publicado na Nature Genetics

Em um trabalho inédito, um grupo de 69 cientistas de 18 países conseguiu sequenciar o genoma referência do café arábica (Coffea arabica), espécie mais consumida no mundo e que corresponde a 70% de toda a produção brasileira. A pesquisa foi publicada em abril na revista Nature Genetics. Esse tipo resulta do cruzamento de outras duas espécies, a Coffea canephora – conhecida no Brasil pelas variedades conilon e robusta – e a Coffea eugenioides. A mescla confere ao arábica características genéticas que, até o momento, dificultavam seu sequenciamento completo.

Com a descoberta, pesquisadores poderão trabalhar em melhoramentos genéticos para tornarem o café arábica mais resistente a pragas e a condições climáticas adversas, além de aumentarem seu valor agregado. “Agora, com um conhecimento genético mais detalhado da planta, poderemos analisar quais genes estão relacionados com cada uma de suas características, como acidez, aroma e sabor, e fazer alterações gênicas para obtermos um produto de maior qualidade”, aponta João Meidanis, professor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, pesquisador em bioinformática e um dos autores do estudo.

Cotidiano

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica

Para pesquisadores, inciativa é um passo importante para a transição do modelo agroindustrial vigente para os Sistemas Agroalimentares Alternativos

Em resposta à crise do atual modelo agroindustrial dominante, que produz em larga escala para consumo em massa, o abastecimento de alimentação escolar com produtos frescos e orgânicos oriundos da agricultura local e familiar é uma promessa para uma transição ecológica para novos modelos de produção, os chamados Sistemas Agroalimentares Alternativos (SAA) que causam menor impacto ambiental. Essa foi a constatação de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, feita em parceria com a Université Paris 8 Vicennes-Saint-Denis (França), que analisou duas leis, uma brasileira e outra francesa, de incentivo ao abastecimento sustentável de escolas em várias regiões de São Paulo e Paris.

Os SAA surgiram nos anos 2000 a partir de reivindicações de movimentos sociais. Segundo a pesquisa, o termo agrupa diferentes iniciativas que se caracterizam por práticas agrícolas de comercialização e de consumo que buscam soluções frente aos problemas causados pelo sistema agroindustrial vigente.

A agroecologia, por exemplo, inclui a substituição do uso de agrotóxicos e adubos químicos por insumos naturais e orgânicos em suas produções, e os agricultores devem estar comprometidos com inúmeros procedimentos técnicos que vão desde a conservação do solo, manejo ecológico de pragas e doenças à destinação adequada de resíduos sólidos.

Além da questão agrícola, os SAA propõem a construção social de um mercado orgânico agroecológico, que privilegia agricultores locais e familiares em pequenas propriedades rurais próximas a grandes regiões metropolitanas, de forma a diminuir a distância entre quem produz e quem consome.

O estudo franco-brasileiro foi baseado na análise comparativa de duas leis promulgadas em 2009 que apoiam a agricultura alternativa, uma do Brasil e outra da França, países agroexportadores e cuja balança comercial tem se mantido equilibrada pelo setor agrícola. Um dos objetivos do estudo foi compreender em que medida as políticas públicas que incentivam o abastecimento sustentável das escolas, implementadas nas duas regiões metropolitanas, contribuem para a mudança do modelo agroindustrial para sistemas agroecológicos alternativos.

Projeto Esalq Sempre apresenta história do Portal Monumental

Estudos que delinearam o projetodo Portal Monumental passaram por décadas e demandaram remodelações viárias que hoje se incorporam em perfeita harmonia com os elementos históricos.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), traz em seu entorno construções repletas de histórias e curiosidades que despertam o interesse de seus egressos e da comunidade em geral. Estudos que delinearam o projeto do Portal Monumental passaram por décadas e demandaram remodelações viárias que hoje se incorporam em perfeita harmonia com os elementos históricos. 

Afinal, o nosso majestoso Portal tem de ser reconhecido e resgatado. A terceira edição do Projeto Esalq Sempre apresenta os fatos que justificaram a construção do mesmo no traçado original, adaptando uma mudança externa do anel viário, para manter mais uma obra reconhecida em nosso campus como parte de todo complexo arquitetônico que tanto valorizamos.

Radar

Inscrições para o Prêmio CAPES de Tese vão até 6 de maio

Serão escolhidas as melhores teses defendidas no Brasil em 2023; premiações englobam dinheiro, bolsas de estudos, certificados e menções honrosas

As inscrições para a 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese terminam na próxima segunda-feira, 6 de maio. Serão escolhidos os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2023 em cada uma das 50 áreas de avaliação estabelecidas pela Agência e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. As premiações englobam dinheiro, bolsas de estudos, certificados e menções honrosas.  

Pelos critérios do Edital nº 04/2024, a inscrição do trabalho deve ser feita pelo programa de pós-graduação responsável pela pré-seleção das teses, no site https://pct.capes.gov.br/ e este precisa estar registrado na Plataforma Sucupira da CAPES. A relação dos documentos consta no edital. 

A CAPES formará comissões em cada uma das áreas de avaliação para selecionar os trabalhos vencedores. Para tanto são considerados  originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, rigor da redação, organização do texto, e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

Dentre as  50 teses premiadas, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese relacionado a cada colégio de avaliação: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Serão concedidos prêmios especiais em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com o Instituto Serrapilheira. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para setembro e os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro, mesmo mês em que ocorrerá a solenidade de entrega das premiações.