Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 167

Período: 12 a 18/05/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Portal da Esalq

A fotografia da edição 167 é de Fábio Torrezan, editor de vídeo da Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, que captou a mensagem subliminar de boas-vindas expressada pelo Portal da Esalq. Aliás, vale à pena conhecer a história deste importante monumento do câmpus. No final da década de 1950, o Professor Orlando Carneiro idealiza o Portal para ser construído na entrada central, valorizando o parque. Orlando Carneiro, engenheiro formado em 1919 pela Escola Politécnica, e que ingressou como professor na Escola Agrícola Prática de Piracicaba (hoje Esalq/USP) em 1926 na Cadeira de Engenheira Rural. Em 1931, prestou concurso para Cadeira de Matemática, na qual se aposentou em 1958, como professor catedrático. Conforme relatado na Revista Agricultura & Engenharia, de 23 novembro de 2011, a proposta do projeto do Portal foi aprovada pela Congregação da Esalq “e tinha como intenção ser o local de ingresso do bonde que trazia professores e alunos do centro da cidade”. A construção foi executada no final da década de 1950. Ocupa uma área útil de 57,6 metros quadrados, tem o barrado revestido em pedra Miracema e na parte superior foram assentadas pedras São Tomé em forma de filetes. 

Fonte:Portal Monumental da Esalq

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Dica da semana

Você conhece a Revista Opiniões do setor Sucroenergético?

A publicação tem código de ISSN e todos os artigos têm áudios traduzidos para 5 idiomas: português, inglês, espanhol, francês e alemão.

Cada edição da revista tem pauta única e cada convidado analisa o assunto sob a ótica do segmento que representa. Os editores incitam os grupos favoráveis e contrários a defenderem suas opiniões. Todas as matérias são artigos assinados, escritos de forma exclusiva e livre. O objetivo é fazer com que o leitor, após tomar conhecimento desta multiplicidade de opiniões, construa, de forma embasada, sua própria opinião a respeito do assunto tratado.  

Segundo William Domingues de Souza, Editor-chefe da Revista Opiniões, a "cada edição eles um time formado somente por pessoas indicadas, escolhidas a dedo, que construíram, na vivência diária, uma posição alicerçada e hoje têm autoridade para opinar sobre os assuntos estratégicos do setor. Nosso objetivo é ser um fórum na busca de uma sólida estruturação do pensamento do executivo do sistema florestal brasileiro". 

Todos os artigos, de todas as publicações realizadas pela Revista Opiniões nos últimos 20 anos, composta de 3.356 artigos exclusivos, sobre 164 diferentes temas, estão disponíveis em na plataforma da revista, podendo ser lidos na forma digital ou na forma de texto corrido, com disponibilidade de se copiar os textos e imagens de todos os artigos, facilidade implantada especialmente voltada para estudantes e pesquisadores.

Conhecendo esse cenário e o que passou a representar nesses 20 anos de operação para as universidades, centros de pesquisa e empresas do sistema agrícola e florestal, a Revista Opiniões decidiu abrir inscrições gratuitas para que todos os estudantes de todos os cursos de agroconhecimento, de qualquer parte do Brasil e do mundo, passem a receber gratuitamente as suas publicações. O objetivo é fazer com que o estudante, desde o primeiro dia de aula, passe a participar da vida empresarial na qual se integrará, em alguns anos, já com atualizado conhecimento do que está sendo discutido, avaliado e implantado nas empresas. 

Para se cadastrar na plataforma do programa de "Educação Continuada da Revista Opiniões" e passar a receber regular e gratuitamente as edições de nossas revistas, basta enviar um e-mail conforme especificado abaixo:

Produtos & Serviços

Mendeley Reference Manager

O novo Mendeley Reference Manager foi desenvolvido para que você possa gerenciar suas referências de maneira ainda mais rápida e eficaz.

A versão Mendeley Desktop foi descontinuada desde setembro e não está mais disponível para download.

Na nova versão Mendeley Reference Manager, o plugin de instalação para citação e referência é o “Mendeley Cite”, podendo ser instalado através do app Source da microsoft mediante cadastro prévio.  

Mendeley Cite é compatível com Office online, Word versões superiores a 2016 e com o aplicativo Word para iPad.

Além disso, destacamos a funcionalidade “Notebook". Nele é possível inserir trechos e citações de documentos relacionados a sua pesquisa. E mais, mendeley permite exportar essas informações em arquivo texto para compor em seu trabalho. 

Quer saber mais? Inscreva-se em nossos treinamentos ou acesse as vídeo aulas através do nosso canal Youtube!!! 

Acesso aberto

Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

No Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OasisBr) é possível fazer pesquisas por título, autor, assunto, resumo, ano de publicação, entre outros. O pesquisador também pode limitar a pesquisa a um ou mais idiomas, bem como tipos de documentos em específico.

Mais de 4 milhões de documentos podem ser encontrados no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o OasisBr. Utilizando uma única interface, o OasisBr permite a pesquisa simultânea em repositórios e bibliotecas digitais de teses e dissertações e em revistas científicas.

O OasisBr é um mecanismo de busca multidisciplinar que possibilita o acesso gratuito à produção científica disponibilizada em artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, artigos de conferência, dados de pesquisa e outros tipos de documentos científicos. Todos os documentos encontrados no OasisBr são disponibilizados com acesso aberto, conforme o Movimento de Acesso Aberto à informação científica.

O OasisBr também propicia a busca em fontes de informação portuguesas, por meio do Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A iniciativa é realizada e coordenada pela equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Vale considerar que nos últimos anos o Ibict tem atuado no suporte à criação de repositórios de dados e de publicações, bem como de revistas científicas, o que vem ocorrendo por meio de capacitações técnicas, adaptação e difusão de diretrizes.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 30 de maio de 2023, às 10h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley pelo Youtube

Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades em gerenciamento de referências bibliográficas e se destacar em sua área de pesquisa!

No dia 31 de maio de 2023, das 14h às 15h30min,  a Divisão de Biblioteca da USP/Esalq promoverá um encontro online pelo Youtube para capacitação de docentes, alunos, funcionários e demais interessados (comunidade externa ao câmpus) na ferramenta "Mendeley".

Com o Mendeley, é possível organizar e gerenciar referências de artigos, livros e outros materiais de pesquisa de forma simples e eficiente. Além disso, a ferramenta permite criar bibliografias e citações de forma automática, exportação de PDF com comentários na nova do software e muito mais, facilitando a vida dos pesquisadores na hora de redigir seus trabalhos acadêmicos.

Para participar, basta clicar no botão abaixo e se inscrever gratuitamente. 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Própolis melhora imunidade, reduz radicais livres e ameniza inflamação crônica em pessoas com HIV

Instagram

Indisponibilidade do Portal de Busca Integrada

Facebook

Orientação alimentar e exercícios precisam ser prioridade no tratamento de síndrome metabólica

Divulgação científica

Leveduras da cana da cachaça são usadas para produzir cervejas com sabor brasileiro

Pesquisa traz duas inovações: o desenvolvimento de leveduras nacionais e o fato de isso ser feito a partir da cana-de-açúcar usada para fabricar cachaça.

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, desenvolveram quatro tipos de leveduras para a produção de cervejas a partir da fermentação da cana-de-açúcar usada para fabricar cachaça. Testes com cervejeiros indicaram que elas foram aprovadas na maior parte dos quesitos usados na avaliação sensorial realizada. A levedura desempenha um papel fundamental no processo de fabricação, pois é responsável pela fermentação do mosto, uma solução composta de água, malte e lúpulo. Além de produzir álcool e gás carbônico, a levedura também influencia no sabor, aroma e aparência da cerveja.

A fermentação espontânea ou natural do caldo de cana acontece quando ele é deixado para fermentar à temperatura ambiente e exposto ao ar, levando ao crescimento das leveduras. Ou seja, as leveduras são extraídas de processos tradicionais de fermentação espontânea da fabricação da cachaça para serem aplicadas no processo de produção de cervejas especiais. Assim, o trabalho propõe duas inovações: a primeira delas é o desenvolvimento de leveduras nacionais para a produção de cerveja, trazendo o uso inédito da cana-de-açúcar como substrato para a produção de levedura. 

Cotidiano

Professor lança livro “A Grande Excursão", Agronomandos da Esalq de 1961”

Obra do prof. Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz tem lançamento marcado para o próximo dia 20, na Biblioteca Municipal de Piracicaba

No próximo dia 20 de maio, às 10h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, ocorrerá o lançamento da obra “A Grande Excursão, Agronomandos da Esalq de 1961”.

Escrita pelo professor Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, o livro relata a viagem realizada em 1961 aos Estados Unidos por alunos de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Todo esalqueano passava por essa experiência. Era algo marcante na trajetória de cada um dos alunos”, conta o professor Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, formado em 1958 na Esalq. Em 1961, já contratado pelo então departamento de Física da Esalq, ele foi o chefe da comitiva. Durante um mês o grupo visitou propriedades agrícolas, sistemas agroindustriais, além de estabelecer contato com representações universitárias e de outras entidades pelo caminho.

Em paralelo ao percurso acadêmico da viagem, o autor faz um panorama do momento histórico e detalha de que maneira a tensão geopolítica da Guerra Fria teve reflexos na presença do grupo da Esalq nos Estados Unidos.om realização de uma checagem de campo”, explica Rodrigues.

Reflorestamento é algo positivo para a produção agrícola

Segundo o professor e pesquisador Ricardo Ribeiro Rodrigues, novas políticas públicas devem ser pensadas para questões ambiental e agrária.

O Prêmio Frontiers Planet (Fronteiras Planetárias), que reconhece pesquisas que ofereçam soluções com maior potencial para ajudar a manter o sistema terrestre dentro de pelo menos uma das nove fronteiras planetárias, foi entregue ao pesquisador e professor Ricardo Ribeiro Rodrigues do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. O professor é responsável por coordenar um grupo de pesquisa que já restaurou cerca de 50 mil hectares de floresta. O programa teve início há cerca de 25 anos e tem como objetivo principal promover o aumento da produtividade agrícola em áreas com maior aptidão e restaurar florestas em áreas com menor produtividade.

No início, a pesquisa tinha como objetivo resolver questões a respeito da falta de florestas em certas regiões, nas condições que são exigidas pela legislação nacional. Assim, o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola das Propriedades Rurais passou a funcionar em um número maior de propriedades para solucionar problemas relacionados à necessidade do reflorestamento nacional e produtividade agrícola. “Os proprietários pagam bolsas e outros custos para os alunos de graduação, mestrado e doutorado para que seja realizado um diagnóstico da propriedade. Esse é feito, inicialmente, a partir de imagens aéreas e depois com realização de uma checagem de campo”, explica Rodrigues.

Parceria com a USP promove segurança dos alimentos na cidade de Araras

Para contribuir com a segurança alimentar do município de Araras, em São Paulo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP produziu uma cartilha sobre como reestruturar o Serviço de Inspeção Municipal.

Um projeto realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura Municipal de Araras, em São Paulo, vai contribuir com a reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município.

A primeira etapa da parceria resultou na elaboração de uma cartilha de orientação sobre a reestruturação do SIM. A publicação tem como objetivo disseminar informações sobre as atribuições desse órgão e sua importância para a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal produzidos e comercializados no município. A publicação está disponível gratuitamente para consulta neste link.

Chamado Difundindo Conhecimento em Segurança dos Alimentos, o projeto aproxima a universidade da sociedade com ações de extensão universitária que levam conhecimento sobre os processos de produção alimentar.

Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz transmite cargos de Prefeito e Vice-Prefeita

A criação da Prefeitura do Campus se deu em decorrência da instituição do Campus Luiz de Queiroz, em 25 de junho de 1985, tendo como missão contribuir para a sustentabilidade do Campus Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, valorizando seus colaboradores internos e externos e garantindo respeito ao patrimônio e ao investimento público.

Aconteceu na última segunda-feira, 15 de maio, a Cerimônia de Transmissão dos Cargos de Prefeito e de Vice-Prefeita do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Autoridades externas, dirigentes e servidores do Campus, familiares e convidados acompanharam o evento que empossou os docentes Luciano Mendes, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e Marli de Fátima Fiore, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

A indicação dos docentes foi publicada dia 09 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial do Estado, pelo Magnífico Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior e o ato de posse foi conduzido pelo presidente do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz, professor Ernani Pinto Junior, que promoveu a leitura do documento de posse, seguido das assinaturas dos indicados.

Oportunidades

I Ciclo de Palestras em Fruticultura na ESALQ

Informações e inscrições podem ser feitas em https://fealq.org.br/eventos/fruticultura-palestras/

O Grupo de Práticas em Horticultura (GPF), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará entre 26 e 27 de maio, no Anfiteatro da Genética, o I Circuito da Palestras em Fruticultura, sob coordenação do Prof. Francisco de Assis Alves Mourão, do Departamento de Produção Vegetal.

Destinado a estudantes, fruticultores, extencionistas, produtores e pesquisadores, o evento  tem por objetivo apresentar as inovações, difundir informações da pesquisa, fomentar debates e trocar experiências entre os profissionais e estudantes na área, visando assim contribuir para o desenvolvimento sustentável da fruticultura.

Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital abre duas vagas de pós-doutorado

Candidatos devem ter doutorado em administração ou economia, além de experiência em análises socioeconômicas aplicadas ao agronegócio.

O Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/SemeAr) oferece duas oportunidades de pós-doutorado. As inscrições devem ser feitas até sábado (20/05).

Sediado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agricultura Digital, em Campinas, o CCD-AD/SemeAr é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) da FAPESP e tem o objetivo de contribuir para ampliar a produção e a produtividade agrícola de maneira mais sustentável por meio do uso de tecnologias digitais.

Os bolsistas deverão auxiliar na gestão do projeto, definição de indicadores, coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, dentre outros aspectos relacionados à pesquisa. Estarão sediados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, onde deverão residir.

As vagas são direcionadas a especialistas em análises socioeconômicas aplicadas ao agronegócio e gestão de projetos. Os candidatos devem ter doutorado em administração ou economia concluído nos últimos sete anos.

Evento com transmissão on-line apresenta contribuições da USP para o combate à fome

Evento ocorrerá no dia 1º de junho, a partir das 18h, na Biblioteca Brasiliana, com entrada gratuita; haverá também transmissão ao vivo pela internet.

Contribuições de pesquisadores da USP na formulação de políticas públicas de combate à fome e no contexto de segurança alimentar e sustentabilidade serão discutidas nas mesas de debates do Alumni USP Talks, o primeiro deste ano. O encontro ocorrerá no dia 1º de junho, das 18h às 21h, no Auditório István Jancsó, Biblioteca Guita e José Mindlin, na Rua da Biblioteca 21, na Cidade Universitária. A entrada é gratuita, com 250 vagas e inscrições neste link. O encontro também terá transmissão ao vivo pelo Canal Alumni USP.

Com o tema Segurança Alimentar no Contexto Multidisciplinar, o evento reúne instituições que tratam dessa questão urgente, que representa um problema global e integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na Universidade, há várias iniciativas, como o Instituto Nacional de Tecnologia de Combate à Fome (INCT). As mesas também contam com instituições de fora, como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e uma startup alemã. 

O Alumni USP Talks é organizado pelo Escritório Alumni USP em parceria com a Reitoria da Universidade, e tem como objetivo ampliar a comunicação da USP com a sociedade, promovendo encontros com pesquisadores uspianos, que discorrem sobre a importância da formação acadêmica em suas trajetórias profissionais e suas efetivas contribuições para a sociedade.

Radar

USP é a melhor universidade ibero-americana e está entre as 0,6% melhores do mundo

Segundo o ranking publicado pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade é a melhor do Brasil e está entre as 100 melhores do mundo no desenvolvimento de pesquisas.

A USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2023 do World University Ranking, elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes. Neste ano, o ranking avaliou 20.531 instituições de ensino.

Ocupando a 109ª posição, a USP é a universidade melhor classificada entre as ibero-americanas. A lista geral é encabeçada pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Além da USP, outras 54 instituições de ensino brasileiras foram avaliadas. As mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 344ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 376ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 424º lugar.  

Unesp ganhará novo repositório de fotografias

Projeto piloto de preservação digital de imagens está catalogando o acervo da assessoria de comunicação da Universidade.

Desde que os celulares passaram a dispor de boas câmeras, o ato de fotografar se tornou onipresente em nosso cotidiano. Registramos o congestionamento na estrada, o prato do almoço, o look do dia, a pose engraçada do bicho de estimação… A esses flagrantes da vida doméstica somam-se os registros de ocasiões mais tradicionais, como reuniões de família, festas de aniversário, casamentos e confraternizações em geral.

Todo esse dilúvio de imagens é salvo no cartão de memória do celular e, de lá, vai para a nuvem ou, eventualmente, para uma pasta do computador. Os mais cuidadosos talvez façam cópias em um HD externo, torcendo para que o disco nunca deixe de funcionar. Mas, quando o material fica disperso entre as pastas na nuvem, as pastas do computador e as pastas do HD, fica difícil encontrar qualquer coisa. Faça o teste: abra seus arquivos e tente encontrar a imagem do momento aniversário de cinco anos da sua sobrinha, por exemplo. Difícil, não é mesmo?

E mesmo no âmbito das empresas e instituições, que em geral recorrem a profissionais para fazer as fotos, editá-las e submetê-las a tratamento, é possível que, se não forem adotados processos de preservação digital, simplesmente se perca o rastro do material em meio ao limbo informacional. Esses processos vão muito além do mero backup, pois exigem que equipes formadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento pensem e desenvolvam as melhores estratégias para garantir o acesso, a integridade e a autenticidade das fotografias por um longo tempo futuro.

Coletivo oferece mentoria sobre artigos acadêmicos exclusiva para pessoas negras

Programa oferece 30 vagas para apoiar a continuidade de estudos de grupos minoritários no ensino superior, começando pela aproximação com artigos acadêmicos; capacitação ocorre em oito encontros virtuais e tem inscrições abertas até 18 de maio.

O Coletivo Itéramãxe, fundado por mulheres negras estudantes de pós-graduação na USP, oferece 30 vagas exclusivas para pessoas negras em seu novo programa de mentorias, denominado Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos. O ciclo de mentorias acontecerá entre os dias 27 de maio e 22 de julho, distribuído em oito encontros virtuais. Dentre as 30 vagas, 15 serão destinadas para advogados ou estudantes de Direito e 15 para estudantes de outras áreas, sejam eles graduandos ou já formados. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio via formulário digital.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Pro Bono, que auxilia como ponte entre advogados voluntários e entidades sem fins lucrativos voltadas ao atendimento de pessoas em vulnerabilidade social. Ao longo das oficinas, os participantes desenvolverão seu próprio artigo acadêmico, que poderá ser apresentado em um simpósio organizado pelo próprio instituto ao fim do ciclo. Os trabalhos também serão publicados em formato digital.

Integração de dados tornou-se importante na produção agrícola nacional

Segundo o professor Antonio Saraiva, o governo apresenta um papel essencial nesse sistema por ser quem direciona as tendências por meio de incentivos, de restrições e de legislação.

A integração de dados no agronegócio é um tema que vem crescendo nos últimos tempos. Os aspectos legais, éticos e econômicos na agricultura digital podem ser abordados dentro desse cenário, que foi o tema discutido em um evento promovido pela Embrapa Agricultura Digital em parceria com a Universidade de São Paulo. O professor Antonio Saraiva, do Instituto de Estudos Avançados, da Escola Politécnica e do Centro de Inteligência Artificial da USP, explica que a integração dos dados vem se tornando cada vez mais importante. 

É interessante notar que a agricultura demanda informações de diferentes áreas para o seu pleno funcionamento, entre elas, se encontram as meteorológicas, os dados sobre o solo, notas sobre o mercado etc. Todos esses são importantes e utilizados para a tomada de decisão de diferentes profissionais, que, se não analisarem essas questões, podem ter os seus trabalhos comprometidos. “Como são muitos atores envolvidos, em geral, os dados estão fragmentados e dispersos, daí a necessidade de integrar essas informações para que as pessoas possam tomar decisões com bases melhores”, explica Saraiva. 

O professor comenta que a heterogeneidade presente no agro é muito grande. Como o Brasil é um país muito grande, a diversidade de produtos e avanços tecnológicos presentes em cada um deles apresenta-se de maneira distinta. O fato de as tecnologias terem se expandido e, com isso, se barateado, também apresenta influência sobre esse cenário, alguns locais do território nacional ainda não apresentam o acesso à tecnologia da mesma forma que os grandes centros possuem, por exemplo. 

Com 54,1% de ingressantes de escolas públicas, vestibular 2023 foi o mais inclusivo da história da USP

Dos 10.662 estudantes de graduação que ingressaram em 2023, 54,1% são oriundos de escolas públicas e 27,2% são pretos, pardos e indígenas.

Mais da metade dos estudantes aprovados no vestibular 2023 da USP são oriundos de escolas públicas. Das 10.662 vagas preenchidas, 5.714 são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (EP), ou seja, 54,1%, sendo que 2.020 estudantes são também do grupo Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Trata-se do maior porcentual atingido pela Universidade desde o início da política de reserva de vagas destinadas a esses estudantes, aprovada pelo Conselho Universitário em 2017. As cotas foram adotadas de forma escalonada desde o vestibular de 2018, até atingir 50% das vagas reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas.

Sobre a reserva de vagas para escolas públicas também incide o porcentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI, índice equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).