Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 169

Período: 26 /05 a 01/06/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Luiz de Queiroz: luz sempre crescente sobre a ciência

A fotografia da edição 169 é de autoria do Professor Ricardo Antunes Azevedo, do Departamento de Genética, que prestou homenagem ao idealizador da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” por meio desta linda imagem. Instalada em um dos mais belos campi universitários do País, a ESALQ completa neste sábado, 03 de junho de 2023, 122 anos cumprindo sua missão de ensinar, formar cidadãos com capacidade de integrar conhecimento, divulgar tecnologia, fomentar novas técnicas, fazer avançar o horizonte do conhecimento humano colocando-o à disposição da sociedade. O tratamento fotográfico foi realizado por meio da montagem da imagem da lua da noite do dia 26/5/2023 com o do Prédio Central no nascer do dia 27/5/2023.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Destaque

Agroteca Digital foi lançada na Esalq

O evento aconteceu no dia 29 maio de 2023, às 14h, na Biblioteca Central da Esalq

Com a presença da comunidade universitária e representações diversas do setor agrícola, foi lançada ontem, 29/5, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Agroteca Digital. A ferramenta é uma iniciativa da Associação de Olho no Material Escolar, realizada em parceria com a Esalq/USP. Traz conteúdos didáticos online, atualizados, com base científica e em linguagem acessível, com o objetivo de sensibilizar e beneficiar toda a comunidade escolar e gestores da Educação dos níveis Fundamental e Médio.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, reforçou a importância de levar informações com rigor científico até a comunidade escolar. “Vivemos em uma área de muita informação e também de desinformação. Como escola pública e referência em Ciências Agrárias, parte das nossas obrigações é levar conhecimento para a sociedade. Assim é gratificante podermos colaborar com uma curadoria, observando os temas, verificando se as informações estão corretas, baseadas em evidências, até chegar ao material didático das escolas”.

BNCC – O conteúdo online foi produzido por grandes especialistas em ciências ligadas ao agronegócio e reúne todo o material que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, exige das escolas. Temas como: produção de alimentos, fibras e bioenergia, atualizados e validados cientificamente estão disponíveis em formato atrativo, como vídeos, jogos, artigos, infográficos, gibis e muito mais.

A presidente da De Olho, Leticia Jacintho, lembrou que o principal propósito da Associação é trazer para os materiais didáticos fontes científicas públicas e atualizadas. “No início do nosso trabalho tivemos uma demanda das escolas afirmando sobre a dificuldade de acessar informação acessível para o setor educacional nos sites da academia e dos institutos de pesquisa”. Com esse foco foi criada a Agroteca, para oferecer conteúdo dinâmico, sobre o agronegócio, para o setor educacional. “Ninguém melhor do que a Esalq/USP para ser nossa parceira e hoje nasce a Agroteca, que traz materiais que serão constantemente atualizados e adequados à BNCC”, complementou Letícia Jacintho.

O trabalho técnico, de seleção de temas, apuração de dados, levantamento de fontes e desenvolvimento do conteúdo está sob responsabilidade do professor Rafael Otto, do departamento de Ciência do Solo. Durante a cerimônia de lançamento, Otto apresentou o projeto junto dos alunos Henrique Eustachio Boarini e Sofhia Passoni, ambos do curso de Engenharia Agronômica da Esalq, colaboradores do projeto.

“A Agroteca é uma demanda da sociedade, das editoras que produzem material didático e dos professores do Ensino Fundamental e Médio, que precisam de um local de fácil acesso para buscar informações validadas cientificamente sobre o agro brasileiro. Por isso o conteúdo traz uma linguagem simples, de fácil compreensão, é bem ilustrado, ou seja, pode ser diretamente aplicado em sala de aula”, afirmou o docente da Esalq.

A Agroteca já está no ar e traz conteúdos sobre Pecuária, Adubação Verde, Agricultura Digital, Apicultura, Aquicultura, entre outros.

Imagens: Gerhard Waller 

Fonte: Boletim ESALQnet

Dica da semana

E-books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson para a comunidade USP

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras

Para acessar as publicações, é preciso fazer o cadastro com login e senha, utilizando o endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20. E pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.

Clique aqui e saiba mais sobre o acesso e conteúdo da Biblioteca Virtual Pearson.

Autores:

Química e Bioquímica dos Alimentos - Volume 2

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Química e Bioquímica dos Alimentos é livro-texto básico, dirigido para os alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Química, Engenharia Química e Farmácia. Química e Bioquímica dos Alimentos apresenta texto destinado a boa compreensão da natureza e das propriedades dos principais componentes dos alimentos e matérias-primas, e como são transformados e interagem desde o momento de sua colheita até o armazenamento. 

Aborda os seguintes e principais assuntos: - Conceitos sobre a "atividade da água" e sua influência nos mecanismos cinética das reações químicas, enzimáticas e microbianas associadas à deteriorização dos alimentos. - Química dos carboidratos, lipídeos e proteínas alimentares. - Química dos pigmentos, compostos fenólicos, vitaminas e do sabor e modificações associadas ao processamento. - Estudo dos alimentos geneticamente modificados e as tecnologias neles envolvidas. - Enzimas - Química e bioquímica de frutas e vegetais. - Química e bioquímica da carne e pescados. Finalmente, pode-se dizer que as transformações de diversas máterias-primas alimentares (frutas, vegetais, carnes e sementes) em alimentos processados ou in natura dependem de conhecimento fundamental de mecanismo e propriedades transmitidos pela química e bioquímica dos alimentos. 

Este livro integra a Coleção Ciência, Tecnologia, Engenharia de Alimentos e Nutrição da Editora Atheneu.

Autores:

Melhoramento de plantas

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

De seu início rudimentar, com a seleção de sementes pelos primeiros agricultores, às mais novas técnicas com o uso da biotecnologia, como marcadores moleculares, sequenciamento de DNA e engenharia genética, o melhoramento genético de plantas tem sido uma importante estratégia para o aumento da produtividade de forma sustentável. 

Por que melhorar as plantas? Os objetivos do melhoramento genético de plantas estão ligados à nossa própria sobrevivência face ao crescimento populacional na Terra. Capacitar as plantas a resistir a doenças e insetos, incrementar sua qualidade nutricional, adaptá-las a tolerar condições adversas de clima e solo e elevar sua produtividade são destacados entre outras aplicações. O livro aborda os principais temas relacionados ao melhoramento prático, com destaque para planejamento do programa de melhoramento, sistemas reprodutivos, variabilidade genética, adaptabilidade, seleção, cultivares, hibridação e métodos de melhoramento. Melhoramento de plantas integra teoria e aspectos práticos, propiciando uma leitura abrangente mas acessível aos estudantes de graduação em Agronomia e pós-graduação em Genética e Melhoramento, Fitotecnia e Fitopatologia, bem como aos profissionais das áreas de Melhoramento de Plantas e Produção de Sementes. 

Esta oitava edição atesta a qualidade da obra e recebeu acréscimos e atualizações, incorporando os mais recentes avanços científicos e tecnológicos, além de um novo capítulo com exemplos de programas de melhoramentos. Agora, publicada pela Oficina de Textos, recebeu tratamento editorial eficiente para torná-la mais atraente e mais acessível.

Produtos & Serviços

EndNote Click

Acesse milhões de PDFs de artigos de pesquisa com um clique no Web of Science, Meta, PubMed, arXiv, Scopus e milhares de outros sites acadêmicos

O EndNote Click ajuda você a acessar seus PDFs de texto completo mais rapidamente, conectando-o com segurança às assinaturas de periódicos da nossa biblioteca e ao conteúdo de acesso aberto.

Depois de obter o PDF, você pode exportá-lo facilmente para sua ferramenta de gerenciamento de referência favorita ou baixá-lo para sua área de trabalho. EndNote Click integra-se com Mendeley, EndNote, Dropbox e Zotero

O EndNote e o EndNote Click são independentes, porém complementares; ambos são compatíveis com o Google Acadêmico e todos os portais de pesquisa de acesso aberto e restrito, permitindo:

Acompanhe a agenda de Capacitação em EndNote / EndNote Click (On-line via Google Meet) e saiba mais!

Alunos da USP podem acessar mais de 46 mil e-books da Cambridge University Press

Plataforma on-line da editora da Universidade de Cambridge contém publicações variadas nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas; professores e funcionários também têm acesso ao acervo

Está disponível para a comunidade USP a Cambridge Books Online, a base de e-books e artigos da Cambridge University Press, que conta com um acervo de mais de 46 mil obras de todas as áreas do conhecimento, entre Antropologia, Arqueologia, Medicina, Tecnologia, Química, Física e Matemática. A base pode ser acessada na plataforma Cambridge Core a partir da rede dos campi ou via VPN. O acesso foi disponibilizado por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, órgão responsável pelo gerenciamento da informação, da produção intelectual e das bibliotecas da Universidade. 

Na plataforma é possível navegar pelas categorias das áreas de estudos para encontrar artigos, revistas, livros e gravações de painéis de interesse geral. A plataforma também permite conhecer as publicações da Cambridge University Press, que se destaca pela diversidade de assuntos, desde trabalhos sobre Shakespeare, astronomia, matemática, até política e economia. As páginas estão disponíveis em inglês e, além da busca e dos vários filtros para refinar o resultado recuperado, dá para navegar por assuntos como Art, Drama, Theatre, Performance Studies, Film, Media, Mass Communication. Trabalhos acadêmicos em andamento também podem ser consultados na seção Open Engage.

Acesso aberto

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação divulga novo “Guia de Boas Práticas Científicas”

Segunda edição da publicação atualiza o manual lançado pela primeira vez em 2019 e é direcionado a todas as pessoas da comunidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou, nesta semana, a segunda edição do Guia de Boas Práticas Científicas, publicado pela primeira vez em 2019. O manual revisado atualiza o guia anterior, trazendo novas informações sobre respeito nas relações interpessoais, cuidados na gestão de dados, avaliação responsável da pesquisa, entre outros temas.

De escrita sucinta e com muitas referências, o manual é direcionado a todas as pessoas da comunidade acadêmica, desde estudantes de pré-iniciação científica a docentes mais experientes. 

“O conhecimento das boas práticas e a consciência de sutilezas na conduta ética é obrigação de todas e todos. É o melhor caminho para aprimorar cada vez mais a nossa universidade”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig.

Livro digital aborda o legado de “Cabra Marcado para Morrer”

Obra sobre o clássico documentário do cineasta Eduardo Coutinho será lançada em live neste sábado, dia 3

Para lembrar os 90 anos do cineasta Eduardo Coutinho (1933-2014), a Faculdade de Educação da USP apresenta o livro digital Cabra Marcado para Morrer. Ele será lançado neste sábado, dia 3, às 16 horas, em live transmitida pelo canal da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro na plataforma Youtube, com a participação dos organizadores. O livro já está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Com 372 páginas, o livro reúne artigos de 25 estudiosos brasileiros. A obra é organizada pelo professor Rogério de Almeida, da Faculdade de Educação da USP, e pelas pesquisadoras Kamilla Medeiros e Christiane Pereira de Souza, respectivamente mestranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP.

Através de depoimentos, entrevistas e artigos, o livro aborda uma das mais notáveis obras de Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer, lançado em 1984, um documentário sobre a vida do líder camponês paraibano João Pedro Teixeira, assassinado por latifundiários em 1962, na Paraíba. Os textos trazem reflexões sobre os impactos dessa produção para o cinema, a história e a comunicação. “Ainda havia muitas camadas para escavar, o legado do Cabra não se esgotava e foi desse chamado que nasceu este livro”, escrevem os organizadores na apresentação da obra. “Cabra Marcado para Morrer provavelmente sobreviverá a nós, desafiando novas gerações a mensurá-lo. Quanto a nós, o que nos foi possível está aqui: escavar, revolver e fazer emergir os cacos delicados e preciosos de seu legado.”

Novidades do Acervo

Casa verde: plantas para interior

Localização no acervo: Biblioteca Central (r635.965 C334 118099)

Há muito tempo, as pessoas se interessam por plantas e as usam para a decoração interna de suas casas. Porém, nos últimos anos esse interesse aumentou ainda mais, especialmente no período de pandemia, devido ao isolamento social. Como as pessoas foram privadas do contato com a natureza, elas necessitaram trazer a natureza para dentro de casa. O mercado não estava preparado para a alta demanda do momento, mas logo conseguiu se adaptar e entendeu a necessidade de aumentar a produção de plantas para ‘sombra’ e ‘meia-sombra’.

Em espaços abertos, com incidência solar intensa, é natural ver a utilização de muitas espécies floríferas. Contudo, isso raramente ocorre em espaços fechados como interiores de casas, salas comerciais, shopping e varandas devido a redução da intensidade solar. Esses ambientes são mais adequados para plantas categorizadas de ‘folhagens’, onde seu atrativo é permanente e está nas folhas, muitas vezes tendo flores ou inflorescências sem interesses ornamentais.

Os vasos são importantes elementos na composição harmônica dos ambientes e, devido a alta demanda do mercado, eles também têm aumentado sua diversidade em formas (piso, mesa, pendente, autoirrigável), cores e texturas, aliando design, utilidade, praticidade e durabilidade.

Por fim, os produtores não sabem qual nova planta produzir e os consumidores não sabem qual planta adquirir segundo sua necessidade. Com isso, este livro foi elaborado para todas as pessoas que gostam de conviver com plantas, uma vez que identifica e informa sobre o cultivo de centenas de plantas. Pretendemos que esse material oriente as pessoas para que façam escolhas mais assertivas para a decoração ‘permanente’ de interiores”

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Mendeley: suas citações e referências em poucos clicks

O treinamento acontece no dia 05 de junho de 2023, às 14h

O Mendeley é uma ferramenta de gerenciamento de referências que permite organizar e pesquisar facilmente sua biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve.

Com o Mendeley, você pode importar artigos e outros documentos de seu desktop, de suas bibliotecas ou sites da Web com facilidade. O Mendeley captura automaticamente informações como autores, título e editora, o que facilita a organização e a navegação. Mendeley é um gerenciador de referências que ajudará a organizar a sua pesquisa, colaborar através de grupos privados e descobrir as publicações mais recentes.

Webinar “Empodere sua pesquisa com Scopus”

O treinamento acontece no dia 06 de junho de 2023, às 14h

A Scopus é uma base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. 

Apresenta uma visão abrangente de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São 70 milhões de registros e 23 mil títulos.

Webinar “Vá além na sua pesquisa com os textos completos de ScienceDirect”

O treinamento acontece no dia 07 de junho de 2023, às 10h

ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier com aproximadamente 37.000 e-books e mais de 3.800 revistas. Além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. 1,4 milhão de artigos no ScienceDirect são de acesso aberto. 

Os artigos publicados em acesso aberto são revisados por pares e disponibilizados gratuitamente para que todos possam ler, baixar e reutilizar de acordo com a licença de usuário exibida no artigo. 

Webinar AccessEngineering: coleção de E-Books

O treinamento acontece no dia 15 de junho de 2023, às 16h

AccessEngineering é uma base de dados de referência em Engenharia utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes. Seu conteúdo cobre as seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações. 

Tem disponível mais de 700 e-books incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, incluindo Marks ‘Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry’s Chemical Engineers’ Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers. Também possui recursos online dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 27 de junho de 2023, às 9h. 

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

O ChatPDF é um aplicativo com inteligência artificial que torna a leitura e a análise de artigos de periódicos mais fácil e rápida

Facebook

As 3 etapas da inteligência artificial e por que a 3ª pode ser fatal

Youtube

Capacitação em Mendeley Reference Manager | live 31/05/2023

Divulgação científica

Consequências de pesticidas são mais dramáticas para as abelhas tropicais

Estudo comparou o efeito do imidacloprido em abelhas nativas sem ferrão e africanizadas; resultados mostram que o pesticida prejudica a capacidade de aprendizagem e memória desses insetos

A polinização é um processo fundamental para a reprodução das plantas, influenciando diretamente no equilíbrio ambiental e na produção agrícola. Mesmo assim, o Brasil ainda tem pouco conhecimento do efeito de agrotóxicos sobre seus principais agentes polinizadores – organismos responsáveis por levar o grão de pólen até o local onde está o gameta feminino, o que resulta na formação de frutos e sementes. É o caso de espécies nativas de abelhas sem ferrão que, segundo recente publicação na revista Science of The Total Environment, sofrem mais que as abelhas europeias quando expostas a pesticidas.

A informação vem de estudo inédito no Brasil em que foram testadas as habilidades inatas desses polinizadores para encontrar alimentos. Responsável pela pesquisa, o cientista João Marcelo Robazzi Bignelli Valente Aguiar, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, avaliou o comportamento de abelhas sem ferrão e de africanizadas, após exposição ao imidacloprido, o agrotóxico mais utilizado no mundo. Como resultado, verificou-se que o produto prejudica a capacidade de aprendizagem e memória das duas espécies, mas com consequências “mais dramáticas para as sem ferrão”.

Para o estudo, Aguiar escolheu a Melipona quadrifasciata, mais comum em regiões da Mata Atlântica. Além da importância para os ecossistemas em que está presente, a Melipona é responsável pela polinização de várias culturas, como a do café. Com fins de comparação, o pesquisador testou também os efeitos do imidacloprido sobre a abelha africanizada Apis mellifera, híbrida de europeias com africanas, muito importante para toda a produção agrícola nacional. As africanizadas foram a escolha de base para comparação também por pertencerem à mesma espécie das abelhas europeias, para as quais existem vários estudos mostrando os efeitos deste agrotóxico.

Revista Scientia Agricola recebe manuscritos sobre pesquisas com boro em plantas

O prazo para envio de manuscritos é 31 de outubro de 2023. Cada artigo será publicado online assim que for revisado por assessores ad hoc e aceito para publicação

A revista Scientia Agricola, periódico científico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), está com prazo aberto para submissão de artigos que relatem pesquisas com boro em plantas.

Os trabalhos serão reunidos em um tópico denominado “100 Years of Results on Boron Research in Plants”. A organização é dos professores José Lavres Júnior, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e Tiago Tezotto, do departamento de Ciência do Solo Esalq.

A edição especial reunirá conhecimentos sobre os mecanismos subjacentes à química do boro nos solos e sua disponibilidade para as plantas, estratégias de gestão de fertilizantes de boro em sistemas agrícolas e florestais, deficiência e toxicidade de boro em plantas, estratégias para controlar e regular a homeostase do nutriente, a eficiência do uso e os principais processos fisiológicos impactados pela disponibilidade do boro na planta.

Cotidiano

Pesquisa em curso na Esalq poderá gerar painéis estruturais de isolamento térmico sustentáveis

Todos os experimentos foram realizados no Laboratório de Engenharia da Madeira, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, sob orientação do Professor José Nivaldo Garcia

Para entregar um produto com maior sustentabilidade, rapidez na montagem e baixo custo ao setor da construção civil, uma pesquisa encontra-se em curso na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com o propósito de confeccionar uma versão sustentável dos painéis estruturais de isolamento (Structural Insulated Panels – SIP). O painel utiliza, em seu núcleo, bioespuma de buritizeiro (Mauritia flexuosa), em substituição ao isopor, que é um material sintético.

O pecíolo da folha do buritizeiro é formado por uma camada fibrosa e rígida, a epiderme, e por um núcleo esponjoso conhecido popularmente na Amazônia por miriti. Devido a sua baixa densidade e alto teor de celulose, o miriti apresenta-se como potencial substituto para isolantes térmicos sintéticos. Os SIP's são compostos por uma camada central espessa (núcleo), convencionalmente de isopor, com função de isolamento térmico, revestida interna e externamente por uma camada fina com função estrutural.

Alessandra Silva Batista, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais, autora da pesquisa, relata que a proposta do trabalho é fazer um painel de isolamento térmico substituindo seu núcleo. “Nossa proposta é substituir o isopor usado na camada central dos SIP’s por miriti, até porque esse material natural assemelha-se muito com uma espuma ou com um isopor”.

Radar

USP é a universidade brasileira mais comprometida com objetivos sustentáveis

Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU

A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada no ranking THE University Impact, divulgado hoje, dia 1º de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. A Universidade foi classificada no grupo 101-200.

Entre os itens analisados pelo ranking estão o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Pesquisadores e dirigentes de universidades debatem métricas do impacto social da ciência

Encontro na FAPESP contou com a presença do presidente do grupo Elsevier, Youngsuk ‘YS’ Chi

Não existe uma fórmula acabada que forneça a melhor avaliação para uma pesquisa acadêmica e que mostre para o mundo o que as universidades estão fazendo. Até mesmo a definição de impacto é um conceito em construção. Cada vez mais a academia e as instituições de fomento buscam aprimorar a forma de mensurar os impactos de excelência para a sociedade. Mas, como ciência não é apenas uma combinação de fatos, estabelecer métricas de excelência e desenvolvimento social que deem conta do seu valor é desafiador. Além disso, os custos envolvidos na publicação de pesquisas científicas em revistas de prestígio são elevados para países como o Brasil.

Para pensar coletivamente sobre a complexidade desse tema, representantes das universidades paulistas e da FAPESP se reuniram com o presidente do grupo Elsevier, Youngsuk ‘YS’ Chi, na segunda-feira (29/05). Ele quis ouvir as dúvidas dos participantes e identificar que tipo de decisão poderia ser tomada com a ajuda de ferramentas de análise de dados oferecidas pela Elsevier. Foi um diálogo construtivo, mas muitas questões seguem em aberto.

O que a Elsevier pensa sobre o impacto social de uma publicação e como ela pode melhorar as métricas do impacto social? Chi deu dois exemplos: a criação de empregos e a redução do número de mortes por alguma doença são dois impactos que agregam consenso. Ele acredita que apenas o debate permitiria reunir pontos comuns e chegar a uma boa definição do que é impacto. “Na área ambiental”, disse, “houve uma mudança nesse sentido, embora ainda exista quem negue a existência da mudança climática”.

Livro discute como as mudanças climáticas são uma preocupação estratégica das empresas

A obra é uma homenagem aos 30 anos de carreira de Patricia Iglecias, professora da Faculdade de Direito e superintendente de Gestão Ambiental da USP

Para celebrar os 30 anos de carreira, a professora da Faculdade de Direito e superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patricia Faga Iglecias Lemos, acaba de lançar o livro “Proteção ao meio ambiente no Brasil”.

“Foram muitos anos pensando no livro e na possibilidade de ter uma obra que falasse do passado, do presente e do futuro da proteção ambiental. Buscar inspiração e alternativas para enfrentar os desafios para as questões ambientais. Foi isso que procuramos trazer nesse livro”, explicou Patricia Iglecias.

Além da homenageada, também trabalharam na organização do livro Fernanda Abreu Tanure, Jorge Nobre Gouveia e Caroline Marques Jorge Santos.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior fez questão de prestigiar o lançamento do livro. Para ele, “a Universidade não é formada por prédios ou laboratórios, é formada por nossos professores, por nossos servidores e alunos. Esse livro é resultado de muitos anos de trabalho e mostra o que a USP representa para o Estado de São Paulo e para o Brasil”.

Carlotti também ressaltou que o desenvolvimento sustentável é uma das três diretrizes da atual gestão reitoral, assim como a permanência estudantil e a inovação, que devem aproximar a universidade da sociedade que a mantém e transformar o conhecimento produzido em melhoria da qualidade de vida para todos os brasileiros. 

Agronegócio respondeu por 1,7 p.p. da alta geral do PIB no 1º trimestre

IBGE afirma que o crescimento foi muito representativo

O aumento de 21,6% da agropecuária no primeiro trimestre deste ano ante o último de 2022 respondeu por em torno de 80% do crescimento da economia nos primeiros três meses do ano. A informação é da coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Na entrevista coletiva para detalhar os resultados das contas nacionais brasileiras referentes aos três primeiros meses do ano, a técnica foi questionada pela imprensa sobre o peso da atividade agropecuária no resultado favorável da economia, no começo de 2023.