Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 155

Período: 17 a 23/02/2023 | Elaboração: Álvaro Sobreiro Filho

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Prédio Central da Esalq

O registro desta edição é de Carlos Alberto Verissimo, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP. Projetado em estilo neoclássico, pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings, o Edifício Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) se mantém como símbolo maior da instituição até os dias de hoje.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Sabia que você pode enviar sugestões à biblioteca para compra de livros?

Qual obra você indica para o nosso acervo?

O desenvolvimento de coleções aponta para o crescimento sustentável do acervo por meio do uso racional dos recursos financeiros, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção.

As sugestões devem ser de obras relacionadas às áreas de interesse da Biblioteca e disponíveis no mercado editorial, sendo avaliadas e, conforme a pertinência, encaminhadas para aquisição.

Série Produtor Rural

Framboesa: cultura alternativa para pequenas propriedades rurais em regiões subtropicais

Os autores da Série Produtor Rural 55 demonstram que a framboesa é uma boa alternativa de diversificação para as pequenas propriedades rurais e agroindustriais.

A framboeseira (Rubus ideaus L.) apresenta fácil condução, não necessita de grandes investimentos para implantação, garante excelente retorno econômico em curto espaço de tempo e ainda proporciona alto valor agregado aos alimentos que contenham framboesa na sua composição. Dessa forma, o cultivo desta espécie frutífera vem conquistando novos produtores e recebendo cada vez mais destaque no Brasil.

O clima ideal para o cultivo da framboesa se encontra em regiões com verão relativamente fresco e inverno de temperatura amena. No entanto, propriedades localizadas em regiões subtropicais ou tropicais, com região de microclima temperado, estão colhendo framboesa.

Seja um autor da Série Produtor Rural

Novidades do Acervo

Autores:

Cultivo do tambaqui no Amazonas

Localização no acervo: Biblioteca Central  (f639.375 C968.2 117963).

Esta coleção é destinada ao pequeno produtor e contém valiosas instruções sobre o trabalho no campo, abordando os temas mais comuns para o deu dia-a-dia, que são: a criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de conservas de frutas, as instruções mostram como otimizar a atividade rural.

As pequenas cartilhas são elaboradas em linguagem simples e objetiva, cujas informações permitirão aos produtores diminuir os custos, aumentar a produção e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos, criar outras fontes de renda e agregar valor aos seus produtos.

Esse título Cultivo do tambaqui no Amazonas, trata sobre o peixe mais cultivado no Norte do Brasil e o segundo mais cultivado no Brasil inteiro.

O cultivo do tambaqui tem algumas particularidades, por isso é necessário seguir algumas recomendações, para que não ocorram imprevistos e prejuízos. Esse texto traz recomendações técnicas para aqueles que desejam produzir tambaqui em sistema convencional ou intensivo.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Prazo de empréstimo nas férias de início do ano de 2023

Informamos que no período das férias escolares da Universidade de São Paulo não há limite para o número de renovações de empréstimos de materiais bibliográficos.

Desta forma, os empréstimos poderão ser renovados pelos usuários presencialmente na Biblioteca, ou via web, utilizando o Aplicativo Móvel da USP, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP

A renovação sem limites ficará disponível ao usuário até o dia 12 de março de 2023 e poderá ser realizada desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

IPT e USP lançam e-book para reaproveitamento de resíduos de poda

Facebook

Boas práticas para garantir a visibilidade e posicionamento institucional na Web

Facebook

Guia para inclusão de conteúdos no Google Acadêmico

Divulgação científica

Mudanças climáticas comprometem futuro da produção de feijão no Brasil

Elevação na temperatura do ar prevista deverá afetar a produtividade das lavouras de feijão, o que se contrapõe com a expectativa de maior oferta do grão.

A produção de feijão no Brasil terá de crescer em torno de 44% – aproximadamente 1,5 milhão de toneladas a mais do que é produzido hoje – por volta do ano 2050, para atender à demanda pelo produto. Esse incremento deverá ocorrer em um cenário adverso para as lavouras, do ponto de vista do clima, levando em conta dados estipulados a partir do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas (ONU). As conclusões resultam de pesquisa desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), e relatada em artigo publicado na revista científica Agricultural Systems

Os pesquisadores utilizaram para o estudo três diferentes sistemas de modelagem, ou seja, programas de computador que usam cálculos matemáticos para cruzar amplas bases de dados, a fim de estipular como será o risco climático da produção de feijão e quais serão a produção e a demanda projetadas para o grão no futuro.

De acordo com Alexandre Bryan Heinemann, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão e um dos responsáveis pelo estudo, as análises apontaram para uma elevação de temperatura do ar entre 1,23 oC a 2,86 oC, em meados de 2050, na área de produção de feijão no Brasil, dependendo do Caminho Representativo de Concentração (RCP) de gases de efeito estufa utilizado. Os RCPs (sigla para Representative Concentration Pathways) foram estabelecidos pelo IPCC e projetam cenários de aquecimento global e possíveis mudanças climáticas. Localidades da Região Centro-Oeste e dos estados de Minas Gerais e da Bahia podem ser mais afetadas.

Cotidiano

Homenagem a Janeti Lourdes Bombini de Moura

Janeti Bombini Moura trabalhou nas bibliotecas do Campus Luiz de Queiroz entre 1972 e 2000.

Com pesar, comunicamos o falecimento da Sra. Janeti Lourdes Bombini de Moura, bibliotecária aposentada e Diretora da Divisão de Biblioteca da Esalq (1989-1998) e da Biblioteca do Cena (1972-1985), ocorrido na última sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023.

A missa em sua memória foi realizada na quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2023, às 19h, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas (Rua Dona Eugênia, 819 - Piracicaba/SP).

A edição nº 54 do boletim Esalq Notícias, de dezembro de 2018, trouxe uma entrevista concedida por Janeti à equipe da Divisão de Comunicação da Esalq. Lá ela conta sua trajetória na Universidade de São Paulo e fala da sua identificação com a leitura e com a informação de qualidade.

Radar

Atividades de extensão passarão a ser obrigatórias no currículo dos cursos de graduação

Resolução do Conselho Nacional de Educação estabelece que atividades de extensão componham 10% do total da carga horária curricular.

Visando cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a USP está discutindo de que forma as atividades de extensão irão compor 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação.

A medida atende à resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. De acordo com o documento, as avaliações do Ministério da Educação (MEC) passam a considerar o currículo dos cursos com a extensão obrigatória. A determinação vale para as instituições públicas e privadas.

A resolução considera que as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, podem se inserir nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços. 

Conheça a si mesmo para se tornar um líder melhor

A presidente da Academia Nacional de Ciências compartilha como os exercícios de perfil de personalidade a ajudaram a entender seus pontos fortes e fracos para melhorar como líder.

Os líderes nascem ou são feitos? Admito ter um certo fascínio pelos perfis de personalidade como ferramenta para me compreender melhor e como indicador de onde posso melhorar. Acredito que os insights adquiridos com esses exercícios me ajudaram a me tornar mais eficaz em minhas várias funções ao longo dos anos.

Meu interesse em perfis de personalidade começou na década de 1980, quando eu era um membro do corpo docente do MIT, liderando um pequeno laboratório com vários alunos de pós-graduação e pós-doutorado. Recebi um pedido de um professor da UCLA que estava investigando mulheres na ciência, presumivelmente com a intenção de entender por que, naquele momento, algumas mulheres alcançaram sucesso na ciência e outras não. Seu teste, como muitos outros, fazia perguntas inócuas sem respostas certas ou erradas, sondando qual seria sua reação provável a diferentes situações.