Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 108

Período:  25 a 31/03/2022 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Vista Exuberante

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Produtos & Serviços

Pergunte à Bibliotecária

Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Seja um autor da Série Produtor Rural

Os autores são pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Novidades do Acervo

E-books da Reserva Temporária disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras.

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. 

Em caso de dúvidas, a Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu blog os tutoriais em vídeo para acesso aos conteúdos da Biblioteca Virtual Pearson: https://bit.ly/3ceXFwW .

Autores:

Química: a ciência central

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

O conteúdo essencial, a exatidão científica, a autoria renomada e a abordagem clara e objetiva são características já conhecidas que fazem desta obra um verdadeiro clássico. Agora, extensivamente revista e atualizada, e com o auxílio de quadros informativos, questões de reflexão que permeiam o livro e novos exercícios, esta edição traz uma abordagem ainda mais dinâmica, uma vez que relaciona os assuntos abordados aos objetivos dos estudantes e os estimula a pensar e agir como um cientista.

Esta obra não é somente um livro de referência, mas sim uma ferramenta central e indispensável desenvolvida para ser utilizada como fonte de consulta para obter informações e para aprender e desenvolver habilidades, pois seu conteúdo, além de trazer uma abordagem profunda, abrangente e consistente da química moderna, também prepara os alunos para a química avançada.

Autora:

Química Orgânica

Para acessar o e-book é necessário cadastro na Biblioteca Virtual Pearson.

Química Orgânica é um livro inovador! De fato, ao derrubar o mito de que o estudo da disciplina requer apenas a memorização de moléculas e reações, ele muda o conceito sobre o aprendizado do assunto, demonstrando que é possível e necessário utilizar o raciocínio para se alcançarem soluções. 

Esse aspecto inovador é também realçado por uma didática moderna, que oferece uma série de recursos, como quadros ilustrativos, notas em destaque para estudantes visualizarem facilmente conceitos-chave, biografias e balões explicativos, além dos mapas de potencial eletrostático, os quais ajudam a entender como as reações ocorrem. Essa didática arrojada é ainda complementada por uma grande quantidade de problemas resolvidos por todo o livro e um encarte colorido. 

Todas essas características fazem de Química Orgânica um instrumento de estudo fundamental para todos os estudantes de química, bem como para os alunos de engenharia química e farmácia.

Acesso Aberto (Open Access)

Livros Abertos da ESALQ

A Biblioteca segue as diretrizes do acesso aberto da Universidade de São Paulo.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site um catálogo com dezenas de publicações disponíveis para download. Este espaço, intitulado “Livros Abertos da ESALQ”, possui o objetivo de apoiar o pesquisador no depósito de documentos e facilitar a difusão da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da ESALQ. 

Aves do Campus "Luiz de Queiroz"

Quando olhamos o livro Aves do campus “Luiz de Queiroz”, vemos a beleza que uma reserva ecológica pode nos dar.

O campus “Luiz de Queiroz”, pertencente à Universidade de São Paulo, está localizado no município de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, tendo área total de 915,5 hectares, no entanto, 19,13 % desta área (equivalente a 175 hectares) são reservas ecológicas. Claramente, temos um grande laboratório ambiental para ser estudado, admirado e preservado; sua preservação faz parte da política ambiental da USP, que a Superintendência Ambiental da USP tem como uma de suas missões manter. 

Quando olhamos o livro Aves do campus “Luiz de Queiroz”, vemos a beleza que uma reserva ecológica pode nos dar. As mais de 200 espécies de aves registradas e suas belíssimas fotos fazem nos lembrar da importância de preservar nosso meio ambiente e, particularmente, nossa mata natural, contribuindo assim para mitigar as emissões dos GEE e com isso o aquecimento global que estamos vivendo. Observar a beleza de uma ave, seu canto e sua elegância ao voar, pode nos levar a sonhar com um planeta mais saudável e limpo. As fotos presentes neste livro nos levam para este mundo.

Divulgação Científica

Vozes do Agro (Globo Rural):

As várias facetas da agropecuária paulista

Para além da cana-de-açúcar e do café, o Estado de São Paulo produz mais de 288 gêneros agropecuários.

Os livros de história econômica descrevem São Paulo como a terra do café e posteriormente como berço da indústria nacional. Pela ótica setorial, destacam-se as terras paulistas, a partir da segunda metade do século XX, como um imenso canavial e um grande pomar de laranjas. Estas culturas realmente são relevantes na evolução da agropecuária estadual, mas estão longe de expressar a verdadeira imagem destas terras atualmente.

São Paulo conta com uma diversidade de climas, relevos, de características de mercado e de produtores rurais (nível de instrução, capitalização, tamanho dos estabelecimentos, acesso às terras, crédito e tecnologia), que possibilitam a realização de atividades como lavouras permanentes, temporárias, criação animal, floricultura, horticultura, silvicultura e extrativismo vegetal. Podemos acrescentar também a produção de alimentos de origem tropical e de clima temperado (uvas, alcachofras, trutas, lúpulo, seda).

Preservar a população de abelhas é mais eficiente do que substituí-las por drones

A possibilidade de extinção das abelhas tem levado à criação de drones – pequenos robôs – para exercer suas funções, sobretudo de polinização, uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento.

As abelhas são um exemplo de inseto importante para a manutenção da agricultura com a polinização. Devido a alterações no meio ambiente pela ação humana e mudanças climáticas, principalmente as do tipo melífera, produtoras de mel, sofrem grande risco de desaparecer.

Isso se torna uma preocupação à humanidade, que poderá ter sua oferta de alimentos prejudicada. O professor Eduardo Almeida, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, explica que foi observado nas últimas décadas o “desaparecimento das colônias, das colmeias de abelhas melíferas, em diversas partes do planeta”.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Dicas para escolher o periódico adequado para publicar seu manuscrito

O workshop é gratuito e acontece no dia 05 de abril de 2022, às 14h. 

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, nos últimos anos o número de títulos de periódicos só tem aumentado, chegando hoje a mais de 80 mil títulos de revistas científicas, dos quais cerca de 30 mil são da área médica. Nesse sentido, os autores enfrentam grandes desafios para escolher a melhor revista para publicar seus artigos.

O objetivo deste Webinar é apresentar uma série de dicas para orientar os autores de artigos científicos sobre a importância de escolher a revista mais adequada, as dificuldades mais comuns, o que são e como evitar revistas predatórias, quais são as melhores práticas, dentre outras orientações e informações úteis.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Agenda aberta!

A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP inicia o ano letivo com atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Em 2022 serão 4 opções de Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico (com duração de 2 horas cada):

Os encontros podem ser presenciais ou virtuais, conforme o público-alvo, disponibilidade e escolha dos temas.

Avisos

Reitoria divulga comunicado sobre uso de máscara na Universidade

Reitoria divulga comunicado sobre uso de máscara na Universidade.

A Reitoria divulgou hoje, dia 20 de março, um comunicado a respeito do uso de máscaras, pela comunidade acadêmica, prestadores de serviços e visitantes, nos ambientes fechados e nas áreas externas da Universidade. Leia, a seguir, a íntegra do texto.

Comunicado da Reitoria sobre uso de máscara – 20/03/22

Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.

Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo.

Essa determinação foi decidida por analogia ao estabelecido para usuários de transporte público (número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado).

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

“Série Energia”: Energia solar flutuante é tendência em vários países, inclusive no Brasil

Instagram

Vírus que causam doenças nos usuários das Bibliotecas da ESALQ!

Blog

Office 365 está disponível para professores e alunos da USP

Acontece

Edusp seleciona propostas de obras didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação

As propostas devem conter o conteúdo completo da obra e uma justificativa de sua contribuição para o ensino. O prazo para submissão é de 1/06 a 31/08.

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) selecionará livros e obras didáticas produzidas por docentes da Universidade para apoiar o ensino de disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento.

Os docentes interessados devem submeter suas propostas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto, pelo e-mail edusp.presid@usp.br. As obras serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Edusp, considerando o mérito acadêmico e a adequação ao Edital.

Acelera Esalq tem inscrições abertas

Estão abertas, até 2 de abril de 2022, as inscrições para a segunda edição do programa Acelera Esalq.

O Programa Acelera Esalq/USP acontecerá no formato de um Programa de Atualização da USP com 32 horas, gratuito, distribuído em 8 (oito) capacitações on-line de 4 (quatro) horas cada. As capacitações serão ofertadas aos sábados das 8h às 12h. As equipes participantes deverão ser compostas por estudantes de graduação e/ou pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, regularmente matriculados durante o período de realização no Programa, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Somado a isso, é obrigatório que cada equipe selecione um mentor - que poderá ser um docente, pesquisador ou profissional do mercado a escolha da equipe.

Selo para produtos alimentícios de Piracicaba busca valorizar a agricultura familiar

Iniciativa com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP busca conexão com os consumidores.

Uma iniciativa desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP no âmbito do Desafio USP Cidades Sustentáveis propõe a criação de um selo de identificação dos produtos agrícolas e alimentícios com origem no município de Piracicaba. A proposta faz parte do relatório Conectando agricultores urbanos e consumidores para o desenvolvimento sustentável em Piracicaba, encaminhado no dia 23 de março para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade.

“Nossa proposta, desenvolvida de forma colaborativa entre Esalq e outras entidades parceiras, pretende reconhecer a importância do agricultor familiar e valorizar o produto local”, aponta a professora Thais Vieira, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, que coordena a iniciativa. O relatório sugere o encaminhamento do projeto em três etapas, uma de implantação, outra de disseminação e uma de ampliação, e busca atender um dos objetivos da Universidade que é o de se aproximar das comunidades em seu entorno a partir de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. “Se colocado em prática certamente trará impacto socioeconômico para toda a região”, disse o vice-diretor da Esalq João Roberto Spotti Lopes.

Metodologia do SCImago Institutions Ranking coloca a USP em boa classificação

No Ranking geral, a Universidade de São Paulo – USP encontra-se em 50º lugar. 

O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer ranking personalizado a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Além disso, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores. O objetivo do SIR é fornecer uma ferramenta métrica útil para instituições, formuladores de políticas e gerentes de pesquisa para a análise, avaliação e melhoria de suas atividades, produtos e resultados. Esta é uma tradução livre das informações publicadas no website do SCImago.

Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linhas e gráficos de barras sempre representam classificações (menor é melhor, portanto, os valores mais altos são os piores). O Melhor Quartil é obtido pela instituição em seu país comparando os quartis com base no indicador geral, fator de pesquisa, fator de inovação e fator social.

Reduzir emissão de gás carbônico pode diminuir em 28% custo do transporte da soja até 2050

Modelo matemático estima que, em 30 anos, aumentar eficiência do transporte tem potencial para reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2) em 32%.

O setor de transporte, responsável por 47% das emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, é um dos maiores produtores de gases de efeito estufa no País, devido ao elevado uso de veículos rodoviários, com participação significativa da logística da soja, que movimenta cerca de 60 mil caminhões a cada ano. Por essa razão, uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, criou um modelo matemático que, a partir de dados sobre demanda, transporte de soja e custos econômicos dos diferentes modos de transporte, estima o impacto de medidas para aumentar a eficiência e reduzir emissões. O estudo calcula que ações como a melhora da eficiência energética do transporte rodoviário e mais uso de ferrovias, hidrovias e navios de maior porte podem reduzir os custos em 28% e as emissões de CO2 em 32% até 2050.